Buscar

Caso_Clinico_I_ProcessodeEnfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Una - Guajajaras
	Curso: Enfermagem
	Disciplina: Processo de Enfermagem
	Carga Horária: 40 horas
	Período: 4º
	Professor (a): Isamara Corrêa Lemos
	Turno: noite
CASO CLÍNICO
Trata-se de L.A.M, 7 anos, sexo masculino, pré-escolar. Acompanhado pela mãe à UPA-Santa Terezinha com relato de febre há 02 dias (não cessou com antitérmico), fraqueza, dor abdominal e há dois dias apresentando fezes líquidas (mais de três episódios por dia).
Criança é o 4º filho de uma família de 5, nascida de parto normal, não realizado todos os pré-natais. Não trouxe o cartão vacinal e a mãe não sabe informar se o cartão está completo. Nega alergias. Não faz uso de medicamento. Mãe (35 anos) relata que a refeição principal da criança é a oferecida na escola, não ingere diariamente leite ou derivados, refeição composta basicamente por arroz, feijão e farinha. Hábitos intestinais regulares (até três dias atrás). Hábitos de sono e repouso normais (cerca de 8 horas/dia). Mãe relata ser catadora de papel, garante o sustento dos 5 filhos com cerca de 450,00 reais pela venda do papel acrescido do valor recebido com o programa bolsa família. Companheiro faleceu há cerca de um ano, vítima de cirrose hepática alcoólica. Condições socioeconômicas precárias, casa de madeira próxima a um córrego aberto. Não frequentam nenhuma igreja no momento por causa da condição difícil que se encontram, mas se declaram evangélicos.
Ao exame o enfermeiro identificou que a criança estava prostrada, febril (38,3o C), abaixo do peso para idade (desnutrição leve), com palidez cutânea (+/4+), mucosa, com turgor e elasticidade da pele diminuídos, mucosa oral e ocular hipocoradas, ressecadas e sem brilho, condições precárias de higiene bucal (presença de cáries e língua saburrosa), linfonodos não palpáveis. Murmúrio vesicular fisiológico, sem ruídos adventícios (MVF s/ RA), eupneico (FR: 24 irpm). Bulhas cardíacas hiperfonéticas (BNRNF), eucárdico (FC: 110 bpm). Abdome distendido, ruídos hidroáreos hiperativos (RHA), refere dor à palpação superficial, não palpada visceromegalias (avaliação impedida pela dor), ainda apresentado episódios de fezes líquidas com odor tipicamente sugestivo de infecção do trato gastrintestinal, diminuição do volume urinário com aumento da concentração da urina. Pele perianal hiperemiada e com pequenas lesões superficiais (acometimento da epiderme). Genitália compatível com sexo e idade. 
Puncionado acesso venoso em membro superior esquerdo (MSE) para soroterapia e administração de antitérmicos. Aguardando resultados de exames para avaliação.
 
Questão 1. Elabore os diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia NANDA-I a partir do mapa conceitual abaixo:
 
	DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM COM FOCO NO PROBLEMA
	Sinais e sintomas
	Necessidade Humana Básica 
	Domínio da taxonomia da NANDA-I
	Classe da taxonomia da NANDA-I
	Enunciado diagnóstico da taxonomia da NANDA-I
	Causas dos sinais e sintomas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE RISCO
	Fatores de risco
	Necessidade Humana Básica 
	Domínio da taxonomia da NANDA-I
	Classe da taxonomia da NANDA-I
	Enunciado diagnóstico da taxonomia da NANDA-I

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais