Buscar

APOL OBJETIVA REGURAS 01 - ESCATOLOGIA E APOCALIPSE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL OBJETIVA REGURAS 01 - ESCATOLOGIA E APOCALIPSE
Questão 1/5 - Escatologia e Apocalipse
Considere o seguinte extrato:
“O senhorio de Cristo ressuscitado se estende a toda a história humana e isto faz São Paulo dizer: ‘foi do agrado de Deus fazer habitar n’Ele toda a plenitude’ (Cl 1,19) [...] Cristo é aquele que recapitula em si todas as coisas, porque as regenera e aperfeiçoa, dá-lhes sentido e medida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFERÊNCIA EPISCOPAL ITALIANA. Os Caminhos do Senhor. Aparecida: Santuário. 1985. p. 142
Considerando o livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel, aponte as características principais descritas na aliança davídica:
Nota: 20.0
	
	A
	Suas principais características podem ser resumidas nos termos “casa”, “reino” e “trono”: a expressão “trono” indica o poder soberano, a autoridade de um dos descendentes de Davi, infinitamente superior, que se assentará para sempre em seu trono.
Você acertou!
“As características essenciais [...]” da aliança davídica “[...] estão implícitas nestas três palavras: casa, reino e trono”. A expressão “trono” “[...] indica o poder soberano, a autoridade de um dos descendentes de Davi, infinitamente superior, que exercerá para sempre seu poder [...]” (livro-base, p. 119).
	
	B
	Condicionou a vida do homem decaído, sendo apresentada pela primeira vez a promessa de um Redentor.
	
	C
	É a primeira das quatro grandes alianças firmadas entre Deus e a nação de Israel. Entretanto, essa aliança tem importantes ligações com doutrinas relacionadas à soteriologia.
	
	D
	Temos o registro dos dois acontecimentos transcendentes da história de Israel: o livramento do Egito e a entrega do pacto da Lei no Sinai. Nesta aliança, verifica-se o desenvolvimento do antigo concerto com Abraão.
	
	E
	Exerce grande influência na nossa expectativa escatológica, haja vista que tudo isso jamais foi cumprido na íntegra e, sendo uma aliança eterna e incondicional, exige seu cumprimento.
Questão 2/5 - Escatologia e Apocalipse
Leia o trecho a seguir:
“A ‘Boa Notícia’ do Reino, pregada e praticada por Jesus, significou sua vitória sobre o mal físico, psíquico e espiritual. Aos discípulos de João [...], Jesus responde: voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICO-HISTÓRICA DO GRANDE JUBILEU DO ANO 2000. Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre. São Paulo: Paulinas, 1996. p. 64.
Conforme o livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel, como será o milênio?
Nota: 20.0
	
	A
	Os mil anos do milênio serão como uma extensão do período atual da Igreja. O poder do Evangelho ganhará o mundo todo para Cristo, e a Igreja assumirá o controle dos reinos seculares.
	
	B
	Interpreta-se as profecias do Antigo e Novo Testamento de maneira literal. Entende-se que o retorno de Cristo, a ressurreição dos salvos e o Tribunal de Cristo serão antes do milênio.
	
	C
	Ele disse que sua volta seria “como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus, 24: 27).
	
	D
	O arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, mas apenas os crentes “preparados” serão levados, ao passo que outros crentes permanecerão na Terra durante a tribulação (sendo arrebatados posteriormente).
	
	E
	O Milênio será um reino terreno, em que Cristo reinará em Jerusalém e em que todas as promessas feitas ao patriarca Abraão serão concretizadas. O Milênio trará o cumprimento completo das alianças bíblicas de Deus com Israel.
Você acertou!
“O Milênio será um reino terreno em que Cristo reinará em Jerusalém e em que todas as promessas feitas ao patriarca Abraão (aliança abraâmica – Gênesis, 12: 7) serão concretizadas (Ezequiel, 47 e 48). Nessa fase, acontecerá o cumprimento completo das alianças bíblicas de Deus com Israel (as alianças abraâmica, davídica, palestiana e nova) (livro-base, p. 133).
Questão 3/5 - Escatologia e Apocalipse
Leia o texto a seguir:
“O ‘dormir’ dos crentes, ou a expressão ‘os que dormem’, diz respeito aos corpos dos cristãos [...]. A Bíblia não ensina o ‘sono’ da alma! Por exemplo, o homem rico e Lázaro, depois que morreram, estavam respectivamente no reino dos mortos (Hades) e no paraíso, mas absolutamente conscientes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIETH, Norbert. Sete certezas sobre o arrebatamento. <http://www.chamada.com.br/mensagens/certezas_arrebatamento.html>. Acesso em 30 de mar. 2017.
Conforme o livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel, como ocorrerá o arrebatamento?
Nota: 20.0
	
	A
	O arrebatamento é a transformação de tudo em Deus, Deus será UM em Todos.
	
	B
	O arrebatamento será um acontecimento iniciado por Jesus Cristo, no qual ele virá até as nuvens e aparecerá somente aos cristãos. Sua aparição resultará na reunião dos crentes com Ele.
Você acertou!
“No arrebatamento, Jesus Cristo virá até as nuvens e aparecerá somente aos cristãos. Sua aparição resultará na reunião dos crentes com Ele” (livro-base, p. 125).
	
	C
	Jesus virá de uma vez só.
	
	D
	Na segunda fase, o arrebatamento será para toda a Igreja.
	
	E
	Na primeira fase, o arrebatamento virá para os que não creem e depois para os que creem.
Questão 4/5 - Escatologia e Apocalipse
Considere o seguinte extrato de texto:
“Como as pessoas interpretam os eventos segundo suas vivências, estas nem sempre correspondem as de outras gerações ou culturas, levando aos erros de interpretação. O problema está, portanto, em estabelecer parâmetros para saber quais interpretações são válidas e quais não são. Sem tais parâmetros, poderíamos acabar achando que qualquer interpretação sobre um fato social ou histórico seria igualmente válida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/hermeneutica-a-arte-de-interpretar-o-sentido-da-palavra-do-autor.htm.> Acesso em 29 mar. 2017.
De acordo com o livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel, o que significa Hermenêutica? Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A ciência que estuda a Igreja.
	
	B
	Uma forma de ver a realidade como um todo.
	
	C
	A verdade absoluta.
	
	D
	A verdade objetiva.
	
	E
	A hermenêutica é a ciência que nos ensina as leis e os métodos para a interpretação dos textos.
Você acertou!
“A hermenêutica é a ciência que ensina as leis e os métodos para a interpretação de textos diversos” (livro-base, p. 121).
Questão 5/5 - Escatologia e Apocalipse
Leia o extrato de texto a seguir:
“A ressurreição de Jesus é também experiência de vocação e de missão. Para os discípulos a ressurreição constitui o acontecimento da sua ‘reconvocação’, por parte de Jesus, depois da dispersão no momento da paixão de da morte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICO-HISTÓRICA DO GRANDE JUBILEU DO ANO 2000. Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre. São Paulo: Paulinas, 1996. p. 109.
Conforme o livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel, sobre a Nova Aliança, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Essa aliança foi também profetizada pelo profeta Isaías e novamente em Ezequiel. Trata-se da única aliança que promete a remoção dos pecados e ainda a reintegração da terra da Palestina a Israel.
Você acertou!
“Esse pacto foi [...] profetizado por Isaías (61: 8-9) e por Ezequiel (37: 21-28). Trata-se da única aliança que promete a remoção dos pecados e ainda a reintegração da terra da Palestina a Israel” (livro-base, p. 119,120).
	
	B
	Nessa aliança, verifica-se
o desenvolvimento do antigo concerto com Abraão.
	
	C
	É uma expansão da aliança abraâmica e também possui a garantia Divina de que Deus efetuará a conversão essencial para o seu cumprimento.
	
	D
	A expressão “trono” indica o poder soberano, a autoridade de um dos descendentes de Davi, infinitamente superior, que se assentará para sempre em seu trono.
	
	E
	As características essenciais desta aliança estão implícitas nestas três palavras: casa, reino e trono.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais