Buscar

ATIVIDADE 4_Português Ensino Fundamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Schön (2000), é preciso que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica, a fim de enfrentar os desafios e as dificuldades da sala de aula, potencializando sua prática e a aprendizagem do aluno. Para isso, o professor precisa refletir-na-ação ou refletir-sobre-ação, reconhecendo as situações inesperadas da sala de aula e as possibilidades de promover mudanças significativas que possam enriquecer a rotina e ampliar as experiências dos alunos.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre. RS. Editora Artmed. 2000.
Com base no texto acima, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A reflexão-sobre-ação ajuda a ampliar o panorama e a mostrar as novas possibilidades da sala de aula.
	Resposta Correta:
	 
A reflexão-sobre-ação ajuda a ampliar o panorama e a mostrar as novas possibilidades da sala de aula.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A reflexão-sobre-ação ajuda a ampliar o panorama e a mostrar as novas possibilidades da sala de aula, aumentando o reservatório de saberes do professor e evitando erros que atrapalham o processo de ensino e aprendizagem.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O professor é autônomo na escolha dos conteúdos que irá trabalhar em suas aulas. Geralmente, divide essa tarefa com os outros professores, quando há mais de um professor encarregado da disciplina que ministra ou da série em que atua. Os coordenadores participam do processo, treinados que são pela orientação pedagógica das diretorias de ensino para dar embasamento metodológico à escolha dos conteúdos. A autonomia do professor é limitada por fatores institucionais e circunstanciais. Entre as limitações do primeiro tipo estão as cobranças em relação a propostas oficiais (CENP e PCN), bem como em relação ao rendimento nos sistemas de avaliação (SAEB ou Saresp, por exemplo).FERNANDES, José Artur B. A seleção de conteúdo: o professor e sua autonomia na construção do currículo. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 20.
Uma prática docente eficaz se constrói a partir da análise de alguns elementos. Analise as assertivas abaixo, a respeito desta afirmação.
I – O ano letivo é curto, logo, torna-se necessário analisar e selecionar, criteriosamente, os conteúdos que serão abordados.
II – Os conteúdos a serem abordados devem estabelecer uma relação dialógica com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo da escola.
III – O ano letivo deve ser dividido em bimestre ou trimestre e, durante este período, devem ser eleitas metas e submetas a serem atingidas.
IV – O processo de aprendizagem deve ser gradual, ou seja, os conteúdos são compreendidos aos poucos.
V – A abordagem dos conteúdos, conforme as datas estipuladas, deve ser seguida à risca, para que não seja comprometido o planejamento.
Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Muitas vezes, o planejamento de uma aula não é cumprido, pois surgem demandas durante o processo, as quais não podem ser ignoradas, como a inserção de novos conteúdos, abordagens, direcionamentos.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É importante considerar, ao planejar uma sequência didática, as relações interativas entre professor/aluno, aluno/aluno e as influências dos conteúdos nessas relações, o papel do professor e o papel do aluno, a organização para os agrupamentos, a organização dos conteúdos, a organização do tempo e espaço, a organização dos recursos didáticos e avaliação.BATISTA, R. da C.; OLIVEIRA, J. E. de; RODRIGUES, S. de F. P. Sequência didática–ponderações teórico-metodológicas. Disponível em https://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_9937_37285.pdf. Acessado em 16 de setembro de 2019, às 16h22.
Marque a alternativa correta sobre a elaboração da sequência didática.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
É necessário traçar os objetivos a serem alcançados no final de cada aprendizagem, assim como no fim do ano letivo, para que se planeje uma sequência didática coerente.
	Resposta Correta:
	
É necessário traçar os objetivos a serem alcançados no final de cada aprendizagem, assim como no fim do ano letivo, para que se planeje uma sequência didática coerente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As sequências didáticas devem ser continuamente avaliadas, com o intuito de analisar se os objetivos foram alcançados, assim, analisar-se-á a coerência do percurso planejado.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade. Já os adultos precisam aprender habilidades ligadas a algum tipo de trabalho que lhes forneça a satisfação das suas necessidades básicas, algo que lhes garanta o sustento. As pessoas idosas embora nossa sociedade seja reticente quanto às suas capacidades de aprendizagem podem continuar aprendendo coisas complexas como um novo idioma ou ainda cursar uma faculdade e virem a exercer uma nova profissão.
MOTA, M. S. G.; PEREIRA, F. E. de L.. Desenvolvimento e Aprendizagem. Processo de Construção do Conhecimento e Desenvolvimento Mental do Indivíduo.
Sobre o caráter processual da aprendizagem, é correto afirmar. 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O planejamento deve ser revisitado continuamente, com o intuito de analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados durante o processo de aprendizagem, não deixando esta verificação para o final do ano letivo, quando se podem mais fazer ajustes.
	Resposta Correta:
	
O planejamento deve ser revisitado continuamente, com o intuito de analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados durante o processo de aprendizagem, não deixando esta verificação para o final do ano letivo, quando se podem mais fazer ajustes.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A aprendizagem é processual, pois os saberes são construídos aos poucos, relacionando-se entre si e com o mundo que cerca os sujeitos. As verificações ocorrem durante todo o processo, a partir de diversos instrumentos, não acontecendo, portanto, somente no final dos períodos ou ano letivo.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político.LIBÂNEO, José Carlos. O Planejamento Escolar. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 16h09.
Analise as assertivas abaixo sobre o planejamento docente.
I – O planejamento tem validade de cinco anos e só pode sofrer alterações após esse período.
II – O planejamento deve ser reavaliado durante todo o ano letivo, para que seja sempre aprimorado.
III – O professor não deve se sentir frustrado por não atingir o esperado em seu planejamento, pois pode refazer o processo, sempre com o intuito de aprimorar.
IV – A avaliação diagnóstica poderá indicar o caminho a ser descrito no planejamento do professor.
V – É possível que alguns conteúdos não tenham ficado claros a alguns estudantes, então, é possível
reavaliar o planejamento, a fim de retomar estas aprendizagens.
Assinale a alternativa que contém assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ato de planejar faz com que o professor pense a respeito da sua prática docente. Revisá-lo, faz com que ele analise o que deu certo ou não durante o processo, para que ele consiga, sempre, aprimorá-lo. Quando uma proposta não ocorre conforme o esperado, o professor tende a sentir-se frustrado, porém, é importante compreender que os sujeitos são diferentes, assim como as salas de aula, logo, ter-se-á respostas diferenciadas daquelas esperadas. A avaliação diagnóstica deve ser realizada antes do início do processo de aprendizagem, assim, pode-se traçar um caminho mais coerente com a realidade dos sujeitos.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considerado o aspecto relevante da escrita na formação do sujeito para o exercício pleno dos papéis sociais, a escola deveria ser um local de excelência para os estudantes se tornarem habilidosos no trato com a palavra escrita ao concluírem a educação básica. Porém, o que percebemos é justamente o inverso e os exames nacionais como ENEM e vestibulares, de forma recorrente, demonstram esse fato. Nessa etapa, boa parte dos estudantes não consegue articular um texto de forma coerente, defender pontos de vista ou sequer narrar um fato corriqueiro.MAGRO, D. R. M. D.; BOTTEGA, R. M. D. O ensino da escrita no ensino fundamental:relato de uma experiência pedagógica. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:E_rCU_lQT6sJ:revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/903/574+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 18h33.
O professor de Língua Portuguesa, geralmente, depara-se com uma problemática: os alunos não sabem escrever. Marque a alternativa que dialogue com a assertiva acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
No planejamento da sequência didática de uma atividade voltada à escrita, o professor deve propor aos estudantes que eles planejem, organizem, escrevam e revisem as suas produções.
	Resposta Correta:
	
No planejamento da sequência didática de uma atividade voltada à escrita, o professor deve propor aos estudantes que eles planejem, organizem, escrevam e revisem as suas produções.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O professor pode apresentar estratégias que facilitem o processo de aquisição de habilidades de escrita, como o planejamento, a organização a escrita e a revisão significativa de seus textos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A sequência didática se organiza a partir de um gênero textual, que pode ser oral ou escrito, ou de um conteúdo específico. 
De acordo com o trecho em destaque, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual.
	Resposta Correta:
	
na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na sequência didática, é possível trabalhar com o ensino da escrita, para auxiliar o aluno a compreender melhor o funcionamento de um gênero textual, favorecendo uma comunicação mais significativa quando o gênero textual é discutido em sala de aula.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De modo simples e numa resposta direta, sequência didática (doravante SD) é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais. ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Disponível em http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181. Acessado em 15 de setembro de 2019, às 16h59.
Para que o planejamento da sequência didática seja efetivo, alguns passos devem ser realizados. Sobre esta afirmação, analise as assertivas a seguir.
I – O primeiro passo a ser realizado na elaboração da sequência didática é definir os conteúdos a serem abordados em sala.
II – A sondagem inicial, para que se descubra os conhecimentos prévios dos sujeitos, não precisa ser realizada.
III – A avaliação que deve ocorrer durante o processo de desenvolvimento da sequência didática é em relação aos saberes dos estudantes.
IV – A avaliação individual dos alunos, podendo ser processual, deve ser um item a ser inserido em uma das etapas da sequência didática.
V – Autoavaliar-se em relação à sequência didática não é uma prática que o professor deva ter visto que os passos para a construção dos saberes são sempre iguais. 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As alternativas I e III estão corretas.
	Resposta Correta:
	 
As alternativas I e IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A sondagem inicial proporcionará ao docente compreender os saberes que os estudantes já têm sobre os assuntos previstos, apoiando na construção da sequência didática. Os professores devem avaliar a sua sequência, as suas ações acerca do processo, com o intuito de verificar quais os erros e acertos que obtiveram, com o intuito de, sempre, aprimorar este processo.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Refletir sobre a prática pedagógica é fundamental para o trabalho do professor, pois é preciso potencializar sua formação e planejar suas intervenções na sala de aula. 
Sobre a prática docente, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O professor precisa refletir sobre o passado e aproveitar essa reflexão em eventos futuros, para compreender a melhor forma de auxiliar os alunos a memorizar os conteúdos pedagógicos.
	Resposta Correta:
	 
O professor precisa refletir acerca do significado de suas ações e buscar os princípios que as norteiam, a fim de desenvolver sua prática docente.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sabe-se que existem muitas possibilidades de se desenvolver sequências didáticas, e o detalhamento delas ajuda o professor a saber qual é o próximo passo. 
Com base no trecho em destaque, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
na sequência didática, o professor avalia o resultado alcançado pelos alunos, analisando se houve avanço deles, não se prendendo a números, ou seja, a notas.
	Resposta Correta:
	
na sequência didática, o professor avalia o resultado alcançado pelos alunos, analisando se houve avanço deles, não se prendendo a números, ou seja, a notas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na sequência didática, o professor avalia o resultado alcançado pelos alunos, analisando se houve avanço deles, não se prendendo a números, ou seja, a notas, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizado, e a construção de conhecimento ocorre em diferentes níveis para cada um.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais