Buscar

Atividade Contextualizada Direito Empresarialcial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNG
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
TUTOR: ANA FLÁVIA ROCHA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
No âmbito do direito internacional Privado. Trata-se da regra (lei do local do delito), pela qual a lei do lugar onde o ato ilícito foi cometido é que rege a responsabilização. 
Ou seja, a lei brasileira deve ser aplicada ao crime cometido no território nacional. É evidente que em caso de conflitos que envolvem nacionalidades diferentes, há diversos pontos a serem considerados conforme a situação. 
Neste caso, segundo descrito acima o direito internacional prevê que as leis a serem aplicadas quanto ao ato ilícito é a brasileira, pois foi onde o crime ocorreu. 
Quanto à lei especifica conhecida como CC: LIDB – Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro, que demonstra a forma de aplicação da Lei a ser utilizada em caso de conflitos, mostra-nos a importância dos elementos de conexão para decisão do caso. O elemento aplicável é o do “local do ato ou fato ilícito” que afirma que nestas circunstâncias é preciso avaliar se o crime cometido ofendeu a sociedade onde ele ocorreu, no caso, ofendeu a população brasileira, portanto são aplicáveis as devidas normas penais brasileiras. No entanto o Brasil possui o sistema de qualificação do instituto, isso significa que o juiz quem estabelece qual lei será aplicada para determinado crime. 
 No caso em que um italiano comete um crime no Brasil, será aplicada a legislação brasileira, ao menos que o Crime tenha sido praticado por alguém com imunidade diplomática (Embaixador e familiares ou Cônsul no exercício de suas funções), ou, ainda, se o crime, embora cometido no território nacional, ocorreu dentro de embarcação ou aeronave pública estrangeira, ou, ainda, se privada, estava apenas "de passagem" pelo Brasil (Aplicação do Princípio da Passagem Inocente). 
https://vladimiraras.blog/2013/11/05/jurisdicao-extraterritorial-e-competencia-criminal-
federal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais