Buscar

Superdotação e Altas Habilidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Superdotação e Altas Habilidades
Leia as afirmações abaixo sobre características de indivíduos superdotados da inteligência interpessoal, e depois, assinale a alternativa correta.
I. Procure oportunidades para observar, identificar, interagir ou cuidar de objetos, plantas ou animais
II. Perceba os sentimentos, pensamentos, motivações, comportamentos, e os estilos de vida das outras pessoas
III. Perceba perspectivas diferentes em qualquer questão social ou politica
IV. Aprenda através através da visão e da observação. Reconheça fisionomias, objetos, formas, cores, detalhes e cenas
V. Navegue o seu eu e os objetos efetivamente através do espaço, como ao movimentar-se através de aberturas, encontrar a saída de uma floresta sem uma trilha, dirigir um automóvel pelo tráfego ou remar uma canoa em um rio.
Qual das afirmativas acima se relacionam a inteligência interpessoal?
Escolha uma:
Somente as afirmativas II e III estão corretas 
Texto da questão
Segundo Gainza (1988) as atividades musicais em ambiente escolar podem ter objetivos profiláticos, em quais aspectos? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Físico, psíquico e mental 
Texto da questão
A escala musical corresponde a:
Escolha uma:
um conjunto de frequências que identificam as diversas notas musicais. Todo e qualquer barulho é uma nota, e sua classificação dependerá do número de vibrações 
Texto da questão
Educar é um processo que se constrói nas relações interpessoais e que ao conviver com o outro, ocorre profundas mudanças o tempo todo. Para que este processo se efetive é necessário que haja a intervenção de profissionais competentes e recursos educativos/educacionais para construir as potencialidades dos educandos. Não importando que sejam, ______________ nos casos de indivíduos que apresentam habilidades específicas (crianças que lê antes dos 4 anos), sejam __________, (crianças que em uma idade precoce demonstram um desempenho ao nível de um profissional adulto a exemplo de Mozart) ou sejam __________, que implica na transformação de um campo do conhecimento com consequências fundamentais e irreversíveis a exemplo de Einstein, Freud, Leonardo da Vinci, Stephen Hawkins).
Qual das palavras elencadas nas alternativas abaixo, correponde de forma correta ao texto acima descrito? Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
precoce, prodígios, gênios 
Texto da questão
Quais dos processos abaixo auxiliam no desenvolvimento das habilidades da inteligência lógico-matemática? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
estabelecimento de um ambiente de aprendizagem físico, teatro, movimento criativo, dança, objetos de manipulação, jogos ems ala de aula, educação física, pausas para exercicios, excursões
aprimoramento da auto-estima, estabelecer e atingir objetivos, habilidades de raciocínio, conhecer a si mesmo através dos outros e educação emocionalmente inteligente
representação pictórica, instrumento de registro, visualização, variedade visual no material de aprendizagem, jogos de tabuleiros e cartas, arquitetura e artes visuais
lógica dedutiva e indutiva, trabalhar com números, sequenciação e problemas narrados 
aprendizagem cooperativa, gerenciamento de conflitos, respeitar as diferenças, resolução de problemas locais e globais e educação multicultural
Texto da questão
Leia as afirmações a seguir e depois responda a alternativa correta referente as características de pessoas com superdotação na inteligência lógico-matemática:
I. Tenha bom discernimento em questões relacionadas a quantidade, tempo, causa e efeito
II. Levante e teste hipóteses
III. É capaz de mudar mentalmente a forma de um objeto
IV. Costuma perceber e conectar padrões e relacionamentos
V. Decodifique gráficos, tabelas, mapas e diagramas. Aprenda por meio de representação gráfica ou meios visuais
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
Texto da questão
Leia o parágrafo a seguir e depois, responda assinalando na alternativa correta.
O estimulo para a inteligência ___________, inicia-se muito cedo, desde quando o bebê consegue conquistar a habilidade de achar um objeto entre o cobertor e permanecer com o ele em mãos. Por volta dos seis anos, a materialização dos objetos no cotidiano desse indivíduo aprimora essa inteligência. Nota-se quando a criança começar a fazer comparativos e aprende a “decifrar e a comparar objetos grandes e pequenos, grossos ou finos, estreitos e largos, próximos e distantes, iguais ou diferentes”.
De qual inteligência o texto acima se refere?
Escolha uma:
inteligência matemática 
Texto da questão
O pesquisador Joseph Renzulli, educador norte americano, na década de 70 elaborou um modelo de enriquecimento escolar que intitulou de “Modelo dos três anéis”. Quais são os itens que compõem cada anel? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
capacidade acima da média, envolvimento com as tarefas e criatividade 
Texto da questão
Leia o parágrafo a seguir e depois, responda assinalando na alternativa correta.
A inteligência ___________ nos permite entender e compreender as outras pessoas e comunicarmo-nos com elas, observando diferenças no temperamento, opiniões, ações, humor, motivações e nas habilidades. Essa inteligência inclui a capacidade de formar e manter relacionamentos, para criarmos personalidades dentro de grupos (assumir papeis), seja como líder ou membros dos mesmos. Superdotados dessa inteligência possuem habilidades sociais aprimoradas, normalmente identificando-se como líderes. Indivíduos que demonstrem compromissos autênticos em relação a outras pessoas e/ou a grupos, e, também, a capacidade (seja práticas ou ideais) para melhorar a vida dos outros exibem uma inteligência ____________ positivamente desenvolvida.
De qual inteligência o texto acima se refere?
Escolha uma:
 inteligência interpessoal 
Texto da questão
Não é preciso estar em contato com o campo para se desenvolver um pensamento _____________. Os alunos podem explorar vários lugares e coisas, como interior e exterior de sua escola, geladeiras, armazéns e armários, poças de água, suas mãos e o próprio céu, de dia ou a noite. Podem, inclusive, usar meios tecnológicos para viajar sobre montanhas, ir ao fundo do oceano ou mesmo espaço.
O trecho acima refere-se a uma das inteligências mencionadas no guia da disciplina. Qual das alternativas abaixo, completam o texto de forma adequada? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
naturalista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais