Resenha Ética e Responsabilidade Social
5 pág.

Resenha Ética e Responsabilidade Social


DisciplinaÉtica e Responsabilidade Social6.722 materiais87.569 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Ética e responsabilidade social na sociedade
A disciplina \u201cÉtica e Responsabilidade Social\u201d dispõe de conceitos específicos abordando os aspectos que tangem essa temática em empresas, logo, ética é uma doutrina filosófica que tem como objeto a moral no tempo e no espaço, sendo o estudo referente ao comportamento humano perante essa ótica. O primeiro pensador a relacionar valor e trabalho foi Locke. Referente às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta justa e racional.
Ética, como definição, pode ser considerada a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, já a moralidade condecora-se de acordo com as regras morais do grupo social em que se vive.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos determina que os direitos nela contidos são inalienáveis; as definições descritas serão desenvolvidas em cooperação com as Nações Unidas; a liberdade e a justiça são fundamentos claramente expressos da Declaração, ela busca o desenvolvimento de relações amigáveis entre as nações.
As empresas e suas relações são mecanismos importantíssimos para a sociedade, claramente a ética e a moral devem, de forma conjunta, estabelecer parâmetros nessas entidades. Existem três fases da Ética Empresarial, são elas: Industrial - Pós-Industrial - Da Informação. 
Uma das primeiras preocupações éticas no quesito empresarial, formou-se através de debates. Por meio disso, havia a ideia de elevar o operário à condição de participante da administração das entidades.
Na industrialização várias questões passaram a ter destaque: Responsabilidade Corporativa, Comunicação e Balanço Social, Avaliação de Qualidade, Recursos Humanos.
A ética nos negócios se refere aos valores que apoiam a tomada de decisão e a desenvoltura dos trabalhadores, gestores e diretores de uma empresa. A ética deve ser observada pela empresa como uma aliada na definição de condutas desejadas para seus empregados, assim as responsabilidades éticas colaboram com valores morais específicos.
Existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial ocorre quando a organização compreendesse condições legais e morais, grande contribuição essa de Adam Smith e Max Weber. 
O Direito Empresarial é uma atividade econômica exercida pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção e circulação de bens onde há uma sociedade organizada para o consumo, tendo por objetivo final o lucro. Já o Caráter é o Conjunto de fatores que pesam em cada indivíduo, transformando-o em um ser único dentro da sua espécie. Isso, em uma empresa, influencia suas decisões, seu jeito de ser, de fazer e resolver as situações diárias.
O caráter de uma organização é formado por um processo social, organizacional, cultural, histórico, somado a cada componente da instituição.
Cada ser humano é diferente, tem suas individualidades e age de acordo com o seu processo histórico e cultural, devido a isso, dilemas éticos podem ocorrer, o que pode ocasionar a caracterização do \u201cnão saber ou não compreender o que é ser ético\u201d. Considerando os estudos, a ética organizacional exige que a empresa priorize o respeito, sob qualquer circunstância, com seus funcionários. Vale lembra que dilema é a difícil escolha entre duas opções.
Todas as pessoas têm direito ao respeito, a uma vida digna, oportunidades... Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade, para se instaurar a cidadania como valor, são necessários princípios de dignidade. 
Um dos principais pilares do planejamento de uma empresa está na definição de seus valores, esses que representam os temas e áreas que são inegociáveis dentro da organização e oferecem subsídios quando a empresa decide elaborar um Código de Ética. O valor moral é a base para o indivíduo agir e refere-se a opiniões pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto. 
Os seres humanos, dotados de alta capacidade e inteligência, vivem no seu espaço e usurpam de todos os recursos possíveis para promover a manutenção de suas vidas. A exploração deles, o descarte inconsequente do lixo, entre outros fatores, tem gerado grandes preocupações, pois os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Os motivos dessa escassez são identificáveis através de estudos, a renovação não acontece no mesmo ritmo em que há extração. Identifica-se a falta plena de ética e moral nas relações com o meio ambiente. 
Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior a aplicação de recursos naturais. Os processos tecnológicos são essenciais para a utilização dos recursos naturais, a utilização de recursos naturais depende do desenvolvimento tecnológico. Ambos são essenciais para si próprios.
A economia cresce pelo uso dos recursos naturais de maneira bastante clara, logo, para que seja considerada como recurso a exploração de algo deve ser economicamente viável.
A responsabilidade social envolve preocupações com todos os públicos com os quais uma empresa se relaciona. Os investimentos nessa área visam obter uma imagem que seja, no mínimo, simpática ao público. O vigor das empresas está ligado à sua responsabilidade social, o exercício da cidadania traduz bem essa questão, assim como a postura clara e transparente na prestação de contas, o relacionamento financeiro responsável com os funcionários; ações que tornam a empresa competitiva e atraente perante a sociedade. Os mecanismos de valorização existentes reconhecem instituições que praticam os princípios da ética e da moral, um exemplo claro é o ISSO, sua principal atividade é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento. Vale destacar a NBR 16000 que tem como conceitos em suas atividades: Proporcionar a redução da crescente variedade de produto sem procedimentos.; Proporciona meios reais mais eficientes na troca de informação entre fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações e dos serviços; Evita a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial; Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos e protege a vida humana e sua saúde. Já a SA 8000, foi elaborada com requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos da ONU e atualmente é adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho. A OHSAS trata especificamente da qualidade da saúde e da segurança no trabalho. 
A sociedade foi se estruturando para garantir segurança, dignidade e qualidade de vida nos ambientes empresariais e com isso foram criados padrões, (ISO) normas (NBR Normas Brasileiras) recomendações (SA Responsabilidade Social) indicadores (OSHAS indicadores para a avaliação da higiene e segurança no trabalho). Todos instrumentos de fundamental importância para os trabalhadores e para a saúde das entidades. 
Considerando todas as informações, a ética e a moral são mecanismos que permitem que todos os seguimentos da vida humana possam criar regras, segui-las e viver harmoniosamente com elas. No sistema capitalista, regulam as ações, permitem que haja fiscalização, que ocorram barreiras, que protejam os trabalhadores das instituições de eventuais exageros e inconsistências. 
As empresas, principais meios de acesso à renda, através do conceito de moral e ética, estabelecem seus valores como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social com a finalidade de conceber melhores produtos, comercializá-los, gerar lucros aliando respeito aos meios de produção, incluído os seus funcionários. 
As normas técnicas, os mecanismos de fiscalização e o prestígio da sociedade transformam essas empresas em estruturas essenciais para a existência dela. Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem,
Carla
Carla fez um comentário
Obrigada pela ajuda. Muito bom.
0 aprovações
Carregar mais