Buscar

APOL 2 NOTA 100 FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1B
	 2B
	 3A
	 4A
	 5A
Questão 1/5 - Psicopedagogia
Leia a citação:
 A psicopedagogia tem como foco de estudo a aprendizagem, nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHNEIDER, L.; BLASZKO, C. E. A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR:  estudo pautado pelas vozes dos profissionais. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25923_14088.pdf. Acesso: 15/10/2019.
De acordo com a citação, com a vídeo aula 2, o tema 4 – A Psicopedagogia  no Brasil, a rota de aprendizagem e os conteúdos dos artigos disponíveis em Material Complementar, assinale a alternativa verdadeira que indica como surge a psicopedagogia no Brasil: 
	
	A
	Surge por meio da influência da cultura alemã que era marcada pela medicalização e tratamento terapêutico das crianças.
	
	B
	Foi influenciada pela psicopedagogia argentina que acredita que os aspectos sociais, econômicos, orgânicos, psicológicos podem impactar no processo de desenvolvimento da aprendizagem humana.
	
	C
	A psicopedagogia argentina acreditava que somente um trabalho paralelo à escola poderia reabilitar os sujeitos nos seus processos de aprendizagem.
	
	D
	Foi por influência da psicopedagogia argentina que acreditava que a instituição escolar não é um espaço de tratamento e prevenção das dificuldades de aprendizagem, mas sim por meio da reabilitação em espaços clínicos.
	
	E
	Foi influenciada pela psicopedagogia argentina que acredita que somente por meio dos aspectos biológicos pode-se avaliar, prevenir e tratar a aprendizagem humana.
Questão 2/5 - Psicopedagogia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Sigismund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao império austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Nathanson, de origem judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos de idade, sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRAZÃO, Dilva,  Biografia de Sigmund Freud.  < https://www.ebiografia.com/sigmund_freud/>. Acesso em: 25 ago. 2018. 
De acordo com o livro-base Fundamentos da Psicopedagogia, Sigmund Freud é considerado como pai de qual das ciências a seguir?  Leia as alternativas e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Pai da psicopedagogia.
	
	B
	Pai da psicanálise.
	
	C
	Pai da psicobiologia.
	
	D
	Pai da psicologia.
	
	E
	Pai da pedagogia.
Questão 3/5 - Psicopedagogia
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Pioneiro na prática psiquiátrica argentina, sua experiência de trabalho lhe permitiu saber que os loucos eram indivíduos sofredores, marginalizados pela sociedade e que era sempre possível ajudá-los a curar-se. Inicia seus trabalhos num asilo de oligofrênicos, onde a primeira tarefa que realiza é a formação de uma equipe de futebol. Através desse tipo de recreação busca a ressocialização. Com esta experiência ele se dá conta da importância do esporte e da equipe de futebol como uma terapia grupal dinâmica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS GRUPAIS ENRIQUE PICHON-RIVIÉRE (CIEG).  A trajetória de Pichon-Rivière.  <http://ciegepr.org.br/pichon-trajetoria/>.   Acesso em: 05 ago. 2018. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, Pichon-Rivière, o precursor da Psicologia Social, centrou seus estudos três dimensões. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	A dimensão do indivíduo, do grupo e da instituição.
	
	B
	A dimensão do grupo, a da família e a da igreja.
	
	C
	A dimensão do indivíduo, a da família e a do lazer.
	
	D
	A dimensão da escola, a da instituição e a do sujeito.
	
	E
	A dimensão da escola, o da sociedade e a do ócio.
Questão 4/5 - Psicopedagogia
Leia, atentamente, o excerto de texto a seguir: 
“A psicopedagogia, concebida como uma área de conhecimento relativamente atual, historicamente apresenta como objeto de estudos, o processo de aprendizagem e suas interfaces com os vários campos de conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERES, Maria Regina; MOURAO ALVES OLIVEIRA, Maria Helena. Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relatos de profissionais. Ciênc. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 12, p. 115-133, nov.  2007 .   <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000300012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  02  set.  2018. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicopedagogia tem, por objeto de estudo, o processo de ensino e aprendizagem e considera que o ato de aprender abrange certas condições. Quais são essas condições? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Cognitivas, afetivas, criativas e associativas.
	
	B
	Relativa, informativa, subjetiva e criativa.
	
	C
	Criativa, objetiva, informativa e subjetiva.
	
	D
	Afetiva, cognitiva, informática e objetiva.
	
	E
	Criativa, associativa, objetiva e subjetiva.
Questão 5/5 - Psicopedagogia
Observe o texto a seguir: 
“A Psicopedagogia institucional tem um papel crucial na ação preventiva, pois a criança e o adolescente que não são entendidos em suas dificuldades iniciais poderão bloquear a aprendizagem e possivelmente necessitarão de atendimento clínico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões.  O trabalho do psicopedagogo institucional.  Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 139, dez. 2012. <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/17281/10050>.  Acesso em 20 jul. 2018. 
O texto do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia  ressalta que o espaço de atuação do psicopedagogo institucional vai além dos muros da escola, haja vista que o processo de aprendizagem é contínuo e é preciso incorporá-lo em nossas ações cotidianas. Assim, o campo de trabalho do psicopedagogo está presente em outras áreas. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Hospitais, empresas, asilos e ONGs.
	
	B
	Clínicas e hospitais.
	
	C
	ONGs e asilos.
	
	D
	Empresas e hospitais.
	
	E
	ONGs e empresas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes