Buscar

Atividade 4 portugues

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leitura e escrita são habilidades de grande importância para os indivíduos. Dentre os motivos que as tornam tão relevantes, está o fato de permearem a aquisição do conhecimento, além de sua ampla utilização na vida diária. [...]Embora seja direito de todo indivíduo ter acesso a condições de ensino que permitam a aquisição bem-sucedida de leitura e escrita, o sistema educacional brasileiro tem falhado nessa missão. Ainda que aproximadamente 97% das crianças em idade escolar estejam matriculadas em alguma modalidade de ensino (BRASIL, 2002), o que se pode observar é que a escola tem falhado no cumprimento de suas metas.REIS, T. de S.; SOUZA, D. das G. de; ROSE, J. C. de. Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2038/1997. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 18h44.
Sobre os programas de ensino, é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A não eficácia da inserção de programas de ensino voltados à escrita, na educação básica, é comprovada, devido ao seu caráter restritivo e normativo.
	Resposta Correta:
	 
Programas de ensino eficazes incorporam sequências didáticas já testadas anteriormente, com o objetivo principal de ensinar uma escrita coesa e coerente.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Os programas de ensino apoiam o processo de aprendizagem dos estudantes, sendo uma estratégia a mais para a sua eficácia. O SRSD é um programa inserido em vários países e culturas, em todos os níveis da educação básica, cujo objetivo é fazer com que o estudante escreva de maneira eficaz, criativa, original. As estratégias apresentadas nos programas de ensino visam a compreensão global da escrita de um texto, como os aspectos estruturais, de estilística, vocabulário.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade. Já os adultos precisam aprender habilidades ligadas a algum tipo de trabalho que lhes forneça a satisfação das suas necessidades básicas, algo que lhes garanta o sustento. As pessoas idosas embora nossa sociedade seja reticente quanto às suas capacidades de aprendizagem podem continuar aprendendo coisas complexas como um novo idioma ou ainda cursar uma faculdade e virem a exercer uma nova profissão.
MOTA, M. S. G.; PEREIRA, F. E. de L.. Desenvolvimento e Aprendizagem. Processo de Construção do Conhecimento e Desenvolvimento Mental do Indivíduo.
Sobre o caráter processual da aprendizagem, é correto afirmar.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O planejamento deve ser revisitado continuamente, com o intuito de analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados durante o processo de aprendizagem, não deixando esta verificação para o final do ano letivo, quando se podem mais fazer ajustes.
	Resposta Correta:
	 
O planejamento deve ser revisitado continuamente, com o intuito de analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados durante o processo de aprendizagem, não deixando esta verificação para o final do ano letivo, quando se podem mais fazer ajustes.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A aprendizagem é processual, pois os saberes são construídos aos poucos, relacionando-se entre si e com o mundo que cerca os sujeitos. As verificações ocorrem durante todo o processo, a partir de diversos instrumentos, não acontecendo, portanto, somente no final dos períodos ou ano letivo.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na sequência didática, a centralidade do texto é muito importante para o aprendizado de escrita e, para tal, é preciso que ela contemple as seguintes etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final.
Com base na afirmativa em destaque, marque a alternativa correta sobre as etapas da sequência didática:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
na apresentação da situação, o professor explica qual é o gênero textual a ser trabalhado e faz um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, apresentando sua função social, o leitor desse material, a quem ele se destina, as pessoas envolvidas na produção e recepção desse tipo de texto etc.
	Resposta Correta:
	 
na apresentação da situação, o professor explica qual é o gênero textual a ser trabalhado e faz um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, apresentando sua função social, o leitor desse material, a quem ele se destina, as pessoas envolvidas na produção e recepção desse tipo de texto etc.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na apresentação da situação, o professor explica qual é o gênero textual a ser trabalhado e faz um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, apresentando sua função social, o leitor desse material, a quem ele se destina, as pessoas envolvidas na produção e recepção do texto etc. Nessa etapa, o professor pode discutir o conteúdo com os alunos, em uma roda de conversa, pode pedir a eles que escrevam livremente um pequeno texto sobre o assunto, para que, depois, o próprio aluno o compare com o que aprendeu.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De modo simples e numa resposta direta, sequência didática (doravante SD) é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais. ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Disponível em http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 16h59.
Para que o planejamento da sequência didática seja efetivo, alguns passos devem ser realizados. Sobre esta afirmação, analise as assertivas a seguir.
I – O primeiro passo a ser realizado na elaboração da sequência didática é definir os conteúdos a serem abordados em sala.
II – A sondagem inicial, para que se descubra os conhecimentos prévios dos sujeitos, não precisa ser realizada.
III – A avaliação que deve ocorrer durante o processo de desenvolvimento da sequência didática é em relação aos saberes dos estudantes.
IV – A avaliação individual dos alunos, podendo ser processual, deve ser um item a ser inserido em uma das etapas da sequência didática.
V – Autoavaliar-se em relação à sequência didática não é uma prática que o professor deva ter visto que os passos para a construção dos saberes são sempre iguais.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As alternativas IV e V estão corretas.
	Resposta Correta:
	 
As alternativas I e IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A sondagem inicial proporcionará ao docente compreender os saberes que os estudantes já têm sobre os assuntos previstos, apoiando na construção da sequência didática. Os professores devem avaliar a sua sequência, as suas ações acerca do processo, com o intuito de verificar quais os erros e acertos que obtiveram, com o intuito de, sempre, aprimorar este processo.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “a sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
Sendo assim, com base no trecho em destaque, é possível afirmar que a sequência didática:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
é um conjunto de atividades escolares planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem.
	Resposta Correta:
	 
é um conjunto de atividades escolares
planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência didática é um conjunto de atividades planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem. As etapas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação, para todos os níveis de escolaridade.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O professor é autônomo na escolha dos conteúdos que irá trabalhar em suas aulas. Geralmente, divide essa tarefa com os outros professores, quando há mais de um professor encarregado da disciplina que ministra ou da série em que atua. Os coordenadores participam do processo, treinados que são pela orientação pedagógica das diretorias de ensino para dar embasamento metodológico à escolha dos conteúdos. A autonomia do professor é limitada por fatores institucionais e circunstanciais. Entre as limitações do primeiro tipo estão as cobranças em relação a propostas oficiais (CENP e PCN), bem como em relação ao rendimento nos sistemas de avaliação (SAEB ou Saresp, por exemplo).FERNANDES, José Artur B. A seleção de conteúdo: o professor e sua autonomia na construção do currículo. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 20.
Uma prática docente eficaz se constrói a partir da análise de alguns elementos. Analise as assertivas abaixo, a respeito desta afirmação.
I – O ano letivo é curto, logo, torna-se necessário analisar e selecionar, criteriosamente, os conteúdos que serão abordados.
II – Os conteúdos a serem abordados devem estabelecer uma relação dialógica com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo da escola.
III – O ano letivo deve ser dividido em bimestre ou trimestre e, durante este período, devem ser eleitas metas e submetas a serem atingidas.
IV – O processo de aprendizagem deve ser gradual, ou seja, os conteúdos são compreendidos aos poucos.
V – A abordagem dos conteúdos, conforme as datas estipuladas, deve ser seguida à risca, para que não seja comprometido o planejamento.
Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Muitas vezes, o planejamento de uma aula não é cumprido, pois surgem demandas durante o processo, as quais não podem ser ignoradas, como a inserção de novos conteúdos, abordagens, direcionamentos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considerado o aspecto relevante da escrita na formação do sujeito para o exercício pleno dos papéis sociais, a escola deveria ser um local de excelência para os estudantes se tornarem habilidosos no trato com a palavra escrita ao concluírem a educação básica. Porém, o que percebemos é justamente o inverso e os exames nacionais como ENEM e vestibulares, de forma recorrente, demonstram esse fato. Nessa etapa, boa parte dos estudantes não consegue articular um texto de forma coerente, defender pontos de vista ou sequer narrar um fato corriqueiro.MAGRO, D. R. M. D.; BOTTEGA, R. M. D. O ensino da escrita no ensino fundamental: relato de uma experiência pedagógica. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:E_rCU_lQT6sJ:revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/903/574+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 18h33.
O professor de Língua Portuguesa, geralmente, depara-se com uma problemática: os alunos não sabem escrever. Marque a alternativa que dialogue com a assertiva acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
No planejamento da sequência didática de uma atividade voltada à escrita, o professor deve propor aos estudantes que eles planejem, organizem, escrevam e revisem as suas produções.
	Resposta Correta:
	 
No planejamento da sequência didática de uma atividade voltada à escrita, o professor deve propor aos estudantes que eles planejem, organizem, escrevam e revisem as suas produções.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O professor pode apresentar estratégias que facilitem o processo de aquisição de habilidades de escrita, como o planejamento, a organização a escrita e a revisão significativa de seus textos.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A sequência didática se organiza a partir de um gênero textual, que pode ser oral ou escrito, ou de um conteúdo específico.
De acordo com o trecho em destaque, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual.
	Resposta Correta:
	 
na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual, favorecendo uma comunicação mais significativa quando o gênero textual é discutido em sala de aula.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A atividade de campo tem o objetivo de investigar a realidade prática do ensino-aprendizagem nos anos iniciais da educação fundamental.
De acordo com a afirmativa em destaque, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a investigação será direcionada aos conhecimentos em linguagem que são trabalhados em sala de aula.
	Resposta Correta:
	 
a investigação será direcionada aos conhecimentos em linguagem que são trabalhados em sala de aula.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A investigação será direcionada aos conhecimentos em linguagem, trabalhados em sala de aula como, por exemplo, de que forma o estudo de línguas se orienta com aquela turma, como a aula aborda gramática, se aborda literatura, se os alunos participam, como eles participam etc.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para Tardif (2000, p.7), além do conhecimento técnico, os conhecimentos profissionais exigem sempre uma parcela de improvisação e de adaptação a situações novas e únicas. Para isso, é necessário que, na formação do professor, ele faça uma reflexão e tenha discernimento, para compreender o problema, organizar e esclarecer os objetivos almejados e os meios a serem utilizados para atingi-los.
 
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários- elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação, nº 13, 2000.
 
Com base no trecho em destaque, marque a alternativa correta sobre a formação do professor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A formação do professor revela a necessidade que alguns docentes têm de continuar sua formação, para compreender a melhor forma de o aluno memorizar os conteúdos.
	Resposta Correta:
	 
A formação do professor possibilita refletir sobre os saberes que ele adquiriu na sua prática profissional.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A formação do professor é também um processo de autoformação, que ocorre através da reflexão acerca da docência e da formação continuada, promovendo a adaptação do docente a situações novas. A formação do professor favorece a reflexão sobre a possibilidade de o docente mudar a postura, suas concepções e suas ações no que diz respeito à prática pedagógica. A formação do professor revela a necessidade que alguns docentes têm de continuar sua formação, para conhecer e compreender melhor a sala de aula e a sua atividade docente diária, que não se baseia em auxiliar os alunos a memorizar conteúdos. A formação do professor e a sua experiência em sala de aula são capazes de provocar no docente um processo
de autoformação e de inovação, visto que uma postura mais reflexiva não pode ser adquirida apenas na universidade, mas sim na sala de aula e no seu processo de formação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais