Buscar

AD1 Estatística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2019.2
Disciplina: Estatística
Docente: Joilson de Assis Cabral
Data para entrega: 17/08/2019
Nome: Matrícula:
Valor: 10,0 pontos
Questão 1 – Uma pesquisa realizada pela Fundação Cecierj, com os candidatos do seu vestibular, continha 46 questões referentes às características e curiosidades dos vestibulandos. Declare se cada uma das questões a seguir produziu variáveis qualitativas ou quantitativas. Indique a classificação apropriada de cada uma destas variáveis: (Valor: 0,5 ponto - cada)
a. Qual é a sua idade?
b. Você é do gênero masculino ou feminino?
c. Você tomou conhecimento do vestibular do Cederj por intermédio de qual meio de divulgação? Via folders de divulgação, por amigos, nas redes sociais, na televisão ou no site do consórcio Cecierj?
d. Há quanto tempo você estava tentando uma vaga no ensino superior?
e. Qual a situação socioeconômica de sua família? Classe A (acima de 20 SM*), classe B (de 10 a 20 SM*), classe C (de 4 a 10 SM*), classe D (de 2 a 4 SM*) e classe E (até 2 SM*). Obs: *SM = salários mínimos.
Questão 2 – Uma agência de turismo possui 2500 clientes cadastrados sequencialmente. Tal agência pretende fazer uma promoção com 25 destes clientes. Obtenha, por meio da amostragem sistemática, os números de cadastro dos 10 primeiros clientes assim como do último cadastro. Sabe-se que a primeira ficha sorteada foi a de número 2 (x = 2). A agência pretende também distribuir este serviço igualmente entre seus funcionários. Sabe-se que dos 50 funcionários, 28 são do sexo masculino e 22 do sexo feminino. O gerente deseja distribuir este serviço para uma amostra de 10%, retirada obedecendo à amostragem estratificada proporcional. Determine o número de funcionários, homens e mulheres, que devem estar presentes nessa amostra. (Valor 2,5 pontos).
Questão 3 - Um estudo com os assinantes brasileiros da revista Turismo e Viagem coletou dados de 2.861 assinantes. Cinquenta e nove por cento (59%) dos entrevistados indicaram ter renda anual de R$ 60 mil ou mais e cinquenta por cento (50%) declararam ter um cartão de crédito com bandeira internacional. (Valor 0,5 ponto - cada).
a. Qual é a população de interesse neste estudo? Qual o tamanho da amostra utilizada?
b. A renda anual é uma variável qualitativa ou quantitativa? Possuir um cartão de crédito com bandeira internacional é uma variável qualitativa ou quantitativa?
c. Esse estudo envolve qual tipo de série estatística? Justifique sua resposta.
d. Suponha que você foi contratado(a) pela revista para analisar os dados. A partir das informações citadas no enunciado da questão, redija um pequeno relatório da pesquisa realizada. 
Questão 4 - The World Airport Survey é uma Pesquisa de Satisfação do Cliente dos aeroportos do mundo realizada pela organização de pesquisa em aviação internacional, a Skytrax. Para realizar suas pesquisas, a Skytrax utiliza um questionário on-line para disponibilizar às linhas aéreas e aos aeroportos uma classificação da satisfação dos clientes com relação a todos os aspectos da experiência de voo. Depois de concluir um voo, os clientes recebem um email solicitando que acessem o site e classifiquem diversos fatores, incluindo o processo de reserva, o processo de check-in, a política relacionada a bagagens, limpeza da área de embarque, o serviço dos atendentes de voo, a seleção dos alimentos/bebidas, a chegada no horário previsto e assim por diante. Uma escala de cinco pontos, com Excelente (E), Muito Bom (MB), Bom (G), Regular (R) Péssimo (P) é utilizada para registrar as classificações dos clientes para cada questão do estudo. De acordo com informações divulgadas na imprensa nacional, “a companhia aérea Avianca foi eleita a melhor empresa aérea da América do Sul” (UOL Economia de 20/06/2017). 
Suponha que os passageiros em um voo da Avianca, indo do Rio de Janeiro/Brasil até Santiago/Chile, responderam a questão “Por favor, classifique a linha aérea com base em sua experiência geral com esse voo”. As classificações da amostra de 50 passageiros estão a seguir.
	E 
	E 
	B 
	MB 
	MB 
	E 
	MB 
	MB 
	MB 
	E
	E 
	B 
	MB 
	E 
	E 
	MB 
	E 
	E 
	E 
	MB
	MB 
	MB 
	MB 
	R 
	MB 
	E 
	MB 
	E 
	B 
	E
	B 
	E 
	MB 
	E 
	MB 
	E 
	MB 
	MB 
	MB 
	MB
	E 
	E 
	MB 
	MB 
	E 
	P 
	E 
	MB 
	P 
	MB
a. Construa a tabela de distribuição de frequências (contendo frequências simples, porcentagem e frequências percentuais acumuladas) e um gráfico de colunas para sintetizar esses dados. O que esses resumos indicam acerca da satisfação do cliente com o voo da Avianca? Considere “Excelente” e “Muito Bom” como parâmetros de satisfação. (Valor: 2 pontos)
b. O questionário do estudo on-line possibilitou aos passageiros explicar quaisquer aspectos do voo que possam não ter atendido às expectativas. Essas informações seriam úteis para um gerente procurando meio de melhorar a satisfação geral do cliente quanto aos voos da Avianca? Explique. (Valor: 1 ponto)
Bom desempenho! 
�PAGE �
�PAGE �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais