Buscar

avaliacao 2 gestao de carreira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Caren Costa Bomfim (946464)
	
	Disciplina:
	Gestão de Carreiras (ADG05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455549) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14089006
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A "Carreira em Rede" tem como característica principal um conjunto de várias opções para cada posição da empresa, portanto, muitas possibilidades de encarreiramento. Dessa forma, há permissão à pessoa para estabelecer sua trajetória a partir de critérios estabelecidos. Dentro desse contexto, sobre a "Carreira em Rede", analise as seguintes sentenças:
I- Trajetórias profissionais ilimitadas, fora das organizações (a trajetória da carreira em rede é desvinculada das empresas).
II- Impossibilidade de escolha, pois na "Carreira em Rede" não há opções de escolha da trajetória.
III- Apresenta a possibilidade de múltiplas escolhas de trajetória, porém são demarcadas, conduzindo para a alta gerência.
IV- O caminho é único e preestabelecido pela empresa, restando à pessoa muitas opções de interferência. Portanto, há poucas opções, e a pessoa tem que seguir sua própria definição de carreira, com apoio do RH da própria organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Com relação à estrutura de carreira, são apresentados quatro modelos distintos: Vertical, Paralela Simples, Paralela em formato de ?Y? e a Paralela Múltipla. A carreira paralela possibilita o colaborador adaptar interesses e aptidões de uma maneira mais flexível, porém, conforme verificado por Dutra (1996), é necessário adequar o modelo à empresa, respeitando a cultura organizacional. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Para a utilização desse modelo, deve haver igualdade rigorosa entre os braços técnico e gerencial, na carreira em Y.
(    ) O modelo de carreira paralela é o mais utilizado nas organizações pela simplicidade no gerenciamento.
(    ) Nesse modelo, o colaborador tem pouca flexibilidade, devendo subordinar-se às determinações da organização.
(    ) Na carreira paralela, os critérios devem ser bem definidos, transparentes e apresentar igualdade entre si para que não ocorram ressentimentos.
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Um termo muito comum na literatura moderna é "networking", que é traduzido como rede de relacionamentos. A formação de um network qualificado e sua manutenção é um dos melhores apoios na construção de carreira no mundo atual, complexo e interligado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao contrário do que muitas pessoas pensam, "networking" não significa resguardar nomes de pessoas que precisaremos futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos.
(    ) Muitas pessoas não fazem uso do "networking", porque o correto é trabalhar discretamente, sem muito contato entre as pessoas.  
(    ) O "Networking" deve ser interativo, isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, complementando-se.
(    ) "Networking" é uma atividade atribuída exclusivamente ao gerente de recursos humanos das empresas, por sua experiência e conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	A Carreira sem Fronteiras surgiu na obra The Boundaryless Career: a new employment. Nesse trabalho os autores apresentam modelos de empregabilidade práticos, efetivos e adequados ao novo mundo corporativo. Sobre as características da Carreira sem Fronteiras, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	O profissional aceita a oportunidade de carreira independente de ter família ou não e vislumbra um futuro com fronteiras.
	 b)
	É de livre trânsito pelas fronteiras que delimitam diferentes organizações.
	 c)
	Desvalorização das fronteiras do atual empregador.
	 d)
	Dependência da organização e informações internas.
	5.
	O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo do conceito de capacidade. Isso acontece quando nos referimos à condição que alguém possui para realizar certas funções ou tarefas. Dentro desse contexto, é correto afirmar a respeito da competência:
	 a)
	A competência é um conceito ligado ao mecanicismo Taylorista, por isso, algo um pouco ultrapassado. A gestão por competências é algo que comprova isso, por ser um conceito desatualizado.
	 b)
	O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente a partir de aptidões já presentes no indivíduo.
	 c)
	Outro entendimento acerca da competência está relacionado ao questionamento, quando a pessoa opta por se rebelar contra as convenções sociais, que se refletem na organização.
	 d)
	Competência significa apenas capacidade, então, uma capacidade sutil e não notada na prática.
	6.
	Uma empresa multinacional do Brasil, com mais de 3000 mil funcionários, reúne várias empresas em uma só. Seus produtos são de fitas adesivas e autopeças a insumos médicos e odontológicos. Essa diversidade permite que os funcionários da empresa tenham grande mobilidade na carreira, podendo mudar de área, ou mesmo de unidade. A partir destas informações, verifica-se que a estrutura de carreira da empresa apresentada é:
	 a)
	Piramidal, com base na mudança de cargos na hierarquia.
	 b)
	Por competências, deixando o funcionário livre para se candidatar a novas oportunidades na organização.
	 c)
	Em Y ou paralelas, no qual permite a trajetória ser de natureza profissional ou gerencial.
	 d)
	Em rede, o qual o funcionário tem várias alternativas de escolha sobre qual posição da empresa ele quer seguir.
	7.
	No dia a dia da organização, verificamos a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento de carreira e administração de carreira, em que cada pessoa tem suas atribuições específicas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Disponibilizar modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessárias ao planejamento de carreira individualizado.
(    ) Preparar os subordinados na organização com relação ao desenvolvimento de carreira e aconselhamento de carreira aos diretores.
(    ) Conceder programas de treinamento de competências e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho.
(    ) Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Um dos modernos modelos de carreira é a ?Proteana?, desenvolvida por Tim Hall, em 1976, e oriunda da lenda de Proteu. Neste padrão de carreira, muito moderno e atual, há mudanças profissionais frequentes, grande autonomia e autogerenciamento. Sobre a lenda de Proteu, que deu origem a esse encarreiramento, analise as afirmativas a seguir:
I- A principal habilidade que Proteu tinha era a capacidade de disfarçar, fugir das atividades profissionais
em caso de necessidade.
II- Proteu tinha como principal habilidade a prática de proteger as carreiras dos soldados romanos, quando em guerra.
III- Proteu tinha como principal habilidade a aptidão de se transformar sucessivamente em quaisquer animais e até mesmo em elementos como água e fogo, conforme a necessidade.
IV- Proteu apresentava a capacidade de assumir compromissos no lugar de outras pessoas como principal habilidade. Dessa forma, Proteu conseguia aproveitar somente o melhor das atividades profissionais, levando o crédito pelo trabalho alheio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	No planejamento de carreira são elencados vários aspectos pessoais, e um deles, um dos principais, é investigar as ?necessidades? pessoais envolvidas. Autores como Mainiero e Sullivan (2006) pesquisaram essa questão e dividiram as necessidades em três grupos principais, conforme suas características: autenticidade, balanço e desafio. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A necessidade de desafio nada mais é do que a necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar realização no trabalho. 
(    ) A autenticidade é a necessidade de encontrar relações autênticas, que signifiquem a verdade que se pode atingir numa relação humana. A necessidade de autenticidade na carreira tem um aspecto unicamente pessoal e visa a incrementar as amizades.
(    ) A autenticidade se caracteriza por encontrar harmonia entre o trabalho e seus valores pessoais. Essa necessidade aponta para a busca de um trabalho que esteja conectado às suas aspirações e motivações e que tenha um significado pessoal.
(    ) A necessidade de balanço é a busca da equiparação entre trabalho e vida pessoal. As pessoas buscam trabalhos que lhes permitam ter tempo disponível para si e para a família.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MAINIERO, L. A.; SULLIVAN, S. (2006). The opt-out revolt: Why people are leaving companies to create kaleidoscope careers. Mountain View, CA: Davies-Black Publishing.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Os pesquisadores Michael Arthur e Denise Rousseau, na obra "The Boundaryless Career: a new employment", ressaltam a necessidade de modelos de carreira mais simplificados e mencionam a "Carreira Sem Fronteiras" como sendo o oposto das carreiras tradicionais. A respeito da "Carreira Sem Fronteiras", assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The boundaryless career: a new employment
principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	Carreiras sustentadas por indicações internas, da maneira tradicional.
	 b)
	Não é permitido transição pelas fronteiras entre diferentes organizações.
	 c)
	Desvalorização do empregador anterior.
	 d)
	Rupturas das fronteiras tradicionais da carreira organizacional.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes