Buscar

A BNCC e os CAMPOS DE EXPERIENCIA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A BNCC e os 
Campos de Experiência
Arranjo Curricular ;
Mudança do foco da perspectiva do professor para a perspectiva da criança;
Garantia dos Direitos de Aprendizagem;
Imersão das crianças em vivencias que promovam aprendizagem e desenvolvimento, sempre tendo as Interações e Brincadeiras como eixos estruturantes;
Processo de transição casa/creche, dentro da própria instituição, creche/ pré-escola, entre as etapas;
 Ressignificação das ações pedagógicas: olhar atento e escuta sensível do professor, planejamento e avaliação.
O que a Base Nacional Comum Curricular (2017) estabelece para a Educação Infantil?
Criança: Sujeito histórico sócio, histórico e cultural, com desejos, vontades, opiniões, capacidades de decisão, maneiras de pensar, se expressar e também modos de compreender o mundo.
Infância: compreendida entre o 0 até 11 anos que não deve ser compreendida como etapa estanque da vida da criança, que deva ser superado com a chegada da juventude pois, deixa marcas, permanece e habita a vida dos seres humanos. Barbosa (2009)
 
Educação Infantil: Primeira etapa da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 até 5 anos de idade nos seus aspectos físicos, afetivos, intelectual, linguístico e social.
Garantia da redução das desigualdades através da imersão pedagógica 
pautadas nos princípios
Éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. 
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. 
Estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais (DCNEI, 2009, p. 87- 88). 
CUIDAR E EDUCAR
 O Educar e o cuidar na Educação Infantil, dentre outras coisas, objetiva atender as crianças nas suas necessidades, oferecendo-lhes condições de se sentir confortável, em relação a sono, fome, sede, higiene, dor e outros. Como também, acolher seus afetos e alimentar sua curiosidade e expressividade, e ainda, proporcionar-lhes condições para explorar o ambiente e construir sentidos pessoais, sobre o mundo e sobre si, apropriando-se de formas de agir, sentir e pensar, existentes em sua cultura. (DRCMT –EI pág 9)
O currículo da Educação Infantil nas DCNEI (2009), é entendido como “práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças”. 
Os princípios éticos, políticos e estéticos, verifica-se que estes dialogam com as competências gerais da BNCC, visto que, o Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural, Comunicação, Cultura Digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, devem ser construídas desde a etapa da Educação Infantil.
Planejamento na Educação Infantil
Bassedas, Huguet e Solé (1999, p. 113), dizem que planejar na Educação Infantil tem a mesma utilidade que planejar em qualquer outra etapa educativa, pois planejar permite tornar “consciente a intencionalidade que preside a intervenção; permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos; e permite dispor de critérios para regular todo o processo.”
Recurso que assinala a intenção do professor na organização dos tempos e espaços no dia a dia das instituições educativas. 
1- Eixos Estruturantes: Interações e Brincadeiras
2-Direitos de Aprendizagem e Experiências
3-Campos de Experiências
4-Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
5-Objetivos do Currículo
6-Espaços, tempos e materiais
7-Avaliação
CONSIDERAR
Para compreender como a criança aprende e se desenvolve na etapa da Educação Infantil.
Promover a articulação entre os Campos de Experiências
Garantia dos Direitos de Aprendizagem e desenvolvimento
Observar o processo de desenvolvimento da criança
Por quê?
Organização do tempo e do Espaço
As propostas pedagógicas planejadas pelos professores precisam: 
ter como eixos norteadores a brincadeira e as interações; 
garantir à criança o acesso aos espaços e aos materiais; 
respeitar os diferentes tempos de aprendizagem e de desenvolvimento de cada criança; 
garantir a autonomia das crianças, evitando longa espera durante os períodos de atividades, de higiene e de alimentação; 
valorizar os saberes da comunidade local. 
Seis Direitos de Aprendizagem
Conviver Brincar
Participar Explorar
Expressar Conhecer-se
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
 Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
 Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
 Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
 Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais