Buscar

APOL LITERATURA ESTRANGEIRA DE LINGUA PORTUGUESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Eu fui ao pátio com a prenda que meu tio secretamente me havia oferecido. Não cumpri. Guiaram-me os mandos do diabo e, numa cova, ocultei esse enfeitiçado enfeite. Lancei, sim, fogo sobre mim mesma. Meus irmãos acorreram, já eu dançava entre labaredas, acarinhada pelas quenturas do enfim. E não eram chamas. Eram as mãos escaldantes do homem que veio tarde, tão tarde que as luzes do baile já haviam esmorecido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 32.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a literatura africana em língua portuguesa, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As narrativas de Mia Couto são pensadas como romances históricos.
	
	B
	As narrativas de Mia Couto conjugam fantasia e realidade.
Você acertou!
“As histórias de Mia Couto entrelaçam fantasia e realidade. O autor declarou que o homem não pode perder o sonho – assim é feita sua literatura. De fiapos, ou de pequenas frestas para o sonho, para a esperança; ao mesmo tempo, resgata tradições e a história de se país. Sua escrita transforma o linguajar das ruas em poesia e carrega de magia a dura realidade. Isso não quer dizer que ‘ele doura a pílula’, mas entrevê e entremostra o sonho que sobrevive” (livro-base, p. 264).
	
	C
	As narrativas de Mia Couto são baseadas em fatos jornalísticos.
	
	D
	As narrativas de Mia Couto giram em torno da temática sobrenatural.
	
	E
	As narrativas de Mia Couto são construídas através de ocorrências policiais.
Questão 2/5 - Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa
Leia a seguinte citação: 
As características de um período histórico, assim como os traços de diferentes correntes artísticas, não desaparecem simplesmente quando os aspectos culturais passam por mudanças, ou quando há ruptura de paradigmas em relação à visão de mundo. Isso significa que, mesmo que determinado período da história ou certa escola artística sejam suplantados por uma nova perspectiva, algumas características da forma anterior vão coexistir com os novos modos de fazer arte e pensar a realidade.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre os períodos históricos e os movimentos artísticos, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características: 
Prosa medieval
Humanismo
Renascimento
Maneirismo
Barroco 
(  ) Caracteriza-se principalmente pela crise em relação às esferas espiritual e física.
(  ) Período de crise da Renascença, no qual se adequa a obra Luís de Camões, prenunciando elementos de composição do barroco.
(  ) O modelo teocêntrico medieval é substituído por um novo conceito de individualismo.
(  ) Nesse período, a prosa de Fernão Lopes constitui a primeira e principal obra em prosa da literatura portuguesa, período que antecipa elementos do Renascimento.
(  ) Romances de cavalaria são as obras identificadas nesse período, tais como: Amadis de Gaula e A demanda do Santo Graal.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 5 – 4 – 3 – 2 – 1. Segundo o livro-base: 1. Prosa medieval – “Em relação à prosa medieval, no meio palaciano, coexistiram junto às cantigas os relatos de aventuras dos cavaleiros da Távola Redonda. Há dois textos divulgados: A demanda do Santo Graal e o Amadis de Gaula” (livro-base, p. 59). 2. Humanismo – “A obra de Fernão Lopes (1378-1460) é considerada a primeira grande obra em prosa da literatura portuguesa” e “suas crônicas têm valor estético porque aliam técnica e método da narrativa de ficção” (p. 63); “[o] Renascimento é uma continuidade do que foi antecipado pelo humanismo” (p. 73). 3. Renascimento – “A novidade que a Renascença trouxe [...] foi a ruptura com uma mentalidade exclusivamente teocêntrica e uma sociedade estatizada – a sociedade medieval [...|” (p. 81). 4. Maneirismo – O maneirismo consiste em um período de crise da Renascença porque “traz um conceito de impossibilidade de reconciliação, pois [...] o homem se encontra em crise [...]” (p. 81); logo, “[...] a arte de Camões é considerada maneirista prenunciando o Barroco” (p. 97). 5. Barroco – A crise instaurada no barroco, já presente no maneirismo, coloca em choque os valores espirituais e físicos (p. 81).
Questão 3/5 - Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Poucas horas depois de lançar o ferro no ancoradouro, o aventureiro D. Aníbal e o mariola Anselmo foram presos por familiares do Santo Ofício em virtude de denúncias depostas na caixa secreta. O [padre] Molina interveio em favor do criado [Anselmo]; mas tudo quanto obteve foi que ele voltasse imediatamente, em um navio que estava a levantar âncora com destino à Bahia. A Santa inquisição ainda tolerava os cristão-novos nas colônias, terra para degredos, na metrópole [em Portugal] por forma alguma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, José de. Romances ilustrados. 5ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.  v. 2. p. 172.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O momento histórico, no qual as atividades da Inquisição são ampliadas, é conhecido como Contrarreforma.
Você acertou!
A Inquisição foi instaurada para responder às reivindicações propostas pelos protestantes, representados por Lutero, o primeiro tradutor da Bíblia, até então escrita somente em latim e, por esse motivo, acessível a poucas pessoas. Portanto, a Contrarreforma, ou Reforma da Igreja Católica, marca o momento histórico em que “a cristandade se dividiu: de um lado, a Península Ibérica, o mais forte baluarte do catolicismo; de outro, as cidades do Reno, do Báltico e do Mar do Norte, eixo do mundo protestante [...]” (livro-base, p. 78).
	
	B
	Nos países de inclinação protestante, a atividade da Inquisição foi mais intensa.
	
	C
	Reforma é como ficou conhecido o momento histórico em que a cristandade se uniu para instauração da Inquisição.
	
	D
	Na Península Ibérica, centro do protestantismo, a atividade da Inquisição foi mais intensa.
	
	E
	Contrarreforma consiste na divisão do catolicismo em Inquisição e Santo Ofício.
Questão 4/5 - Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa
Leia a fragmento de texto a seguir: 
“[...] [O romance social brasileiro de 30] colaborou grandemente para que se ampliassem as possibilidades tanto temáticas quanto da constituição de um novo tipo de protagonista para o romance brasileiro. A incorporação dos pobres pela ficção é um fenômeno bem visível nesse período. De elemento folclórico, distante do narrador até pela linguagem, [...] o pobre, chamado agora de proletário, transforma-se em protagonista privilegiado nos romances de 30, cujos narradores procuram atravessar o abismo que separa o intelectual das camadas mais baixas da população, escrevendo uma língua mais próxima da fala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Ed. da Unicamp, 2006. p. 23.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a literatura portuguesa na segunda metade do século XX, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto o neorrealismo português é marcado pela critica social que se opõe ao salazarismo, o romance brasileiro de 1930 é embasado pela oposição
ao getulismo.
	
	B
	As preocupações sociológica e estética são traços que sintetizam o romance brasileiro de 1930, enquanto o neorrealismo português é marcado pela critica social que se opõe ao salazarismo.
Você acertou!
“Enquanto o romance de 1930 brasileiro é essencialmente um romance de caráter sociológico, no qual se ressalta uma grande preocupação de criação estética, o neorrealismo português é fundamentalmente um romance de critica social, em que impera sobretudo um espírito de recusa pelo sistema político e social vigente” (livro-base, p. 238,239).
	
	C
	Enquanto o neorrealismo português é marcado pela critica social que se opõe ao getulismo, o romance brasileiro de 1930 é embasado pela oposição ao salazarismo.
	
	D
	Enquanto, no neorrealismo português, é emblemática a critica social que se opõe ao salazarismo, aliada às questões estéticas, no romance brasileiro, de 1930 o vetor é a oposição ao getulismo.
	
	E
	As preocupações sociológica e estética são traços que sintetizam o romance brasileiro de 1930, enquanto o neorrealismo português é marcado pela critica social que se opõe ao getulismo.
Questão 5/5 - Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de poema a seguir: 
“E também as memórias gloriosas
 Daqueles reis que foram dilatando
 A Fé, o Império, e as terras viciosas
 De África e de Ásia andaram devastando,
 E aqueles que por obras valerosas
 Se vão da lei da Morte libertando:
 Cantando espalharei por toda parte,
 Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. São Paulo: Abril, 2010. p.  11. 
Tendo em vista o dado fragmento de poema e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a epopeia camoniana, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Engenho e arte são características relacionadas aos feitos dos navegadores portugueses.
	
	B
	Engenho e arte são qualidades relacionadas ao modo como a fé católica foi difundida no Oriente.
	
	C
	Engenho e arte são conceitos desenvolvidos por D. João I no período das Grandes Navegações.
	
	D
	Engenho e arte são características relacionadas aos deuses presentes na trama de Os Lusíadas.
	
	E
	Engenho e arte são conceitos do fazer artístico, significando a detenção de uma técnica e a invenção do poeta.
Você acertou!
“‘Engenho e arte’ é o dom dos deuses, está relacionado à poética clássica, é binômio da arte, pressupõe o domínio da técnica do fazer artístico e a capacidade inventiva do poeta. Faz parte do vocabulário renascentista de Camões” (livro-base, p. 111).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais