Buscar

Prova Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONCEITOS E PROCESSOS(Bi)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Online
Disciplina: 101280 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
De acordo com Koch e Elias (2006), a maneira como se lê é determinada pela concepção que se tem de leitura. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta quais são os focos que a leitura pode ter e quais são as consequências de cada um desses focos.
a )
 Se o foco da leitura está centrado no autor, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no texto, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído unicamente pela sua intepretação pelo leitor.
b )
 Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído na interação entre o leitor e o texto.
 
c )
 Se o foco da leitura está centrado no autor, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no texto, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está na interação autor-texto-leitor, o sentido do texto é construído nessa interação.
d )
 Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está na interação autor-texto-leitor, o sentido do texto é construído nessa interação.
e )
 Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído unicamente pela sua intepretação unilateral.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Por que, de acordo com Rojo (2016), é possível falar em letramentos, no plural? Assinale a alternativa correta.
 
a )
 Porque é necessário que a escola amplie o recorte das práticas e dos usos sociais da escrita, passando a valorizar a cultura local, ou seja, os diferentes contextos culturais, as multimodalidades e a cultura digital.
b )
 Porque, ao ser adotado pela escola, o conceito de letramento foi evoluindo, porém, não pretende abranger a cultura local, pois a escola precisa considerar apenas os gêneros textuais historicamente privilegiados.
c )
 Porque, ao ser adotado pela escola, o conceito de letramento foi evoluindo e passou a abranger a cultura local, procurando encaixá-la aos moldes daquilo que é considerado como conhecimento historicamente construído.
d )
 Porque é necessário que a escola amplie o recorte das práticas de letramento, passando a valorizar também os eventos de letramento, os quais evidenciam a cultura local e as multimodalidades.
e )
 Porque essa nomenclatura abrange as práticas e os eventos de letramento, os quais, por sua natureza interacional em comum, podem ser tratados conjuntamente e usados de maneira simultânea em sala de aula.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Com base em Galvão (2010), indique a alternativa que apresenta as principais instâncias que contribuíram ou têm contribuído historicamente no Brasil para inserir as pessoas na cultura escrita.
 
a )
 A família e a escola.
b )
 A escola e a internet.
c )
 A família e a internet.
d )
 A família e as igrejas de diferentes denominações.
e )
 A internet e a televisão.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Indique a alternativa que explica por que se fala em apropriação do sistema de escrita alfabética.
a )
 Para deixar claro o entendimento de que basta ao indivíduo fazer diferentes combinações entre as letras do alfabeto para aprender a escrever.
b )
 Porque cada indivíduo aprende a ler e a escrever segundo algumas etapas e, portanto, a palavra apropriação revela esse percurso padrão para todos os aprendizes.
 
c )
 Para revelar o entendimento de que a aprendizagem do sistema de escrita alfabética é pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita.
d )
 Para transparecer o entendimento do alfabeto como um objeto que precisa ser internalizado na mente do aprendiz, tornando-se disponível para seu uso.
e )
 Porque revela que existe uma maneira apropriada para o indivíduo aprender a ler e a escrever, a fim de obter sucesso no processo de alfabetização.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Em linhas gerais, no que consiste alfabetizar considerando a psicogênese da língua escrita? Assinale a alternativa correta.
a )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no sociointeracionismo, desenvolvido por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, e que considera que a aprendizagem se constitui na interação do indivíduo com o meio em que está inserido. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição.
b )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como receptor ou objeto do processo de aprendizagem. Alfabetizar conforme essa teoria é considerar que a escrita é um código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição, além de ser necessário compreender o seu funcionamento.
c )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no sociointeracionismo, que tem Vygotsky como seu principal pensador, e que considera que a aprendizagem se constitui na interação do indivíduo com o meio em que está inserido. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição.
 
d )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como sujeito do processo de aprendizagem, não como mero receptor ou objeto. Alfabetizar conforme essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição; pelo contrário, é necessário compreender o seu funcionamento.
e )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como receptor, e não como um objeto do processo de aprendizagem. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita é um código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição, não sendo necessário o indivíduo compreender o seu funcionamento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Indique, a seguir, a alternativa que apresenta em que medida o letramento assume a posição de uma das dimensões da cultura escrita.
a )
 O conceito de cultura escrita é similar ao de letramento, uma vez que ambos investigam a cultura da oralidade, além dos usos sociais da leitura e da escrita.
b )
 O conceito de cultura escrita é mais restrito que o de letramento, uma vez que este abrange a leitura e a escrita, enquanto a cultura escrita não abrange a leitura.
 
c )
 O letramento vai além da cultura escrita, por exemplo, ao investigar a cultura da oralidade, que não está contemplada nos usos sociais da leitura e da escrita.
d )
 O conceito de cultura escrita é muito parecido com o de letramento, uma vez que ambos se referem aos usos sociais da leitura e da escrita.
e )
 O conceito de cultura escrita é mais amplo que o de letramento, uma vez que este se refere apenas aos usos sociais da leitura e da escrita.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A PNA de 2019 traz o seguinte conceito: "é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva" (BRASIL, 2019, p. 21). A que esse conceito se refere?
a )
 Letramento.
 
b )
 Literacia.
c )
 Princípio alfabético.
d )
 Método fônico.
e )
 Consciência fonêmica.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Assinale a seguir a alternativa que
indica o que define a singularidade do professor, de acordo com Nóvoa (2014):
a )
 A singularidade do professor é definida pela sua formação inicial, pois as suas concepções de educação, suas escolhas metodológicas e seu estilo pessoal vão depender da linha pedagógica à qual ele aderiu enquanto estava nos bancos acadêmicos.
b )
 A singularidade do professor depende das concepções que ele tem de educação e de suas escolhas metodológicas, porém tem pouca relação com as particularidades da história de cada sujeito e com o movimento dialógico que ele estabelece com a sociedade da qual faz parte.
 
c )
 A singularidade do professor é definida pelo caminho individual traçado na construção da identidade profissional, o qual vai depender das concepções que o professor tem de educação, bem como de suas escolhas metodológicas e de seu estilo pessoal.
d )
A singularidade do professor é definida pelo caminho individual traçado na construção da identidade profissional, porém não está ligada ao resultado de suas práticas pedagógicas, pois estas são fruto de suas experiências e escolhas.
e )
 A singularidade do professor é definida pelo propósito profissional de transmitir ou repassar conhecimentos preestabelecidos, geralmente por terceiros, para seus alunos, além de corrigi-los e verificar periodicamente sua evolução.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes