Buscar

QUESTIONÁRIO BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA – 4º BIMESTRE
EXPLIQUE METABOLISMO.
O metabolismo celular é o conjunto de reações que ocorrem no ambiente celular com o objetivo de sintetizar as biomoléculas ou degradá-las para produzir energia. Atividade celular altamente coordenada, no qual sistemas multienzimáticos atuam conjuntamente visando 4 funções:
- obtenção de energia (nutrientes e solar);
- converter nutrientes em moléculas específicas;
- polimerizar precursores em macromoléculas;
- sintetizar e degradar biomoléculas de acordo com a necessidade celular.
DIFERENCIE CATABOLISMO DE ANABOLISMO.
- CATABOLISMO: reações de degradação de moléculas orgânicas complexas em moléculas menores com consequente liberação de energia. Ocorre em situações que o organismo necessita de energia como, por exemplo, entre refeições e jejum. 
→ oxidação → produz ATP → exergônico.
- ANABOLISMO: reações de síntese de moléculas orgânicas mais simples com consequente liberação de energia. Ocorre quando a célula dispõe de energia ou substrato suficiente.
→ redução → consome ATP → endergônico.
EXPLIQUE O PROCESSO DE OXIDAÇÃO DOS NUTRIENTES A PARTIR DE CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS E PROTEÍNAS.
Os nutrientes obtidos pela ingestão de carboidratos, lipídios e proteínas, ao serem oxidados perdem prótons e elétrons (H+ e e-) e tem seus átomos de carbono convertidos em CO2; os prótons e elétrons são recebidos por coenzimas (NAD e FAD) na forma oxidada, que passam assim à forma reduzida (NADH e FADH2); a reoxidação das coenzimas é obtida pela transferência de prótons e elétrons para o oxigênio molecular, que é então convertido a água. A energia derivada da oxidação é utilizada para sintetizar ATP.
NO METEBOLISMO DOS CARBOIDRATOS ENCONTRAMOS AS 4 METABÓLICAS, MENCIONE-AS.
No metabolismo dos carboidratos encontramos as seguintes vias metabólicas: glicólise, glicogênese, glicogenólise, gliconeogênese.
DESCREVA GLICEMIA.
A glicemia corresponde a quantidade de glicose livre por mg/dL de sangue.
A GLICEMIA É REGULADA PRIMEIRAMENTE PELA OFERTA DE ALIMENTOS, OU SEJA, QUANDO HÁ OFERTA DE GLICOSE (ALIMENTAÇÃO) OCORRE AUMENTO DE GLICEMIA, NA AUSÊNCIA DE GLICOSE (JEJUM), HÁ DIMINUIÇÃO DA GLICEMIA. EM RELAÇÃO A GLICEMIA, DIFERENCIE OS PROCESSOS GLICOGÊNESE DE GLICOGENÓLISE. CITE QUAIS HORMÔNIOS ATUAM E EM QUE PROCESSO ESPECÍFICO DA GLICEMIA.
A glicemia é regulada primeiramente pela oferta de alimentos, ou seja, o alimento aumenta a taxa de glicose no sangue, isto estimula a célula beta do pâncreas a produzir INSULINA, que vai realizar a glicogênese, processo o qual o fígado absorve a glicose e armazena na forma de glicogênio.
No período de jejum, a taxa de glicose no sangue está baixa, isto estimula a célula alfa do pâncreas a produzir GLUCAGON, que vai realizar a glicogenólise, processo o qual o fígado quebra o glicogênio e libera glicose. 
EM RELAÇÃO AO METABOLISMO ENERGÉTICO DESCREVA GLICÓLISE. MENCIONE EM QUE LOCAL DA CÉLULA OCORRE E QUAIS PRODUTOS SÃO GERADOS. 
Na glicólise ou via glicolítica 1 molécula de glicose é transformada em 2 moléculas de piruvato, com produção de 2 moléculas de ATP, CO2, H+ e e-. É a via central de catabolismo da glicose através de uma série de 10 reações enzimáticas que ocorrem no citosol. 
O PITUVATO FORMADO NA GLICÓLISE É UTILIZADO EM DIFERENTES VIAS METABÓLICAS DEPENDENDO DE VÁRIOS FATORES E NECESSIDADES MOMENTÂNEAS DE CERTOS METABÓLITOS CHAVE. MENCIONE EM QUAIS VIAS METABÓLICAS O PIRUVATO PODE SER UTILIZADO E PARA QUE FINALIDADE.
O piruvato formado na glicólise é utilizado em diferentes vias metabólicas dependendo de vários fatores e necessidades momentâneas de certos metabólitos−chave. 
EXPLIQUE O PROCESSO ANAERÓBICO DE FERMENTAÇÃO. E DIFERENCIE O PRODUTO GERADO PELA FERMENTAÇÃO DO MICROORGANISMO LEVEDURA E A PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO NAS CÉLULAS QUANDO HÁ AUSÊNCIA DE OXIGÊNIO NESTE POR EXCESSO DE ATIVIDADE FÍSICA LEVANDO A DOR.
A fermentação ocorre quando, após a glicólise não é realizado o ciclo de Krebs, porque o organismo em questão não o possui ou porque esta via está bloqueada, como durante a hipóxia (falta de oxigênio). 
AO FINAL DA GLICÓLISE SÃO GERADOS DOIS PIRUVATOS, CONTENDO 3C CADA UM. DESCREVA A REAÇÃO DE CONVERSÃO DO PIRUVATO A ACETIL-CoA.
DEFINA O PROCESSO DENOMINADO DE CICLO DE KREBS OU CICLO DO ÁCIDO CARBOXÍLICO E MENCIONE EM QUE PARTE DA MITOCÔNDRIA O MESMO OCORRE.
O Ciclo do Ácido Cítrico consiste numa série de reações metabólicas que constituem a via final comum para a oxidação de moléculas alimentares e inicia-se num metabólito comum a todas as vias, a Acetil-CoA. É um processo aeróbio que ocorre na matriz mitocondrial e permite a regeneração de NAD+ e de FAD, consome O2 (cadeia respiratória). 
MENCIONE QUANTOS NADH E FADH2 SÃO FORMADOS. E QUANTOS GTP SÃO CONVERTIDOS EM ATP.
6 NADH, 2 FADH2 e 2 ATP – produtos do ciclo de Krebs.
 
EXPLIQUE O QUE OCORRE NA CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS. MENCIONE EM QUE PARTE DA MITOCÔNDRIA O MESMO OCORRE. DESCREVA QUAIS SÃO OS PRODUTOS GERADOS NESTA FASE DA RESPIRAÇÃO AERÓBICA.
Na cadeia respiratória as coenzimas reduzidas no ciclo de Krebs são oxidadas pelo oxigênio molecular. Ocorre transferência de elétrons do NADH que serão utilizados para formar H2O. Ocorre bombeamento de H+ para o espaço intermembrânico da mitocôndria que gera um gradiente eletroquímico. A energia desta reação é posteriormente utilizada para síntese de ATP na fosforilação oxidativa. A cadeia respiratória ocorre nas cristas mitocondriais e tem como produto final 6 CO2, 6 H2O, e 38 ATP. 
RELATE QUANDO O OXIGÊNIO ENTRA NO PROCESSO DA CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS E MENCIONE QUAL PRODUTO É GERADO.
O O2 captura os e- que vieram do NAD e FAD, captura dois prótons p/ formar H2O - prótons que estavam no espaço intramembranoso. (???)
EXPLIQUE FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA E MENCIONE QUE PRODUTO GERA.
É a síntese de ATP a partir de ADP + Pi; É um processo que ocorre na mitocôndria; É acoplada a cadeia transportadora de elétrons; Utiliza a energia do gradiente para síntese de ATP; É catalisada pela enzima ATP-sintase.
RELATE BALANCETE (SALDO) DE ATP ADVINDO DA GLICÓLISE ATÉ O FIM DA CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS NA RESPIRAÇÃO AERÓBICA.
QUANTO A GLICONEOGÊNESE:
DÊ A DEFINIÇÃO: Quando a glicemia decresce e o estoque de glicogênio hepático e muscular não são mais suficientes para manter a homeostase, uma outra via do metabolismo de carboidratos é ativada: a GLICONEOGÊNESE. Na gliconeogênese a glicose é produzida a partir de precursores diferentes: aminoácidos, lactato e glicerol. Portanto, é uma via de catabolismo.
ONDE ESTA VIA OCORRE? Fígado (90%), córtex renal e intestino delgado.
LISTE AS PRINCIPAIS MOLÉCULAS PRECURSORAS: lactato, piruvato, glicerol e certos aminoácidos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE GLICÓLISE E GLICONEOGÊNESE? A glicólise é a quebra de glicose para produzir piruvato e a gliconeogênese é a produção de glicose a partir de precursores.
EXPLIQUE O PAPEL DA GLICONEOGÊNESE:
DURANTE O ESFORÇO FÍSICO: Durante o esforço físico, quando o músculo consome todo o glicogênio armazenado, a gliconeogênese é responsável por fornecer mais glicose para o músculo. 
DURANTE O JEJUM: Durante o jejum, é consumido o glicogênio armazenado no fígado, quando este acaba, a gliconeogênese produz mais glicose através dos precursores.
QUAIS ÓRGÃOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GLICONEOGÊNESE? Fígado, córtex renal e intestino delgado.
QUAL A LOCALIZAÇÃO INTRACELULAR DAS REAÇÕES DA GLICONEOGÊNESE? A gliconeogênese começa com a formação do piruvato no citoplasma, vai para dentro da mitocôndria onde passa pelo ciclo de Krebs e volta para o citoplasma.
QUAIS REAÇÕES DA GLICONEOGÊNESE SÃO DISTINTAS DAS REAÇÕES DA GLICÓLISE? 1- Piruvato para PEP
2- Frutose-1,6-bifosfato para frutose-6-fosfato
3- Glicose-6-fosfato para glicose.
COMO OCORRE A REGULAÇÃO DA GLICONEOGÊNESE? 
Dietas ricas em gorduras, inanição e jejum prolongado estimulam a gliconeogênese, pois elevam a disponibilidade de aminoácido, lactato e glicerol.
As enzimas envolvidas na via também são reguladas por ATP. 
O glucagon também é muito importante como regulador da gliconeogênese porque inibe a ação de algumas enzimas da via. 
Já, o álcool, inibe a gliconeogênese causando hipoglicemia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes