Buscar

JOHNSON PIM III (Tirei NOTA 10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA 
JOSIAS AVILA DA CONCEIÇÃO JÚNIOR
RA: 1909144
 RAFAEL DA SILVA GIVISIEZ
RA: 1914981 
 
JOHNSON & JOHNSON
PIM III
 
 
 
 
 
 
 
 
BARRA MANSA
2019
RESUMO
A elaboração deste Projeto Multidisciplinar III (PIM III) visou realizar uma análise sobre a empresa farmacêutica Johnson & Johnson. Assim, para elaborar o presente projeto foram empregados conceitos/teorias associados às disciplinas Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada estudadas, as quais foram estudadas nesta parte do curso e também utilizaram-se dados sobre a empresa. Logo, na parte inicial do trabalho foram analisados aspectos vinculados à logística da Johnson & Johnson, tais como missão logística, fluxo logístico, cadeia de suprimento e logística reversa. Na segunda parte, foram analisados aspectos vinculados ao setor contábil da empresa, tais como: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, liquidez, aplicação em imobilizado e grau de endividamento. Na etapa final, foi evidenciada a aplicação da estatística na empresa através de dados estatísticos sobre desvios da qualidade dos produtos da mesma. Assim, o processo de elaboração desse projeto estabeleceu uma conexão direta entre a parte teórica e a parte prática do dia a dia de uma empresa de grande porte como a Johnson & Johnson, sendo esse fato essencial para o crescimento e desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Logística; Contabilidade; Estatística.
ABSTRACT
The elaboration of this Multidisciplinary Project III (PIM III) aimed to perform an analysis on the pharmaceutical company Johnson & Johnson. Thus, to elaborate the present project were used concepts/theories associated with the disciplines Fundamentals and Importance of Logistics, Accounting and Applied Statistics studied, which were studied in this part of the course and also used data about the company. Therefore, in the initial part of the work, aspects related to Johnson & Johnson logistics were analyzed, such as logistics mission, logistics flow, supply chain and reverse logistics. In the second part, aspects related to the accounting sector of the company were analyzed, such as: Balance Sheet, Income Statement, liquidity, investment in fixed assets and degree of indebtedness. In the final stage, the application of statistics in the company was evidenced through statistical data on deviations in the quality of its products. Thus, the process of elaborating this project established a direct connection between the theoretical and the practical part of everyday life of a large company such as Johnson & Johnson, and this fact is essential for professional growth and development.
Keywords: Logistics; Accounting; Statistic.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este Projeto Multidisciplinar III (PIM III) visou realizar uma análise relativamente detalhada sobre a empresa Johnson & Johnson a partir dos conceitos e teorias associados às disciplinas Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada com o intuito de estabelecer uma conexão entre a parte prática e teórica. 
A elaboração deste estudo foi fundamentada em dados fornecidos pela Johnson & Johnson e através de informações disponíveis no site da mesma. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa sobre tópicos relacionados às disciplinas citadas anteriormente em livros e artigos específicos de cada área. 
A Johnson & Johnson é uma empresa farmacêutica que apresenta o seu ramo de atuação organizado em três segmentos, os quais são: produtos de consumo, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos e diagnóstico. Em todos estes segmentos há uma grande diversidade de produtos que visam atender com eficiência e qualidade os clientes, pacientes e profissionais da área de saúde. 
Assim, na primeira parte do trabalho foram analisados alguns itens vinculados à logística da empresa, tais como: missão logística, fluxo logístico, cadeia de suprimento, e logística reversa, sendo nesse caso todo o processo análise baseado nos conteúdos inseridos na disciplina Fundamentos e Importância da Logística. Na segunda parte foi realizada uma análise a respeito da liquidez da empresa Johnson & Johnson, sendo a mesma fundamentada nos conteúdos estudados na disciplina Contabilidade. Na parte final do trabalho foi evidenciada a aplicação da estatística pela empresa Johnson & Johnson através dos dados estatísticos sobre os desvios da qualidade observados em seus produtos em alguns casos. 
1 A EMPRESA JOHNSON & JOHNSON
A Johnson & Johnson é uma empresa de origem americana fundada em 1886 na cidade de New Brunswick, estado de Nova Jersey pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson. Inicialmente tratava-se de uma pequena empresa, a qual com o passar dos anos expandiu-se até que se tornasse mundialmente conhecida. 
O ramo de atuação da Johnson & Johnson encontra-se organizado em três segmentos, os quais são: produtos de consumo, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos e diagnóstico. Em todos estes segmentos há uma grande diversidade de produtos que visam atender com eficiência e qualidade os clientes, pacientes e profissionais da área de saúde. 
 O fato dessa empresa ofertar ao mercado diversos produtos inovadores e de alta qualidade, fez com que a mesma crescesse e sofresse uma expansão mundial. Neste contexto, a Johnson & Johnson trata-se de uma empresa de grande porte que possui mais 275 unidades em cerca de 60 países diferentes, além disso é considerada a sexta maior empresa do mundo em saúde do consumidor, sendo a quinta maior do mundo em produtos biológicos e a oitava maior empresa farmacêutica do mundo. Devido ao fato de possuir muitas unidades e em diferentes países conforme mencionado, a mesma é responsável por empregar cerca de 118 mil pessoas. 
No Brasil, a Johnson & Johnson é composta pelo Parque Industrial de São José dos Campos (SP) e por um escritório central na cidade de São Paulo, no qual estão concentradas as áreas administrativas, vendas e marketing. Há escritórios regionais de vendas instalados em várias regiões do país e dessa forma compõem a estrutura física da mesma no Brasil. O Parque Industrial de São José dos Campos foi inaugurado 1954, sendo o mesmo considerado um dos maiores polos industriais da empresa no mundo. A área possui cerca de 910 mil metros quadrados, sendo composto pelo setor responsável pela fabricação de todos os produtos, um setor voltado para a área de Pesquisa e Desenvolvimento, além disso possui centro social, oficinas, escritórios e uma estação de tratamentos de efluentes.
A empresa é composta por um grande número de funcionários de diferentes áreas de formação e que atuam nos seguintes setores dentro da empresa: produção, manutenção, finanças, Recursos Humanos (RH) e qualidade.
Para Johnson & Johnson a qualidade de seus produtos é primordial, por isso a sua base de fornecedores é constituída por membros capazes de fornecer matérias-primas e insumos confiáveis e de qualidade.
Os produtos da Johnson & Johnson podem ser vistos mundialmente compondo o dia-a-dia das pessoas em residências, empresas e até hospitais, através de seus produtos cirúrgicos, de primeiros socorros, de higiene para crianças, higiene oral, farmacêuticos, higiene feminina e outros destinados a manter a saúde e o bem-estar. 
A empresa alvo deste estudo é bastante abrangente em termos de clientes e mercados, logo os produtos de consumo e farmacêuticos possuem um público bastante variado, o qual compreende desde recém-nascidos, bebês, crianças, adultos até os idosos. O segmento de dispositivos médicos e de diagnósticos tem como público-alvo os pacientes e profissionais da área de saúde de uma forma geral. O mercado atual no qual a empresa opera tem como característica ser bastante competitivo, logo em termos de concorrência, a Johnson & Johnson tem como principais concorrentes a: P&G, Bayer, Pfizer, e Unilever. 
2 FUNDAMENTOS
E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
Ao longo desta etapa do curso na disciplina Fundamentos e Importância da Logística foram estudados conceitos essenciais para a elaboração desta parte do trabalho, a qual consistiu em analisar diferentes aspectos relacionados à logística da empresa Johnson & Johnson. 
A logística pode ser definida como uma função administrativa, a qual tem como principais responsabilidades realizar o planejamento, alocação e controle do fluxo de recursos da empresa desde a fonte fornecedora até o consumidor final (DIAS, 2016). 
As empresas normalmente encontram-se inseridas em ambientes altamente competitivos e por isso as mesmas buscam continuamente formas de diferenciarem-se a fim de obter vantagens competitivas frente aos concorrentes (DIAS, 2016). Logo, a logística tem sido continuamente empregada como estratégia, visto que, a mesma permite planejar e desenvolver meios que atuem em prol do crescimento e competitividade da empresa no mercado (DIAS, 2016).
A logística desempenha um papel fundamental na Johnson & Johnson (empresa alvo deste trabalho) na busca constante para manter-se competitiva no mercado e para ter a preferência do cliente, visto que, a mesma atua como uma ferramenta indispensável para obter uma série de vantagens competitivas. As vantagens competitivas obtidas pela Johnson & Johnson são:
Redução de custos: com a utilização da logística a Johnson & Johnson consegue minimizar vários processos repetitivos o que leva à redução dos custos.
Aumento da visibilidade de processos: com o auxílio da logística a empresa em questão consegue acompanhar vários processos desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente de forma detalhada. Este fato permite que a empresa consiga identificar mais facilmente possíveis pontos de falhas e a partir disso torna-se viável propor novas formas para executar os processos citados. 
Aumento da eficiência: a logística permite que a Johnson & Johnson possua maior controle de todos os processos e isso reflete diretamente em um aumento da eficiência.
Aumento de lucros: a logística permite que a Johnson & Johnson consiga obter a redução de custos e atender adequadamente os clientes em decorrência disso a mesma obtém um aumento significativo dos lucros. 
Neste contexto, essas vantagens competitivas mencionadas permitem à empresa agregar valor operacional, visto que, há a otimização desde o transporte de matéria-prima até a chegada do produto final ao cliente o que garante a qualidade dos serviços e a eficiência dos processos. Assim, a Johnson & Johnson é capaz de garantir e até mesmo superar as expectativas de seus clientes e dessa forma ter a preferência dos mesmos frente aos concorrentes. 
A Johnson & Johnson possui um setor de operações logísticas, sendo o mesmo composto por profissionais altamente qualificados para desempenhar as atividades necessárias. Neste setor são executadas várias atividades como compra e recebimento de matéria-prima, separação e expedição de produtos, transporte e entrega dos produtos. Estas atividades são executadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, as quais são úteis para acompanhar o grande número de dados e para administrar todas as atividades citadas que compõem o setor de logística da Johnson & Johnson. Neste caso especificamente é utilizado um software denominado EPR, o qual é capaz de permitir a centralização e gestão de todas as informações necessárias para o setor de logística. O emprego deste software permite a Johnson & Johnson automatizar algumas atividades como: gestão de compras, controle de estoque, emissão de documentos, gerenciamento de pedidos, administração de contatos, gestão de informações de clientes e fornecedores e análise e cruzamento de dados. 
Os fatores priorizados pela empresa Johnson & Johnson são a qualidade e o custo, visto que, a mesma busca continuamente entregar ao mercado e ao consumidor final produtos que possuam alta qualidade e que estejam associados a um custo relativamente acessível. Para os clientes é importante ter a percepção dos benefícios dos produtos, logo é essencial que os produtos apresentem qualidade e que os custos associados aos mesmos sejam acessíveis e compatíveis aos benefícios oferecidos por eles.
2.1 Missão logística
A missão da logística está diretamente relacionada com a ação de dispor um produto ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas (DIAS, 2016).
Logo, a Johnson & Johnson em sua forma de atuação busca ter o produto certo, na hora certa, no lugar certo e nas condições desejadas. Para a empresa em questão ter o produto certo ela busca sempre escolher um produto que possua uma demanda alta e que a partir do mesmo seja possível garantir lucros. 
Em relação a ter o produto na hora certa a empresa se preocupa em utilizar seus serviços de transporte com eficiência para entregar o produto aos clientes no prazo adequado. 
Um fator que a empresa se preocupa bastante é o de enviar o seu produto para o lugar certo, assim a mesma sempre busca garantir que o mesmo seja entregue no lugar correto. Para que isso ocorra a empresa faz uso do rastreamento de localização o que permite que tanto a mesma quanto os clientes acompanhem todo o trajeto até o local de interesse (local certo). 
Adicionalmente, a Johnson & Johnson para ter o produto nas condições desejadas de uma forma geral preocupa-se constantemente com a qualidade, com agregação de valor e possua baixo custo, porém com os benefícios esperados pelos clientes a fim de ter um bom retorno financeiro.
Dessa forma, todas estas atuações citadas anteriormente foram capazes de gerar à Johnson & Johnson uma maior eficiência na execução de todos os processos consequentemente geraram uma redução significativa de custos. 
As atuações logísticas evidentemente gerarão valor para a empresa Johnson & Johnson, pois a partir das mesmas é possível melhorar o atendimento ao cliente de uma forma geral, há a garantia de uma maior precisão e agilidade em vários processos e diminuição de custos. Todos estes itens citados são importantes para os clientes compararem o custo do produto e o benefício perceptível ao adquirir o mesmo. 
2.2 Fluxo logístico
O fluxo logístico consiste em um caminho ou direção que é seguido, sendo o mesmo fundamental para um desempenho correto das atividades de uma dada empresa (DIAS, 2016).
Logo, o fluxo logístico de produtos e serviços da Johnson & Johnson possui várias etapas, as quais englobam desde o fornecimento da matéria-prima para a empresa até a chegada do produto final aos clientes. Assim, a primeira etapa corresponde à aquisição de matéria-prima através dos fornecedores, a partir da entrada da matéria-prima na empresa Johnson & Johnson ocorre sequencialmente o processo de gerenciamento destes materiais e após tem-se a etapa de produção. Após a etapa de produção, a empresa obtém o produto acabado e este será submetido ao processo de distribuição até os pontos de vendas do mesmo e assim a partir destes pontos os produtos chegam ao cliente final. Na Figura 1 é mostrado esquematicamente o fluxo logístico de produtos e serviços da Johnson & Johnson. 
Figura 1 – Fluxo logístico de produtos e serviços da Johnson & Johnson
Fonte: Adaptado de Johnson & Johnson, 2019.
Este fluxo logístico da Johnson & Johnson evidencia que o ciclo do pedido é adequado, ou seja, desde a necessidade do cliente até a chegada do produto acabado ao mesmo ocorre em conformidade com o esperado.
2.3 Cadeia de suprimento
Uma cadeia de suprimento também denominada de supply chain consiste em uma rede que interliga fornecedores, produtores, distribuidores, vendedores e clientes/consumidores, sendo assim a mesma abrange o processo logístico como um todo, o qual envolve desde a aquisição da matéria-prima até a chegada do produto ou serviço ao cliente/consumidor final (DIAS, 2016).
A cadeia de suprimento da qual a empresa Johnson & Johnson faz parte é constituída basicamente pelos fornecedores de matéria-prima, a empresa em si,
os distribuidores, os vendedores e os clientes. Esta cadeia de suprimento apresenta todos estes elementos interligados através do fluxo de produtos e o fluxo de informações, os quais acontecem simultaneamente. Neste contexto, a empresa atua de forma conjunta com todos os elementos que fazem parte da cadeia de suprimento até que o produto acabado chegue ao cliente final. Em resposta, os clientes por serem aqueles que demandam os produtos fornecem informações essenciais para orientar todas as atividades operacionais. Na Figura 2 é mostrado de forma simplificada o que foi descrito anteriormente.
Figura 2 – Cadeia de suprimento da qual a Johnson & Johnson faz parte.
Fonte: Adaptado de Johnson & Johnson, 2019.
Para realizar o gerenciamento da cadeia de suprimento são adotadas as seguintes medidas:
Realização do gerenciamento dos estoques;
Avaliação contínua dos custos envolvidos em todos os processos;
Realização de monitoramento e compartilhamento de informações essenciais para o crescimento e desenvolvimento do negócio;
Realização de planejamento a fim de que todos os objetivos sejam alcançados;
Realização da divisão de riscos entre os componentes da cadeia de suprimento;
Limitação do número de fornecedores a fim de estabelecer uma maior integração e um relacionamento de longo prazo com os mesmos;
Realização de todas as operações com agilidade e eficiência.
2.4 Logística reversa
A logística reversa consiste em uma parte da logística que visa promover o retorno de materiais que já foram utilizados para o ciclo produtivo de uma dada empresa, a fim de reaproveita-los ou tratá-los de forma adequada para posteriormente ser descartado e dessa forma permitir que a mesma atue dentro do conceito de sustentabilidade econômica e ambiental (DIAS, 2016).
A empresa Johnson & Johnson utiliza a logística reversa através do emprego de métodos que viabilizam a coleta e a restituição de materiais (produtos, parte de produtos e resíduos) ao seu ciclo produtivo. 
Neste contexto, a empresa possui pontos de coleta de materiais, os quais são descartados por motivos como vencimento ou desuso por parte dos clientes. Na sequência estes materiais sofrem um processo de triagem a fim de verificar qual o processo deve ser seguido para cada material, ou seja, é verificado se o mesmo passará por um processo de reutilização, reciclagem ou será devidamente tratado para que possa ser descartado corretamente. Logo, os materiais que são passíveis de reutilização e reciclagem retornam à Johnson & Johnson e consequentemente ao seu ciclo produtivo, fato que permite o retorno de materiais descartados novamente para os clientes na forma de produtos. Em contrapartida, os materiais que não possuem a possibilidade dos processos citados anteriormente, devem passar por uma central de tratamento de resíduos para que possam ser descartados. Na Figura 3 é mostrado todo processo de logística reversa empregado pela empresa Johnson & Johnson. 
Figura 3 – Logística reversa empregada pela Johnson & Johnson
Fonte: Adaptado de Johnson & Johnson, 2019.
A partir destes pontos abordados é possível inferir que este processo de logística reversa é capaz de proporcionar benefícios tanto ao meio ambiente quanto à empresa. Afinal, à medida que os materiais são reciclados e reutilizados o meio ambiente é conservado e simultaneamente a empresa consegue obter uma diminuição de custos considerável. A logística reversa da Johnson & Johnson pode ser considerada relativamente boa, contudo seria interessante ampliar as vias de retorno dos materiais de modo a abranger os outros componentes da cadeia de suprimento da qual a mesma encontra-se inserida. 
Conforme evidenciado, as atividades executadas pela Johnson & Johnson são realizadas dentro do conceito de sustentabilidade, visto que, trabalha continuamente no tratamento de resíduos e processos de reutilização e reciclagem de materiais conforme foi mostrado anteriormente no processo de logística reversa da empresa. 
A Johnson & Johnson tem inserido neste processo de logística reversa a questão da reciclagem e reutilização de embalagens. Conforme mencionado anteriormente, a mesma apresenta pontos de coleta de diversos materiais e isso inclui as embalagens, as quais conseguem retornar à empresa e sequencialmente aos clientes/consumidores. 
Esta preocupação da empresa com a reciclagem/reutilização de embalagens é fundamental para um crescimento e desenvolvimento da empresa dentro do contexto de sustentabilidade. É possível observar que nitidamente este processo é de extrema importância para a Johnson & Johnson e faz toda a diferença para a mesma. Entretanto, seria interessante as vias de coleta serem ampliadas a fim de que a reciclagem/reutilização das embalagens possuam um crescimento contínuo. 
3 CONTABILIDADE
Durante a disciplina de Contabilidade foram estudados tópicos importantes como demonstrações contábeis como Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), liquidez, imobilização do PL e grau de endividamento de uma empresa, sendo estes conteúdos fundamentais para esta etapa do trabalho.
A contabilidade pode ser definida como uma ciência que visa estudar, controlar e interpretar todos os fatos vinculados ao patrimônio das entidades, através de registros e demonstrações a fim de obter informações sobre a composição, variações e aspectos econômicos do patrimônio (LUDICIBUS; MARTINS, 2019).
Neste contexto, a disciplina de contabilidade foi empregada nesta etapa do projeto para analisar os seguintes pontos do setor contábil da empresa Johnson & Johnson: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), liquidez, imobilização do PL e grau de endividamento conforme encontra-se evidenciado a seguir. 
3.1 Análise do Balanço Patrimonial da empresa Johnson & Johnson
O Balanço Patrimonial pode ser definido como uma demonstração contábil que tem como principal objetivo evidenciar a real situação econômica e financeira uma empresa se encontra em um dado tempo (MARION, 2019). 
Segundo a Lei n°11.638/07 a estrutura do Balanço Patrimonial deve apresentar seguinte estrutura: ativo circulante e não circulante (realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado, intangível) e passivo circulante, não circulante, patrimônio líquido (capital, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria) (MARION, 2019), conforme mostrado na Figura 4 a seguir.
