Buscar

Relatório PIM I BRADESCO (Tirei Nota 8.5)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
Rio de Janeiro - 2019
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Rafael da Silva Givisiez
	1914981
	02
	Josias Ávila da Conceição Júnior 
	1909144
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
RESUMO
Diante do atual cenário brasileiro e das constantes mudanças que ocorrem no mundo corporativo,as organizações precisam estar alinhadas em torno de definições estratégicas claras , levando em consideração o fluxos de informações e conhecimentos que afetam o desempenho organizacional como um todo. Por isso,é necessário estabelecer um compromisso com a força de trabalho baseado no respeito mútuo e uma comunicação aberta.
INTRODUÇÃO
O sucesso de uma organização vai além das ferramentas de trabalho,da captação de recursos financeiros e tecnológicos,o alcance da qualidade na prestação de serviços e no ambiente organizacional resulta ,entre outros fatores ,de um comportamento positivos e comprometimentos dos colaboradores ,pois são as pessoas que fazem com que as coisas aconteçam,propõem melhorias e mudanças necessárias para o aperfeiçoamento .A empresa em estudo será a o Banco Bradesco S/A,que faz venda de produtos financeiros,foi fundado em 1940, em Marília, no interior de São Paulo, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos Em 1943 passou a ser chamar Banco Bradesco S/A.
 
O processo de liderança faz parte do sistema organizacional e,atuando como parte de um sistema ,precisa comunicar-se e relacionar-se com o restante da organização para que haja um bom relacionamento e melhoria do desempenho organizacional .
 
Assim esse trabalho busca analisar as estratégias de liderança e relacionamento utilizadas pelo Banco Bradesco S/A .Nessa análise será verificado o comprometimento de todos dentro da organização na busca de sincronismo perfeito ,envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivos; atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima qualidade,através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente –empresa e das informações contidas no Banco Bradesco S/A com vista à otimização deste relacionamento ,garantido assim ,maior nível de satisfação dos clientes e bom desempenho da equipe .
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A EMPRESA
O Banco Bradesco S/A, sua estratégia inicial consiste em atrair o pequeno comerciante, o funcionário público, pessoas de posses modestas.
O Banco Bradesco S/A é responsável pelo comércio empréstimos,capitalização,previdência privada,seguros de vida e carros.
Possui 4.649 agências bancárias para atendimento e todo o brasil e cerca 83.900 funcionários qualificados.
Assegurar condições satisfatória de conservação dos produtos visando satisfazer as necessidades de seus clientes e bom atendimento.
Buscando cada vez mais a fidelização e satisfação de seus clientes, o Banco Bradesco S/A implantou processo de planejamento estratégico,no qual foi definida à missão da empresa ,que é:¨Tratar nossos clientes como nosso maior patrimônio ,transformar nossos colaboradores em verdadeiros diferenciais de mercado ,tratando –os com peças fundamental dessa engrenagem,valorizando e reconhecendo os esforços de cada um,trazer da nossa empresa o referencial do mercado ,fazer do nossa empresa uma grande família .Esta declaração pauta as ações de gestores e funcionários em todos níveis da organização . 
Empréstimo é um contrato que o cidadão faz com uma instituição financeira para receber uma quantia em dinheiro que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida de juros e encargos. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica e podem ser utilizados da maneira que o cliente preferir.
Títulos de capitalização, ou planos de capitalização, são uma aplicação bancária, mas que funcionam como um jogo. O correntista do banco compra o título, paga mensalmente, e concorre a prêmios em moeda corrente. Estes prêmios na verdade antecipam os valores economizados com o pagamento regular dos títulos. Por isso a aplicação é uma mescla entre a economia programada e a loteria.
Previdência privada é um modelo de aposentadoria que complementa a previdência pública, na qual é possível escolher o valor da contribuição e o período em que ela será feita.Outro fator que difere este modelo de previdência do modelo de previdência social é que, caso o beneficiário queira desistir do plano, ele pode resgatar o valor que investiu.
Seguro de vida é uma garantia oferecida pelas seguradoras em que, mediante pagamentos mensais, uma pessoa pode contratar uma indenização financeira que será paga aos beneficiários em caso de sua morte, ou a ele mesmo em diversas situações previstas em contrato.
A definição de kotler (1993,p.38) tem se que fornecedores são empresas e indivíduos que prevêem os recursos de que a empresa necessita para produzir seus bens e serviços .Sendo ainda elementos que propiciam as entradas de recursos necessários a organização –matéria –prima,finanças ,mão – de- obras,materiais ,equipamentos .
 Kotler e Armstrong (1999),afirmam que se deve controlar a disponibilidade e o prazo de entrega dos suprimentos ,bem como a tendência de preços ,para que cliente não seja prejudicado em relação aos produtos e serviços oferecidos .Diante disso,pode-se dizer que ,para uma empresa corresponder às expectativas de seus clientes ,o primeiro passo è a formação de uma parceria com seus fornecedores .Afinal ,caso o elemento fornecedores dessa cadeia saia da engrenagem,implicará em conseqüência diretas aos clientes . 
Com isso utiliza-se da seguinte classificação de prioridades para definir seus fornecedores:disponibilidade,qualidade,agilidade de entrega e preço.
Assim podemos citar os alguns fornecedores :
Chamex (folhas de )
Bic (canetas)
Cliente 
Czinkota, 2001 relata que as empresas que detêm altos níveis de satisfação dos clientes,também parecem ter capacidade de se isolarem das pressões competitivas .Frequentemente os clientes estão dispostos a pagar mais e ficar com uma empresa que satisfaça sua necessidades e desejos .
Na visão do Banco Bradesco S/A a qualidade de seus serviços vem a ser o diferencial,ou seja,o fator ao cliente .Na dinâmica atual do mundo negócios ,ela opta por uma margem de lucro menor em favor da segurança do trabalho que envolve junto aos clientes .assim principais clientes do Banco Bradesco S/A são :
 Pessoas Físicas
Pessoas Jurídicas
 Como todo mercado de trabalho tem concorrentes o Banco Bradesco S/A tem certeza que seus produtos e serviços não são os mesmos das ditas concorrentes.Entretanto ,se faz importante considerá-las,uma vez que a percepção do cliente ainda não alcançou este ponto. 
C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial é a principal ferramenta de trabalho na construção de uma organização,tendo como objetivo o desenvolvimento e sucesso da empresa no mercado .Tem como finalidade tornar comum,ou seja,transmitir uma informação de uma pessoa para outra.Não havendo compreensão da mensagem podemos dizer que não houve a comunicação .
A agência foi planejado de forma,onde a gerência (área de negócios) fica separadas da área operacional (caixa de pagamento) aumentando a segurança do cliente, quando está utilizando numerários .
Departamento Regional e Diretoria ficam em prédios fora da agência onde cada regional cuida de sua área.
A comunicação empresarial é planejada de forma estratégica, que é coordenada por um departamento específico que cuida de cada área da agência para atender as necessidades dos clientes
A comunicação interna ou externa ,o principal canal comunicação é o email,correio eletrônico ,utilizado excessivamente na comunicação interpessoal e interfuncional.Entende -se forma de registrar qualquer conversação,solicitação ou ação entre as pessoas,setores e departamento . 	
 
Comunicação interna utilizamos os seguintes recursos :
Telefones
E mails
Correios eletrônicos
 
Comunicação externa : Representantes de vendas
promovem de forma simplificada comerciais de televisão,internet,redes sociais, outdoor e eventos para a divulgação dos produtos de formas presencial .
A comunicação externa também está com o contato direto com clientes para solução de problemas de qualquer natureza .
 
 Comunicação visual : roupas social e crachá de identificação.
Para priorizar o atendimento nossos clientes empresa oferece um atendimento de excelência,qualidade e confiabilidade.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
A Tecnologia da Informação pode proporcionar o enxugamento da empresa através da modernização segundo BERALDI E FILHO (2000), do processo de arquivamento de papéis, fichas, pastas, folhetos, dentre outros documentos: eliminação das atividades burocráticas que podem ser feitas facilmente nos computadores, o aumento da agilidade, segurança integridade das informações levantadas; redução de custos em todos os setores envolvidos; aperfeiçoamento da administração geral da empresa, do marketing, do planejamento e controle da produção, das demonstrações financeiras, das previsões orçamentárias, das análises de investimentos e de custos.
Sendo a informação um patrimônio um bem que agrega valor e dá sentido às atividades que a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isso é, que permitam transformações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível.
A tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade, é acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.
Técnicas de informática aplicadas na empresa Banco Bradesco S/A
O que observamos, baseando-nos em dados coletados da empresa Banco Bradesco S/A, é a utilização Constante de diversas técnicas de informática em todos os setores. A empresa utiliza o sistema IBM e Aplicativos on-line para efetuar todo o controle de suas operações, abrangendo toda a jornada do produto e também toda a jornada do cliente.
• Na Gerência, utiliza o sistema IBM; para a realização de vendas de empréstimos e financiamentos de veículos e imóveis, o sistema de Aplicativos online para para venda de capitalização, previdência privada, recuperação de crédito, seguro de vida e automóveis. 
• Setor Operacional(Caixa de Pagamento de Boletos), utiliza o sistema de Aplicativo on-line para a realização do pagamentos.
• No setor de Marketing do Banco Bradesco S/A, observamos a utilização dos softwares COREL DRAW e ADOBE PHOTOSHOP na confecção de artes gráficas promocionais. Além de todas as técnicas anteriormente citadas.
• O Banco Bradesco S/A, utilizá empresa tecnologias de segurança digital(PROXY), para a remoção de softwares mal intencionados e manutenção dos microcomputadores e a manutenção da rede.
• O Banco Bradesco S/A, utiliza internet via satélite é um método de acesso à Internet que utilizam como forma de transmitir dados ondas de rádio(normalmente microondas) enviadas por satélites artificiais em Órbita da Terra e na teoria, pode ser oferecido em qualquer parte do planeta. Possibilita altas taxas de transferência de dados, sendo sua comunicação feita do cliente para o satélite e deste para o servidor (ou podendo passar o sinal por outros satélites interligados).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto teve como intuíto apresentar um pouco mais sobre a empresa BRADESCO S/A e suas áreas de atividades assim como, introduzir os tópicos aprendidos até o presente momento no curso de logística e impregando-os na estrutura gerencial e funcional do BRADESCO S/A. Com isso foi possível aprender de forma dinâmica, de modo a interagirmos com alguns aspéctos gerecial e estrutural de uma empresa, organização e/ou grupos, levando o conhecimento do curso.
Podemos notar que o BRADESCO S/A se preocupa com fidelização e satisfação de seus clientes de forma que, o Banco Bradesco S/A implantou processo de planejamento estratégico,no qual foi definida à missão da empresa , que é:¨tratar nossos clientes como nosso maior patrimônio". Percebemos também, que para o BRADESCO S/A, a comunicação empresarial é a principal ferramenta de trabalho na construção de uma organização, tendo como objetivo o desenvolvimento e sucesso da empresa no mercado. A comunicação empresarial é planejada de forma estratégica, que é coordenada por um departamento específico que cuida de cada área da agência para atender as necessidades dos clientes.
Quanto a Técnicas de Informáticas, notamos que a empresa utiliza do sistema IBM e Aplicativos on-line. Buscando soluções lógicas e visuais para aumentar desde a segurança de suas ações e interações com o cliente assim como, facilitar e transmitir um maior conforto visual e interação desde funcionários a clientes/usuários no geral.
Foi um privilégio participar deste trabalho e poder conhecer um pouco mais sobre o BRADESCO S/A, principalmente podendo analisar de forma a,
impregar os conhecimentos até o momento adiquiridos no curso, podendo avaliar de forma técnica e crítica, interagindo de forma dinâmica, facilitando a percepção e aumentando a absorção dos meus conhecimentos sobre informações espostas da instituição.
REFERÊNCIAS
Revista Exame:
https://exame.abril.com.br/carreira/para-quem-sabe-o-que-quer/
Bradesco Poder Público:
https://www.bradescopoderpublico.com.br/html/poder_publico/pf/sobre/index.shtm
Marcas Meioemensagens: 
http://marcas.meioemensagem.com.br/bradesco/
Imprensa Bradesco:
https://imprensa.bradesco.com.br/BradescoPortal/static_files/assets/classic/pdf/sobre/revista_239.pdf
Entrevista concedida a José Ávila da Conceição. Rio de Janeiro, 6 Abr. 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais