Buscar

apol objetiva 2 ludicidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Ludicidade - ELETIVA
Atente para o excerto de texto a seguir: 
“[A zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado pelo psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, pode ser definida como] a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAGANOTTI, Ivan. Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Nova Escola. <https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal>. 2011. Acesso em 11 jun. 2018.
 Conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre a importância do papel do professor nas atividades lúdicas, considerando a zona de desenvolvimento proximal proposta por Vygotsky, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Para Vygotsky, a intervenção do professor na zona de desenvolvimento proximal deve ser realizada de forma que o aluno realize as atividades conforme o professor espera.
	
	B
	Vygotsky acreditava que a zona de desenvolvimento proximal permitia a aprendizagem espontânea sem a necessidade da intervenção do professor na zona de desenvolvimento proximal.
	
	C
	Vygotsky salientava a intervenção do professor na zona de desenvolvimento proximal, mas essa ação deve ser realizada sem imposição, ou seja, sem que as crianças façam o que o professor espera que seja feito.
Comentário: “Vygotsky (2008) enfatizava a intervenção dos educadores na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, como mediadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Com as atividades lúdicas não é diferente, mas sua ação precisa ser refletida para que o direcionamento não se torne uma imposição ou, em outras palavras, para que as crianças não façam o que o professor espera que seja feito” (livro-base, p. 149).
	
	D
	As atividades lúdicas, na zona de desenvolvimento proximal, perdem seu caráter lúdico para propiciar a aprendizagem esperada pelo professor. 
	
	E
	Vygotsky declarava que a mediação na zona de desenvolvimento proximal deveria ser exigida para obter os resultados esperados pelo professor.
Questão 2/5 - Ludicidade - ELETIVA
Considere a seguinte passagem de texto: 
”Pode-se [...] definir a adaptação como um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, o que equivale a dizer, portanto, um equilíbrio dos intercâmbios entre o sujeito e os objetos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 36. 
A citação mencionada designa a epistemologia genética formulada pelo psicólogo suíço Jean Piaget. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico, relacione corretamente cada um dos seguintes processos, que Piaget considerava importantes para a construção do conhecimento pela criança, às suas respectivas características: 
Assimilação
Acomodação
Equilibração majorante 
(  ) Associação de novos conhecimentos às experiências prévias nas estruturas do organismo.
(  ) Estado em que o indivíduo se encontra quando um desafio demanda uma nova adaptação.
( ) Ocorre quando as estruturas internas precisam adaptar-se a uma nova informação do meio.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3  
	
	B
	3 – 2 – 1  
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2  
	
	E
	1 – 3 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 3 – 2. “Piaget considerava que a aprendizagem aconteceria durante o processo de adaptação do indivíduo ao ambiente. Essa adaptação ocorreria por meio da assimilação, quando novos conhecimentos são seriam associados a conhecimentos e experiências prévios do indivíduo, e pela acomodação, quando é necessário ressignificar as estruturas e demandas do ambiente, buscando um estado de equilibração majorante (Nogueira; Leal [...]). Esse processo de construção da inteligência seria cíclico, uma vez que a inteligência humana sempre é capaz de aprender coisas novas, causando novos desequilíbrios” (livro-base, p. 68).
Questão 3/5 - Ludicidade - ELETIVA
Considere o seguinte trecho de texto: 
“Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARANÁ. Secretaria de Educação do Paraná. Compreendendo a música. <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136>. Acesso em 23 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre os termos técnicos de elementos musicais, relacione cada um dos seguintes termos às suas respectivas características: 
Altura
Intensidade
Duração 
(  ) Pode ser curta ou longa; depende do tempo de difusão de um som.
(  ) Pode ser forte ou fraca; está relacionada à força de um som.
(  ) Pode ser grave ou aguda; depende da vibração do som. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 3 – 2 – 1. “Altura: Não está relacionada ao volume do som, e sim à característica de grave ou agudo. Podemos perceber pelo som da voz ou pelo som emitido pelos animais quais são os mais graves (leão, por exemplo) e os mais agudos (pássaros, por exemplo) [...]. Intensidade: Forte ou fraco. Sons fortes estão muitas vezes associados ao barulho que gera desconforto e até medo, como a sirene de ambulância, rugido do leão ou do elefante. Uma brincadeira interessante para que as crianças percebam a intensidade de um som, é a de associar um objeto escondido na sala com o bater palmas, por exemplo. Nesse caso, a ludicidade também está presente em forma de jogo - uma criança deve procurar um objeto escondido pela turma e terá como pista a batida de palmas (fraca quando a criança estiver longe do objeto ou mais intensa à medida que se aproxima do objeto). Observe que aqui as crianças é que controlam a intensidade do som e do movimento. Duração: Curto ou longo. Este conceito talvez seja um dos mais fáceis de associar, pois, além dos sons dos animais, pode ser percebido quando cantamos algumas partes mais longas de uma música” (livro-base, p. 227,228).
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 4/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A leitura é uma ponte necessária que leva à escrita. Nesse sentido, que ela seja uma prioridade no trabalho do professor, em todas as áreas do conhecimento, especialmente na construção e na formação de nossos alunos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Francieli Corrêa de et al. Literatura, leitura e ludicidade no processo ensino-aprendizagem. FAEL. <https://fael.edu.br/tcc/literatura-leitura-e-ludicidade-no-processo-ensino-aprendizagem/>. Acesso em 19 jun. 2018. 
A leitura é uma das experiências lúdicas mais fascinantes que uma criança pode ter. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Dependendo de como são utilizados nas práticas pedagógicas, diversos gêneros textuais, como quadrinhos, podem ser trabalhados de forma lúdica.
Comentário: “Quando as crianças iniciam o processo de alfabetização e começam a desvendar os mistérios da escrita, a leitura abre novas possibilidades de interação com o mundo. A autonomia na leitura permite à criança explorar dimensões sociais, no que
antes dependia de um adulto. No entanto, nem sempre a prática da leitura é prazerosa, pois exige um esforço de compreensão, e às vezes aquilo que a criança lê não é significativo para ela. Há casos em que a criança apenas decifra os elementos gráficos em um texto, mas não consegue compreender seu significado. Nesse caso, a tendência é que a leitura se torne uma atividade enfadonha no futuro. Portanto, é imprescindível que ela possa escolher os livros que quer ler. A escola precisa ter a variedade de livros infantis para que a criança se interesse e amplie seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Por muito tempo, a leitura de gibis foi recriminada, considerada mero passatempo e distração. Atualmente, a história em quadrinhos é considerada um gênero textual bastante lúdico e é explorada nas escolas, além de outros gêneros textuais, como contos, notícias, receitas, manuais de brinquedos, rótulos de produtos, entre outros” (livro-base,160,161).
	
	B
	A contação de histórias por um adulto é sempre uma experiência muito mais lúdica do que a leitura que uma criança faz sozinha de um livro infantil.
	
	C
	Todo livro, mesmo que não tenha significado para a criança, pode ser considerado prazeroso e, portanto, lúdico.
	
	D
	Os gibis são considerados passatempo e distração para as crianças, porque limitam seu potencial lúdico.
	
	E
	Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem que as crianças apresentam, a escola deve determinar os livros que elas precisam ler; a criança jamais poderá escolher o livro a ser lido.
Questão 5/5 - Ludicidade - ELETIVA
Analise o seguinte trecho de texto: 
“A era da informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo F. Alves. Era da informação. Mundo Educação. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm>. Acesso em 12 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre o fato de a era digital e de a internet terem influenciado significativamente o modo como se estabeleceram os aspectos lúdicos nos dias atuais, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É importante considerarmos tudo o que se apresenta na internet como verdadeiro.
	
	B
	A cibercultura nasceu no início do século XVII como cultura digital.
	
	C
	A ludicidade não foi afetada pela cultura das novas tecnologias.
	
	D
	Com a Web 2.0, a produção de conteúdos na internet aumentou significativamente.
Você acertou!
Comentário: “A partir da Web 2.0, passamos também a ser produtores de conteúdo informativo. Esse cenário aumentou em muito a demanda por uma mediação humana entre a informação e o conhecimento” (livro-base, p. 200).
	
	E
	A internet contribuiu para a aproximação das pessoas fisicamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais