Buscar

APOL 2 - Educação Infantil Conteúdos, Tendências e Metodologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte afirmação:          
“Os cuidados e a educação da criança passam a se constituir como elementos fundamentais, pois historicamente as práticas destinadas às crianças menores de seis anos eram de caráter somente assistencialista”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/JISLAINE%20CRISTINA%20DE%20OLIVEIRA%20SANTOS.pdf . Acesso em 10 out.2016.
O livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem contempla o conceito de Montenegro sobre o cuidado na educação infantil. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e  assinale a alternativa que apresenta esse conceito de forma correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Na educação infantil, o cuidar é voltado somente para os cuidados de higiene.
	
	B
	Na educação infantil, o cuidar é uma ação pedagógica.
Você acertou!
“[...] o afeto que o educador se propõe doar para criança na educação infantil deve partir de sua formação, de suas pesquisas [...] O ato de cuidar torna-se uma ação pedagógica”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p.71).
	
	C
	Na educação infantil, o cuidar é uma atribuição específica da cuidadora.
	
	D
	Na educação infantil, o cuidar está separado do agir educativo.
	
	E
	Na educação infantil, o cuidar tem um significado prático.
Questão 2/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte citação:
 Os documentos regulatórios para a educação infantil – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n.º 9.394/96 (BRASIL, 1996) – estabelecem princípios norteadores para a primeira etapa da educação básica. Segundo o dicionário Aurélio (PRINCÍPIO, 2008), princípio significa o início de algo; começo; elemento predominante; base. Outro conceito é de que princípios equivalem a um conjunto de leis, definições ou preceitos utilizados para nortear a vida em sociedade.
 Após esta avaliação, caso queira ler o artigo integralmente, ele está disponível em: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS. disponível em:  http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/download/307/192
De acordo com a citação e com os materiais disponibilizados na rota de aprendizagem da disciplina EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS,   na aula 1, no tema 5: Princípios Básicos que Regem a Educação Infantil, as DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil) estabelecem os princípios básicos desse nível de ensino. Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Autonomia, respeito, solidariedade
	
	B
	Criatividade, ludicidade, liberdade
	
	C
	Éticos, estéticos, políticos
Você acertou!
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
 Fonte: Aula 1
Tema 5: Princípios Básicos que Regem a Educação Infantil
(1 min 56 segundos até 3 min 30 segundos)
	
	D
	Sociabilidade, manifestação artística, manifestação cultural
	
	E
	Cuidar, educar, brincar
Questão 3/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Atente para a seguinte citação:
“Lançar o olhar em direção ao reconhecimento das diferenças e dos vários aspectos das desigualdades (sociais, raciais, econômicas, culturais, etc.) leva-nos a rever determinados valores morais e sociais que foram sedimentados e aprendidos no âmbito da cultura”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< file:///C:/Users/Familia/Downloads/1307-1995-1-SM.pdf> >. Acesso em 10 out.2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale aquela que apresenta as noções que podem ser desenvolvidas nas crianças, a partir da reflexão sobre a diversidade cultural:
Nota: 20.0
	
	A
	As crianças desenvolvem noções de respeito, solidariedade e cooperação.
Você acertou!
“A reflexão sobre a diversidade cultural faz as crianças se identificarem com o contexto social em que vivem, desenvolvendo noções de respeito, solidariedade e cooperação [...]”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p.267).
	
	B
	As crianças desenvolvem noções física, psicológica e de criatividade.
	
	C
	As crianças desenvolvem noções específicas, intelectuais e motora.
	
	D
	As crianças desenvolvem noções de afetividade, de liderança e concentração.
	
	E
	As crianças desenvolvem noções psicológicas, de liderança e motora.
 
Questão 4/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Atente para a seguinte citação:
“A prática psicomotora deve ser entendida como um processo de ajuda que acompanha a criança em seu próprio percurso maturativo, que vai desde a expressividade motora e desenvolvimento até o acesso à capacidade de descontração”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4701/1/MD_EDUMTE_VII_2012_03.pdf >. Acesso em 10 out.2016.
Segundo os conteúdos abordados no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, identifique as áreas psicomotoras na educação infantil, relacionando-as às suas características:
1. A percepção.
2. A coordenação motora.
3. A estruturação temporal.
4. A orientação espacial.
(   ) É importante no processo de adaptação da criança ao ambiente.
(   ) É definida como a capacidade de reconhecer os estímulos recebidos.
(   ) É a área que possibilita a harmonia dos movimentos.
(  ) É aquela relacionada com à consciência, à memória e às experiências vivenciadas pela criança.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 4 - 3 - 1
	
	B
	3 - 1 - 2 - 4
Você acertou!
A sequência correta é 3-1-2-4. “[...] a percepção, que é de?nida como a capacidade de reconhecer os estímulos recebidos e está ligada à atenção à consciência e à memória; a coordenação motora área, que possibilita a harmonia dos movimentos; e também a orientação ou estruturação espacial e temporal que é importante no processo de adaptação da criança ao ambiente, já que seu corpo ocupa espaço. A orientação espacial está relacionada à consciência, à memória e às experiências vivenciadas pela criança”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p.242).
	
	C
	3 - 4 - 1 - 2
	
	D
	4 - 2 - 1 - 3
	
	E
	2 - 3 - 1 - 4
Questão 5/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Considere o trecho de texto a seguir:
“A música já estava presente no contexto das várias turmas, atendia vários propósitos, como a formação de hábitos e atitudes e a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo, às vezes acompanhadas por gestos corporais imitados pelas crianças, com poucas construções individuais ou coletivas ou oportunidades de expressar-se através desta linguagem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, Jacqueline Elise. Berçário: um lugar para o início da musicalidade. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.).Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir daformação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.292.
Tomando como referência os conteúdos abordados no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, relacione os eixos sobre a música na educação infantil às suas características:
1. Produção musical.
2. Interpretação.
3. Improvisação. 
4. Composição.
(   ) É a criação musical caracterizada por sua condição de permanência, seja pelo registro de memória, gravação.
(   ) Contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais.
(   ) Contempla a criação e reprodução.
(   )  É a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 3 - 1
	
	B
	3 – 1 – 2 - 4
	
	C
	1 – 2 – 3 - 4
	
	D
	4 – 3 – 1 - 2
Você acertou!
A sequência correta é 4-3-1-2. “[...] a produção musical contempla criação e reprodução. A partir desses eixos educativos é que acontece a prática pedagógica [...] a interpretação é o primeiro eixo proposto e é ‘a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra’ [...] O segundo eixo é a improvisação que contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais. A composição terceiro eixo ‘é a criação musical caracterizada por sua condição de permanência seja pelo registro na memória seja pela gravação por meios mecânicos seja ainda pela notação, isto é, pela escrita musical’” [...]. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p. 246).
	
	E
	2 – 3 – 1 - 4

Outros materiais