Buscar

Cátions grupo V

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório Cátions
Grupo V
Nome:
Turma: Qui.2AN
Disciplina: Química Analítica
1. Objetivo
Para precipitar os cátions do grupo V, nãopossui um reativo específico para esse grupo.
2.Materiais e Metódos
3.1. Materiais
Cápsula de porcelana de 25 mL Vidro de relógio
Papel tornassol
Espátula
Pipetas graduadas de 1, 2, 5 mL
Béquer 100 mL
Tubo de ensaio 14mL
Bastão de vidro
Estante para tubosde ensaio
Água destilada
Pêra
Bico de Bunsen
Tripé
Tela de amianto
Amostra do grupo V
NH4Cl p.a. NaOH 6 mol/L
1 mL amostra
HNO3 p.a. CH3COOH 6 6mol/L
AgNO3 0,1 mol/L Álcool etílico 95%
3. Procedimento do Grupo V
1. Identificação do íon NH4 +
NaOH +papel tornassol rosa: o papel fica azul:
Resíduo: Básicos
2. Identificação dos íons Na+ e K+
+ 1mL amostra grupo V +
	Para remover o excesso de NH4
	HNO3
	proveniente do grupo IV
	+
	H2O e CH3COOH
	para dissolver o resíduo da evaporação
	+ 0,5 mL Na3[CO(NO2)6]
	+
	+
	álcool etílico + 0,5 mL
	AgNO3 precipitado amarelo
	+
	K2Ag[CO(NO2)6]: K+
	Zn(UO2)3(C2H3O2)8
	Resíduo: Ag
	+
NH4OH: precipitado amarelo de
3.1. Fundamentação Teórico
Os cátions pesquisados do Grupo V são os seguintes:
Potássio (K): O potássio é ummetal branco prateado e mole. Funde a 63,5ºC .
Ele permanece inalterado no ar seco, mas é rapidamente oxidado no ar úmido, cobrindo-se com um filme azul. O metal decompõe-se violentamente em água, os sais de potássio contem o cátion monovalente K+. Estes sais são geralmente solúveis e formam soluções incolores, a menos que o ânion seja colorido.
Sódio (Na): O sódio é um metal branco prateado e mole. Funde a 97,5ºC. Ele oxida rapidamente no ar úmido e deve, portanto ser mantido em nafta solvente ou xilênio.O metal reage violentamente com a água, formando hidróxido de sódio e hidrogênio, em sues sais, o sódio aparece como cátion monovalente Na+. Estes sais formam soluções incolores, menos que o anion seja colorido, quase todos os sais de sódio são solúveis emágua.
Íon amônio (NH4): Os íons amônio são derivados do amoníaco, NH3, e o íon hidrogênio , H+. As características destes íons são semelhantes às dos íons de metais alcalinos. Por eletrólise com cátodo de mercúrio, pode ser preparado um amálgama de amônioque possui propriedades análogas ao amálgama de sódio ou potássio.
Os sais de amônio são geralmente compostos solúveis em água, formando soluções incolores. Por aquecimento, todos os sais de amônio decompõem-se em amoníaco e no ácido correspondente, a menos que o ácido não seja volátil, os sais podem ser quantitativamente removidos de misturas secas por aquecimento. As reações dos íons amônio são em geral, semelhantes às do potássio, devido aos tamanhos dos íons serem quase idênticos.
2.1Reação do grupo:
Os cátions do quinto grupo não reagem com ácido clorídrico, sulfeto de hidrogênio, sulfeto de amônio ou com carbonato de amônio, Reações especiais ou ensaios da chama podem ser usados para suas identificações. As reações dos íons amônio são bastante semelhantes às do íon potássio,pois o raio iônico destes dois íons é quase idêntico. 2.2 Reações dos íons potássio: Uma solução de cloreto de potássio, KCl, pode ser usado para estes ensaios. Solução de hixanitritocobaltato (I) de sódio: precipitado amarelo de hexanitritocobaltato (I) de potássio. O precipitado é insolúvel em ácido acético diluído. Se quantidades maiores de sódio estiverem presentes, forma-se um sal misto. O precipitado forma-se imediatamente em soluções concentradas e lentamente em soluções diluídas, a precipitação pode ser acelerada por aquecimento. Os sais de amônio dão um precipitado semelhante e devem estar ausentes, em soluções alcalinas, obtém-se um precipitado marrom ou preto de hidróxido de cobalto (I). 2.3 Reações dos íons sódio: Para oestudo destas reações, pode ser empregada uma solução de cloreto de sódio. Solução de acetato de uranilo e magnésio: precipitado amarelo, cristalino, de acetato de uranilo, magnésio e sódio, obtido de soluções concentradas. A adição de cerca de um terço devolume de álcool auxilia a precipitação. Reagente acetato de uranilo e zinco: às vezes, este é preferível ao acetato de uranilo e magnésio, no caso de efetuar um ensaio sensível para sódio. Obtém-se acetato de uranilo, zinco e sódio, amarelo cristalino, areação é bastante seletiva para sódio. 2.4 Reações dos íons amônio: Para o estudo destas reações, pode ser usada uma solução de cloreto de amônio. Solução de hidróxido de sódio: desprende-se amônio gasosa por aquecimento. Esta pode ser identificado por seu odor, pela formação de fumaças brancas de cloreto de amônio, quando um bastão de vidro umedecido com ácido clorídrico concentrado é mantido no vapor e também pela mudança da cor vermelha para azul do papel de tornassol .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais