APOL EDUCAÇÃO ESPECIAL

APOL EDUCAÇÃO ESPECIAL


Disciplina<strong>mecânica Básica</strong>12 materiais57 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto a seguir:
&quot;A possibilidade de realizar ajustes e adequações no currículo não pode ser utilizada como um instrumento de exclusão, que acentua desigualdades, banaliza e esvazia conteúdos ou pressupõe a baixa expectativa na aprendizagem de alunos rotulados como deficientes, diferentes ou com necessidades especiais&quot;.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, R. M. C. Políticas de inclusão e currículo: transformação ou adaptação da escola? In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas \u2013 livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 3. s. p. 
O professor deve levar em conta as diferentes modalidades de alunos especiais a fim de planejar adequadamente as aulas, de modo a atingir os objetivos e finalidades da educação escolar no atendimento educacional especializado. De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos casos a seguir:
1. Alunos surdos
2. Alunos com deficiência visual
3. Alunos com deficiência física neuromotora
(    ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade.
(    ) Demandam a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, a fim de garantir o bilinguismo desde a educação infantil até o ensino superior.
(    ) Necessitam de ampliação de materiais, de organização do ambiente escolar e do auxílio de recurso que tem a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 \u2013 1 \u2013 3
	
	B
	3 \u2013 1 \u2013 2
Você acertou!
Essa é a sequência correta porque [3] \u201cAlunos com deficiência física neuromotora \u2013 Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade: arquitetônica \u2013 diz respeito à eliminação de barreiras físicas em todos os ambientes da escola, como sala de aula, banheiros, cantina, biblioteca, além das suas imediações como calçadas de acesso [...]\u201d (livro-base, p. 182); [1] \u201cAlunos surdos \u2013 A singularidade desses alunos tem como pressuposto a implementação de uma proposta da educação bilíngue, que contemple a interação e a mediação da aprendizagem realizada pela utilização de duas línguas em sua escolarização: a língua brasileira de sinais \u2013 Libras e a língua portuguesa. Essa perspectiva implica a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos político-pedagógicos das escolas [...]\u201d (p. 181); [2] \u201cAlunos com deficiência visual \u2013 O atendimento especializado visa à estimulação e ao desenvolvimento dos sentidos remanescentes, o acesso à aprendizagem do sistema Braille para a leitura e escrita, o manuseio de recursos e equipamentos específicos, como é o caso do soroban para o cálculo, além de aprender a conhecer e explorar o espaço físico com vistas a sua locomoção independente; no caso específico de alunos com baixa visão, estimulação de residuais visuais no processo de aprendizagem, mediante a ampliação de materiais, a organização do ambiente escolar e o auxílio de recursos ópticos, que têm a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação, conferindo mais nitidez à imagem de forma a facilitar o processo ensino-aprendizagem\u201d (p. 182).
	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 3
	
	D
	2 \u2013 3 \u2013 1
	
	E
	3 \u2013 2 \u2013 1
Questão 2/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação: 
\u201cA proposta inicial da integração escolar evoluiu para uma concepção de inclusão escolar, embora tal diferenciação ainda não tenha ganho unanimidade na comunidade acadêmica internacional bem como nos sistemas educacionais. \u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEYER, Hugo Otto. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos Educação Especial, UFSM, n.22, 2003. <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/02/a3.htm>. Acesso em 21 de abr. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial sobre a concepção de currículo na escola inclusiva, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O currículo deve ser o mesmo para todos, o que reforça o objetivo de superar as desigualdades sociais.
Você acertou!
Na escola inclusiva, pressupõe-se \u201cuma concepção crítica acerca da realidade em que se insere, de modo a contribuir para a consolidação de uma sociedade que supere, definitivamente, desigualdades sociais. [...] Essa premissa está cindida da ideia que esse currículo deve ser o mesmo para todos os alunos, que, como cidadãos, tem direito às mesmas oportunidades educacionais e sociais\u201d (livro-base, p. 159, 160).
	
	B
	São centrais no currículo elementos dominados pela matriz do cristianismo, centrada na salvação do homem.
	
	C
	O currículo constitui-se do choque entre os elementos tradicionais trazidos do pentecostalismo americano e a realidade do campo.
	
	D
	O currículo supõe a inserção de crenças e práticas originariamente minoritárias na sociedade brasileira contemporânea.
	
	E
	Nesse currículo vincula-se as práticas do cristianismo aos hábitos da população brasileira.
 
Questão 3/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento a seguir: 
&quot;A hegemonia do modelo médico, ao longo da história, resultou na crença de que as deficiências são contagiosas, como as doenças, e que as pessoas que as apresentam devem ser segregadas em instituições para tratamento&quot;.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: alunos com necessidades educacionais especiais. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005 
Há uma clara diferença entre doença mental e deficiência mental. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere as explicações que se relacionam com os dois conceitos a seguir:
Deficiência mental
Doença mental 
(   ) Funcionamento intelectual significativamente inferior à média.
(   ) Apresenta limitações significativas em outras áreas, como a comunicação.
(   ) Interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos.
(   ) Envolve quadros de neuroses e psicoses, como a depressão.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1, 1, 2, 2
Você acertou!
A sequência correta é esta porque: &quot;As expressões são muito parecidas e a forte influência da medicalização na educação especial resultou na crença equivocada de que ser deficiente é ser doente, necessitando de tratamentos médicos para alcançar a cura. A doença mental interfere no comportamento e a deficiência mental pelo funcionamento intelectual inferiorizado. [...] Segundo o DSM-IV (1995), publicação da área médica, a deficiência mental caracteriza-se, fundamentalmente, pelo funcionamento intelectual significativamente inferior à média; além disso, o sujeito pode apresentar limitações significativas em outras áreas como a comunicação [...]
A doença mental, por sua vez, interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos que as apresentam, acarretando variações  qualitativas significativas em suas atitudes e práticas em situações sociais, familiares, ocupacionais e pessoais, tendo como base critérios valorativos considerados normais para um estado completo de saúde mental. [...] Embora a expressão seja popularmente empregada, em psiquiatria e em psicologia adota-se a terminologia dos transtornos ou distúrbios psíquicos relacionados a comportamentos desviantes daqueles estabelecidos como normais pela sociedade. Doenças mentais ou transtornos psíquicos envolvem quadros de neuroses e psicoses, cujas patologias mais conhecidas são a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o transtorno bipolar e a esquizofrenia. (livro-base, p. 48, 49)
	
	B
	1, 2, 2, 2
	
	C
	1, 1, 2, 1
	
	D
	1, 1, 1, 2
	
	E
	2, 1, 2, 2
Questão 4/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o  fragmento de texto: 
\u201cO