Buscar

APS - Procedimentos Biomédicos - Estética e Acupuntura - IBMR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APS - PROCEDIMENTOS BIOMÉDICOS
CASO CLÍNICO
AVALIAÇÃO DE ESTÉTICA
MHS, 30 anos, professora do ensino fundamental, possui biótipo ginóide, tecido com aspecto “casca de laranja” e lipodistrofia localizada nas regiões da coxa e glúteos. Por ter tido uma gestação há um ano, apresenta estrias rubras e hipotonia tissular moderada no abdome. Na avaliação, relata diabetes controlada, pouca ingestão de água e não realiza atividade física.
Qual a alteração estética que tem como sinal clínico o “aspecto casca de laranja” e qual grau de acometimento. 
A) A alteração estética que tem como sinal clínico o aspecto casca de laranja é o fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite em seu grau 3 de acometimento. Onde a pele apresenta um aspecto de gomos e nódulos que podem ser sentidos ao toque. 
Qual protocolo de tratamento é indicado nas regiões de coxa e glúteos. Explique.
B) O protocolo de tratamento para coxas e glúteos pode ser composto por diversas técnicas tais como a radiofrequência, corrente russa, ultracavitação, carboxiterapia e a drenagem linfática. 
A radiofrequência baseia-se no aquecimento volumétrico da derme profunda, aquecendo o colágeno e as fibras elásticas. O calor gerado pela radiofrequência leva à retração do colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, o aquecimento induz a ativação dos fibroblastos, levando à neocolagenização com subsequente remodelamento do tecido. O calor profundo causado pelo aparelho funciona como uma espécie de drenagem linfática capaz de derreter a gordura e de eliminar as toxinas contidas nos tecidos internos da pele. Com isso, a aparência da pele torna-se muito mais firme, lisa e bonita.
A técnica da corrente russa usa placas de silicone com um gel condutor entre a pele e o eletrodo, que são acoplados em cintas de elástico colocados na área (músculo) que vai ser estimulada. Serão emitidos impulsos elétricos, causando a contração muscular, como um “exercício físico passivo”, tonificando e modelando o corpo sem o esforço que a atividade física demanda. Ela é capaz de fortalecer a região das coxas e glúteos, combatendo a flacidez e modelando o corpo. 
Ultracavitação é um método onde uma onda de ultrassom com baixa frequência e emissão focalizada tem a finalidade de gerar uma cavitação no tecido adiposo. As membranas dos adipócitos vibram com frequência próxima de 28khz até 80khz, e essa vibração gera a formação de microbolhas que se rompem e por estarem próximas aos adipócitos acabam rompendo também a sua membrana, promovendo o derramamento de gordura. Combatendo então a gordura localizada das áreas de interesse. 
A carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sob a pele para eliminar a celulite, estrias, gordura localizada e também para eliminar flacidez da pele. O gás da carboxiterapia funciona melhorando a circulação celular e a oxigenação dos tecidos. Podendo ser aplicada nos glúteos e nas coxas, reduz a celulite e combate a gordura localizada, lesionando os adipócitos e destruindo as células de gordura. Além disso, o procedimento alonga os tecidos do local e preenche a região com gás, favorecendo a produção de fibras de colágeno, que sustentam a pele, diminuindo a flacidez.
Por fim, é sempre interessante aliar aos protocolos a drenagem linfática. Técnica que consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos. A drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço, acelerando a recuperação ao retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Se tornando uma boa aliada as técnicas citadas anteriormente. 
Quais procedimentos biomédicos podem ser utilizados no tratamento de estrias e hipotonia tissular? Explique a ação de um destes procedimentos.
C) Procedimentos que podem ser utilizados no tratamento de estrias e hipotonia tissular são intradermoterapia e microagulhamento.
A intradermoterapia consiste na aplicação por via intradérmica de substâncias/medicamentos escolhidos em função de seus efeitos farmacodinâmicos sobre o tecido alvo, atuando como catalisador biológico. O produto aplicado é escolhido de acordo com a finalidade do tratamento e o principal objetivo do método é proporcionar uma alta concentração de fármacos de eficiência comprovada diretamente nas zonas em que se deseja tratar. 
Já o microagulhamento é um procedimento consiste em microperfurações sobre a pele, feito através de um rolo com microagulhas com comprimentos que podem variar de 0.5 a 2.5mm. A injúria provocada gera uma resposta inflamatória controlada que promove e potencializa a absorção de substâncias e vitaminas que melhoram a textura e aspecto da pele, estimulando a regeneração celular, neovascularização e a produção de colágeno e elastina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais