Buscar

funcionamento de permissão.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Explicar o funcionamento do sistema de permissão em arquivos no Linux.
Permissões 
No Linux, as permissões são agrupadas em três atributos principais: leitura, gravação e execução (no caso de arquivos) ou listagem do conteúdo (no caso das pastas). Eles são representados, respectivamente pelas letras r, w, x. 
As permissões são definidas de forma separada para o dono, o grupo (que inclui todos os usuários incluídos nele) e para os outros, ou seja, todos os demais usuários do sistema. Em geral, o dono tem acesso completo, o grupo tem permissões variáveis e os demais apenas podem ler os arquivos, sem fazer qualquer alteração. 
A ideia básica da segurança no sistema GNU/Linux é definir o acesso aos arquivos por donos, grupos e outros usuários: 
Dono – É a pessoa que criou o arquivo ou o diretório. Normalmente, somente o dono pode modificar as permissões de acesso do arquivo. As permissões de acesso do dono de um arquivo somente se aplicam ao dono do arquivo/diretório. A identificação do dono também é chamada de user id (UID).
Grupo – Permite que vários usuários diferentes tenham acesso a um mesmo arquivo mesmo não sendo dono daquele arquivo. Por padrão, quando um novo usuário é criado e não especificar nenhum grupo, ele pertencerá ao grupo de mesmo nome do seu usuário. A identificação do grupo é chamada de GID (group id). Um usuário pode pertencer a um ou mais grupos.
Outros – É a categoria de usuários que não são donos ou não pertencem ao grupo do arquivo. 
Quanto aos tipos de permissões que se aplicam ao dono, grupo e outros usuários, temos 3 permissões básicas: 
r – Permissão de leitura para arquivos. Caso for um diretório, permite listar seu conteúdo (através do comando ls, por exemplo). 
w – Permissão de gravação para arquivos. Caso for um diretório, permite a gravação de arquivos ou outros diretórios dentro dele. Para que um arquivo/diretório possa ser apagado, é necessário o acesso a gravação. 
x – Permite executar um arquivo (caso seja um programa executável). Caso seja um diretório, permite que seja acessado através do comando cd. 
Ou seja, para melhor entendimento, o primeiro dígito determina o tipo de arquivo, os três seguintes a permissão do dono do arquivo, os três do meio, a permissão do grupo que o arquivo pertence e os últimos a permissão de outros usuários. A regra para as permissão sempre será:
--- Nenhuma permissão; r-- Permissão de leitura; r-x Leitura e execução; rw- Leitura e gravação; rwx Leitura, gravação e execução.
Por ser um documento de texto, a permissão de executável (x), não está habilitada.
Caso o seu computador Linux esteja conectado a uma rede de computadores, por exemplo, é possível que mais de uma pessoa faça uso dele simultaneamente, chegando ao ponto, inclusive, de executar aplicações gráficas de maneira remota.
E um dos conceitos essenciais para que esse tipo de recurso funcione bem é o de permissão de arquivos, que protege os usuários uns dos outros. Dessa forma, o Linux estipula regras e possui comandos capazes de definir quem pode acessar determinado arquivo ou pasta e a que momento. 
Obrigada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais