Buscar

Apol 2 - Bioética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 – Bioética Leia o extrato de texto:"A clonagem humana, em suas modalidades, deve ser dissecada, com explicações detalhadas a respeito de sua utilização. O pensamento ético, como julgamento da necessidade e conveniência da medida, é o primeiro a aflorar e proferir o exame prelibatório a respeito da nova medida científica. A ética aqui é vista de forma caleidoscópica, compreendendo a esfera individual e a coletiva, com a intenção de se atingir um denominador consensual". Considerando essas informações e os conteúdos do livro–base Bioética: uma abordagem à luz da reflexão cristã católica sobre a vida, relacione corretamente os elementos a seguir às suas respectivas características:
Células-tronco: De um lado, é um campo relevante para a bioética mas, de outro, levanta a questão das células embrionárias.
Clonagem: Reprodução assexual e orgânica do organismo inteiro com o objetivo de produzir cópias.
O sequenciamento do genoma humano: Uma descoberta extraordinária para o conhecimento da complexidade do ser humano.
Questão 2/5 – Bioética Leia o excerto de texto: “A visão que consolida o arbítrio do mais forte favoreceu imensas desigualdades, injustiças e violências para a maior parte da humanidade, porque os recursos tornam-se propriedade do primeiro que chega ou de quem tem mais poder: o vencedor leva tudo. O ideal de harmonia, justiça, fraternidade e paz que Jesus propõe situa-se nos antípodas de tal modelo”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Bioética: uma abordagem à luz da reflexão cristã católica sobre as desigualdades sociais, relacione corretamente os elementos a seguir às respectivas explicações:
A autorregulação do mercado: acentua ainda mais as desigualdades entre as nações.
O cuidado do meio ambiente: é um fator relevante para a qualidade de vida dos seres humanos e demais seres vivos.
Os medicamentos e as biotecnologias: ainda não são acessíveis a todas as populações.
Questão 3/5 – Bioética Leia a citação: “A vida humana deve ser respeitada e protegida, de modo absoluto, a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento da sua existência, devem ser reconhecidos a todo o ser humano os direitos da pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo o ser inocente à vida”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Bioética: uma abordagem à luz da reflexão cristã católica sobre as questões bioéticas envolvendo anencefalia e sua compreensão por parte de pessoas envolvidas, profissionais e a ética judaico-cristã, relacione corretamente os elementos a seguir às suas respectivas características.
Compreensão da Anencefalia como Eutanásia pré-natal: É considerado como um aborto eugênico, pois representa uma seleção em decorrência de problemas do feto. 
Compreensão da Anencefalia como Morte cerebral: Uma gestação de risco e nesta compreensão caberia à mãe decidir sobre o prosseguimento da gravidez.
Compreensão da Anencefalia para a ótica Judaico-Cristã: O feto anencéfalo é considerado como vida humana desde a geração, sendo assim, a interrupção de qualquer gestação é compreendida como afronta ao Quinto Mandamento.
Questão 4/5 – Bioética Leia o fragmento de texto:“O homem ocidental sente-se desconfortavelmente divido nessa visão fragmentada do universo e de si mesmo, e que termina por afetar a sua própria integridade psíquica. A divisão o torna um ser cindido, cujo conhecimento da vida é incompleto, porque nega a via da percepção dos sentimentos e da intuição”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro–base Bioética: uma abordagem à luz da reflexão cristã católica sobre o ser humano, relacione corretamente os elementos a seguir às suas respectivas características.
O reducionismo biológico: é incompatível com a visão da unitotalidade da pessoa.
O diagnóstico pré-natal: é moralmente lícito, quando respeita a vida e a integridade do embrião e do feto.
A dignidade da pessoa: é o referencial ético que deve orientar a intervenção intrauterina.
Questão 5/5 – Bioética Leia o fragmento de texto: “Etimologicamente, aborto, do latim abortus, significa privação de nascimento porque vem de ab, que quer dizer privação e ortus, nascimento”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Bioética: uma abordagem à luz da reflexão cristã católica sobre a vida, relacione os elementos a seguir com suas respectivas descrições:
Aborto procurado: é o provocado intencionalmente.
Aborto terapêutico: refere-se a um procedimento não abortivo em si e que teve o aborto como consequência colateral.
Aborto espontâneo: é realizado pelo próprio organismo da gestante devido a condições não favoráveis para o desenvolvimento do feto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais