Buscar

Análise Orientada a Objetos I - PROVA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Três grandes nomes criaram a UML. Dois deles são norte-americanos: Grady Booch e James Rumbaugh, o terceiro é o suíço Ivar Jacobson. Juntos, em 1995 lançaram a UML 0, unificando os seus três métodos de estudos desenvolvidos individualmente. Acerca desses três métodos da UML, analise as sentenças a seguir:
O Método de Booch é utilizado nas fases de projeto e construção de sistemas. 
O método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) facilitava a captura de requisitos.
O método OMT (Object Modeling Technique propõe um método de modelagem para projetos orientados aobjetos.
IV- O método de Booch resultou no Método Unificado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças III e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c)
As sentenças II e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I, II e III estão corretas.
A única certeza que se pode ter no desenvolvimento de software é que as alterações serão necessárias. É ilusório pensarmos que a vida de um software é encerrada logo após sua implantação. Sem sombra de dúvida, ele será utilizado por anos, e durante este período de uso serão necessárias inúmeras manutenções, seja por defeito, seja por atualizações, impostos, alterações de alíquotas, indiferente do motivo, a manutenção é certa. Sobre a manutenção de software, assinale a alternativa CORRETA:
A manutenção de um software não influencia o custo total do projeto.
A manutenção ocorre antes do término do software. Desta forma, a vida de um software tem seu término, ou seja, se encerra após a sua implantação.
A manutenção de um software ocorre apenas pelas solicitações realizadas pelos clientes que não sabem ao certo as suas reais necessidades.
A manutenção tem como característica a modificação do software após ele ter sido entregue ao cliente.
Em geral, existe uma sequência pré-definida para as etapas que compõem o ciclo de vida de um projeto de desenvolvimento de software, em que inicialmente se faz um levantamento de requisitos, para então se fazer a análise, o projeto e finalmente a implementação do código-fonte propriamente dita. Considerando as características destas etapas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na UML, requisitos são geralmente registrados através dos casos de uso.
( ) O diagrama de classes mostra a ordem de invocação dos métodos e criação das instâncias.
( ) As regras de negócio são registradas nos cenários principal e alternativo do diagrama de estados. ( ) O diagrama de sequência faz parte do levantamento do problema, enquanto o diagrama de classes já representa uma abstração da solução computacional proposta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - F - F - F.
F - F - V - F.
F - F - V - V.
 d)
V - F - V - V.
A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de informação baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Seu uso é particularmente útil na tentativa de compreender um problema a fim de propor soluções computacionais na criação de sistemas de informação. A Orientação a Objetos usa o termo abstração para designar a técnica de análise de um contexto do mundo real para criar representações no desenvolvimento de soluções informatizadas. Objeto é uma instância ou modelo derivado de uma classe, portanto, objeto é a representação de qualquer coisa, real ou abstrata, do mundo real que será manipulado ou armazenado pelo sistema. Enquanto classe é um conjunto de objetos distintos, porém com as mesmas características e comportamentos. A classe é uma abstração de entidades existentes no mundo real. Exemplos de classe: pessoa, animal, automóvel, publicação. Desta forma, a primeira coisa que se deve fazer em uma análise orientado a objetos é identificar as entidades que se pretende considerar no sistema e imediatamente transformá-las em classes. Com relação ao conceito de classe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma classe persistente existe somente durante a execução do processo ou do thread que o criou.
( ) Classe é uma instância de um objeto.
( ) Uma classe abstrata pode ser instanciada diretamente.
( ) Uma classe transiente permanece existindo após deixar de existir o processo ou o thread que o criou. ( ) Uma classe concreta pode ser instanciada diretamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.luis.blog.br/orientacao-a-objetos-classe-e-objeto-propriedades-e-metodos/. Acesso em: 13 jul. 2018.
 a)
F - F - V - F - V.
 b)
F - F - F - F - F.
 c)
V - F - F - V - V.
 d)
F - F - F - F - V.
O sucesso de um projeto depende diretamente da análise de requisitos. Estudos comprovaram que as falhas em requisitos estão entre as principais razões para o fracasso de um software. Entre as principais razões, destacam-se os requisitos mal organizados, requisitos mal expressos, requisitos desnecessários para os clientes e a dificuldade para lidar com requisitos frequentemente mutáveis. Acerca dos problemas que podem ocorrer neste processo, assinale a alternativa INCORRETA:
Fatores externos ao sistema podem influenciar os requisitos do sistema, por exemplo, políticas e organizações.
Usuários sabem exatamente o que querem, apenas não conseguem transmitir com clareza o que querem.
Os requisitos, na sua maioria, não são definidos por apenas um usuário, e sim pelos usuários responsáveis por aquela funcionalidade ou outras funcionalidades que possam incidir sobre ela, ocasionando em requisitos conflitantes.
Durante o processo de análise, as necessidades dos usuários mudam, ou seja, os requisitos levantados sofrem alteração.
A etapa de análise de requisitos é responsável por descrever as necessidades dos usuários em determinados processos essenciais à condução dos negócios. Por envolver pessoas diferentes com níveis de conhecimento diferentes, a análise de requisitos é uma atividade complexa, da qual todo o resto do processo de desenvolvimento do software depende profundamente. Com relação à análise de requisitos, analise as seguintes sentenças:
A atribuição de prioridades aos requisitos serve para determinar a ordem de implementação destes.
Stakeholders diferentes podem solicitar requisitos diferentes de um mesmo domínio, o que pode ocasionarconflitos.
Os requisitos podem mudar durante a fase de análise de requisitos, fato que deve ser tratado pelo analista derequisitos/sistemas.
Fatores políticos e organizacionais não exercem influência sobre os requisitos do sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I, II e III estão corretas.
A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software no contexto específico do paradigma orientado a objetos. Não é considerada uma metodologia de desenvolvimento, e, portanto, não especifica como as coisas devem ser construídas ou conduzidas nos projetos. Esta linguagem é composta por vários elementos de modelo que representam as diferentes partes de um sistema. Seus objetivos primordiais são: especificação, documentação, estruturação para subvisualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. Acerca os elementos da UML, analise as sentenças a seguir:
Uma classe é um agrupamento de objetos. As classes de um sistema possuem relacionamentos entre elas paracomunicação e para compartilhar informações.
Um pacote é um conjunto de elementos agrupados. Esses elementos podem ser classes, diagramas ou atémesmo outros pacotes. O diagrama de pacotes é uma das opções da linguagem de modelagem unificada. III- Um componente representa um módulo físico do código e é modelado durante o ciclo de desenvolvimento e refinado sucessivamente durante a instalação e a execução do sistema.
IV- Um objeto
é quem fará a execução da classe especificada, sendo algo abstrato, ou seja, não oriundo do mundo real. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 b)
Somente a sentença IV está correta.
 c)
As sentenças I e IV estão corretas.
 d)
As sentenças II e IV estão corretas.
Na fase de prototipação do projeto, são desenvolvidos protótipos, modelos ou desenhos das telas que irão conter o sistema. Desta forma, a prototipação nos ajuda a entender o negócio do cliente, nos dá uma compreensão melhor do propósito do sistema que está sendo construído. Relacionado à fase de prototipação, analise as sentenças a seguir:
Protótipos podem ser realizados apenas através de ferramentas que se apoiam no processo.
A utilização de protótipos ajuda a evitar que após o sistema pronto e entregue ao cliente, este não identifiqueque o sistema não atende completamente as suas necessidades. 
Um dos objetivos da prototipação é facilitar o entendimento dos requisitos, assim como apresentar os conceitose funcionalidade do sistema.
A utilização da prototipação pode induzir o usuário a pensar que o sistema está num estágio dedesenvolvimento muito mais avançado do qual ele está. 
Ao utilizar a prototipação, deve-se deixar claro para o usuário que o que está sendo mostrado é apenas ummodelo, um protótipo do que será o produto final.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a sentença II está correta.
 b)
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I, II, III e V estão corretas.
 d)
As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
A maior parte do trabalho realizado durante o ciclo de vida de um software ocorre na manutenção deste. Além da descoberta de erros existentes, a manutenção ainda engloba a adaptação do software a mudanças de requisitos e à implementação de novas funcionalidades. Considerando os tipos de manutenção de software existentes e suas características, assinale a alternativa CORRETA:
A manutenção corretiva é aquela em que são implementadas novas funcionalidades no software.
A manutenção adaptativa é em geral a menos custosa, pois normalmente envolve a alteração de funcionalidades já existentes.
A manutenção evolutiva é aquela em que se evolui o software através da correção dos erros existentes.
A manutenção evolutiva é aquela em que se criam novas funcionalidades e melhorias para o software.
10.Segundo Sommerville (2007), "Nas décadas de 1980 e 1990, os métodos orientados a funções foram suplementados por métodos orientados a objetos". Diferentes abordagens foram propostas e elas foram integradas em uma única abordagem, criada de acordo com a Unified Modeling Language (UML). Referente à UML, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software, 8. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
Retrata critérios de codificação de segurança de objetos independentes.
Retrata a estrutura de código orientado à linguagem no nível definido pelo usuário.
Retrata a estrutura de código orientado a objeto em nível exatamente acima do próprio código.
Retrata a estrutura de código orientado a objeto em nível exatamente abaixo do próprio código.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais