A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Revisao av1 e av2 de sociologia aplicada ao Direito

Pré-visualização | Página 5 de 6

doberman e rotweiller circulem a qualquer hora do dia, desde que usem focinheira, enforcador e que estejam acompanhados por maiores de 18 anos. No último sábado, por exemplo, por volta das 15 horas, o comerciante Joaquim Manuel de Oliveira, de 34 anos, morador de Copacabana, passeava no Parque do Cantagalo, na lagoa, com a sua pitbull de 5 anos totalmente à vontade. Ele foi franco: - Para evitar problemas, eu só estava saindo de madrugada (quando a lei, revogada pela atual, proibia os passeios diurnos). Mas é só andar pela Zona Sul para ver que a quantidade de dobermans e rotweillers passeando à luz do dia, a maioria sem focinheira, é a me sma de antes da lei. Da leitura do caso acima é fácil perceber que a norma referidanão possui eficácia. Pergunta -se: 
a) A Lei do Pitbull, apesar de ineficaz pode ser considerada válida? Por quê isso acontece? 
Resposta: É ineficácia p ela ausênci a de fiscaliz ação para que haja o cumprindo da norma e stabelecida. Pode ser consid erada válida po r apresentar a regra est abelecida na norma que é o dever d e usar focinheira e ser maior de idade para conduzir o animal, sendo assim, busca tor nar seguro para as pessoas que estão no corpo social e para o dono do animal evitando constrangimentos futuros.
Resposta2: Pode se consi derar vál i da pois el a dita regra estabe le cida na norma que é utili zar focinhei ra e ser maior de idade para conduzir o ani mal , assi m buscando cada vez tornar seguro para as pessoas que estão ao re dor. Torna- se inef icaz, pois não há uma fi scal i zação para que todos e ste jam devidame nte cumprindo a norma.
b) Defina eficácia e validade normativa:
Resposta: A eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relaç ões sociais, e a validade normativa, é uma n orma especifica par a aquele ato que venha a conduzir e colocar em prati ca o dever ser que se f undamenta em uma outra norma superior.
Resposta2: Validade da norma jurídica representa sua existência específica, demonstrando uma propriedade das relações entre as normas jurídicas, a saber, a de que uma norma busca seu fundamento de validade em outra que lhe é superi or, reveladora do órgão competente e do devido processo legislativo para sua elaboração. Eficácia é o ní vel de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Dessa forma, validade e eficácia são conceitos distintos. Sendo que a validade está vinculada à existência legal da norma, enquanto que a eficácia se vincula aos efeitos sociais que venha a produzir. Assim, uma norma pode ter validade e estar em vigor,mas não produzir os efeitos sociais esperados.
---------------//---------------------------//--------------------//--------------------------//----------------
SIMULADO SOCIOLOGIA JURÍDICA
1. Na perspectiva da sociologia jurídica.
a) o direito é um aprimoramento do caráter humano. 
b) o direito é uma função da sociedade. 
c) o direito é proveniente de uma autoridade bem formada (Deus, Natureza ou Razão humana). 
d) Deus e a Natureza são objetos de estudo, porque o são de todas as áreas relacionadas ao direito. 
e) a lei escrita é objeto de estudo.
Resposta: [B]
Primeiramente, temos que lembrar que para a sociologia, a visão externa do Direito, o fenômeno normativo deriva da sociedade, sendo que a organização social em qualquer nível de complexidade possui um código normativo, seja ele escrito, seja oral, mas fundamentalmente é uma função da sociedade regular as ações individuais. O Direito é um fato social e um dos elementos civilizadores dos povos. Podemos cancelar a alternativa [A] pois não é um aprimoramento do caráter. Não confunda “é” com “pode ser” … Alguns alunos já me questionaram quanto a isso. O Direito enquanto um conjunto de normas que possui um caráter coercitivo, pode contribuir para o aprimoramento do caráter. Para alguns isso é verdadeiro, mas seria uma consequência – não necessariamente previsível. O Direito é produto e função da sociedade por isso tranquilamente eliminamos a alternativa [C]. Deus e a natureza são objeto de estudos, o primeiro da teologia e o segundo de todas as ciências naturais (como física e química), mas não é objeto das áreas relacionadas ao direito, daí eliminamos a [D]. A proposição que poderia causar maior dúvida é a [E], mas a eliminamos pois a lei escrita é objeto de estudo do Direito, que é a visão interna. A sociologia Jurídica antes de tudo preocupa-se com o estudo das instituições e da eficácia da lei.
2. No Brasil, a inclusão da sociologia jurídica em currículos de cursos de nível superior derivou da necessidade de reflexão crítica sobre o direito e as instituições jurídicas. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a sociologia jurídica
a) é área que exige professores que tenham concluído, necessariamente, os cursos de direito e de sociologia. 
b) passou a constituir disciplina obrigatória em todos os cursos brasileiros de direito a partir de 2002. 
c) foi incluída, oficialmente, em currículos de cursos de nível superior em 1994. 
d) passou a ser área oficial de estudos jurídicos em razão de exigências de movimentos sindicais a partir da década 80 do século passado. 
e) limita-se ao estudo das instituições jurídicas.
Resposta: [C]
Essa questão é totalmente factual. A disciplina foi incluída no currículo superior em 1994. A [A] está errada pois a disciplina pode ser ministrada por professores com formação em qualquer uma das áreas. Eliminamos a [B] pois a disciplina é oferecida em caráter optativo por algumas universidades. Surgiu da necessidade de conhecer mais sobre a eficácia do Direito então eliminamos a [D] e por fim a [E] está errada pois não se limita ao estudo das instituições jurídicas, mas ao fenômeno normativo como um todo.
3. A sociologia jurídica surgiu devido
a) à necessidade de explicar o direito para a população de baixa escolaridade. 
b) ao crescimento vertiginoso de conhecimentos na área jurídica. 
c) às disputas conceituais intermináveis entre acadêmicos de direito. 
d) ao interesse epistemológico na relação entre direito e sociologia. 
e) ao descompasso entre direitos assegurados e prática concreta de atores sociais.
Resposta: [E]. 
A única alternativa correta é a [E], que refere-se à eficácia do Direito, ou seja descompasso entre direitos assegurados e a prática concreta. As outras alternativas podem ser facilmente eliminadas, como a [A] que não tem nada a ver com a sociologia, a [B] não ocorreu um crescimento vertiginoso dos conhecimentos jurídicos que são essencialmente emanados das tradições sociais. A [C] não tem ligação nenhuma … Surgiu para compreender o fenômeno normativo, suas instituições e eficácia. A [D] poderia causar confusão. Epistemologia é um conceito ligado à teoria do conhecimento e estudos sobre a filosofia da ciência, mas não é isso, como já sabemos.
4. Tendo como referência os sistemas democráticos no mundo contemporâneo, julgue VERDADEIRO OU FALSO o item subsequente. “O traço distintivo dos grupos de pressão é o objetivo de influenciar o processo decisório em favor de determinada pauta de interesses sem tomar as decisões diretamente, de modo que, ao contrário dos partidos políticos, esses grupos tendem a não lançar candidatos às eleições.”
R: Verdadeiro
5. Para ________________ , a sociologia tem como meta a compreensão interpretativa da ação social, de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e dos seus efeitos. O referido sociólogo assim escreveu, em uma de suas obras, acerca da ação social:
Por “ação” se designará toda a conduta humana, cujos sujeitos vinculem a esta ação um sentido subjetivo. Tal comportamento pode ser mental ou exterior; poderá consistir de ação ou de omissão no agir. O termo “ação social” será reservado à ação cuja intenção fomentada pelos indivíduos envolvidos se refere à conduta de outros, orientando-se de acordo com ela.
A lacuna é corretamente preenchida por:
a) Auguste Comte
b) Friedrich

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.