Figura 4. Estrutura do Balanço Patrimonial 
Fonte: Próprio autor.
O Balanço Patrimonial pode ser analisado a partir do emprego de técnicas de análise dos demonstrativos contábeis denominadas de análise horizontal e análise vertical. A análise horizontal (AH) permite realizar comparações e torna possível avaliar segundo alguns parâmetros qual foi a evolução da empresa em questão (MARION, 2019). O cálculo é realizado a partir da equação I: 
AH = [(Valor atual do item ÷ Valor do item no período base) - 1] ×100 (I)
A análise vertical (AV) também permite realizar comparações e tem como principal objetivo identificar a porcentagem de participação de um determinado indicador nos resultados obtidos em um dado período. A análise recebe esta denominação, pois são analisadas das demonstrações (MARION, 2019). O cálculo é a realizado a partir da equação II: 
 AV = Conta (ou grupo de contas) ÷ ativo total (ou passivo total) ×100 (II)
Assim, o Balanço Patrimonial empresa Johnson & Johnson teve alguns aspectos analisados empregando-se estas duas técnicas de análise dos demonstrativos contábeis, conforme ainda será mostrado nesta parte do trabalho.
Neste contexto, a análise sobre o Balanço Patrimonial da Johnson & Johnson mostrou que a mesma apresenta a estrutura básica segundo a Lei n° 11.638/07, ou seja, todos os pontos exigidos pela mesma nos grupos: ativo circulante e não circulante, passivo circulante e não circulante e patrimônio líquido são observados na Tabela 1.
Tabela 1. Balanço patrimonial da empresa Johnson & Johnson
Fonte: Johnson & Johnson, 2019. 
Os elementos analisados do Balanço Patrimonial da empresa Johnson & Johnson foram caixa, investimentos e empréstimos, pois são elementos que podem fornecer alguns indícios sobre o aspecto financeiro da empresa em questão. O período de análise considerado foi o dos últimos dois anos (2017/2018). A primeira análise realizada foi a análise horizontal (AH) e os cálculos foram realizados de acordo com a equação I mostrada anteriormente. Os resultados obtidos encontram-se evidenciados na Tabela 2 a seguir.
Tabela 2. Análise horizontal de alguns elementos do Balanço Patrimonial da Johnson & Johnson
	Elemento
(em milhares de reais)
	2018
	2017
	AHa
	Resultado
	Caixa
	126.984
	644.273
	80,3%
	Redução de 80,3%
	Investimentos
	8.917
	7.048
	26,5%
	Aumento de 26,5%
	Empréstimos
	271.150
	157.198
	72,5%
	Aumento de 72,5%
Fonte: próprio autor.
aCálculo realizado com a equação I AH = [(Valor atual do item ÷ Valor do item no período base) - 1] ×100
Os resultados evidenciaram que o elemento caixa sofreu uma redução significativa de 80,3% e os elementos investimentos e empréstimos sofreram um aumento de 26,5% e 72,5% respectivamente. Estes valores percentuais podem fornecer indícios de um possível problema financeiro na empresa no período considerado. Contudo, apenas através de elementos do Balanço Patrimonial da empresa torna-se relativamente complicado afirmar isso com convicção, visto que, haveria a necessidade de uma avaliação mais abrangente para se alcançar uma resposta mais conclusiva. 
Foi realizada a análise vertical (AV) dos mesmos elementos (caixa, investimentos e empréstimos), sendo os cálculos realizados a partir da equação II mostrada anteriormente. Os resultados obtidos encontram-se na Tabela 3 a seguir. 
Tabela 3. Análise vertical de alguns elementos do Balanço Patrimonial da Johnson & Johnson
	Parâmetro
(em milhares de reais)
	2018
	Total 2018
	AVa
	2017
	Total 2017
	AV
	Caixa
	126.984
	9.732.873
	1,3%
	644.273
	10.830.814
	5,9%
	Investimentos
	8.917
	9.732.873
	0,09%
	7.048
	10.830.814
	0,06%
	Empréstimos
	271.150
	6.944.255
	3,9%
	157.198
	8.373.139
	1,9%
Fonte: Próprio autor.
aCálculo realizado com a equação II AV = Conta (ou grupo de contas) ÷ ativo total (ou passivo total) ×100
Os resultados obtidos com a análise vertical (Tabela 3) mostraram que o elemento caixa e investimentos e empréstimos apresentaram uma diminuição de representatividade frente ao total do ativo, ou seja, o valor foi de 5,9% para 1,3%. Os elementos investimentos e empréstimos apresentaram um aumento do percentual de representatividade no total do passivo, ou seja, o valor foi de 0,06% para 0,09% para investimentos e de 1,9% para 3,9% para empréstimos. 
Novamente os valores percentuais obtidos podem fornecer indícios que a empresa em questão possa ter passado por alguns problemas financeiros no período considerado. Porém, conforme mencionado anteriormente apenas com estes dados não é possível inferir com plena certeza que trata-se realmente dessa situação.
3.2 Análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Johnson & Johnson
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma forma de demonstração contábil dinâmica que visa mostrar a formação do resultado líquido em um exercício, para que isso seja possível é realizado o confronto das receitas, despesas e custos (MARION, 2019). Esta demonstração possui a estrutura com os seguintes itens: Receita líquida; Lucro bruto, Resultado operacional, Lucro antes do imposto de renda e contribuição social, Lucro antes da participação em lucro, Resultado do exercício.
Assim, nesta parte foi realizada uma análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Johnson & Johnson. Inicialmente verificou-se que a estrutura básica exigida por lei (citada anteriormente) está em conformidade. Na Tabela 4 encontra-se a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Johnson & Johnson. 
 Tabela 4. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Johnson & Johnson
Fonte: Johnson & Johnson, 2019.
A demonstração do Resultado do Exercício (DRE) foi submetida inicialmente brevemente à análise horizontal. O elemento selecionado foi Receita operacional líquida, pois a partir da análise deste item é possível verificar os ganhos da empresa. Após os cálculos realizados a partir da equação I mostrada anteriormente, o resultado obtido encontra-se evidenciado na Tabela 5 a seguir. 
Tabela 5. Análise horizontal do elemento Receita operacional líquida
	Elemento
(em milhares de reais)
	2018
	2017
	AHa
	Resultado
	Receita operacional líquida 
	7.844.136
	6.258.187
	25,3%
	Aumento de 25,3%
 Fonte: Próprio autor.
aCálculo realizado com a equação I AH = [(Valor atual do item ÷ Valor do item no período base) - 1] ×100
O resultado da análise horizontal evidencia que no período considerado a receita operacional líquida apresentou um aumento de 25,3%, o que indica um crescimento nas vendas de produtos da mesma. 
A análise vertical deste mesmo parâmetro possui o seu resultado evidenciado na Tabela 6 a seguir. Neste caso, o total (100%) é representado pela receita bruta.
Tabela 6. Análise vertical do elemento Receita operacional líquida
	Elemento
(em milhares de reais)
	2018
	Total 2018
	AVa
	2017
	Total 2017
	AV
	Receita operacional líquida
	7.844.255
	13.212.171
	59,3%
	6.258.187
	10.477.352
	59,7%
Fonte: Próprio autor.
aCálculo realizado com a equação II AV = Conta (ou grupo de contas) ÷ ativo total (ou passivo total) ×100
Os resultados obtidos com a análise vertical (Tabela 6) mostraram que a receita operacional líquida de 2017 para 2018 diminuiu a sua representatividade em 0,4% frente à receita bruta. Contudo, trata-se de um valor percentual relativamente pequeno, por isso é possível inferir que não houve nenhum problema com a parte de vendas de produtos, visto que, a receita bruta sofreu um aumento no período considerado.
3.3 A liquidez da empresa Johnson & Johnson
A situação de liquidez de uma empresa também é um ponto importante a ser analisado no setor contábil, pois ao realizar um estudo sobre a liquidez de uma organização é possível identificar a capacidade que a mesma possui em cumprir os seus compromissos e dessa forma mantê-los em dia (MARION, 2019).
Os índices de liquidez que foram abordados nesta etapa do trabalho são: índice de liquidez geral, imediata, seca e corrente (MARION, 2019). Estes índices podem ser definidos da seguinte forma:
Índice de liquidez geral (ILG): infere sobre a solvência da empresa, ou seja, evidencia a capacidade da mesma em quitar as suas obrigações financeiras. Logo, a liquidez geral é calculada de acordo com a fórmula a seguir.
ILG = AC + ARLP/ PC+PNC
Onde: 
ILG = índice de liquidez geral; 
AC = ativo circulante;
ARLP = ativo realizável a longo prazo; 
PC = Passivo Circulante; 
PNC = Passível não circulante.
Índice de liquidez imediata (ILI): demonstra o que a empresa tem disponível para quitar suas despesas de maneira imediata ou instantânea (MARION, 2019). Desta forma, a liquidez imediata é calculada segundo a fórmula a seguir.
ILI = Disponível/ PC
Onde:
ILI = índice de liquidez imediata; 
PC = passivo circulante
Índice de liquidez seca (ILS): considera os valores que a empresa possui disponível para quitar suas contas a curto prazo. Este índice é bem parecido com o índice de liquidez corrente, contudo o mesmo não considera os estoques do ativo circulante da empresa (MARION, 2019), logo o cálculo é realizado de acordo com a fórmula a seguir.
ILS = AC – estoques/ PC
Onde:
ILS = índice de liquidez seca;
AC = ativo circulante;
PC = passivo circulante
Índice de liquidez corrente (ILC): evidencia a capacidade de pagamento de uma dada empresa a curto prazo (MARION, 2019) e o mesmo pode ser calculado de acordo com a fórmula a seguir.
ILC = AC/ PC
Onde: 
ILC = índice de liquidez corrente; 
AC = ativo circulante;
PC = passivo circulante. 
Neste contexto, a liquidez da empresa Johnson & Johnson foi analisada a partir dos cálculos realizados com as fórmulas mostradas anteriormente em conjunto com os dados contidos nas demonstrações contábeis da mesma e encontram-se evidenciadas nos tópicos a seguir. 
3.3.1 Índice de liquidez geral (ILG) da Johnson & Johnson
Neste contexto, a primeira abordagem será sobre a liquidez geral da empresa em questão considerando o último exercício. O índice de liquidez geral foi calculado a partir da fórmula mencionada anteriormente e assim tem-se: 
ILG = AC + ARLP/ PC+PNC
ILG = 7.650.154 + 1.464.564/ 5.986.211 + 958.044
ILG = 1,3
O valor obtido de 1,3 pode ser considerado positivo, pois está acima do recomendável que é igual ou maior que 1,0. Analisando apenas este item é possível inferir que a empresa em questão apresenta estabilidade financeira. Porém, para obter uma resposta mais assertiva seria necessário analisar outros parâmetros também.
3.3.2 Índice de liquidez imediata (ILI) da Johnson & Johnson
O índice de liquidez imediata (ILI) da Johnson & Johnson foi calculado conforme mostrado a seguir: 
ILI = Disponível/ PC
ILI= 126.984/5.986.211
ILI = 0,02
 
O ILI de 0,02 evidencia que devido ao fato da empresa apresentar um valor em caixa relativamente baixo e passivo circulante alto no período considerado a mesma possui um índice de liquidez imediata consideravelmente baixo. Logo, o mesmo encontra-se abaixo do considerado adequado que é igual ou maior que 1,0.
3.3.3 Índice de liquidez seca (ILS) da Johnson & Johnson
O índice de liquidez seca (ILS) foi calculado e sequencialmente avaliou-se o resultado obtido com o mesmo. O cálculo foi realizado conforme mostrado a seguir:
ILS = AC – estoques/ PC
ILS = 7.650.154 – 2.018.711/ 5.986.211
ILS = 0,94
O valor de 0,94 para ILS encontra-se um pouco abaixo do valor considerado ideal que é igual ou maior que 1,0. Assim, analisando apenas este item pode parecer que a empresa esteja apresentando algum problema, porém para que a real situação financeira da empresa seja evidenciada há a necessidade de analisar simultaneamente outros parâmetros. 
3.3.4 Índice de liquidez corrente (ILC) da Johnson & Johnson
O índice de liquidez corrente da empresa também foi calculado e analisado. O valor obtido encontra-se evidenciado no cálculo a seguir:
ILC = AC/ PC
 ILC = 7.650.154 / 5.986.211
 ILC = 1,27
Isoladamente o valor de ILC de 1,27 pode ser considerado relativamente positivo, visto que, o valor encontrado está dentro do valor adequado que é igual ou maior que 1,0. Contudo conforme já mencionado anteriormente avaliar a situação financeira de uma organização apenas através de um parâmetro torna-se uma atitude bastante arriscada e que pode levar a conclusões inadequadas sobre o setor financeira da mesma. 
3.4 Aplicação em ativo imobilizado da empresa Johnson & Johnson
No Balanço Patrimonial da empresa Johnson & Johnson (Tabela 1) mostrado anteriormente é evidenciado que a mesma realiza aplicação em ativo imobilizado. Nos últimos anos este tipo de aplicação da empresa engloba principalmente novos equipamentos, os quais são empregados no setor de produção e no laboratório de controle de qualidade, a fim de que a mesma possa oferecer continuamente produtos com alta qualidade, diversidade e segurança.
3.5 Grau de endividamento da empresa Johnson & Johnson
O grau de endividamento ou endividamento de uma empresa pode ser inferido através do índice de endividamento geral (EG). Este índice atua como um indicador financeiro, logo o mesmo pode indicar o quanto dos ativos totais da empresa encontram-se financiados por capital de terceiros (MARION, 2019).
Para calcular o índice de endividamento geral (EG) é empregada a seguinte fórmula:
EG = Total de passivo/ Total de ativo × 100
ED = 6.944.255/9.732873 × 100
 
ED = 71,3%
 O valor do índice de endividamento geral (EG) obtido foi de 71,3% e isso significa que o grau de dependência da empresa Johnson & Johnson em relação aos recursos de terceiros é de 71,3%. 
Este índice pode ser considerado aparentemente alto, porém assim como outros indicadores mencionados anteriormente, o mesmo isoladamente não é capaz de determinar qual a real situação financeira da empresa. 
Assim, para se ter uma conclusão mais assertiva sobre o aspecto financeiro da Johnson & Johnson seria necessário realizar uma análise mais abrangente e criteriosa de outros índices e parâmetros. 
4 ESTATÍSTICA APLICADA 
Na disciplina de Estatística foram estudados vários tópicos essenciais para a elaboração desta etapa do trabalho, a qual consistiu em evidenciar qual a aplicação dos dados estatísticos na área empresarial, mais especificamente na rotina de trabalho da empresa alvo deste estudo.
A estatística é uma ciência que fornece princípios e metodologias para a realização de coleta, análise, interpretação, organização e apresentação de dados, sendo a mesma atualmente considerada uma ferramenta indispensável dentro de uma organização (MORETTIN; BUSSAB, 2017). Neste contexto, em uma organização a estatística pode ser aplicada em diferentes áreas como produção, finanças. Marketing, recursos humanos dentre outras e por isso podem auxiliar positivamente a empresa em termos de crescimento e desenvolvimento (MORETTIN; BUSSAB, 2017).
4.1 Aplicação dos dados estatísticos pela empresa Johnson & Johnson
Conforme mencionado anteriormente a estatística pode ser aplicada em diferentes áreas de uma dada empresa, dessa forma é possível inferir que os dados estatísticos são essenciais para que a empresa consiga obter um maior controle de vários aspectos fundamentais para que a mesma atue de forma eficiente.
No caso específico da empresa Johnson & Johnson escolheu-se evidenciar a aplicação dos dados estatísticos para avaliar o número de lotes rejeitados em decorrência de desvios da qualidade. Estes desvios da qualidade englobam irregularidades vinculadas a erros operacionais, falhas de equipamentos e processos de uma forma geral. Assim, foram analisados os dados de 2014-2018 conforme mostrado no Gráfico 1 a seguir. Neste gráfico são evidenciados o número de lotes rejeitados por ano (percentual) em decorrência de desvios da qualidade e no caso o primeiro ano é indicado como 100% do número total de desvios.
 Gráfico 1. Percentual de lotes rejeitados por ano devido a desvios da qualidade.
Fonte: Johnson & Johnson, 2019.
A partir dos dados fornecidos pela empresa sobre os lotes rejeitados em decorrência de desvios da qualidade foram realizados os seguintes cálculos estatísticos: média, mediana, desvio padrão, variância e coeficiente de variação. Todos os cálculos citados forma realizados com dados do Gráfico 1 normalizados, conforme mostrado na Tabela 7 a seguir.
 Tabela 7. Porcentagem normalizada
	Ano
	Porcentagem (normalizada)
	2014
	1,00
	2015
	0,94
	2016
	0,94
	2017
	0,70
	2018
	0,76
 Fonte: Johnson & Johnson, 2019.
Neste contexto, os cálculos estatísticos realizados e a discussão sobre os resultados foram os seguintes: 
Média (): é o quociente da divisão da soma dos valores (dados, observações) da variável pelo número deles, conforme mostrado na fórmula a seguir.
Sendo: = média; = os valores da variável; n = o número de valores.
O cálculo da média com os dados normalizados é mostrado a seguir.
Este resultado = 0,79 infere que em média os desvios da qualidade no período considerado foram de 79%. 
Mediana: o valor mediano é o valor central dos dados. 
Logo, tem-se: 1; 0,94; 0,94; 0,70; 0,76. Neste caso, a mediana destes dados é 0,94, ou 94%.
Desvio-padrão (S): o desvio-padrão é a medida mais usada para estabelecer comparação de diferenças entre grupos, por ser mais precisa e estar na mesma medida do conjunto de dados. Ele determina
a dispersão dos valores em relação à média. A fórmula é dada pela raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios, conforme mostrado a seguir. 
=
O cálculo realizado com os dados normalizados é mostrado na sequência.
S = 0,13
Este resultado mostra que a dispersão dos valores dos dados em relação à média é igual a 0,13. 
Variância (): a variância é o valor do desvio-padrão elevado ao quadrado, conforme a fórmula a seguir.
O cálculo realizado com os dados normalizados é mostrado na sequência.
Este resultado mostra que a dispersão dos valores dos dados em relação ao valor esperado é igual a 0,026
Coeficiente de Variação (CV): O coeficiente de variação (CV) é definido como o quociente entre o desvio-padrão e a média, conforme mostrado na fórmula a seguir. 
O cálculo realizado com os dados normalizados é mostrado na sequência.
Este resultado mostra que o coeficiente de variação é igual 0,15 ou 15%, esse valor remete a uma homogeneidade relativamente pequena entre os dados. 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O processo de elaboração desse presente Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III) permitiu que muitos conceitos e teorias vinculados às disciplinas de Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada fossem aprimorados e consolidados. 
Adicionalmente, a realização deste projeto permitiu estabelecer um enlace entre a teoria e a prática, ou seja, através do mesmo foi possível identificar claramente como muitos conceitos/teorias encontram-se inseridos em atividades do dia a dia de uma empresa como a Johnson & Johnson.
Neste contexto, a pesquisa que foi realizada a respeito da Johnson & Johnson evidenciou aspectos inerentes ao setor de logística, contábil da mesma e a aplicação da estatística na identificação do número de lotes rejeitados em decorrência de desvios da qualidade.
Portanto, a partir do Projeto Integrado Multidisciplinar III foi possível analisar a empresa Johnson & Johnson e identificar que para a mesma manter-se em alto nível de competitividade é fundamental apresentar os setores de logística e contábil atuando de forma eficiente e empregar a estatística como ferramenta facilitadora de muitas atividades diárias na organização. 
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIAS, M.A. Introdução à Logística – Fundamentos, Práticas e Integração. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.
JOHNSON & JOHNSON. Disponível em: https://www.jnjbrasil.com.br/. Acesso em: 22 Set. 2019.
LUDICIBUS, S.; MARTINS, E. Contabilidade Introdutória. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARION, J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. 
MORETTIN, P.A.; BUSSAB, W.O. Estatística Básica. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais