Buscar

RELATORIO PRATICA INSTALACOES1 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Admilson Gomes
Edilton Rios
Cristovão de Santana
Guilherme Batista
Pablo Sotero
Héricles Lins
Severiano Neto
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO ULTILIZANDO UM PAINEL DE INSTALAÇÕES ELÉTRICA RESIDENCIAL
 
Lauro de Freitas
2017
Curso: Engenharia Elétrica
Turno: Noturno
Disciplina: Instalações Elétrica de Baixa Tensão
Professor: Márcio Garcia 
Lauro de Freitas
2017
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção da nota referente ao 2º bimestre da disciplina Instalações Elétricas de Baixa Tensão ministrado pelo Professor Márcio Garcia no Curso de Engenharia Elétrica da UNIME.
 Lauro de Freitas
 2017
 Objetivo:
 Realizar uma série de experiências práticas em laboratório com base na apostila concedida pelo professor Márcio Garcia, utilizando um painel de instalação elétrica residencial, com a finalidade de aumentar nossos conhecimentos, conciliando a teoria da sala de aula com a aplicação prática exigida no dia a dia. 
 
 Introdução:
No dia 09 de maio de 2017 foi iniciada a nossa primeira aula prática de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Fomos conduzidos pelo Prof. Márcio Garcia ao laboratório de Instalações Elétricas da UNIME para realizar aulas práticas utilizando um painel de instalação elétrica residencial onde tivemos orientação do Professor com relação aos experimentos e manuseio dos equipamentos. As aulas em laboratório que foram ministradas pelo Professor Márcio Garcia proporcionaram aos alunos uma oportunidade de conciliar os conhecimentos teóricos pondo-os em prática, como também com o intuito de fazer com que o aluno buscasse mais conhecimento para desenvolver o relatório solicitado pelo Professor.
1.0 Introdução Teórica 
 
É impossível imaginar como seria nossa vida sem a eletricidade. Ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lâmpada, guardamos um alimento na geladeira para conservá-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.
Conceitos de Tensão, Corrente e Resistência:
Tensão é a diferença de potencial. Tal diferença é que força os elétrons a se deslocar por um condutor. A tendencia de um elétron se mover é diretamente proporcional a tensão. O movimento ocorre na busca de equilibrar a disparidade de potencial. A analogia hidráulica é a diferença de pressão em uma tubulação, por exemplo.
 Corrente é a medida direta do movimento dos elétrons! Ela representa quanta carga se move por um condutor em certo período de tempo. Como uma unidade de carga representa uma quantidade de elétrons conhecida, com a corrente representamos o número de elétrons por unidade de tempo que atravessam a secção transversal de um condutor. A analogia hidráulica é vazão em uma tubulação, por exemplo.
Resistência é a razão entre a tensão e a corrente e presenta a dificuldade que um elétron tem em se deslocar pelo condutor. Quanto aplicamos uma tensão a algum ponto do circuito uma corrente aparece. Tal corrente, será inversamente proporcional a resistência. A resistência, então, representa a dificuldade que certo material têm a passagem corrente elétrica.
Instalações Elétricas de Baixa Tensão e NBR 5410
A Norma Brasileira que regulamenta as Instalações Elétricas de Baixa Tensão é a NBR 5410. Esta Norma fixa as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas nela estabelecidas, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurança de pessoas e animais domésticos e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se às instalações elétricas alimentadas sob uma tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua. 
2.0 EXPERIÊNCIA: INTERRUPTOR PARALELO (THREE – WAY)
2.1 Conceito
Comando que utiliza dois interruptores de modo a acionar um ponto ou conjunto de pontos de locais distintos. Usualmente utilizado em escadas, corredores de tamanho médio, salas compridas, etc. Deve-se atentar ao fato de que este tipo de comando é feito utilizando-se interruptores específicos.
Figura 1 - Esquema de ligação do interruptor paralelo.
Figura 2 – Esquema equivalente.
Figura 3 – Esquema multifilar.
Figura 4 – Esquema unifilar.
2.2 Materiais Utilizados
01 painel de instalação elétrica residencial
 Figura 5 - Painel de instalação elétrica residencial
2.3 Procedimentos
Após entendermos o conceito de como funciona interruptor paralelo (three – way) iniciamos nossa prática, de inicio tivemos uma certa dificuldade devido a uma falha na montagem do interruptor pelo fabricante do painel, mas logo foi identificado e resolvido o problema acontece que os fios estavam invertidos, o que ocasionava um circuito diferente do mostrado pela figura 1. Assim que fizemos a ligação correta dos fios, acionamos o disjuntor eletrificando todo circuito, e o sistema funcionou perfeitamente em paralelo. 
LAMPADA FLUORESCENTE:
A instalação da lâmpada fluorescente necessita de um reator para dar partida a lâmpada. Houve dificuldade em instalar devido a dúvida quanto a voltagem e a ligação correta do equipamento. Essa ligação diferentemente das outras formas de ligação de lâmpadas, não tem a fase ligada a lâmpada, a fase é ligada no reator que por sua vez alimenta a lâmpada. É necessário usar o reator por que a lâmpada precisa de um impulso elétrico para ligar a lâmpada e mantar a corrente em um nível que não cause danos, são fornecidas correntes baixas. 
INSTALACAO DE CAMPAINHA (CIGARRA)
Da mesma forma que é ligada um interruptor simples, mas ao invés da lâmpada é ligada uma campainha que emite um som ao ser acionada o interruptor. Uma fase ligada ao interruptor, e o retorno é ligado a campainha que também recebe a outra fase. Após teste, foi instalado em série, na fase e retorno, uma lâmpada para que ao ser acionado a campainha ela acendesse.
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Considerando as aulas ministradas em sala de aula e laboratório pelo Professor Márcio Garcia em respeito às instalações elétricas de baixa tensão podemos observar na prática como são montados os circuitos elétricos residenciais, e como funciona seu sistema desde a eletrificação até o acionamento. Após a aula conseguimos fixar conceitos de interruptores simples e paralelo, montagem de um sensor de presença, instalação de relé fotoelétrico, campainha e lâmpada florescente. Também aprendemos o quanto é importante a leitura prévia da folha de dados e manual de instalação de qualquer componente elétrico, para não haver erros na montagem o que pode ocasionar em um acidente grave, ou prejuízo para o eletricista. Ao final da aula podemos refletir o quanto é importante as aulas práticas tanto para fixamos conhecimentos que já dominávamos, como para adquirir novos conhecimentos, enriquecendo assim nossas habilidades de futuros engenheiros eletricistas . 
4.0 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
https://www.embarcados.com.br/tensao-corrente-e-resistencia-eletrica/ (Acessado em 27 de Maio de 2017)
http://pep.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/03/apostila-de-pr%C3%A1ticas-em-instala%C3%A7%C3%B5es.pdf (Acessado em 27 de Maio de 2017)
PROJETO NBR 5410 1997 (TEXTO ADAPTADO)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais