Buscar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Domingo, 18 de Setembro de 2011 - 14:43:21
Autor(a): Lubia Martins da Cruz Mendes
Coautor (a): Marli Venâncio da Silva
Instituição: E.M. Prof. Luiz Carlos Alves da Cruz
lubiamcmendes@hotmail.com 
RESUMO
A matemática aplicada de forma lúdica pode se tornar diversão, um aprendizado, muito importante principalmente na infância, onde a criança está em fase de descobrimento, além de trabalhar diversas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade. Trabalhar com o lúdico nas séries iniciais é muito importante e se aplicado à matemática pode proporcionar o aprendizado mais prazeroso; associados aos fatores sociais e culturais; colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento. Por meio da brincadeira, a criança se envolve na atividade e sentindo a necessidade de partilhar com o outro, de dividir com o amigo, a experiência que está vivenciando. Esse tipo de atividade fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, buscando um meio de aprendizagem prazeroso.
Palavras Chaves: 1- matemática, 2- lúdico, 3- conhecimento
 
1-        INTRODUÇÃO
 
O projeto foi desenvolvido com alunos de sete anos da turma 1ª série da Educação Infantil da Escola Municipal “Professor Luiz Carlos Alves da Cruz.” No período matutino do dia 03 a 17 de Setembro de 2011. O trabalho relata a importância do lúdico no ensino da matemática no dia-a-dia da realidade da sala de aula, tendo em vista que o brincar leva a criança a fixar melhor o conteúdo trabalho em sala. A matemática aplicada de forma lúdica pode se tornar diversão, tornando o aprendizado mais prazeroso, quebrando tabus sobre a matemática; também pode haver maior interação entre a turma com que se está trabalhando, levando em conta o processo de aprendizagem e socialização. Principalmente vendo a realidade da escola trabalhada, onde os alunos são carentes afetiva e economicamente, esse tipo de atividade pode trazer uma afetividade maior tanto entre aluno-aluno como aluno-professor, mudando pelo menos um pouco essa realidade.
 
2-        O Lúdico Associado ao Ensino da Matemática
 
Segundo KAMII (1990)
 
 
“O objetivo de ensinar o número é o da construção que a criança faz da estrutura mental do número”.
 
O educador deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar autonomamente em todos os tipos de situação. Cabe a ele buscar formas didáticas diferenciadas para ensinar, que estimulem as formas de pensamento das crianças, fazendo com que elas pensem por si. Não apenas limitando a um mesmo raciocínio, mas propiciando atividades diferenciadas para estimular a mente da criança, que está em pleno desenvolvimento, para que a criança sinta o desejo de pensar logicamente.
Cabe ao professor estar inovando na sua maneira de ensinar a prática lúdica pode ser uma maneira de estimular, o desenvolvimento mental, pois faz com o aluno se torne mais interessados em aprender, ou mesmo acaba estudando mais sem perceber, pois através dessa prática aprender e ensinar se torna mais divertido, faz da construção do conhecimento uma forma mais prazerosa de se aprender e desenvolver a mente o intelecto da criança.
 
Segundo BORIN (1996)
 
“Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva, e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que esses alunos falam matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem”.
 
Diante disso vê se que a matemática é matéria de difícil aprendizado e temida pela maioria dos alunos, por isso a inserção de jogos, e atividades lúdicas tornam as aulas menos cansativas e mais atrativas, excluindo as teorias que a matemática é um “bicho de sete cabeças” e impossível de aprende-la, a atividade lúdica torna o ambiente menos hostil, e aproxima mais o professor do aluno, apresentando excelentes resultados, acabando com bloqueios e medos que os alunos apresentem com relação a matemática. Pois no momento do jogo as crianças não se sentem intimidadas e sentem maior desejo de participar da brincadeira, porque durante a aplicação das atividades elas se sentem iguais acabando com os medos, deixando transparecer apenas a vontade de brincar, e acabam por aprender de forma que nem imaginavam.
 
3-            Matemática e Jogos Lúdicos
 
Conforme Piaget (1984, p. 44),
 
“O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”.
 
Dessa maneira existe uma relação de proximidade entre jogo lúdico e educação de crianças favorecendo o ensino de conteúdos escolares um recurso usado na motivação e ensino às necessidades infantis. Essas atividades a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres permitem à criança vivenciar as experiências com a lógica e o raciocínio permitindo atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulando as reações afetivas, linguística, cognitivas e sociais. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado, é uma tática que vem romper barreiras e acabar com complexos das crianças com relação ao aprendizado, tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável. O lúdico além de ajudar no processo de aprendizado, ajuda o educador a ensinar e aplicar a questão de regras dentro do sistema de ensino, pois isso é um fator muito difícil de ser trabalhado principalmente porque muitos ainda não estão acostumados a viver em mundo cheio de regras e normas pré-estabelecidas, essas atividades permite a essas crianças noções da uma vida estruturada através de regras e moralidade. Facilitando o processo de alfabetização e conhecimento da criança, que está iniciando em mundo novo e desconhecido.
As atividades lúdicas precisam fazer-se presente como recurso didático no processo educacional, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, pois é imprescindível para um bom desenvolvimento do trabalho pedagógico efetivado pelo educador.
Durante o desenvolvimento da atividade lúdica é muito importante a participação do educador como a de agente socializador, ao fazer parte da brincadeira o professor consegue fazer com que todas as crianças se envolvam, proporcionando maior interação entre elas.
 
4-            Desenvolvimento da Prática de Ensino
 
Durante o decorrer das atividades foram realizadas diversas atividade associadas ao ensino e estimulo ao aprendizado da matemática como: formas geométricas, identificação das formas simples como triangulo, retângulo, losango, quadrado, e com os tangram. Iniciando a apresentação desta atividade contando uma lenda sobre o tangram.
Brincando livremente com os blocos lógicos, fazendo o reconhecimento de suas características. Seriando-os e classificando-os quanto à cor, forma, tamanha e espessura. Propõe-se criar novas figuras agrupando as peças aleatoriamente.
Jogo de trilha, onde os próprios alunos criam um tabuleiro, com os obstáculos e a história. O jogo ensina sequencia numérica. Ordem crescente e decrescente, contagem e quantificação, podem também ser utilizados dados para jogar.
Bingo, nas cartelas tradicionais, o aluno aprende a ler os números. Durante o sorteio anunciar os números de forma diferenciada, falando sobre dezenas e unidades, antecessores e sucessores, ou exigir algum tipo de operação para descoberta do numero sorteado. Está pode ser uma atividade para o final da aula, caso sobre tempo livre. O jogo de bingo foi uma opção de brincadeira escolhida para trabalhar
“unidade e dezena” com os alunos e também a adição, pois os números sorteados foram marcados com caroços de feijão os quais ao final do jogo deveriam ser somados.
Para trabalhar noções de tempo foi confeccionado um relógio de E. V.A onde os alunos puderam aprender sobre hora, minutos e segundos. Primeiramente foi explicado que uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos. Em aulas seguintes foram trabalhados exercícios com a finalidade de fazer com que os alunos assimilassem melhor o conteúdo ensinado, dentre outras atividades.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Contudo o trabalho feito com a turma viu-se que obteve um resultado positivo dentro da proposta apresentada, e o objetivo foi alcançado. Na turma da Educação Infantil todos conhecem as operações matemáticas, identificando-os e sabendo a função de cada um deles. Foram poucos os alunos que tiveram alguma dificuldade em desenvolver o conteúdo proposto, esses tiveram maior acompanhamento durante o estágio e continuam sendo acompanhados pela professora titular.
Em síntese a pratica pedagógica foi muito esclarecedora e contribuiu para o enriquecimento do conhecimento adquirido, colocando em pratica o conteúdo desenvolvido em sala de aula. O conteúdo de sala de aula foi muito enriquecedor e proveitoso.
Tendo em vista que o processo de aprendizagem de uma criança, que se desenvolve a cada dia, e fazer parte desse processo estimula a cada vez mais estar presente nesse meio para que se possa estar fazendo cada vez mais, ajudando a passar por essa fase da melhor forma possível.
 
REFERENCIAL TEÓRICO
 
ALVES, Eva Maria Siqueira, A ludicidade e o ensino de matemática. Papirus, Campinas: 2001.
BORIN,J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP;1996.
GIANSANTI, Carlo.  Matemática e jogos lúdicos. Campina, São Paulo: Martins Fontes, 1988.
KAMII, Constance. A Criança e o Numero: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.
PIAGET, Jean. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
SILVA, Elizabeth. Recreação com jogos de matemática. Rio de Janeiro: Sprint, 2001, p. 24.
 
AGRADECIMENTOS
 
A Deus por nos dar forças para enfrentar as dificuldades da vida e superar obstáculos. Depois aos nossos familiares que sempre nos apoiou, e estiveram ao nosso lado em todos os momentos difíceis, ajudando a superar todas as intercorrências da vida.
 
Escrito por Lubia Martins da Cruz Mendes e Marli Venâncio da Silva
Discentes do curso de Pedagogia
18 de Setembro de 2011 as 14:43:21

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais