Buscar

Bioestatistica Epidemiológica - Atividades 2 e 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A_______________  é a transferência imediata do agente infeccioso de um hospedeiro ou reservatório para uma porta de entrada através da qual a infecção poderá ocorrer. Esta pode ser pelo contato direto através do toque, beijo, relação sexual ou pela disseminação de gotículas ao tossir ou espirrar
d. 
transmissão direta.
Na saúde pública, a ________ é definida como a proporção de pessoas que apresentam uma condição, descrita como a taxa por 1.000 pessoas
c. 
prevalência
É o processo de determinar – tão sistemática e objetivamente quanto possível – a relevância, efetividade, eficiência e impacto de atividades de saúde, em relação a objetivos previamente combinados.
d. 
Avaliação
Os ____________________ são coletados diretamente por meio de levantamentos, sessões de audição, entrevistas e observações.
b. 
dados primários
Este gráfico de pizza mostra os sintomas que as mulheres relataram que apresentaram assim que perceberam que estavam tendo um ataque cardíaco. Qual sintoma foi o mais relatado?
e. 
Dores torácicas
Uma estimativa do ________________ é um intervalo de valores de um parâmetro de população com um nível de confiança atribuído (por exemplo, 95% de confiança de que o intervalo contenha um parâmetro desconhecido). O termo que completa corretamente a frase é:
a. 
intervalo de confiança (IC).
Qual é a média dos seguintes dados: 1, 2, 2, 2, 7, 8, 8, 9, 10, 10, 10, 10, 15, 18, 19, 20, 20 ?
e. 
10
Quais os tipos de prevenção geralmente focados nas pessoas que já apresentam sinais de doença?
d. 
Secundária e terciária
Qual é a mediana dos seguintes dados: 1, 2, 2, 2, 7, 8, 8, 9, 10, 10, 10, 10, 15, 18, 19, 20, 20
d. 
10
É o processo de determinar um valor provável para um parâmetro de população (p. ex., a verdadeira média da população ou proporção da população) com base em uma amostra aleatória. Na prática, selecionamos uma amostra da população e usamos estatísticas da amostra (p. ex., a média da amostra ou a proporção da amostra) para estimar o parâmetro desconhecido. A afirmativa refere-se à(ao):
e. 
Estimativa.
Constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras. Esse tipo de estudo inclui pessoas com a doença (ou outra variável de desfecho) e um grupo controle (grupo de comparação ou referência) composto de pessoas não afetadas pela doença ou variável de desfecho.
e. 
Estudos de casos e controles.
Os estudos _____________________ permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém. Esses estudos podem ser descritivos e analíticos.
d. 
Observacionais.
Na ____________________ estatística usamos todos esses conceitos de probabilidade para fazer inferências sobre parâmetros de população desconhecidos com base em estatísticas de amostra.  O termo que completa corretamente a frase é:
b. 
Inferência.
Em termos gerais, saúde pública refere-se a ações coletivas visando melhorar a saúde das populações. A epidemiologia, uma das ferramentas para melhorar a saúde pública, é utilizada de várias formas. Assinale a alternativa abaixo que corresponde aos estudos realizados em epidemiologia:
 
Todas as alternativas
As pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de ________________________e podem ser estudadas conforme fatores demográficos, geográficos e ambientais.
 População em risco
Qual das seguintes opções abaixo corresponde ao símbolo do nível de significância?
a. 
α (alfa)
Um gráfico, seja de barras, colunas ou em setores pode ser usado para: 
c. 
Resumir os dados obtidos na pesquisa.
São um tipo popular de exibição gráfica, mas, em geral, não recomendamos seu uso porque podem ser bastante difíceis de interpretar. Estes gráficos foram feitos para representar graficamente os vários componentes de um todo (p. ex., o percentual de distribuição de uma categoria única ou variável ordinal).
a. 
Gráficos de pizza
É o aumento inesperado do número de novos casos de uma doença em um determinado lugar ou entre um grupo específico de pessoas durante um período particular. Trata-se de:
b. 
Epidemia.
São doenças multifatoriais de longa duração, geralmente associadas ao estilo de vida do indivíduo, suas causas, na maioria dos casos, não estão elucidadas. São conhecidas como: 
A
Doenças cronicas
Toda amostra representa uma redução de uma população a dimensões menores sem perda das características essenciais da mesma, isto é, uma amostra é uma subamostra representativa da população original. A uso de amostra em estudos epidemiológicos é de fundamental importância por que: 
b. 
Reduz o custo e a demora das pesquisas. 
Os estudos ________ medem a prevalência da doença, suas medidas exposição e desfecho são realizadas simultaneamente, por essa razão, não são recomendados quando se deseja estabelecer uma relação de casualidade. Esse tipo de pesquisa é muito importante em investigação de _______. 
 c. 
Transversais; surtos ou epidemias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais