Buscar

Avaliação final Discursiva Metodologia Científica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dentre os casos de citações de obras ao longo dos textos das nossas pesquisas, além das tradicionais citações diretas e indiretas, podemos utilizar outros mecanismos, como a citação da citação. Essa técnica, conhecida como apud, pode ser utilizada sem problemas, desde que respeitadas algumas regras. Assim sendo, pergunta-se: é recomendável em um artigo científico a utilização de muitas obras utilizando o apud? Por quê? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
Não é recomendável a utilização de muitos ?apuds? no processo de construção de um artigo. Quando não temos acesso à obra original, o que é muito raro nos dias de hoje, com a utilização de várias plataformas de acesso a revistas e livros, o correto é optarmos por outra obra a qual possamos comparar nossos resultados. Obviamente quando a obra em questão é um clássico, e não podemos deixar de citar, não tendo acesso ao manuscrito original, podemos utilizar o apud, mas sempre é bom evitar.
	2.
	De forma bastante clara, a pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. É natural que ao dividirmos nosso planeta em nações e/ou países, a competição torna-se inevitável, principalmente no sentido da comparação de quem detém mais conhecimento. No entanto, não apenas deter mais conhecimento interessa àquele que o gera. De fato, quanto maior for o investimento em pesquisa, mais desenvolvida será a nação. Assim sendo, responda por que é tão importante para países em desenvolvimento investirem em pesquisa e desenvolvimento.
	Resposta Esperada:
Os investimentos em pesquisa e inovação nos países de terceiro mundo e/ou em desenvolvimento são importantes ferramentas para sua independência dos países de primeiro mundo. Por não gerarmos nosso conhecimento e até mesmo metodologias e tecnologias aliadas à utilização dos nossos recursos naturais, por exemplo, ficamos reféns das técnicas utilizadas por outros países. Pelas fragilidades que temos no ensino, na questão social e em outros aspectos, a pesquisa torna-se crucial para a emancipação dos países em desenvolvimento através de projetos que visam a longo prazo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais