Buscar

avaliações uniasselvi ione

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Ione Duraes Rocha (1216009)
	Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Vivências Educativas na APAE/Salas de Recursos Multifuncionais (LEE100)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:457367) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13368047
	1.
	No desenvolvimento desta prática você realizou um diagnóstico sobre as práticas (vivências) educativas da sua cidade ou região. Nesse sentido, relate quais práticas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, voltadas ao atendimento ao aluno com alguma necessidade educativa especial. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
Resposta 1
O aluno com necessidades educativas especiais precisa de ações pedagógicas diferenciadas, a escola deve organizar o espaço físico, materiais pedagógicos, respeitando sempre suas capacidades e habilidades motoras. O professor sempre observar as especificidades do aluno, atuar usando sua experiência, criatividade. O lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza dos estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais, a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização do aluno. Trabalhar suas reais necessidades, respeitando os ritmos de aprendizagem e suas peculiaridades, desenvolvendo a autonomia, facilitando a aquisição de valores, favorecendo a compreensão de conhecimentos relacionados à aplicação de situações de vida diária, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades proporcionando a aquisição de habilidades inter e intrapessoais, evoluindo a cada passo.
	2.
	De acordo com seus estudos e vivências educativas proporcionados por esta prática, qual a perspectiva da Educação Inclusiva, no Atendimento Educacional Especializado? ( * Máximo 1000 caracteres )
 Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas. O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. 
	Acadêmico:
	Ione Duraes Rocha (1216009)
	Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Práticas Inclusivas na Educação Especial (LEE101)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:456389) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13368063
	1.
	No desenvolvimento desta prática, você teve a oportunidade de compreender melhor a rotina de professores de escolas regulares ou de escolas especiais, percebendo as adequações curriculares, o planejamento, as atividades pedagógicas, entre outras, no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, como devem ser as práticas pedagógicas para que sejam realmente inclusivas? ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
Resposta 
 Uma efetiva educação inclusiva se dá com base nas necessidades de cada criança, sendo necessário práticas pedagógicas que contemplem todos os estudantes. É importante saber como é sua vida , estrutura familiar, suas habilidades e necessidades para que as atividades aconteçam em contextos dialógicos e inclusivos. Ver o aluno em sua singularidade, como também contempla-lo em meio ao todo. O planejamento deve reconhecer as diferenças e diminuir a distância entre elas, para que a aprendizagem caminhe para o mesmo nível. É fundamental contar com a comunidade escolar inteira para pensar estratégias inclusivas e se responsabilizar pelo dia a dia escolar.
	2.
	O assunto desta disciplina está voltado ao estudo das práticas ativas e homogêneas dentro da escola. Trata-se de um momento pedagógico de contextualização dos conteúdos teóricos e práticos que acometem a inclusão social e educacional, os direitos humanos e a diversidade em âmbito escolar. De acordo com seus estudos, disserte sobre a relação da inclusão educacional e a diversidade cultural. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta
 Uma educação inclusiva inclui todo aquele que apresenta dificuldades educacionais temporárias ou permanentes ao longo da vida escolar. A diferenciação requer consciência e respeito às diferenças, possibilitando ser reconhecido por quaisquer que sejam suas competências escolares ou seu nível cultural. Para construir uma escola de todos e para todos é preciso refazer os objetivos e vencer a distância entre a linguagem das teorias pedagógicas, fomentando o reconhecimento das diferenças no contexto escolar. Numa escola inclusiva todos devem estar envolvidos, gestores, professores e funcionários. Valorizar o trabalho docente, estimular a formação continuada de todos que fazem parte da escola. É importante que a escola valorize a diversidade, possibilitando um conjunto de singularidades que enriqueçam e ampliem as relações sociais. A diversidade possibilita dividir um espaço de aprendizagem, de interação e cooperação, onde envolvidos possam conviver com semelhanças e diferenças.
	Acadêmico:
	Ione Duraes Rocha (1216009)
	Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Oficinas Pedagógicas na Educação Especial (LEE102)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:456433) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13368067
	1.
	Na educação especial, o planejamento do professor acerca de novas propostas reflete na ampliação do conhecimento da comunidade escolar, sobre o papel das oficinas pedagógicas, assim como a relação que o professor estabelece com sua prática docente. Diante disto, escreva como o professor pode refletir sobre sua prática docente. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
A importância da prática docente.
A importância do professor refletir sobre a sua prática.
E a importância do professor enquanto propiciador do conhecimento e inovação no meio escolar
	2.
	Quando o planejamento reverbera na produção de oficinas pedagógicas, estas possibilitam maneiras inovadoras na construção de novos saberes, possibilitando ao coletivo novas possibilidades didáticas. Diante disto, como as oficinas pedagógicas contribuem no conhecimento de novos saberes na escola? ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta Esperada:
A importância do planejamento das oficinas pedagógicas.
A importância do professor para que as oficinas pedagógicas aconteçam.
E a importância das oficinas como um processo facilitador de inovação
	Acadêmico:
	Ione Duraes Rocha (1216009)
	Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Relações Interpessoais no Atendimento a Pais/Responsáveis (LEE103)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:455891) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13368074
	1.
	Quando tratamos das relações interpessoais nos reportamos aos trabalhos já realizados em sua caminhada acadêmica, em seus estágios. Diante desta perspectiva, como você acredita que os temas escolhidos por você em seus papers foram úteis para sua caminhada acadêmica? Justifique. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
Resposta 1
As escolhas dos temas para os papers foram úteis porque foram escolhidos com temática na educação inclusiva e com fundamento em práticas pedagógicas específicos. A educação inclusiva leva a educação sem nenhum tipo de diferença a todos os alunos, garantindo de fato a inclusão. A observação nos estágios proporcionou analisar a importância da educação na vida do aluno, tendo a preocupação de uma melhora e eficácia da educação
pra sua vida diária, em relação ao processo de ensino-aprendizagem, e contribuindo nas ações pedagógicas para possíveis transformações sociais. Acredito que a participação dos licenciandos na elaboração de sua proposta curricular favorece ao professor uma maior autonomia, contribui para o seu desenvolvimento profissional e para a melhoria de suas práticas em sala de aula .Promover uma reflexão e uma ação repensada sobre as possibilidades de se obter um processo de ensino-aprendizagem de maneira significativa e diversificada.
	2.
	Quando falamos em trabalhos em equipe estamos nos reportando a uma nova maneira de desenvolver nosso conhecimento. Para tanto, é necessário saber ouvir, falar, debater e compreender o outro em sua caminhada acadêmica. Frente a esta afirmação, como você, acadêmico, vê os trabalhos realizados em equipe em sua vida acadêmica? Justifique. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta 2
A coletividade é fundamental para que qualquer tarefa seja realizada com determinação e dedicação. O trabalho em equipe  agrupa pessoas e ajuda desenvolver determinadas ações que visam um só propósito, um só objetivo. Com a coletividade é possível aproveitar diferentes talentos e habilidades para tornar um projeto incrível. Permite que todos compartilhem suas experiências , conhecimentos e construam novos saberes, exerce aprendizado ,troca opiniões , permite que conceitos sejam firmados levando aos novos conhecimentos . O trabalho em equipe nos desperta para saber lidar com as diferenças das pessoas , saber explorar as potencialidades de cada um na equipe e aprender a conviver com as limitações dos integrantes na equipe. Resulta em uma convivência mais produtiva e positiva.
	1.
	Quando o planejamento reverbera na produção de oficinas pedagógicas, estas possibilitam maneiras inovadoras na construção de novos saberes, possibilitando ao coletivo novas possibilidades didáticas. Diante disto, como as oficinas pedagógicas contribuem no conhecimento de novos saberes na escola?
	Resposta Esperada:
A importância do planejamento das oficinas pedagógicas.
A importância do professor para que as oficinas pedagógicas aconteçam.
E a importância das oficinas como um processo facilitador de inovação.
	2.
	Na educação especial, o planejamento do professor acerca de novas propostas reflete na ampliação do conhecimento da comunidade escolar, sobre o papel das oficinas pedagógicas, assim como a relação que o professor estabelece com sua prática docente. Diante disto, escreva como o professor pode refletir sobre sua prática docente.
	Resposta Esperada:
A importância da prática docente.
A importância do professor refletir sobre a sua prática.
E a importância do professor enquanto propiciador do conhecimento e inovação no meio escolar
O desenvolvimento deste trabalho, a escolha dos temas, foram úteis porque foi elaborado através de uma necessidade de comprovação para as observações feitas, bem como seu desenvolvimento teórico, a realização das atividades, foram fatores que requereram força de vontade e dedicação .Devemos estar buscando conhecimentos no que diz a respeito da educação especial e inclusiva, é uma prática inovadora que cresce a cada dia e necessita de qualidade no ensino –aprendizagem de todos os alunos, devemos exigir que a escola se atualize e professores aperfeiçoe nas práticas pedagógicas. É um novo paradigma que desafia o cotidiano escolar brasileiro. São barreiras a serem superadas por todos: profissionais da educação, comunidade, pais e alunos. Precisamos aprender mais sobre a diversidade humana, a fim de compreender os modos diferenciados que cada ser humano observa o mundo e a sociedade em que vive. A lição deixada foi compensativa, foi possível identificar que o sucesso de um trabalho desenvolvido e bem apresentado usando habilidade do aluno no que é capaz de fazer , respeitando seu limite ,o resultado é positivo e depende muito da satisfação dos envolvidos.
O desenvolvimento deste trabalho, a escolha dos temas, foram úteis porque foi elaborado através de uma necessidade de comprovação para as observações feitas. a realização das atividades, foram fatores que requereram força de vontade e dedicação .Devemos estar buscando conhecimentos no que diz a respeito da educação especial e inclusiva, é uma prática inovadora que cresce a cada dia e necessita de qualidade no ensino –aprendizagem de todos os alunos, devemos exigir que a escola se atualize e professores aperfeiçoe nas práticas pedagógicas. É um novo paradigma que desafia o cotidiano escolar brasileiro. São barreiras a serem superadas por todos: profissionais da educação, comunidade, pais e alunos. Precisamos aprender mais sobre a diversidade humana, a fim de compreender os modos diferenciados que cada ser humano observa o mundo e a sociedade em que vive.
o trabalho em equipe, as crianças têm a oportunidade de expressar suas opiniões e aprenderem a ouvir e a respeitar a posição dos colegas. O trabalho em equipe é um grande aliado na formação integral do aluno, pois ajuda ativamente no desenvolvimento de habilidades e internalização de valores. Sendo assim, na escola e também em casa nas pequenas situações diárias, é necessário integrar a criança em ações em grupo e estimular o compartilhamento de ideias e atividades.
Referências
Quadro 1. Cronograma – Observação e Participação na Escola de Educação Especial
	Data/Mês/Ano
	Horário
	Aulas observadas/ participadas durante o estágio
	16/09/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Atividades realizadas com imagem, com base no tema – meio ambiente, em seguida recortadas e coladas no caderno dos discentes, para a formação de pequenas frases sobre as imagens.
	20/09/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Desenvolvido diversas atividades lúdicas no espaço não formal, como jogos de montagem, dominó, material dourado, basquete e pega-pega.
	27/09/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Atividade desenvolvida através de leitura curta e interpretação do texto (A Flauta de Luanda), realizada pelo professor/ mediador. Em seguida proposto para os educandos, um questionário com pequenas perguntas para responder sobre o texto apresentado e comentado pelo educador.
	05/10/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Produção de Material – Artesanatos e pinturas.
	25/10/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Atividades com danças, músicas e ensaio para a apresentação de um teatro sobre (A Cultura Gaúcha Rio-grandense).
	31/10/2016
	13:00hrs ás 17:00hrs
	Atividades realizadas em círculo no ambiente formal com contos de poemas e desenvolvimento de frases pequenas, assim como de cálculos matemáticos simples.
	10/11/2016
	13:00hrs ás 15:00hrs
	Aplicação do Plano de Aula (Alfabetização)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes