A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Revisao av1 e av2 de sociologia aplicada ao Direito

Pré-visualização | Página 6 de 6

Hegel
c) Émile Durkheim
d) Karl Marx
e) Max Weber
R: E
6. Na obra “O Ordenamento Jurídico”, Santi Romano sustenta que
a) o direito traduz a pluralidade da natureza (naturalismo pluralista).
b) cada instituição caracteriza um ordenamento distinto (pluralismo institucional).
c) todo direito emana do Estado (monismo estatal).
d) a ordem internacional forma o ordenamento jurídico (monismo institucional-internacional).
e) ordenamento é o conjunto das normas postas (positivismo institucional).
R: B
7. A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas sociais, julgue VERDADEIRO OU FALSO o item que segue. “Conforme a teoria tridimensional do direito, formulada por Miguel Reale, onde quer que haja um fenômeno jurídico, há, necessariamente, um fato subjacente, um valor e uma regra ou norma, e tais elementos coexistem em uma implicação dinâmica.”
R: Verdadeiro 
8. Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue VERDADEIRO OU FALSO o item seguinte. “A ideia de tornar a justiça mais efetiva deve ser entendida como um problema concreto e específico, independentemente da eliminação de eventuais obstáculos à tutela processual dos direitos, como, por exemplo, fatores econômicos, sociais ou políticos.”
R: Falso
9. Por ocasião de um grande evento nacional, muitos jovens criticaram a organização desse evento nas redes sociais e, por fim, também nessas redes, combinaram manifestações de rua em grandes cidades do Brasil. Durante essas manifestações, houve depredação de prédios públicos sem que se identificasse quem teria causado os prejuízos, mas ainda assim as forças de segurança pública detiveram alguns jovens e feriram outros tantos. A mídia realizou ampla cobertura, inclusive da ação das forças de repressão. Com referência a essa situação hipotética e tendo por base o conceito de grupos sociais, julgue VERDADEIRO OU FALSO o item abaixo. !Grupos que não tenham liderança organizada não podem ser considerados grupos sociais. Dessa forma, os problemas ocorridos nas citadas manifestações enquadram-se no conceito de turba e os que nelas cometeram infrações deverão ser responsabilizados individualmente:
R: Falso
10. Quanto à sociologia jurídica, julgue VERDADEIRO OU FALSO o item subsequente. “Sob o ponto de vista da teoria marxista, a ideologia pode ser compreendida como uma falsa representação. De acordo com esse entendimento, a ideologia jurídica pode ser um instrumento de dominação exercido pelo Poder Judiciário em relação aos seus jurisdicionados.”
R: Falso
11. Analisar as charges sob a diferença entre sociologia do direito e sociologia no direito

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.