Buscar

Exercício13 Teste de Hipótese e Nocoes_de_amostragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Piauí – UFPI
Centro de Ciências da Saúde – CCS
 Departamento de Medicina Comunitária
 Disciplina: Bioestatística
 Professora : Carla Patrícia
Exercício sobre Teste de Hipótese e Noções de Amostragem.
1. Dada a amostra de observações sobre o numero de alunos por turma numa pesquisa de disfonia em professores do ensino infantil da rede particular de Teresina (PI), 2018: 27, 30, 50, 27, 30, 31, 67, 35, 30, 33. Faça um teste de hipótese para saber se essa amostra pertence a uma população cuja média é µ=33,38 alunos. Use α=5,0%. Conclua.
2. A média de idade de uma população sob estudo dos fatores de risco para extração do terceiro molar inferior em Teresina (PI), 2018, é de µ= 23,67 anos. Uma amostra aleatória de n=10 pessoas nessa população apresentou média de 22,05 anos e desvio padrão s=3,08. As duas médias são iguais? Use α=1,0%.
3. Um dermatologista decidiu testar duas drogas no tratamento para acne, quis verificar se uma droga nova era melhor para tratar a acne em relação ao tratamento clássico vigente. Para tanto mediu o tempo de tratamento necessário para recuperação do paciente (em dias) em dois grupos A e B, obtendo os seguintes resultados:
Tratamento clássico (A): XA= 15,6 dias SA= 1,05 nA=12.
Tratamento novo (B): XB= 5,9 dias SA= 3,4 nA=12.
Faça um teste de hipótese e conclua. Use α=5,0%.
4. Suponha que a escolha dos 10 professores da primeira questão fosse selecionada da seguinte maneira: à medida que os professores iam chegando à escola de trabalho, de cada 6 professores 1 era escolhido até completar a amostra. Diga o tipo e o nome dessa técnica de amostragem utilizada.
5. Na questão três, as doze pessoas com a doença em cada grupo foram selecionadas na medida em que essas pessoas se apresentavam espontaneamente para participarem da pesquisa. Diga o tipo e o nome dessa técnica de amostragem utilizada.

Outros materiais

Outros materiais