Buscar

EDs_Abordagens Humanistas em Psicologia_Respondidos e Justificados_Atualizado_2019-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ED’S – ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICOLOGIA
1-D
Justificativa: 
As afirmações I e II expressam incorretamente o pensamento humanista, a atitude humanista não é uma explicação do comportamento, mas sim uma forma diferente de olhar para o homem; as afirmações III, IV e V apontam características corretas sobre o humanismo, como poder ser aplicado a outras filosofias ou movimentos, sua origem histórica e teóricos desse pensamento.
2-E
Justificativa: 
A afirmativa III mostra a questão patológica (depressão), o que não é a principal questão para o humanismo; como apresentado nas demais afirmativas, o pensamento humanista se atenta para a questão do sentido da vida, olhando a partir das abordagens humanistas, o solilóquio apresenta Hamlet atormentado por essa questão.
3-D
Justificativa: 
Para o humanismo, o homem é compreendido como em constante movimento, eterno vir a ser, segundo a perícia apresentada pela reportagem, o homem foi tido como algo pronto - homem com depressão, homem resultante - diferente do olhar humanista.
4-D
Justificativa: 
Para o humanismo de Rogers, o homem é arquiteto de si mesmo, ou seja, há uma tendência à realização, a desenvolver-se mesmo em condições não facilitadoras. Rogers possui uma crença completa no ser humano.
5-E
Justificativa: 
A técnica de conscientização consiste em levar o paciente a tornar-se mais consciente de seus gestos, respiração, emoções, voz, expressões faciais, pensamentos, assim ele aprenderá mais sobre si e será mais consciente.
6-C
Justificativa: 
A proposição I está incorreta, pois a Gestalt Terapia trata-se de uma linha psicoterapêutica, uma forma de trabalhar clinicamente, Psicologia da Gestalt é uma vertente da Psicologia. A afirmativa IV está incorreta, pois a fronteira de contato pode ser concebida como a zona de tensão que acontece antes do contato e não como uma barreira que separa o organismo do ambiente. A afirmação V está incorreta pois o contato não acontece necessariamente somente com o que é igual. 
7-C
Justificativa:
As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a II baseia-se em uma percepção do senso-comum e a IV baseia-se em conteúdos inconscientes, que é referente à Psicanálise.
8-D
Justificativa:
A paciente demonstra rigidez em seu contato com o terapeuta e consigo mesma, pois sua tendência à autorrealização está atuando no sentido de preservá-la. Isso decorre das circunstâncias externas, que ameaçam o "eu", fazendo com que a integridade deste "eu" leve o indivíduo a negar internamente a sua realidade vivenciada.
9-C
Justificativa: 
A afirmação IV está incorreta, pois traz a informação de que o profissional irá ajudar o cliente a fazer suas escolhas e que terá uma parcela da responsabilidade sobre elas, quando na realidade, o terapeuta auxiliará o cliente a ter uma olhar amplo sobre sua própria demanda a fim de poder decidir de maneira autônoma sobre elas.
10-C
Justificativa: 
As abordagens cognitiva e fenomenológica apresentam uma distinção em sua concepção de ciência: a Cognitiva retoma a consciência como objeto de estudo e a Psicologia Fenomenológica tem como base a experiência enquanto realidade vivida subjetivamente.
11-C
Justificativa: 
A afirmativa II está incorreta, pois a Psicologia Positiva segue procedimentos científicos rigorosos. A afirmativa III está incorreta, pois o movimento não exclui o desenvolvimento de estudos que analisam as doenças e seus aspectos negativos, mas busca o entendimento de fatores que levam ao equilíbrio.
12-D
Justificativa: 
O Aconselhamento Psicológico é uma prática em que o psicólogo assume um papel de fornecer uma "solução" de pequenos (ou grandes) desajustamentos de conduta" com o intuito de facilitar a tomada de decisões por parte do cliente. As afirmativas I e III corroboram com essa concepção.
13-D
Justificativa: 
A Abordagem Centrada na Pessoa parte da compreensão de que "o indivíduo possui dentro de si vastos recursos para a autocompreesão, para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo" (Rogers, 1938). Com base nisso, entendemos que a conduta esperada pela psicóloga seria de escutar Maria Cristina, a fim de compreender seu ponto de vista; auxiliá-la para tomar consciência de sua própria experiência e permitir a mudança de comportamento de forma livre e autônoma.
14-C
Justificativa: 
O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento que consiste em acolher e ouvir a demanda trazida pelo cliente e o Aconselhamento Psicológico é uma tratativa mais fugaz, que tem a intenção de auxiliar o cliente na tomada de decisões. O enunciado da questão deixa a dúvida se trata-se de um Plantão ou Aconselhamento. De qualquer forma, no Plantão, o psicólogo deve acolher a demanda e propiciar uma expansão do olhar do cliente sobre ela, antes de atribuir a tristeza a um outro fator. No Aconselhamento, o profissional deve compreender a demanda e auxiliar o cliente na tomada de decisão; provavelmente, em relação à mudança de trabalho - que foi a questão inicial trazida por ele.
15-B
Justificativa: 
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois tratam-se de práticas psicológicas que têm como base, a promoção de reinserção social; resgate de autonomia; novas possibilidades existenciais, de apropriação e de criação; novas possibilidades de relações interpessoais, além de facilitar a reinserção dos indivíduos no mercado de trabalho.
39

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais