Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460153) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14155877
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A curva da oferta de produtos revela que quanto maior for o preço dos produtos vendidos, maior também será a vontade em ofertá-los, ou seja, há uma relação direta entre quantidade oferta e preço dos produtos. Esta é a chamada Lei da Oferta. Sobre as variáveis que constituem a oferta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço do produto ou serviço não influencia a oferta, pois está relacionado estritamente à quantidade de produtos que será comprada pelos consumidores.
(    ) As matérias-primas utilizadas no processo de produção determinam a quantidade ofertada em função de seus preços.
(    ) Fatores climáticos como um grande volume de chuva não interfere na oferta de produtos, pois as empresas podem proteger-se totalmente destes efeitos.
(    ) A tecnologia empregada na fabricação é importante para a oferta de produtos, uma vez que aumenta o nível de competitividade das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	 a)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	 b)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	 c)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	 d)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	3.
	Através do mercado, os consumidores e os produtores podem se encontrar e trocar dinheiro por mercadorias e serviços, cuja troca é definida por meio da Lei da Oferta e Procura. Com relação à Lei da Oferta e Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Segundo a Lei da Oferta, quanto mais altos forem os preços dos produtos, maiores poderão ser as quantidades procuradas no mercado. 
(    ) De acordo com a Lei da Procura, quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em produzir. 
(    ) A procura ou a demanda dos bens e serviços é determinada através da quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar em função do seu preço. 
(   ) A oferta dos bens e serviços é determinada através do interesse que os empresários têm em produzir, em função dos preços destes no mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Acerca da demanda e procura, utiliza-se o conceito de elasticidade com o objetivo de medir a sensibilidade, seja da demanda ou da procura, com relação aos preços praticados pelo mercado sobre um determinado produto ou serviço. Sobre a Elasticidade da Procura, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando o consumo de um produto cai muito, em conjunto com uma elevação pequena nos preços, afirma-se que ele apresenta uma procura inelástica. 
II- Quando o consumo de um produto permanece praticamente inalterado, mesmo com uma elevação significativa nos preços, a sua procura é considerada elástica. 
III- Normalmente, os produtos essenciais, para os quais não existem substitutos próximos, apresentam procura inelástica. 
IV- Os produtos supérfluos costumam apresentar procura inelástica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	O lucro pode ser definido como a diferença entre a receita total e o custo total. Os custos, por sua vez, são divididos em custos fixos e custos variáveis. Para o empresário saber em que nível os lucros podem ser maximizados, ele deve observar também o comportamento dos custos fixos e variáveis. Sobre essas categorias de custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os custos variáveis estão diretamente vinculados ao processo produtivo. Quanto mais quantidades de um produto forem produzidas, maiores serão os custos variáveis.   
II- Os custos fixos não aumentam em função do aumento da produção. São exemplos de custos fixos: aluguel e amortização de equipamentos.         
III- Os custos variáveis são necessários para manter o potencial produtivo pronto para ser utilizado a qualquer momento. Estes custos não se alternam conforme aumenta a produção. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentença II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir:
I- A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. 
II- Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. 
III- Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. 
IV- Nos monopólios, a empresa que atua no setor, normalmente, faz uso de campanhas institucionais para salvaguardar a imagem frente aos consumidores e à sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma ou Teoria da Empresa. Uma subdivisão da Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção,
mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
	 b)
	Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
	 c)
	Custo de oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.
	 d)
	Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
	9.
	Com relação à lei da oferta e procura, suponha a seguinte situação de mercado: o preço de determinada mercadoria é de R$ 10,00. Em função desse preço, a quantidade procurada é de 650 unidades, já a quantidade ofertada é de 60 unidades. Analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é maior que a oferta. Em função disso, há uma tendência de elevação dos preços. 
II- A capacidade de produção vai dar conta da demanda; portanto, não há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada ficará igual à capacidade ofertada. Portanto, os preços serão iguais, resultando num equilíbrio de mercado.
IV- Nesta situação, a procura será menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.  
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes