Buscar

atv 2 governança ti

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
O planejamento estratégico surgiu no começo da década de 70, pois antes, este tema era praticado como um planejamento operacional, considerando que nesta época, o cenário em que as organizações se encontravam era de certa maneira mais estável, com o aumento da demanda controlado. Atualmente este cenário se inverteu quase que em um giro de 360 graus, tornando necessário uma nova forma de realizar o planejamento administrativo que possibilitasse às empresas uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Os autores Barbosa e Brandoni (2005), corroboram que diante de contexto de alta complexidade é que se torna indispensável o uso do planejamento estratégico como ferramenta de apoio à alta gestão para direcionar as ações da empresa dentro de um plano concebido para se chegar aos objetivos e atingir a meta. O plano bem elaborado, minimiza as chances de uma tomada de decisão equivocada em um mercado altamente competitivo, em que não há espaço para equívocos. Sobre o planejamento estratégico, Mintzberg et al (2010) ajudam nesta compreensão, quando determinam um fluxo básico organizado em etapas para a aplicação prática deste conceito. Sobre os estágios, indique as afirmativas corretas:
 Figura: Modelo básico de planejamento estratégico (Mintzberg et al, 2010)
 
 I. O estágio de fixação dos objetivos é a primeira etapa onde são estabelecidos os objetivos que a organização pretende alcançar. Estes objetivos, também conhecidos como meta devem estar amplamente divulgados e compreendidos para toda a empresa.
 II. O estágio de auditoria contempla a fase de análise de qualidade. Seja em uma auditoria interna, quanto externa, estas ajudam na identificação das condições em que a empresa se encontra. Por exemplo, durante a avaliação do ambiente externo, são levantadas as oportunidades e ameaças do ambiente externo à organização.
 III. O estágio de avaliação ocorre após a conclusão das etapas de análise dos ambientes e com base nos resultados e conclusões obtidos. Nesta é analisada a melhor estratégia a ser aplicada para alcançar os objetivos almejados de acordo com as restrições da empresa.
 IV. O estágio da operacionalização é a última etapa do processo. Depois de definir a estratégia, as ações precisam ser colocadas em prática, ou seja, operacionalizadas.
Resposta Selecionada:	
Incorreta . I, II e III
Resposta Correta:	
Correta . I, II, III e IV
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Revisite material de estudos e entenda o significado de cada etapa, pois todas as afirmativas estão corretas.
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
Os autores Sauer e Yetton (1997) entendem o alinhamento como sendo a gestão da tecnologia reproduzindo as necessidades do negócio. Henderson e Venkatraman (1993) apontam o alinhamento como o sendo a integração entre a área de negócios e a área de TI de modo que a organização possa atingir seus objetivos. Henderson e Venkatraman (1993) organizam o estudo deste tema em quatro domínios fundamentais. Quais são eles?
Resposta Selecionada:	
Incorreta . A estratégia de investimentos financeiros, estratégia de TI, Capital Humano, e infraestrutura e processos de tecnologia
Resposta Correta:	
Correta . A estratégia de negócio, estratégia de TI, infraestrutura e processos organizacionais, e infraestrutura e processos de tecnologia
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Ayala (2010) apresenta baseado em duas perspectivas o estudo da estratégia. Este autor mostra que esta pode acontecer de dentro para fora, quando avalia o ambiente externo a exemplo das concorrências e da colocação em que a organização se encontra em seu ramo de atuação; oi de fora para dentro, quando acontece uma avaliação das habilidades e aptidões internas. Nesta mesma linha de raciocínio, Henderson e Venkatraman (1993) organizam o estudo deste tema em quatro domínios fundamentais: estratégia de negócio, estratégia de TI, infraestrutura e processos organizacionais, e infraestrutura e processos de tecnologia
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
O planejamento estratégico surgiu no começo da década de 70, pois antes, este tema era praticado como um planejamento operacional, considerando que nesta época, o cenário em que as organizações se encontravam era de certa maneira mais estável, com o aumento da demanda controlado. Atualmente este cenário se inverteu quase que em um giro de 360 graus, tornando necessário uma nova forma de realizar o planejamento administrativo que possibilitasse às empresas uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Os autores Barbosa e Brandoni (2005) discutem a importância do envolvimento de todos os envolvidos na organização e para isso sugerem uma abordagem do planejamento estratégico corporativo organizada em quatro linhas de ações. São elas:
 
 I. A primeira linha de ação compreende a fase de definição de forma clara a missão da empresa. Garantindo o conhecimento destes objetivos, aumenta-se as chances de garantir um senso comum de todos numa mesma direção, compreendendo as oportunidades do negócio, valor, significância por parte de todos os integrantes da empresa.
 II. A segunda linha de ação se apoia na definição das unidades do negócio. As unidades do negócio devem ser estipuladas pelos usuário e clientes que consomem o produto gerado, suas necessidades e as tecnologias aplicadas em cada unidade.
 III. A terceira linha de ação contempla a atividade de alocação de recursos em cada unidade do negócio, baseado na tendência de mercado e sua competitividade com relação ao meio externo.
 IV. Na quarta e última linha de ação são avaliadas as lacunas e brechas deixadas ao longo nas outras etapas, onde se avalia a possibilidade de expansão do negócio existente e desenvolvimento de outros negócios (BARBOSA E BRANDONI, 2005).
Resposta Selecionada:	
Incorreta . I e II
Resposta Correta:	
Correta . I, II, III e IV
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Todas as alternativas estavam corretas. Os autores Barbosa e Brandoni (2005) discutem a importância do envolvimento de todos os envolvidos na organização e para isso sugerem uma abordagem do planejamento estratégico corporativo organizada em quatro linhas de ações. São elas:
 
§ A primeira linha de ação compreende a fase de definição de forma clara a missão da empresa. Garantindo o conhecimento destes objetivos, aumenta-se as chances de garantir um senso comum de todos numa mesma direção, compreendendo as oportunidades do negócio, valor, significância por parte de todos os integrantes da empresa.
§ A segunda linha de ação se apoia na definição das unidades do negócio. As unidades do negócio devem ser estipuladas pelos usuário e clientes que consomem o produto gerado, suas necessidades e as tecnologias aplicadas em cada unidade.
§ A terceira linha de ação contempla a atividade de alocação de recursos em cada unidade do negócio, baseado na tendência de mercado e sua competitividade com relação ao meio externo.
§ Na quarta e última linha de ação são avaliadas as lacunas e brechas deixadas ao longo nas outras etapas, onde se avalia a possibilidade de expansão do negócio existente e desenvolvimento de outros negócios (BARBOSA E BRANDONI, 2005).
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
Podemos generalizar e entender a estratégia como sendo o caminho escolhido pela organização para atingir seus objetivos, com o intuito de se manter saudável no mercado. De fato, as organizações buscam atingir estes objetivos e para isso precisam dispor de estratégias sobre como executar (CORDEIRO; COSTA; ALMEIDA, 2008). Estes autores explicam que de maneira geral, as organizações buscam maneiras de utilizar os recursos presentes na organização no intuito de ter um maior aproveitamento das
oportunidades existentes no ambiente externo, a exemplo das concorrências. Whittington (2002) organiza este tema em um quadrante como mostrado na Figura 1 para o compreendermos melhor: clássica, evolucionária, processualista e sistêmica. Para compreendermos melhor o significado de cada quadrante, vamos perceber que elas se distinguem pelos resultados obtidos e processos utilizados. Perceba que o eixo vertical compreende o grau em que a estratégia realiza os seus resultados, a exemplo da maximização de lucros. O eixo horizontal representa de que maneira a estratégia surge, seja por meio de mudanças ou pela ausência dela (WHITTINGTON, 2002). Com relação aos processos, podemos afirmar que:
Figura 1: As quatro perspectivas sobre estratégia Fonte: Adaptado de Perspectivas genéricas sobre estratégia (WHITTINGTON, 2002)
Resposta Selecionada:	
Incorreta . A estratégia não é uma consequência das mudanças estabelecidas ou provocadas, ou mesmo pela falta da mudança. Já dizem as abordagens clássica e sistêmica, por sua vez, que a estratégia pode sim ser planejada ao acaso e que não exigem uma movimentação ocasionada pela mudança ou a falta dela para acontecerem.
Resposta Correta:	
Correta .A evolucionária e a processual acreditam que a estratégia é uma consequência das mudanças estabelecidas ou provocadas, ou mesmo pela falta da mudança. Já dizem as abordagens clássica e sistêmica, por sua vez, que a estratégia pode sim ser planejada ao acaso e que não exigem uma movimentação ocasionada pela mudança ou a falta dela para acontecerem.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Provavelmente você inverteu os significados, por isso retorne aos estudos e entenda melhor a interpretação do quadrante.
§ Com relação aos resultados: as estratégias clássica e evolucionária acreditam que estas abordagens ajudam as organizações na maximização dos lucros, uma vez que as abordagens sistêmica e processual enxergam o lucro como sendo apenas um dos resultados da estratégia, mas se preocupam com outros ganhos.
§ Com relação aos processos, a evolucionária e a processual acreditam que a estratégia é uma consequência das mudanças estabelecidas ou provocadas, ou mesmo pela falta da mudança. Já dizem as abordagens clássica e sistêmica, por sua vez, que a estratégia pode sim ser planejada ao acaso e que não exigem uma movimentação ocasionada pela mudança ou a falta dela para acontecerem.
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
Os autores Sauer e Yetton (1997) entendem o alinhamento como sendo a gestão da tecnologia reproduzindo as necessidades do negócio. Henderson e Venkatraman (1993) apontam o alinhamento como o sendo a integração entre a área de negócios e a área de TI de modo que a organização possa atingir seus objetivos. Dentre as questões abaixo sinalize as que entendemos como vantagens da implementação do alinhamento estratégico nas organizações.
 
 I. Quando ações estão associadas ao negócio em conjunto com a tecnologia maximizam a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas, uma vez que a tecnologia é encarada como parte continua do processo, e não apenas como área de apoio.
 II. O segredo do sucesso na aplicação do alinhamento estratégico está na forma com que analisamos o potencial trazido pela tecnologia na atuação estratégia e não apenas como uma despesa financeira.
 III. O alinhamento interfere no trabalho exercido pela tecnologia e a encara como coadjuvante no processo, apenas como executora, tornando a tecnologia uma ferramenta pouco inovadora, previsível e sem sentido estratégico
 IV. A tecnologia perde o papel protagonista e deixa de atuar nas decisões estratégicas e de inovação
 V. Não existem vantagens
Resposta Selecionada:	
Incorreta . I, II e V
Resposta Correta:	
Correta . I e II
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Possivelmente assinalou alguma resposta que representa desvantagens, tendo em vista que alguns autores não concordam com esta visão. Sommer (2005), por exemplo, supõe que o alinhamento interfere no trabalho exercido pela tecnologia e a encara como coadjuvante no processo, apenas como executora, tornando a tecnologia uma ferramenta pouco inovadora, previsível e sem sentido estratégico. Nesta mesma linha, Chan e Huff (1993) se preocupam, pois, acreditam que a tecnologia neste contexto pode perder o papel protagonista e atuando nas decisões estratégicas e de inovação. Adicionalmente, para os autores Shpilberg et al (2007), um elevado grau de sinergia não garante necessariamente melhoria de desempenho e, segundo Kearns e Lederer (2000), alinhar os negócios com a estratégia de TI pode inclusive resultar em perdas.
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
Estudos relacionados a estratégia, planejamento estratégico e gestão estratégica são cada vez mais discutidos no contexto teórico por meio das pesquisas, mas em especial no ambiente corporativo. Para entendermos sobre todos estes conceitos relacionados, vamos começar pelo significado de estratégia. Já ficou claro que diante de tantos desafios e em um contexto em que a mudança vem acelerando o passo, em especial ao volume e velocidade em que a informação transita, muitas organizações perceberam a necessidade de se adaptar a estas mudanças e a usar ferramentas para auxiliar neste processo. Chandler Jr (1998, apud CASTOR, 2009, p.13), que diz que “a estratégia pode ser definida como a determinação das metas e objetivos básicos a longo prazo de uma empresa, bem como da adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas”. Wright, Kroll e Parnell (2007) discutem que a estratégia é nada mais do que um conjunto de planos da alta administração construído para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Estes autores ainda descrevem o ciclo de vida da estratégia, onde existem três fases, quais são elas?
 
 I. Formulação da estratégia ou a fase onde a estratégia é desenvolvida
 II. Implementação da estratégia, quando as ações são colocadas em prática dentro do projeto ou programa
 III. Implementação da gestão da mudança, quando as ações são colocadas em prática dentro do projeto ou programa
 IV. Controle tático, quando há a necessidade de revisão para modificar ou ajustar o plano estratégico para garantir que os resultados sejam alcançados e estejam em conformidade com a missão
 V. Controle estratégico, quando há a necessidade de revisão para modificar ou ajustar o plano estratégico para garantir que os resultados sejam alcançados e estejam em conformidade com a missão
Resposta Selecionada:	
Incorreta . I, II e III
Resposta Correta:	
Correta . I, II e V
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Controle tático e implementação da gestão da mudança não fazem parte do ciclo de vida da estratégia. Revisite o material e conheça melhor as fases recomendas pelos autores com a formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
O planejamento estratégico surgiu no começo da década de 70, pois antes, este tema era praticado como um planejamento operacional, considerando que nesta época, o cenário em que as organizações se encontravam era de certa maneira mais estável, com o aumento da demanda controlado. Atualmente este cenário se inverteu quase que em um giro de 360 graus, tornando necessário uma nova forma de realizar o planejamento administrativo que possibilitasse às empresas uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Os autores Barbosa e Brandoni (2005), corroboram que diante de contexto de alta complexidade é que se torna indispensável o uso do planejamento estratégico como ferramenta de apoio
à alta gestão para direcionar as ações da empresa dentro de um plano concebido para se chegar aos objetivos e atingir a meta. O plano bem elaborado, minimiza as chances de uma tomada de decisão equivocada em um mercado altamente competitivo, em que não há espaço para equívocos. Sobre o planejamento estratégico, Mintzberg et al (2010) ajudam nesta compreensão, quando determinam um fluxo básico organizado em etapas para a aplicação prática deste conceito. Indique a afirmativa correta, quanto ao estágio de fixação dos objetivos:
 
Figura: Modelo básico de planejamento estratégico (Mintzberg et al, 2010)
Resposta Selecionada:	
Incorreta . O estágio de fixação ocorre após a conclusão das etapas de análise dos ambientes e com base nos resultados e conclusões obtidos. Nesta é analisada a melhor estratégia a ser aplicada para alcançar os objetivos almejados de acordo com as restrições da empresa.
Resposta Correta:	
Correta . O estágio de fixação dos objetivos é a primeira etapa onde são estabelecidos os objetivos que a organização pretende alcançar. Estes objetivos, também conhecidos como meta devem estar amplamente divulgados e compreendidos para toda a empresa.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Revisite material de estudos e entenda o significado de cada etapa, pois todas as afirmativas estão corretas.
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
O planejamento estratégico surgiu no começo da década de 70, pois antes, este tema era praticado como um planejamento operacional, considerando que nesta época, o cenário em que as organizações se encontravam era de certa maneira mais estável, com o aumento da demanda controlado. Atualmente este cenário se inverteu quase que em um giro de 360 graus, tornando necessário uma nova forma de realizar o planejamento administrativo que possibilitasse às empresas uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Os autores Barbosa e Brandoni (2005) discutem a importância do envolvimento de todos os envolvidos na organização e para isso sugerem uma abordagem do planejamento estratégico corporativo organizada em quatro linhas de ações. Sobre a terceira linha de ação é correto afirmar que:
Resposta Selecionada:	
Incorreta . A terceira linha de ação se apoia na definição das unidades do negócio. As unidades do negócio devem ser estipuladas pelos usuário e clientes que consomem o produto gerado, suas necessidades e as tecnologias aplicadas em cada unidade.
Resposta Correta:	
Correta . A terceira linha de ação contempla a atividade de alocação de recursos em cada unidade do negócio, baseado na tendência de mercado e sua competitividade com relação ao meio externo.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Possivelmente você assinalou a afirmativa referente à outra linha de ação. Reveja, pois os autores Barbosa e Brandoni (2005) sugerem uma abordagem do planejamento estratégico corporativo organizada em quatro linhas de ações. São elas:
 
§ A primeira linha de ação compreende a fase de definição de forma clara a missão da empresa. Garantindo o conhecimento destes objetivos, aumenta-se as chances de garantir um senso comum de todos numa mesma direção, compreendendo as oportunidades do negócio, valor, significância por parte de todos os integrantes da empresa.
§ A segunda linha de ação se apoia na definição das unidades do negócio. As unidades do negócio devem ser estipuladas pelos usuário e clientes que consomem o produto gerado, suas necessidades e as tecnologias aplicadas em cada unidade.
§ A terceira linha de ação contempla a atividade de alocação de recursos em cada unidade do negócio, baseado na tendência de mercado e sua competitividade com relação ao meio externo.
§ Na quarta e última linha de ação são avaliadas as lacunas e brechas deixadas ao longo nas outras etapas, onde se avalia a possibilidade de expansão do negócio existente e desenvolvimento de outros negócios (BARBOSA E BRANDONI, 2005).
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
O planejamento estratégico surgiu no começo da década de 70, pois antes, este tema era praticado como um planejamento operacional, considerando que nesta época, o cenário em que as organizações se encontravam era de certa maneira mais estável, com o aumento da demanda controlado. Atualmente este cenário se inverteu quase que em um giro de 360 graus, tornando necessário uma nova forma de realizar o planejamento administrativo que possibilitasse às empresas uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Os autores Barbosa e Brandoni (2005), corroboram que diante de contexto de alta complexidade é que se torna indispensável o uso do planejamento estratégico como ferramenta de apoio à alta gestão para direcionar as ações da empresa dentro de um plano concebido para se chegar aos objetivos e atingir a meta. O plano bem elaborado, minimiza as chances de uma tomada de decisão equivocada em um mercado altamente competitivo, em que não há espaço para equívocos. Sobre o planejamento estratégico, Mintzberg et al (2010) ajudam nesta compreensão, quando determinam um fluxo básico organizado em etapas para a aplicação prática deste conceito. Indique a afirmativa correta, quanto ao estágio de auditoria:
 
Figura: Modelo básico de planejamento estratégico (Mintzberg et al, 2010)
Resposta Selecionada:	
Correta . O estágio de auditoria contempla a fase de análise de desempenho do processo. Seja em uma auditoria interna, quanto externa, estas ajudam na identificação das condições em que a empresa se encontra. Por exemplo, durante a avaliação do ambiente externo, são levantadas as oportunidades e ameaças do ambiente externo à organização.
Resposta Correta:	
Correta . O estágio de auditoria contempla a fase de análise de desempenho do processo. Seja em uma auditoria interna, quanto externa, estas ajudam na identificação das condições em que a empresa se encontra. Por exemplo, durante a avaliação do ambiente externo, são levantadas as oportunidades e ameaças do ambiente externo à organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais