Buscar

Areas de atuação resumo breve

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Social
 A psicologia social agrega em si os valores da sociologia e psicologia. Se preocupa com a questão do individuo até o coletivo, mesmo que seu foco esteja nas relações humanas do individuo.Além de que esta área considera que o individuo é responsável pelas transformações do meio social que vive assim como também sofre com estas transformações.Dessa forma, a área está diretamente ligada as influencias que tem nas relações sociais que podem influenciar determinadas condutas e estados mentais, por isso busca compreender o comportamento social.
Sabedoria popular x psicologia social
Enquanto a sabedoria popular é basicamente o senso comum existente dentro da coletividade, a psicologia social parte do principio de que tudo que há nela é cientifico, mesmo que parta também daquilo que se conhece enquanto subjetivo porém havendo um planejamento, pesquisa e experimento dos fenômenos sociais para que assim se possa entender a sociedade, o individuo e sua relação com o meio. 
Estuda situações cotidianas, e seu interesse está nos impactos dos ambientes
 
sociais e interações sobre atitudes e comportamentos
Estuda os traços individuais, características e pensamentosPsicologia da personalidade x psicologia Social
Sociologia e psicologia social
De qualquer forma, ela também se diferencia da sociologia, mesmo agregando seus valores, pois a sociologia se preocupa com o meio no individuo, ou seja, as instituições sociais, a cultura sobre o comportamento dos indivíduos, enquanto que a psicologia social acredita que há muitos fatores que afetam o comportamento social.
ATUAÇÃO E IMPORTANCIA
Á medida que olhamos uma televisão, que ouvimos a radio, se torna suficiente que entendamos o quanto os impactos dos problemas sociais afeta as pessoas, por isso um psicólogo social busca entender essas questões, procurando prevenir, identificar e remediar os problemas que não atingem apenas o individuo mas a sociedade como um todo.
A psicologia social atua desde a adaptação social que vai de um modelo ideal de cidadão ate a psicologia critica que existe em prol dos direitos,dos movimentos sociais, ou seja toda a sua atuação depende da necessidade de um local além dos interesses dos psicólogos e das instituições.
No Brasil, a profissão alcança a clinica, passando pela organizacional até chegar as políticas publicas. (CRAS, CREAS, ou organizações não governamentais e movimentos sociais diversos)
Os desafios são diversos principalmente pelo pré-conceito existente, quando se trata das favelas, que acaba desmotivando os profissionais em sua atuação. Muitas vezes sua atuação é afetada negativamente pois muitas vezes não existe trabalho interdisciplinar e troca de experiências. Dessa forma, se é necessário que enquanto formação do psicólogo social, ele tenha adquirido os pré requisitos básicos para que ele possa lutar pela melhoria dessas realidades, assim alcançando um serviço publico igualitário, integral e universal. Principalmente quando se trata da visão superficial nos bairros pobres e favelas onde se imagina uma vida caótica, muitas drogas e violência que acaba por tornar esse profissionais desmotivados para atuar nesses setores.
O CRAS, por exemplo, é o local que possui grande atuação dos psicólogos sociais, e lá são recebidos muitas emergências sendo grande maioria de pessoas com baixa renda ou até nenhuma renda, assim o objetivo do psicólogo social é fortalecer seus usuários como sujeitos de direitos promovendo terapias de grupo acompanhando junto às famílias e auxilio em momentos de dificuldade.
A psicologia social é importante não só como produtora de conhecimento quanto aos indivíduos e suas interações mas como atuante determinante na própria sociedade, devendo tratar-se de uma atuação que ajude pessoas e diminua o impacto das desigualdades ou reduza as próprias desigualdades sociais.
Psicologia educacional escolar
O psicólogo escolar precisa buscar formas de se adequar a instituição que está trabalhando, nesse caso reunindo-se com toda a equipe presente, os professores, os coordenadores, toda equipe multidisciplinar para entender o que acontece dentro do sistema escolar. 
Seu maior foco também deve estar nos alunos, ou seja, entender o que cada um deles acha da instituição, entender também como essa instituição os afeta psicologicamente, visando atender a demanda existente, não por “eles possuírem alguma doença e precisar serem isolados dos outros” mas por tentar adequar a instituição aos alunos, sem distinção.
É necessário que estes profissionais também mostrem o que podem oferecer fora do âmbito individual, numa sala fixa. Mas como ele poderá ajudar desde alunos até a equipe pedagógica e a instituição e principalmente a família. Para que assim todo o estigma sobre o ALUNO FRACASSO possa acabar, utilizando do seu histórico para entender quais dificuldades este aluno possui, por que possui e como poderá ser mudado, também fugindo do conceito de culpabilizar a família.
PSICOPEDAGOGIA
É um campo que utiliza varias teorias visando entender como a escola a sociedade e a familia influenciam no aprendizado humano, e por utilizar-se de varias bases teóricas ela possui muitas formas de trabalho.
A psicopedagogia pode ser trabalhada desde crianças até os adultos justamente por que ela estuda a forma de ensino e aprendizagem dentro de um contexto interno e externo desse individuo, ou seja, o ambiente é fundamental na compreensão deste sujeito.
Pode ser separada por atuação em:
Psicopedagogia clinica
Realizada em clinica psicopedagogica ou hospitais
Entender os motivos que leva o individuo a não aprender para que assim se possa haver um diagnostico que permita conhecer o sujeito e sua realidade para que por seguinte haja a intervenção.
Psicopedagogia institucional
Pode ser realizada em escolas, hospitais, empresas...
Este profissional visa a construção cognitiva do sujeito, a socialização do conhecimento, verifica a proposta de trabalho da escola, auxiliando também a gestão da escola, desde aluno até diretores.
Para concluir, as dificuldades apresentadas pelos alunos são fatores que não devem ser ignorados devido a esses fatores estarem causando uma MÁ APRENDIZAGEM, muitas dessas dificuldades são vistas e interpretadas pelos parentes próximos como preguiça, falta de intelecto entre outros, que ao invés de ajudar torna a criança ansiosa e até depressiva por se sentir incapaz de suprir as exigências da familia, e assim o profissional ao vizualizar estas problemáticas na aprendizagem como a aproximação ao livro, a coceira nos olhos quando está a ler, o pulo de linhas na leitura e também o não entendimento da expicação oral, poderá intervir na situação a fim de altera-la para que a criança, enfim o sujeito, possa lidar melhor com isso e no fim das contas passe a apreender, principalmente utilizando de todo o conjunto social para que ela possa se sentir acolhida e possa melhorar sua aprendizagem.
Psicologia Organizacional
Seu foco é o comportamento do sujeito em seu ambiente de trabalho,ou seja, sua relação em grupo e sua relação quanto a gestão empresarial.
A psicologia organizacional tem por objetivo compreender os fenômenos psicológicos dentro da empresa e o que estes fenômenos acarretam para os trabalhadores em geral, exemplo, quando uma destas pessoas precisa alterar seu turno por motivos internos ou quando há alguma discussão entre um sujeito e outro. Possibilitando assim ao profissional entender o comportamento destes e ver o que deverá ser feito para manter a harmonia entre os trabalhadores
Este profissional poderá está dentro dos recursos humanos, trabalhand também com recrutamento de pessoas avaliando suas capacidades e para qual área aquele sujeito poderá ir. Ele também poderá utilizar de testes para entendera capacidade ou seja, os pontos negativo e positivos deste sujeito a ser contratado para que assim se torne fácil para ao final selecionar o sujeito que esteja de acordo com as exigências da empresa. Principalmente por que este profissional
tem como objetivo promover o bem estar de cada individuo para assim haver um ótimo desempenho em suas funções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais