Buscar

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS bioestatistica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – APS
DISCIPLINA: BIOESTATISTICA
PROFESSOR: VIRGINIA BRAZ DA SILVA
ALUNO: Adirléia Dias Dos Santos
Dada uma população de quatro pessoas, Antônio, Luís, Pedro e Carlos, escreve as amostras casuais simples de tamanho 2 que podem ser obtidas.
(Antonio, Luis); (Antonio, Pedro); (Antonio, Carlos), (Luiz, Pedro), (Luis, Carlos); (Pedro, Carlos)
Descreva três formas diferentes de obter uma amostra sistematica de quatro elementos de uma população de oito elementos, A,B,C,D,E,F,G e H.
1º A amostra será composta por números de apenas dois divisores, ou seja, números primos: De 1 a 8, temos os seguintes primos: 2, 3, 5 e 7, assim, a amostra será { B, C, E, G}
2º Considerando N=8 e n=4, temos um intervalo de seleção definido com 8/4= 2. Assim, temos duas possibilidades de escolha para o primeiro elemento da amostra e selecionaremos um elemento a cada dois, contados a partir da primeira escolha, gerando com isso duas possiveis amostras: {1,3,5,7} e {2,4,6,8}.
3º podemos tambem selecionar os 4 primeiros elementos da amostra, assim sendo seria {A, B, C, D}
Dada uma população de 40 alunos, descreva uma forma de obter uma amostra casual simples de seis alunos.
Uma forma simples de se obter uma amostra casual simples, consiste em enumerar os 40 alunos, de 1 a 40 e, através de um dispositivo aleatorio qualquer (por exemplo um globo de bingo), sortear 6 numeros, os quais corresponderão aos seis alunosselecionados para compor a amostra.
Organize uma lista com 10 nomes de pessoas em ordem alfabetica. Depois descreva uma forma de obter uma amostra sistemática de cinco nomes.
Ana, Bruno, Carlos, Diogo, Fabio, Humberto, Lucas, Mauro, Paulo, Roberta.
Como a população acima se encontra ordenada (ordem alfabética), justifica-se a aplicação de amostragem sistemáticca. Uma forma eficiente de se obter uma amostra com 5 nomes, seria associar cada uma das pessoas a um número, na ordem em que aparecem: 1-Ana, 2-Bruno, 3-Carlos, 4-Diogo, 5-Fabio, 6-Humberto, 7-Lucas, 8-Mauro, 9-Paulo, 10-Roberta.
Considerando n=10 e n=5, temos como intervalo de seleção 10/5 . Assim, temos duas possibilidades de escolha para o primeiro elemento, e a partir dele, selecionaremos um a cada dois elementos. Sendo assim, se de forma aleatória selecionarmos um numero entre 1 e 2, por exemplo o 2, temos a amostra composta por (2,4,6,8,10) o que equivale a (Bruno, Diogo, Humberto, Mauro, Roberta).
Em uma pesquisa de mercado para serviços ondontológicos tomou-se a lista telefônica, onde os nomes dos assinantes estão organizados em ordem alfabética do último sobrenome, e se amostrou o décimo de cada 10 assinantes. CRITIQUE ESSE PROCEDIMENTO.
Não é um procedimento eficiente, pois só é possivel amostrar quem possui linha de telefone fixo e o poder aquisitivo para possuir este tipo de serviço não está relacionado com o objetivo da pesquisa a ser realizada, sobre serviços odontológicos. 
CONSIDERE O SEGUINTE EXTRATO DE TEXTO: 
Com a intenção de investigar se a faixa etária das mães influencia na duração da amamentação e no momento em que diferentes tipos de alimentos são introduzidos na dieta regular, mães com idades entre 15 a 19 anos; 20 a 25 anos; 26 a 30 anos; 31 a 37 anos; 38 a 45 anos que tiveram seus bebês numa maternidade municipal no ano de 2009 compuseram a população de estudo. Para compor a amostra, foram sorteadas, a partir do número de prontuário, 22 mães de cada faixa etária, totalizando 110 participantes que receberam a visita dos pesquisadores aos seis e aos 12 meses após o primeiro contato para responder a um questionário sobre os hábitos alimentares de seus filhos.
Identifique o tipo de amostra adotado e assinale a alternativa correspondente:
Amostra casual simples.
Amostra casual estratificada.(correta)
Amostra sistemática.
Amostra casual por conglomerados.
Amostra de conveniência (intencional).
Considere o seguinte extrato de texto:
Em Woburn, Massachusetts (EUA), com o objetivo de investigar a elevada frequência de casos de leucemia infantil com a contaminação da água de poços por produtos tóxicos industriais foram identificados sete bairros como comunidades afetadas. Destes, aleatoriamente foram escolhidas dois dos quais toda a populção residente participou do estudo respondendo a um questionario sobre os hábitos da família, bem como condições de moradia e abastecimento de água.
Identifique o tipo de amostra adotado e assinale a alternativa correspondente:
Amostra casual simples.
Amostra casual estratifiacada
Amostra sistemática
Amostra casual por conglomerados.(correta)
Amostra de conveniência (intencional)
Considere o seguinte extrato de texto:
Para avaliar os efeitos do tratamento da dor lombar subaguda em trabalhadores por diferentes propostas terapêuticas, foram cadastrados voluntários. Os voluntários compuseram os quatro grupos que foram submetidos a tratamentos com técnicas de reabilitação diferentes: cuidados tradicionais, reabilitação ocupacional, tratamento clinico e o modelo de Sherbrooke (combina o tratamento clínico com a reabilitação ocupacional) Os resultados dos grupos foram comparados de acordo com custo beneficio (redução de custos no processo de recuperação) e custo-efetividade (valor poupado para cada dia de trabalho ganho) para se determinar o que apresentou melhores efeitos na população estudada.
Identifique o tipo de amostra adotado e assinale a alternativa correspondente:
Amostra casual simples
Amostra casual estratificada
Amostra sistemática
Amostra casual por conglomerados
Amostra de conveniência (intencional).(correta).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes