Buscar

Projeto Integrador Diagnostico Organizacional Juridico - ATV 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2
 
	Usuário
	ADIEL BRANDAO FERREIRA
	Curso
	GRA0971 PROJETO INTEGRADOR - DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL JURÍDICO N (ON) - 201920.1906.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	13/11/19 21:13
	Enviado
	02/12/19 19:35
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	454 horas, 22 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Conforme Pinto (2008, online), é “[…]
certo que a entrega da prestação jurisdicional não pode deixar de transitar por um processo, previamente regrado com uma linguagem clara, sem margem à ambiguidade na interpretação. O devido processo legal é essencial para a legitimação da atividade judicial, mas esse processo deve ser caminho de realização da Justiça, não estorvo incompreensível e inaceitável”.
PINTO, O. P. de A. M. Democratização começa com simplificação da linguagem jurídica. Revista Consultor Jurídico, Brasília, 5 jun. 2008. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2008-jun-05/democratizacao_comeca_simplificacao_linguagem. Acesso em: 11 out. 2019.
Dessa forma, no que diz respeito ao uso do juridiquês nos processos jurídicos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.O termo “juridiquês” significa o uso excessivo e desnecessário de termos e expressões da técnica jurídica.
	Resposta Correta:
	 
.O termo “juridiquês” significa o uso excessivo e desnecessário de termos e expressões da técnica jurídica.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta! Há, atualmente, uma campanha de simplificação do uso do juridiquês, sem esvaziar o conhecimento técnico e o domínio da linguagem escrita e falada do operador do Direito.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Souza (1998, p. 103), a “[…] atual lei brasileira dos direitos autorais, Lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, contempla toda a diversidade de tecnologias associadas ao empacotamento das produções, generalizando-as como ‘obras’, tal como as define o caput do art. 7: ‘[...] criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro [...]’”.
SOUZA, C. F. M. de. Direito autoral: legislação básica. Brasília: Livraria e Editora Brasília Jurídica, 1998, grifo nosso.
Assim, a lei define o que é autoria, o que pode ser objeto da produção e criação humana, bem como identifica os direitos autorais propriamente ditos.
Nesse sentido, a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir sobre as obras intelectuais protegidas por direitos autorais.
I. Programas de computador.
II. Trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.
III. Letras de músicas.
IV. Textos de leis e tratados.
V. Ideias de um projeto arquitetônico.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, muito bem! Os programas de computadores, as publicações acadêmicas e científicas, bem como as letras de músicas, como expressões artísticas, são consideradas obras intelectuais protegidas por direitos autorais, conforme orientações do artigo 7 da Lei n. 9.610/1998.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Lakatos e Marconi (2007, p. 157), a pesquisa é “[…] um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Para se realizar uma pesquisa científica, o pesquisador pode se valer de métodos procedimentais específicos, que o ajudarão a nortear o desenvolvimento de algo mais coerente e estruturado.
Assim sendo, de acordo com os métodos de pesquisa científica estudados em nosso material, relacione corretamente as colunas a seguir.
(1)   Investigação teórica
(2)   Investigação empírica
(   ) Utilizada para interpretação de textos legais.
(   ) Analisa relatos e estudos.
(   ) O pesquisador entra em contato imediato com a realidade estudada.
(   ) O pesquisador entra em contato mediato com a realidade estudada.
(   ) Também conhecida como pesquisa de campo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.1, 1, 2, 1, 2.
	Resposta Correta:
	 
.1, 1, 2, 1, 2.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, muito bem! Você aprendeu a distinção entre os métodos da pesquisa científica, com identificação da investigação teórica e investigação empírica.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Com espia no referido precedente, plenamente afincado, de modo consuetudinário, por entendimento turmário iterativo e remansoso, e com amplo supedâneo na Carta Política, que não preceitua garantia ao cotencioso nem absoluta nem ilimitada, padecendo ao revés dos temperamentos constritores limados pela dicção do legislador infraconstitucional, resulta de meridiana clareza, tornando despicienda maior peroração, que o apelo a este Pretório se compadece do imperioso prequestionamento da matéria abojada na insurgência, tal entendido como expressamente abordada no Acórdão guerreado, sem o que estéril se mostrará a irresignação, inviabilizada ab ovo por carecer de pressuposto essencial ao desabrochar da operação cognitiva”.
ARRUDÃO, B. Veja o debate sobre a rebelião contra o idioma forense. Revista Consultor Jurídico, Brasília, 16 nov. 2005, online. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2005-nov-16/idioma_forense_encontra_resistencia_junto_populacao. Acesso em: 11 out. 2019.
Conforme se verifica no excerto anterior, a linguagem forense exige conhecimentos técnico e linguístico mais apurados do operador de Direito.
Sendo assim, sobre a usual forma da linguagem forense, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Ainda que ocorra a simplificação da linguagem, esta deverá ser clara, precisa e técnica, sem perder as regras da Língua Portuguesa.
	Resposta Correta:
	 
.Ainda que ocorra a simplificação da linguagem, esta deverá ser clara, precisa e técnica, sem perder as regras da Língua Portuguesa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, muito bem! A linguagem jurídica não carece de neologismos ou termos redundantes e prolixos, devendo ser clara, objetiva e técnica, dentro das regras da Língua Portuguesa.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Imagine a seguinte situação: o advogado João interpôs uma ação de divórcio consensual de Marieta e Carlos, mas, ao receber a inicial, o juiz percebeu que da narração dos fatos não decorria logicamente a conclusão. Assim, não havia similaridade da descrição dos fatos da causa em relação à fundamentação jurídica e aos pedidos finais. Além disso, João utilizou na petição inicial várias citações jurisprudenciais, referentes a decisões envolvendo acidentes de trânsito, e não a divórcios.
Com base nesse caso, qual deverá ser o ato do juiz?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.O juiz deverá intimar João para emendar a petição em 15 dias, sob pena de indeferimento da inicial.
	Resposta Correta:
	 
.O juiz deverá intimar João para emendar a petição em 15 dias, sob pena de indeferimento da inicial.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, parabéns! Se após a análise dos fatos pelo juiz, este entender que não há decorrência lógica para emitir uma conclusão sobre o pedido realizado, em razão de flagrante equívoco do operador do Direito, o julgador dará a oportunidade para que o profissional emende a petição inicial em 15 dias.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Lima (2010, p. 4), o “[…] ato comunicativo jurídico não se faz, pois, apenas
como linguagem enquanto língua (conjunto de probabilidade linguísticas postas à disposição do usuário), mas também, e essencialmente, como discurso, assim entendido o pensamento organizado à luz das operações do raciocínio, muitas vezes com estruturas preestabelecidas”.
LIMA, R. F. de. A simplificação da linguagem jurídica como forma de possibilitar um maior e melhor acesso à justiça pelos cidadãos de baixa instrução. Revista Jurídica Orbis , [ s. l. ], 2010. Disponível em: http://cesrei.edu.br/ojs/index.php/orbis/article/view/13/13. Acesso em: 11 out. 2019.
Assim, a linguagem jurídica escrita é comumente empregada pelo profissional do Direito quando há interposição de diversas ações judiciais.
Dessa forma, com base nessas informações e em nossos estudos sobre o assunto, no que diz respeito à redação jurídica, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.O uso da comunicação escrita de forma concisa, clara e objetiva contribui para a persuasão do julgador.
	Resposta Correta:
	 
.O uso da comunicação escrita de forma concisa, clara e objetiva contribui para a persuasão do julgador.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta! É de suma importância que o profissional de Direito domine as técnicas da redação jurídica, sem desmerecer a aplicação das regras pátrias da Língua Portuguesa. Trata-se de um importante instrumento de persuasão do julgador que, em face de uma redação lógica e bem estruturada, compreenderá com mais facilidade a questão jurídica debatida e a solução que se almeja.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Bittar (2008, p. 47) expõe que os direitos morais do autor são “[…] os vínculos perenes que unem o criador à sua obra, para a realização da defesa de sua personalidade. Como os aspectos abrangidos se relacionam à própria natureza humana e desde que a obra é emanação da personalidade do autor — que nele cunha, pois, seus próprios dotes intelectuais —, esses direitos constituem a sagração, no ordenamento jurídico, da proteção dos mais íntimos componentes da estrutura psíquica do seu criador”.
BITTAR, C. A. Direito de autor. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
Sendo assim, podemos dizer que são direitos morais do autor:
I. opor-se a modificações que atinjam a reputação ou a honra de sua obra;
II. acompanhar o processo criminal que denunciou a falsificação de suas obras;
III. ter o direito do seu nome ser mencionado como autor em razão da utilização de sua obra;
IV. fazer doações beneficentes com a renda obtida na comercialização da obra;
V. fazer a publicidade de lançamento de sua obra.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, muito bem! Os direitos morais do autor são aqueles que atingem os direitos de personalidade. Eles não se confundem com outros direitos que contêm aspectos eminentemente patrimoniais.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“Uma das primeiras e mais marcantes experiências do aluno de graduação é o estranhamento da linguagem utilizada no meio jurídico. ‘Traduzir o juridiquês’ parece uma das principais tarefas de aprendizado. Isso acontece por que: a) muitos termos utilizados no direito são desconhecidos da maioria da população; b) muitas palavras da língua comum adquirem significados particulares no direito; c) o estilo de redação utilizado em diversos documentos jurídicos apresenta muitas particularidades que dificultam a compreensão”.
DIMOULIS, D. Manual de introdução ao estudo do Direito. São Paulo: RT, 2010, p. 133.
Nesse contexto, constituem características de uma boa redação jurídica:
I. objetividade e prolixidade;
II. persuasão e formalidade;
III. coerência e clareza;
IV. impessoalidade e uso da Língua Portuguesa;
V. excesso de palavras e coesão.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está de acordo! A linguagem jurídica exige clareza, objetividade, coerência, concisão, impessoalidade e uso da Língua Portuguesa, sem se descurar da formalidade técnica.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A comunicação oral é de suma importância para o operador de Direito. Conforme Brandi ( apud CAVALCANTI, 1999, p. 12), dominando “[…]
a ‘arte da oratória’, podemos informar comunicar ideias, defender, refutar, realizar discursos ou falar com propriedade. São essas oportunidades que fazem da oratória uma arte sempre atual, cujo conhecimento tanto é imprescindível para o triunfo social quanto para promover o próprio trabalho”.
CAVALCANTI, D. Atuação vocal do advogado: oratória. Monografia (Especialização em Voz) – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica, Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: https://docplayer.com.br/9891000-Atuacao-vocal-do-advogado-oratoria.html. Acesso em: 11 out. 2019.
Além disso, o advogado deve, também, dominar a comunicação oral na realização de sua atividade profissional.
Sendo assim, a respeito do uso da comunicação oral em uma audiência judicial, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.uma boa comunicação oral pode ser elemento decisivo em uma audiência judicial, devido à maior interação entre as partes processuais.
	Resposta Correta:
	 
.uma boa comunicação oral pode ser elemento decisivo em uma audiência judicial, devido à maior interação entre as partes processuais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, muito bem! A comunicação oral, a postura do advogado em audiência, os gestos e toda forma de linguagem não escrita são, em conjunto, considerados elementos decisivos em uma audiência judicial. Isto porque permitem o contato direto com as partes envolvidas e possibilitam a manifestação da verdade dos envolvidos.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Acquaviva ( 2002, p. 27) nos explica que a “[…] ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios; […] formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem; […] a par de valores genéricos e estáveis, a ética é ajustável a cada época e circunstância”.
ACQUAVIVA, M. C.  Notas introdutórias à ética jurídica. São Paulo: Desafio Cultural, 2002.
Nesse sentido, em se tratando da aplicabilidade da ética na pesquisa jurídica, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.O plágio é punível no âmbito criminal.
	Resposta Correta:
	 
.O plágio é punível no âmbito criminal.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está de acordo! Como sabemos, o plágio é um crime contra os direitos autorais, previsto no artigo 184 do Código Penal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais