Buscar

prova 3 topicos especiais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O saneamento básico é constituído de infraestruturas para oferecer melhores condições de vida para a população e fornecer recursos hídricos de boa qualidade, em contrapartida do pagamento de taxas pela população. Sobre as doenças causadas pela ausência desse saneamento, analise as seguintes afirmativas:
I- Cólera, hepatite infecciosa e febre tifoide são doenças relacionadas com a água.
II- Disenteria bacilar, diarreias e febre tifoide são doenças relacionadas com a água.
III- Diarreias, infecções de pele e olhos e infecções causadas por piolhos são doenças relacionadas com a falta de higiene pessoal e doméstica.
IV- Infecções causadas por piolhos, cólera e febre tifoide são doenças relacionadas pela falta de higiene pessoal e doméstica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	Quando falamos em avanços tecnológicos logo vem em mente os celulares de última geração, multifuncionais. Interessante observar que, no início da revolução tecnológica, o desafio dos fabricantes era produzir um aparelho com o menor tamanho e peso, bem diferente dos antigos "tijolos". Contudo, na atualidade as pessoas preferem celulares com telas cada vez maiores, dada a infinidade de funções que o aparelho oferece para comunicação e entretenimento. Sobre as tendências organizacionais do século XXI, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aumento do acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais, comunidades virtuais e vendas on-line.
	 b)
	A ampliação das redes sociais e WhatsApp comprometeu a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 c)
	O surgimento das redes sociais e WhatsApp dificultou a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 d)
	A redução no acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais e comunidades virtuais.
	3.
	Moradia é um direito humano, ou seja, é considerado um direito social, garantido pela Constituição Federal de 1988. Mesmo amparada pela Constituição Federal, as questões habitacionais merecem atenção especial. Elas, muitas vezes, são consideradas clandestinas e estão longe de atender aos requisitos mínimos para serem consideradas moradias. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É irregular a construção de residências à beira de rios e córregos.
( ) As construções irregulares podem ser causadoras de enchentes e contaminações de água. Este fato é resultante de falta de planejamento de saneamento básico.
( ) Comumente, os problemas ambientais são resultado do desordenamento das construções.
( ) A destruição da vegetação que se encontra no solo não afeta a proteção dos ambientes em períodos de chuva.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	A moral pode ser compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo, sendo um reflexo direto do modo de ser e conviver em sociedade, sugerindo, constantemente, a valorização de nossas ações e de nossos comportamentos em sociedade. Sobre a moral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Compreende os valores concernentes ao bem e o mal.
	 b)
	Não varia no tempo, pois trata-se de um conjunto de ideologias.
	 c)
	É a ciência que estuda a ética.
	 d)
	Investiga o agir humano.
	5.
	Em 1990, foi promulgada a Lei Orgânica do SUS, com as Leis nº 8.080 e nº 8.142, que têm como base de sustentação os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde brasileiro. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Princípio da Universalidade Parcial: estabelece a todos os indivíduos de baixa renda, de forma prioritária, o direito de atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
( ) Princípio da Integralidade: relaciona dois aspectos do SUS, o primeiro refere-se à compreensão do ser humano biopsicossocial que requer um atendimento em sua integralidade; e o segundo aspecto integra as ações do Sistema Único de Saúde para o atendimento integral entre os diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde.
( ) Princípio da Igualdade: possibilita as mesmas condições de acesso ao Sistema Único de Saúde, onde ninguém pode solicitar um atendimento diferenciado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm>. Acesso em: 28 maio 2018.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	6.
	Órgãos como sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fazem parte de um setor instalado como alternativa no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações que outros setores não alcançam. Sobre esse setor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Setor privado.
	 b)
	Setor público.
	 c)
	Primeiro setor.
	 d)
	Terceiro setor.
	7.
	Problemas podem ser encontrados em todos os lugares. Assim sendo, os problemas públicos são situações inadequadas e relevantes para a coletividade de uma determinada localidade. A política pública pode, para saná-los, incentivar algumas práticas, desencorajar outras, e, muitas vezes, induzir as pessoas a mudarem seu comportamento (OLIVEIRA; BERGUE, 2012). Sobre as políticas públicas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Mara de; BERGUE, Sandro Trescastro. (Org.) Políticas Públicas: definições, interlocuções e experiências. Caxias do Sul: Educs, 2012.
	 a)
	Políticas públicas fazem parte do Estado, e cabe a ele desenvolver normas e realizar as tomadas de decisão.
	 b)
	Políticas públicas com base na legislação têm como objetivo fazer com que os cidadãos apenas cumpram o que diz o artigo V da Lei 9.394/96.
	 c)
	Política pública não é complexa e pode ser exercida de forma individual.
	 d)
	Políticas públicas podem ser definidas como uma responsabilidade única da sociedade.
	8.
	As pessoas possuem princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. Cada indivíduo tem uma visão do que é certo e errado. Essa consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto da sociedade é que formula e compõe as normas de conduta que o regem. Nossa consciência moral é construída com a influência do meio e das pessoas com as quais convivemos, mas há ainda outros fatores que concorrem para a sua constituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Normativa Social.
	 b)
	Normativa Jurídica.
	 c)
	Regra Social.
	 d)
	Lei natural. Apresenta caráter universal.
	9.
	Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos
sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos filosóficos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://discursomediatizado.blogspot.com/2011/06/tecnologia-cultural.html>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	Foi apresentada como alternativa frente às crises que emergem das políticas neoliberais, propondo uma espécie de humanização do capitalismo, nos aspectos do malefício do Estado neoliberal e da sociedade de livre mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Terceira via.
	 b)
	Globalização.
	 c)
	Mundialização.
	 d)
	Democracia.
	11.
	(ENADE, 2016) Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência. Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência: 
I- O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
II- Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais, a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência. 
III- A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2010) No final do século XX e início do século XXI, começam a ocorrer sérias alterações na atmosfera. A emissão do CO2, resultante da queima de combustíveis em diversos tipos de motores, contribui de forma especial para o aquecimento global. Surgem, ou intensificam-se, no transcorrer desse período, correntes de pensamento voltadas à preservação do meio ambiente e preocupadas em encontrar formas pelas quais as pessoas possam satisfazer suas necessidades sem comprometer a qualidade de vida de futuras gerações. Nesse contexto, surge o chamado marketing ambiental, que divulga e promove ações como a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis. Com relação a esse assunto e quanto à utilização da gasolina e do etanol, avalie as afirmativas a seguir:
I- O consumo do etanol é incentivado por ações de marketing ambiental, pois o CO2 emitido pela queima desse biocombustível é mais leve e, logo, menos poluente.
II- A utilização do etanol deve ser incentivada pelo fato de esse biocombustível, ao contrário da gasolina, não agregar carbono proveniente de material fóssil ao ciclo de carbono que se desenvolve na superfície do planeta.
III- O etanol e a gasolina geram praticamente a mesma emissão quantitativa de CO2, resultando, portanto, em prejuízo ambiental semelhante, pois não há diferença química entre o CO2 emitido pela queima da gasolina e aquele emitido pela queima do etanol. 
IV- O uso do etanol em substituição à gasolina é medida incentivada pelo marketing ambiental devido principalmente às vantagens que pode trazer aos usineiros e à população que vive dos ganhos com a cultura de cana-de-açúcar, já que os benefícios ao meio ambiente são mínimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II.
	 b)
	I.
	 c)
	I e IV.
	 d)
	III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais