Buscar

PROJETO APLICADO FINAL - ANHEMBI MORUMBI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

19
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ESCOLA DE negócios e HOSPITALIDADE
CURSO DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
THIAGO FRANCISCO QUINTÃO MIRANDA
COLÉGIO ARENA ENSINO MÉDIO
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
GOIÂNIA
2019
THIAGO FRANCISCO QUINTÃO MIRANDA 
COLÉGIO ARENA ENSINO MÉDIO
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado no Curso de Tecnologia Em Comércio Exterior instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.
Orientadora: Prof. Marcia Aparecida dos Santos	 
GOIÂNIA
 2019 
RESUMO
Este artigo tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional do Colégio Arena Ensino Médio. Empresa do ramo educacional privado que atua em Goiânia desde 2007. Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulação de ações e protocolos já realizadas pelo corpo de colabores administrativos, excluindo professores e focado principalmente nos departamentos de Marketing e Eventos e Viagens, utilizou-se com referencial teórico pensamentos relacionados ao planejamento, administração, e análise de ambientes externo/interno. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. O resultado do trabalho apontou que o colégio está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho. 
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional. Análise SWOT. Colégio Arena. Ensino Médio.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Organograma da empresa Colégio Arena Ensino Médio ..............................	10
Figura 2 – Novo fluxograma – Núcleo de Comunicação Colégio Arena .........................	16
LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS 
CPD - Centro de Processamento de Dados
	
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	8
1.1	Objetivos do trabalho	9
1.2	Objetivo específico	9
2.	DADOS DA EMPRESA	9
3.	MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA	10
3.1	Missão	10
3.2	Visão	10
3.3	Valores	10
4.	ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL	11
5.	DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES	12
6.	ANÁLISE SWOT	14
7.	PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES	15
8.	INDICADORES DE QUALIDADE	17
9.	CONCLUSÃO	18
REFERÊNCIAS	19
		
	
	
INTRODUÇÃO
No que se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo.
Segundo a definição de Wood Jr. (2011, p. 141):
Para algumas pessoas, o diagnóstico é apenas uma etapa que antecede a implantação de um novo projeto. Mas o diagnóstico é mais que isto [...] o diagnóstico é parte do processo. Ele ajuda a empresa a conhecer a si própria e facilita o processo de mudança.
O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades. 
Para Oliveira (2017), as práticas organizacionais são o conjunto de saberes aprendidos desenvolvidos e criados dentro de uma organização e dessa maneira, a sua aplicação, compõem os direcionadores de tomada de decisões. O mesmo autor sugere que essas práticas sejam cuidadosamente estudadas, quando levanta-se todas as informações pertinentes para servirem de base de dados nas análises da estrutura organizacional, bem como na correção de problemas de gestão e na maximização dos resultados. 
Diante disto, o presente estudo tem o objetivo de identificar quais são as práticas utilizadas por uma escola de privada de ensino médio e pré-vestibular.
A estrutura deste artigo inicia pela apresentação dos objetivos, geral e específicos. Os tópicos seguintes tratam respectivamente dos temas: diagnóstico organizacional da empresa, da identificação da missão, visão e valores, da identificação do organograma organizacional atual, seus departamentos e suas respectivas funções. O tópico seguinte é a análise SWOT, a metodologia que traz os métodos e instrumentos utilizados no estudo, seguida pelos resultados e discussão que contém os dados obtidos e sua análise focadas nos departamentos de Marketing e Eventos e Viagens. Por fim é apresentada as considerações finais incluindo as limitações, sugestões e aplicações.
 Objetivos do trabalho
Realizar o diagnóstico organizacional da empresa AGORA MÉDIO EIRELI ME – Colégio Arena Ensino Médio, afim de identificar os pontos fortes e fracos de seu corpo operacional administrativo, na tentativa de sugerir uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes, focando principalmente no departamento de Marketing e no Eventos e Viagens.
Objetivo específico
Realizar o diagnóstico organizacional da empresa;
Utilizar da análise SWOT para identificação das forças e fraquezas do presente corpo de colaboradores;
Identificar os departamentos que necessitam de reorganização organizacional;
Apresentar soluções práticas para otimização e suas atividades.
DADOS DA EMPRESA 
A empresa AGORA MÉDIO EIRELI ME, representada nesse artigo pelo nome fantasia Colégio Arena Ensino Médio, está localizado na cidade de Goiânia, capital ido estado de Goiás, no endereço: Av. T-3 c/ rua T-54, 137 - St. Bueno, CEP: 74215-160. Conta com uma estrutura física de: 12 salas de aula, uma quadra poliesportiva, 2 laboratórios sendo um de biologia e outro de química, uma biblioteca, uma sala de estudos, um observatório de astronomia, dois pátios e duas áreas comuns de estudos, duas cantinas e um auditório com capacidade para até 177 pessoas. Atualmente a sua capacidade máxima é de 700 alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e 120 funcionários, dentre os colaboradores administrativos e professores. 
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA
Missão
Prover soluções educacionais confiáveis, eficazes e eficientes, que maximizem as potencialidades das pessoas, permitindo que possam impactar positivamente a sociedade.
Visão
Ser a referência nacional de qualidade em Educação Básica, Sistema de Ensino e Pré-vestibular.
Valores
Liderança pelo exemplo;
Transparência e honestidade nas relações;
Respeito com todos, dentro e fora da empresa;
Conduta ética e íntegra;
Compromisso com a excelência;
Rigor e compromisso com a educação e o conhecimento;
Credibilidade;
Inovação em educação.
ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL
Figura 1: Organograma da empresa Colégio Arena Ensino Médio
	 
	
	
Biblioteca
Fonte: Elaborado pelo autor
DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES
A departamentalização é um tipo de estrutura, na qual a empresa é dividida em setores que responderão pela entrega dos produtos e serviços por ela propostos.
Basicamente, a definição dessa estrutura é feita diante da gestão dos recursos, das atividades e o fluxo de comunicação dentro da instituição.
Com base no estudo realizado, e após análise do organograma organizacional apresentado no tópico anterior, pode-se identificar a presença de uma estrutura organizacional funcional, no qual, dentro do corpo colaborativo, são as funções que definem a hierarquia, e cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da engrenagem da organização. 
Para Cury (2010), as principais características dessa estrutura funcional, são: valorização da especialização; multiplicidade de contatos entre supervisores e executores; e aplicação da divisão do trabalho às tarefas de execução e às de supervisão. Reforçando esse conceito, Urdan (2010) diz que nessa modalidade de estrutura organizacional da qual o colégio estudado está inserido, as pessoas são agrupadas em unidades pela similaridade do trabalho que executam. A base é um tipo de atividade ou entrada para processos empresariais. 
A seguir, veremos como atualmente está estruturada a organização e como se divide de acordo com as funções, além da diretoria, os departamentos de finanças, coordenação pedagógica, secretaria, recepção e o foco da nossa pesquisa, os departamentos de marketing e de eventos e viagens, no qual se encontra uma chefia para cada função.
O Colégio Arena é constituído por um conselho diretor formado por três sócios e também professores, divididos por um diretor pedagógico e dois diretores administrativo/financeiro. A equipe é composta por 95 funcionários formais sendo 37 na área administrativa e 58 professores. A área administrativa conta com dois coordenadores pedagógicos e dois coordenadores auxiliares, um secretário, uma auxiliar de secretaria. No departamento financeiro, uma gerente financeira e uma auxiliar administrativa financeira. A recepção conta com três recepcionistas, e uma analista de recursos humanos, que responde pela organização dos funcionários dos departamentos de portaria, três funcionários, serviços gerais, oito funcionários e biblioteca com uma bibliotecária. Já o departamento de CPD, conta com gerente de T.I e auxiliar de CPD. Além do quadro de coordenadores pedagógicos, o Colégio Arena distribui a organização dos alunos com departamento de orientação pedagógica que possui oito orientadores disciplinares, uma coordenadora de provas para o departamento de coordenação de provas e uma psicóloga educacional para o Núcleo de Apoio Pedagógico. Para os departamentos de Marketing, um funcionário de designer gráfico e para o departamento Eventos e Viagens, um funcionário com formação em turismo que é responsável pela organização de todos os eventos extra pedagógicos e viagens com os alunos e diretores. Esses dois últimos departamentos, analisaremos logo mais a seguir. 
Ao conselho diretor reportam-se a coordenação pedagógica, equipe de professores, secretaria, recepção, CPD, financeiro, marketing, eventos e viagens, núcleo de apoio pedagógico. A cadeia de comando é a linha de autoridade que liga verticalmente todas as pessoas com níveis sucessivamente mais altos de gerência, e representa a amplitude de controle adotado pelo gerente (SCHERMERHORN, 1999). A direção exerce autoridade formal. Informalmente a autoridade é exercida pelas coordenadoras pedagógicas quanto ao controle sobre os professores. Os funcionários possuem formação entre nível médio completo a superior completo. Os funcionários de limpeza e zeladoria possuem um nível de formação escolar inferior em relação demais colaboradores, possivelmente pelo fato de que para a execução de suas tarefas é pré-requisito principal a experiência na função em detrimento da formação escolar. 
ANÁLISE SWOT
	PONTOS FRACOS
	PONTOS FORTES
	Baixa margem de lucro;
Alto custo hora/aula;
Falta Treinamento para os funcionários administrativos; 
Reestruturação da parte elétrica da escola;
Preço das mensalidades mais elevado que a concorrência;
Grande número de alunos por sala;
Falta de um Plano de saúde empresarial; 
Não possui política de descontos; 
Falta uma comunicação interna efetiva;
Orçamento anual não planejado;
Necessidade de ampliação de nova sede para melhor acomodação dos alunos;
Organização do organograma organizacional;
Investimentos desnecessários e não planejados.
	Foco no trabalho educacional; 
Equipe experiente e motivada; 
Boa estrutura física;
Localização;
Climatização das salas 
Salas equipadas com recursos tecnológicos – multimídia;
Boa imagem da escola perante a comunidade;
Acessibilidade para os alunos com necessidades especiais; 
Qualidade dos serviços prestados; 
Baixa rotatividade dos profissionais; 
Atividades extracurriculares (esportes, plantões, laboratórios, astronomia, eventos e viagens);
Aulas de apoio oferecidas aos alunos gratuitamente;
Alto número de alunos aprovados em várias universidades no Brasil e no exterior;
Disciplina.
	AMEAÇAS
	OPORTUNIDADES
	Grande concorrência; 
Muitas escolas não legalizadas a preços mais baixos; 
Trânsito intenso na região;
Muitas escolas com programas de bolsas e incentivo na região;
Transferência de novos alunos. 
	Número crescente de pessoas interessadas na educação escolar;
Muita procura por Ensino Médio na escola; 
Ampliação do espaço físico para construção de novas salas;
Falta de escola com programas extracurriculares; 
Ruas pavimentadas próximo a escola;
Proximidade com shoppings centers, restaurantes e parques.
PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES
Através da análise SWOT realizada, identificou-se que a falta de uma comunicação interna efetiva é um dos pontos fracos e que merece atenção no que se trata do planejamento estratégico e diagnóstico organizacional do Colégio Arena. Por isso, a partir desse momento, iremos focar esse trabalho na análise e na criação de propostas que visam a melhoria de dois departamentos diretamente ligados a responsabilidade da dissipação das informações dentro do objeto do nosso estudo: o departamento de Marketing e o departamento de Eventos e Viagens.
Embora a comunicação interna, embora venha sendo colocada sob a responsabilidade dos profissionais da área de comunicação, por sua vez, deveria ser de competência do setor de Recursos Humanos. Dentro do Colégio Arena, esse departamento está absorvido por outras funções, o que implica diretamente em uma falha comunicação interna, não só pelo acúmulo de funções, como pela falta de preparo para criação de peças e tratamento editorial, o que faz com que busque diretamente o auxílio dos outros dois departamentos citados a cima. 
Segundo a definição de Wilson Bueno. (2006):
A Comunicação interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios (BUENO, apud LEITE, 2006).
	A partir da identificação da necessidade de uma comunicação interna efetiva, criou-se um novo plano estratégico de comunicação interna. Esse plano, sugere alterações nos processos de trabalho dos departamentos de Marketing e de Eventos e Viagens, bem como na interação e comunicação com os demais departamentos do Colégio, uma vez que através da comunicação interna é possível motivar os recursos humanos, conhecer sua opinião, e quando necessário, manter um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno. Como solução, sugeriu-se a criação de um Núcleo de Comunicação, deixando de ser o departamento de Marketing o único o responsável pela comunicação, e sim o núcleo composto pelos departamentos de Eventos e Viagens, Coordenação, CPD e Marketing.
	Esse Núcleo terá como objetivo principal a organização e distribuição das informações internas e externas, além da criação de soluções para comunicação eficiente e objetiva, otimização das ferramentas
já utilizadas para finalidade (aplicativos, informativos, murais, mensagens via WhatsApp, e-mail, telefone, site), bem como a interação direta com Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Veja o fluxograma a seguir:
Figura 2: Novo fluxograma – Núcleo de Comunicação Colégio Arena
Fonte: Elaborado pelo autor
Outro departamento que passará por transformações será o departamento de Eventos e Viagens, que por sua vez, não só estará responsável pela organização dos eventos e viagens durante o ano letivo, como também será o departamento responsável pela reunião das informações e destruição das mesmas após as tomadas de decisões do Núcleo de Comunicação. 
Pensando nessa atribuição, a sugestão é que o departamento de Eventos e Viagens se transforme no departamento de Eventos e Relações Públicas. Esse novo departamento terá como objetivo principal a identificação das demandas, planejamento e execução dos eventos e viagens, criação de cronogramas de eventos e divulgações, gerenciamento e distribuição das informações – internas e externas, criação de relatórios e feedbacks e também criação de protocolos de atendimento. Será o departamento responsável pela reunião de informações necessárias para manutenção e suporte do núcleo e onde se concentrarão todas as informações caso algum funcionário ou utilizador externo, necessite de maiores informações, diminuindo assim, significativamente o furo previamente relatado da falha de comunicação interna e indiretamente da comunicação externa também.
Para que todas essas atividades funcionem de maneira efetiva, será sugere-se a contratação de um estagiário, de preferência da área de Relações Públicas, Publicidade ou Marketing, já que é importante que o emissor tenha acesso aos conhecimentos do receptor sobre o assunto a ser abordado. O seu nível de linguagem e o seu grau de interesse são itens relevantes para que ocorra a sintonia entre eles.
INDICADORES DE QUALIDADE 
No decorrer do estudo da disciplina de Diagnóstico Organizacional, entendeu-se a importância dos indicadores de qualidade de uma organização. São eles os responsáveis pela verificação do alcance dos objetivos determinados pela direção, além de medir o seu desempenho. 
Por sua vez, após a realização desse estudo, sugere-se a aplicação de quatro indicadores de qualidade: indicador de eficiência, eficácia, indicador de qualidade e indicador produtividade.
CONCLUSÃO
O objetivo geral da pesquisa foi identificar, através do diagnóstico organizacional, os pontos fortes e fracos do corpo operacional administrativo do Colégio Arena e sugerir, por meio dessa ferramenta de administração estratégica para o desenvolvimento e crescimento da empresa neste mundo competitivo, uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes, focada principalmente no departamento de Marketing e no Eventos e Viagens. 
Embora o Colégio Arena, seja uma organização nova e com muitas possibilidades de ampliação e crescimento, com os resultados da Análise SWOT e do atual organograma empresarial, percebeu-se uma robusta organização admirativa que permite que as suas forças e oportunidades sejam ainda maiores que suas fraquezas e ameaças.
 Ainda que limitado, esse estudo pode vir a colaborar para uma melhor organização dos departamentos já estabelecidos, ao propor a criação do Núcleo de Comunicação e uma simples reorganização do Eventos e Viagens, para o departamento de Eventos e Relações Públicas, bem como a contratação de mais um membro colaborativo para equipe, com a estratégia de eliminar e otimizar a comunicação interna e externa da organização. 
No entanto, entende-se que a partir das sinalizações ocorridas, tanto na análise SWOT, quanto nas sugestões, a empresa deverá se ater aos pontos indicados para melhorar a sua desenvoltura empresarial e organizacional/administrativa, além de permitir estudos futuros relacionados aos resultados dessas alterações, caso sejam aplicadas as sugestões por esse estudo apresentadas.
REFERÊNCIAS 
ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas: 2012.
BUENO, Wilson da Costa . Contexto educação a distância - Curso de Comunicação Interna-2.htm – Acessado em 20/11/2019.
DIAS, T. F. Avaliação de indicadores operacionais: estudo de caso de uma empresa do setor ferroviário. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
OLIVEIRA, Luiz carlos da silva. Práticas organizacionais, identidade e desempenho profissional na polícia militar do estado de goiás. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SCHERMERHORN, J. R. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
URDAN, André Torres; URDAN, Flávio Torres. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.
WOOD JR., Thomaz. Remuneração estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes