DIAGRAMAS DE BODE

DIAGRAMAS DE BODE


DisciplinaEngenharia Eletretrica131 materiais340 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
Av. Mal. Floriano, 947 - Centro, Lages - SC, 88501-101 
Telefone: (49) 3225-411
LUCAS YURI MEDEIROS
DIAGRAMA DE BODE
Lages \u2013 SC
2019
RESUMO
O diagrama de Bode leva este nome devido à Hendrik Wade Bode, um engenheiro americano que atuava principalmente nas áreas de electrónica, telecomunicações e sistemas.
O Diagrama de Bode ou Curva de Bode como também é conhecido é um traçado de resposta em frequência de uma função de transferência SLIT-TC. Ele é composto por dois gráficos. O primeiro trata-se de um diagrama de Modulo e Frequência e o segundo é composto por um diagrama de Fase e Frequência. Ambos possuem o eixo horizontal, das frequências, em escala logarítmica. O diagrama de Bode é bastante usado em circuitos elétricos, filtros e sistemas de controle. Ele permite extrair informações importantes da característica do sistema.
DIAGRAMA DE BODE
Como já citado o diagrama de Bode, são compostos por dois diagramas para entender melhor como se utiliza esse método, podemos analisar a figura abaixo.
A margem de ganho é o fator pelo qual o ganho pode ser aumentado antes que o sistema fique instável. A margem de ganho pode ser visualizada diretamente das curvas de Bode, medindo distâncias verticais entre a curva de modulo da função. 
A margem de fase é o número de graus acima de -180°, na frequência de cruzamento ganho, onde o módulo da função é 1. A margem de fase da função de transferência de malha aberta na frequência cujo o valor unitário.
As margens de ganho e de fase são medidas de estabilidade relativa. 
Os diagramas de bode são desenhados utilizando a função de transferência de malha aberta. Sendo assim evita termos de calcular a função de transferência em malha fechada. Sendo possível fazer a análise do sistema em malha fechada, verificando a função de transferência em malha aberta.
MARGEM DE FASE E GANHO
Margem de fase é o atraso de fase adicional na frequência de cruzamento do ganho, necessário para levar o sistema a instabilidade. A frequência de cruzamento de ganho é a frequência na qual o módulo da função de transferência de malha aberta é unitário. 
A margem de fase é definida como 180° mais o ângulo de fase da função de transferência de malha aberta, na frequência cujo modulo tem valor unitário.
Fórmula usada
MF=180°+argGH
Margem de ganho é o inverso do módulo na frequência onde o ângulo de fase é 180°. Definindo-se a frequência de cruzamento de fase, como a frequência na qual o ângulo de fase da função de transferência a malha aberta é igual a 180° 
Fórmula usada
MG= 1/GH
Margem de ganho é um valor em decibéis que indica quando o módulo da função de malha aberta, está abaixo de 0db. 
DESENHO DO DIAGRAMA DE BODE
Dada a função de transferência, a primeira coisa a ser feita é escrevê-la na forme de Bode.
Para o eixo de frequências que será o eixo \u201cx\u201d, utiliza-se uma escala logarítma para que seja possível verificar uma grande faixa de frequências.
Para o diagrama de módulo, será utilizado 20log modulo e função. Isso possibilitara somar ou subtrair todos os componentes do módulo. Se não fosse utilizado a forma, seria necessário multiplicar ou dividir termos. 
	
EXEMPLOS DE DIAGRAMAS DE BODE