Buscar

Avaliação Final Objetiva - Anatomia e Fisiologia Humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A glândula tireoide localiza-se imediatamente abaixo da laringe e anteriormente à traqueia, sendo uma das maiores glândulas endócrinas, pesando cerca de 15 a 20 gramas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Seus principais hormônios são T3 e T4, respectivamente triiodotironina e tiroxina, que têm a função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular. 
(    ) Os hormônios T3 e T4 diminuem a velocidade dos processos oxidativos e de liberação de energia nas células corpóreas.
(    ) Esta glândula também secreta o hormônio calcitonina, que é importante para o metabolismo do cálcio.
(    ) O mau funcionamento da tireoide pode ocasionar problemas como hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
�
	2.
	João estava em um encontro com amigos em um bar e resolveram pedir uns petiscos. Assim que chegaram, todos executavam movimentos com os membros superiores para alcançá-los. Quais são os movimentos utilizados para essa ação?
	 a)
	Rotação e circundação.
	 b)
	Abdução e adução.
	 c)
	Flexão e extensão.
	 d)
	Supinação e pronação.
�
	3.
	O sistema circulatório é formado pelo coração, constituído de músculo estriado cardíaco e vasos sanguíneos como artérias, veias e capilares sanguíneos. O sangue é composto de uma parte líquida e outra sólida. Sobre as funções do sistema circulatório, analise as sentenças a seguir:
I- O transporte de gases respiratórios ocorre graças ao sistema circulatório.
II- A produção de hormônios e seu transporte ocorre no sangue.
III- Os nutrientes absorvidos na digestão são transportados pelo sangue.
IV- No sangue circulam as células de defesa do nosso corpo, chamadas de leucócitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
�
	4.
	O sistema endócrino é composto por glândulas endócrinas que estão distribuídas por todo o corpo. Essas glândulas secretam hormônios na corrente sanguínea, os quais exercem efeitos na reprodução, metabolismo e desenvolvimento do organismo. Um exemplo de glândula endócrina é a tireoide. Com relação à tireoide, assinale a alternativa que apresenta os hormônios produzidos por ela que atuam estimulando o padrão metabólico, além de regularem o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo:
	 a)
	Mineralocorticoide ? Adrenalina.
	 b)
	Triiodotironina ? Tetraiodotironina.
	 c)
	Calcitonina ? Insulina.
	 d)
	Calcitonina ? Triiodotironina.
�
	5.
	A contração muscular é responsável pelos diversos movimentos desempenhados pelos seres humanos, sejam eles movimentos voluntários, como quando corremos, ou involuntários, como o batimento cardíaco. Com relação à contração muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a contração muscular, ocorre o encurtamento dos sarcômeros.
(    ) Os íons cálcio interagem com filamentos finos dos sarcômeros, permitindo que haja o relaxamento dos músculos.
(    ) O estímulo necessário para desencadear a contração muscular vem do cérebro.
(    ) A contração que ocorre na musculatura do esôfago é lenta e extensa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
�
	6.
	Já está em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que altera a faixa de iodação do sal no Brasil. De acordo com a nova regra, a adição do iodo no sal de cozinha deverá ficar entre 15 e 45 miligramas por quilo de sal; atualmente, a adição pode variar entre 20 a 60 miligramas por quilo. O sal com menos iodo deve começar a ser produzido no Brasil em até 90 dias. A nova faixa foi resultado da avaliação realizada pela Comissão Interinstitucional para Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguida de Consulta Pública realizada pela Anvisa. O cálculo levou em consideração a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), dados de monitoramento do teor do nutriente no sal e o padrão de consumo do brasileiro. A recomendação de consumo máximo diário pela (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários - valor que ultrapassa o dobro do recomendado. A adição do iodo no sal foi adotada na década de 1950 para prevenir e controlar as deficiências do nutriente, que pode provocar o bócio, bem como comprometer de forma permanente o desenvolvimento físico e intelectual de crianças. No entanto, a faixa de adição do nutriente tem sido revista ao longo dos anos em virtude das mudanças no padrão de alimentação dos brasileiros, pois o excesso desse nutriente também traz danos à saúde. Com relação à adição de iodo no sal de cozinha, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32499. 2013. Acesso em: 4 maio 2018.
	 a)
	O iodo é uma vitamina utilizada pelas adrenais para produção de hormônios. A falta dessa vitamina pode reduzir a glândula, causando o bócio.
	 b)
	O iodo é um mineral utilizado pela glândula tireoide para a produção dos hormônios. A falta desse mineral pode ocasionar aumento da glândula, causando o bócio.
	 c)
	O iodo é um lipídio utilizado pela pituitária para produção de hormônios. O excesso desse mineral pode aumentar a glândula, causando o bócio.
	 d)
	O iodo é um mineral utilizado pelas glândulas paratireoides para produção de hormônios. O excesso desse mineral pode aumentar a glândula, causando o bócio.
�
	7.
	O esqueleto humano tem 206 ossos. Para fins didáticos, o esqueleto é dividido em axial e apendicular. Além disso, os ossos são divididos em cinco categorias de acordo com a sua forma: longo, curto, plano, irregular e sesamoide. Com base na figura anexa, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://3docean.net/item/anatomy-femur-thig-leg-bones-pbr-uvtextured/17088785. Acesso em: 3 maio 2018.
	
	 a)
	O fêmur é um osso curto, pois não apresenta um eixo longo.
	 b)
	O fêmur é um osso plano, fino e serve para fixação muscular.
	 c)
	O fêmur é um osso longo, visto que o comprimento excede a largura.
	 d)
	O fêmur é um osso sesamoide, pequeno e arredondado.
�
	8.
	O pâncreas é uma glândula oblonga e macia com cerca de 15 cm de comprimento e 2,5 cm de espessura. Está localizado abaixo da grande curvatura do estômago e conecta-se ao duodeno do intestino delgado por um ducto. Sobre o pâncreas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Degrada células sanguíneas envelhecidas e desgastadas, bem como bactérias invasoras a partir da pinocitose.
	 b)
	Libera a bile, substância importante no metabolismo de carboidratos e lipídeos.
	 c)
	As ilhotas de Langerhans formam a parte endócrina do pâncreas, responsável pela secreção de insulina e glucagon, que controlam os níveis de açúcar no sangue.
	 d)
	Participa ativamente da absorção de nutrientes, graças às vilosidades existentes em seu interior que são ricas em capilares sanguíneos.
�
	9.
	Joana estava brincando com sua irmã Maria, prendendo a respiração para ver quem conseguia ficar mais tempo sem respirar. Em pouco tempo, Joana desistiu da brincadeira, deixando Maria sair vencedora. A desistência ocorreu em virtude do aumento exagerado de gás carbônico no sangue, que estimulou uma resposta imediata do centro respiratório. Onde se localiza o centro respiratório?
	 a)
	No cérebro.
	 b)
	Na ponte.
	 c)
	Nos ventrículos.
d)
	No bulbo.
�
	10.
	O sistema circulatório desempenha diferentes funções que são importantes para o equilíbrio corporal. Dentre elas, podemos destacar: transporte de nutrientes, de gases respiratórios e resíduos metabólicos. O principal órgão do sistema circulatório é o coração. Sobre esse órgão, analise as sentenças a seguir:
I- É composto pelo músculo estriado cardíaco.
II- Apresenta três cavidades que recebem sangue durante o batimento cardíaco. 
III- O sangue é bombeado através dos movimentos chamados de sístole e diástole.
IV- Os átrios e ventrículos não podem se comunicar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
�
	11.
	(ENADE, 2011) Em um ambiente universitário, as refeições não são feitas adequadamente, muitas vezes por falta de tempo. A fome acaba sendo suprida com alimentos do tipo fast food. Suponha que um estudante universitário tenha ingerido, como sua refeição principal do dia, um sanduíche de pão francês, manteiga, carne, queijo, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar. Para os constituintes dessa refeição, as enzimas que atuarão na digestão dos alimentos, na ordem em que foram apresentados, são:
	 a)
	Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase.
	 b)
	Sacarase, amilase, lipase, pepsina, amilase.
	 c)
	Lipase, pepsina, sacarase, amilase, amilase.
	 d)
	Pepsina, amilase, lipase, sacarase, sacarase.
�
	12.
	(ENADE, 2014) Ao se encostar a base de um diapasão vibrando no processo mastoide (osso atrás da orelha) escuta-se o som por condução óssea. A intensidade do som diminui lentamente até que se deixe de ouvi-lo. Neste momento, ao se aproximar o diapasão da orelha externa, volta-se a ouvir o som, agora por condução aérea, isto é, a vibração das moléculas de ar faz vibrar a membrana timpânica (área aproximada: 64 mm2), levando à movimentação dos ossículos da orelha média que, por sua vez, fazem vibrar a janela oval (área aproximada: 3,2 mm2), chegando à cóclea. Esse fenômeno é explicado pelo fato de:
	 a)
	As áreas da membrana timpânica e da janela oval serem diferentes, acarretando aumento da força na cóclea.
	 b)
	O som ser amplificado devido ao aumento de pressão associado à diferença de áreas entre a membrana timpânica e a janela oval.
	 c)
	A velocidade do som no ar ser cerca de 4 vezes menor do que na água, resultando em maior quantidade de energia.
	 d)
	Os ossículos da orelha média serem muito menores do que o processo mastoide e mais sensíveis à vibração do diapasão.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais