Buscar

forca_magnetica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Interbits – SuperPro ® Web 
1. (Eear 2019) Uma partícula com carga elétrica igual a e velocidade de é lançada perpendicularmente a um campo magnético uniforme e sofre a ação de uma força magnética de intensidade igual a Determine a intensidade do campo magnético (em Tesla) no qual a partícula foi lançada. 
a) 
b) 
c) 
d) 
 
2. (Ucs 2012) Dentro do tubo de imagem de um televisor, a corrente elétrica, numa bobina, aplica sobre um elétron passante um campo magnético de de direção perpendicular à direção da velocidade do elétron, o qual recebe uma força magnética de Qual o módulo da velocidade desse elétron? (Considere o módulo da carga do elétron como ) 
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
 
3. (Espcex (Aman) 2013) Partículas com grande velocidade, provenientes do espaço, atingem todos os dias o nosso planeta e algumas delas interagem com o campo magnético terrestre. Considere que duas partículas A e B, com cargas elétricas e atingem a Terra em um mesmo ponto com velocidades, perpendiculares ao vetor campo magnético local. Na situação exposta, podemos afirmar que 
a) a direção da velocidade das partículas A e B não irá se alterar. 
b) a força magnética sobre A terá sentido contrário à força magnética sobre B. 
c) a força magnética que atuará em cada partícula terá sentido contrário ao do seu respectivo vetor velocidade. 
d) a força magnética que atuará em cada partícula terá o mesmo sentido do vetor campo magnético local. 
e) a direção da velocidade das partículas A e B é a mesma do seu respectivo vetor força magnética. 
 
4. (Upf 2014) Considere uma partícula com carga positiva a qual se move em linha reta com velocidade constante Em um determinado instante, esta partícula penetra numa região do espaço onde existe um campo magnético uniforme cuja orientação é perpendicular à trajetória da partícula. Como resultado da interação da carga com o campo magnético, a partícula sofre a ação de uma força magnética cuja direção é sempre perpendicular à direção do campo e ao vetor velocidade instantânea da carga. Assim, a partícula passa a descrever um movimento circular uniforme num plano perpendicular ao 
Supondo que o módulo da velocidade da partícula seja que o módulo do campo magnético seja e que o raio da circunferência descrita pela partícula seja é correto afirmar que, nessas condições, a relação carga/massa da partícula é de: 
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
 
5. (Ufpa 2016) Uma carga elétrica (negativa) entra, com velocidade numa região onde existe um campo magnético que está indicado com os símbolos (que representam um vetor entrando no plano desta folha).
A alternativa que indica o vetor (direção e sentido) da força magnética no exato instante no qual a carga entra na região do campo magnético, com o vetor velocidade na posição horizontal, conforme está indicado na figura acima, é: 
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
 
6. (Imed 2018) Uma máquina de ressonância magnética necessita criar um campo magnético para gerar as imagens utilizadas para diagnósticos médicos. Isso nos mostra a relação entre medicina e tecnologia e o grande avanço que essa parceria proporciona. Uma forma de gerar campo magnético de intensidade constante de é utilizando supercondutores resfriados a temperaturas inferiores a Entretanto, esses supercondutores, são muito bem isolados por vácuo, não atrapalhando e causando desconforto aos pacientes em exame.
Qual seria a intensidade da força magnética sobre um elétron que incidisse perpendicularmente nesse campo magnético a uma velocidade de (Considere a carga elementar 
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
 
Gabarito: 
Resposta da questão 1:
 [B]
Pela fórmula da força magnética sobre uma partícula, temos:
 
Resposta da questão 2:
 [E]
Dados: 
Da expressão da força magnética:
 
Resposta da questão 3:
 [B]
De acordo com o físico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920), toda carga elétrica lançada com certa velocidade em direção a um campo magnético , fica sujeita à ação de uma força magnética , se a direção do vetor velocidade não for paralela à direção do vetor campo magnético .
Caso a carga elétrica seja positiva, utilizamos a regra da mão direita para determinar a orientação dos vetores:
 
Caso a carga elétrica seja negativa, utilizamos a regra da mão esquerda para determinar a orientação dos vetores:
Analisando as alternativas:
[A] Falsa. Como as partículas ficam sujeitas a atuação da força magnética devido a sua velocidade ser perpendicular ao campo magnético, haverá alteração da direção de suas velocidades.
[B] Verdadeira. Analisando as regras da mão direita e esquerda, verificamos que se uma partícula é positiva e outra é negativa, as forças que atuam em cada uma das partículas terão sentidos opostos.
[C] Falsa. Analisando as regras da mão direita e esquerda, verificamos que a força magnética é perpendicular ao vetor velocidade.
[D] Falsa. Analisando as regras da mão direita e esquerda, verificamos que a força magnética é perpendicular ao vetor campo magnético.
[E] Falsa. Analisando as regras da mão direita e esquerda, verificamos que a força magnética é perpendicular ao vetor velocidade. 
Resposta da questão 4:
 [C]
Dados: 
A força magnética age como resultante centrípeta.
 
Resposta da questão 5:
 [B]
Aplicando as regras práticas do eletromagnetismo, da mão esquerda ou da mão direita, conforme as figuras, conclui-se que a força e vertical, para baixo, pois a carga é negativa.
 
Resposta da questão 6:
 [C]
 
Resumo das questões selecionadas nesta atividade
Data de elaboração:	06/11/2019 às 08:29
Nome do arquivo:	Stz for?a magn?tica 3 col teste
Legenda:
Q/Prova = número da questão na prova
Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®
Q/prova	Q/DB	Grau/Dif.	Matéria	Fonte	Tipo
 
1	182490	Baixa	Física	Eear/2019	Múltipla escolha
 
2	116353	Baixa	Física	Ucs/2012	Múltipla escolha
 
3	120824	Baixa	Física	Espcex (Aman)/2013	Múltipla escolha
 
4	134747	Baixa	Física	Upf/2014	Múltipla escolha
 
5	163082	Baixa	Física	Ufpa/2016	Múltipla escolha
 
6	180175	Baixa	Física	Imed/2018	Múltipla escolha
 
Página 1 de 3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais