Buscar

Prova acassia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. A implementação e a concretização do SUS foi tardia, enfrentando várias dificuldades, como a desintegração das políticas e programas de saúde, a falta de gestão e do manejo social e a deficiência da sistematização. Com isso, as esferas dos governos iniciaram uma nova medida na tentativa de solucionar tais dificuldades com o Pacto pela Saúde, que tem como objetivo consolidar o SUS e possibilitar a equidade para a saúde brasileira. De acordo com o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as prioridades pactuadas definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, o controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras.
II- Os objetivos do Pacto pela Saúde foram divididos em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto da Gestão. 
III- Um dos objetivos do Pacto pela Saúde foi implementar a centralização dos governos, com uma organização e uma gestão intersetorial. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) a) As afirmativas I e III estão corretas.
(X) b) As afirmativas I e II estão corretas.
( ) c) Somente a afirmativa III está correta.
( ) d) As afirmativas II e III estão corretas.
2. A saúde que antecedeu a criação do SUS era uma saúde baseada na assistência médica especializada e hospitalar conveniada, centrada na doença e em procedimentos de baixa qualidade e altos custos (CHIACHIO, 2011). Sobre as organizações que compunham esse molde de saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Caixas de Aposentadoria e Pensão - CAPs.
( ) Rede de Atenção À Saúde - RAS.
( ) Instituto de Aposentadoria e Pensão - IAPs.
( ) Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social - INAMPS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIACHIO, N. B. A construção dos serviços de assistência social como política social pública. Tese de doutorado. Pontificia Universidade de São Paul- PUC/SP, 2011, 226.p.
() a) F - F - V - V.
(X) b) V - F - V - V.
() c) F - F - F - V.
() d) V - V - F - F.
3. Os serviços de atenção domiciliar surgiram na década de 1960 e, no Brasil, ganharam força na década de 1990, fazendo com que houvesse necessidade de regulamentação de seu funcionamento e de políticas públicas, de modo a incorporar sua oferta às práticas institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei nº 10.424, de 15 de abril de 2002 - DOU de 16/4/2002, vem para regulamentar a assistência domiciliar no SUS. E em 2006, a ANVISA editou a Resolução nº 11/2006, que dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento dos serviços que prestam atenção domiciliar (BRASIL, 2012). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Atenção domiciliar.
II- Assistência domiciliar.
( ) É denominada também como atendimento ou cuidado domiciliar.
( ) É um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas em domicílio. 
( ) Representa o atendimento, a visita e a internação domiciliares, cada qual com seus objetivos e características. 
( ) Tem como objetivo promover, manter ou restaurar a saúde, maximizar o nível de independência, diminuindo os efeitos das incapacidade ou da doença. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/cad_vol1.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.
() a) II - I - II - I.
() b) I - II - I - II.
(X) c) II - II - I - I.
() d) I - I - II - II.
4. O Programa Nacional de Imunizações - PNI - do Brasil é uma referência mundial de política pública de saúde. O país já erradicou ou manteve sob controle, por meio da vacinação, várias doenças, como a varíola e a poliomielite. A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado em 1973, o objetivo do PNI é normatizar a imunização em nível nacional. Sobre o PNI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São alvos de vacinação do PNI as crianças, os adolescentes, os adultos, os idosos e os indígenas. 
( ) O PNI já conseguiu controlar o sarampo, o tétano, a tuberculose, a difteria e a coqueluche. 
( ) O PNI não vacina contra rubéola, Hepatite A e B e Haemophilus Influenzae tipo b.
( ) Foi idealizada por Sergio Arouca, um dos fundadores da Saúde Pública. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(X) a) V - V - F - F.
() b) F - F - V - V.
() c) F - V - V - F.
() d) V - F - V - F.
5. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implantada pelo Ministério da Saúde em 1994, com o propósito de reorganizar a atenção básica e o modelo assistencial no Brasil, contribuindo para a melhoria das condições de vida do indivíduo, família e comunidade, na tentativa de assegurar uma abordagem integral e contínua, com ações intersetoriais e resolutivas quanto à recuperação, à prevenção, à proteção e à promoção da saúde. Assim, a Estratégia Saúde da Família (ESF) objetiva a elevada cobertura populacional, a facilidade no acesso e no atendimento integral dos indivíduos em seu contexto familiar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
() a) A ESF prioriza a territorialização e a delimitação das áreas de abrangência das equipes, não necessita assim identificar os problemas de saúde da população.
(X) b) A ESF monitora as condições de vida e de saúde das coletividades, facilitando a programação e a execução das ações sanitárias.
() c) A ESF tem como objetivo a cobertura populacional, dificultando o acesso e o atendimento integral dos indivíduos.
() d) A ESF não é delimitada em áreas, mas atende em qualquer local que tenha identificado os problemas de saúde da população.
6. O modo como são organizadas as ações de atenção à saúde, englobando os aspectos assistências, tecnológico e articulando os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos, é chamado de modelo assistencial. O Brasil concentra três tipos de modelos assistenciais que concorrem entre si, e muitas vezes se acrescentam (TEIXEIRA; PAIM; VILASBÔAS, 1998). A partir do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo Médico-Assistencial Privatista.
II- Modelo Assistencial Sanitarista.
III- Modelo Alternativo.
( ) É um modelo que segue a saúde pública tradicional, baseada em campanhas de caráter temporário.
( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo desde a primeira tentativa de descentralização da saúde.
( ) É o mais difundido, conceituado e ainda vigente na saúde brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, C. F.; PAIM, J. S.; VILASBÔAS, A. L. SUS, modelos assistenciais e vigilância da saúde. IESUS, v. VII, n, 2, p. 8-28, 1998.
() a) III - I - II.
() b) II - I - III.
() c) I - II - III.
(X) d) II - III - I.
7. As ações de serviços das unidades regionalizadas e hierarquizadas proporcionam um serviço que está estruturado em graduados estágios de dificuldades, apoiados em aparatos tecnológicos de última geração, localizados e delimitados por região, conhecendo as especificidades da população local, possibilitando acesso e recursos para suas necessidades. Estas ações de serviços das unidades estão dentro de hierarquias em nível primário, secundário e terciário. Sobre as ações de serviço, assinale a alternativa CORRETA:
(X) a) No nível primário, resolvem-se 80% dos problemas - é a Unidade Básica de Saúde.
() b) No nível terciário, estão os hospitais de referência, que resolvem os 50% restantes dos problemas de saúde.
() c) No nível secundário, estão os Centros de Especialidade, que resolvem 45% dos problemas de saúde.
() d) No nível primário, tem-se a unidade básica de saúde e os hospitais de referência.
8. O Plano Municipal de Saúde (PMS) faz parte do sistema de planejamento do SUS e objetiva fazer uma
análise situacional da saúde, traçar um perfil epidemiológico da população residente no município e, a partir daí, definir suas intenções e perspectivas a serem percorridos pelo município num período de quatro anos. Com relação à situação de saúde do município, assinale a alternativa CORRETA quanto às condições a serem analisadas:
() a) Taxa de natalidade; Taxa de mortalidade infantil e materna; Taxa de mortalidade geral e por sexo; Morbidade hospitalar; Morbidade Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Imunizações e Doenças Cardiopreveníveis; Série Histórica do Pacto pela Vida.
() b) Taxa de sexualidade; Taxa de mortalidade infantil e materna; Taxa de mortalidade geral e por sexo; Morbidade hospitalar; Morbidade Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Imunizações e Doenças Imunopreveníveis; Série Histórica do Pacto pela Vida.
() c) Taxa de natalidade; Taxa de mortalidade infantil e materna; Taxa de mortalidade geral e por sexo; Morbidade hospitalar; Morbidade Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Imunizações e Doenças Respiropreveníveis; Série Histórica do Pacto pela Vida.
(X) d) Taxa de natalidade; Taxa de mortalidade infantil e materna; Taxa de mortalidade geral e por sexo; Morbidade hospitalar; Morbidade Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Imunizações e Doenças Imunopreveníveis; Série Histórica do Pacto pela Vida.
9. É um programa de referência internacional, tem como objetivo regulamentar a imunização em nível nacional. No Brasil, este programa já erradicou, por meio da vacinação, doenças como a varíola e a poliomielite, e conseguiram controlar o sarampo, o tétano, a tuberculose, entre outras. Qual é o nome desse programa?
(X) a) Programa Nacional de Imunização.
() b) Programa de Saúde da Família.
() c) Programa Mais Médicos.
() d) Programa Nacional de Humanização.
10. As diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e a organização do sistema de saúde em nosso país, direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro. Diante das diretrizes e princípios do SUS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universalidade.
II- Integralidade.
III- Equidade.
IV- Regionalização.
V- Descentralização.
VI- Resolubilidade.
( ) Distribuir o poder e responsabilidade entre os três níveis do governo, com direção única.
( ) Acesso aos serviços de saúde a todas as pessoas, independente de sexo, raça, renda, ocupação etc.
( ) Considerar a pessoa como um todo, atendendo todas as necessidades. É fundamental a integração de ações, incluindo promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
( ) É a capacidade da rede de prestação de serviço estar apta, capaz de resolver tal problemas, seja individual ou coletivo. Para isso, deve possibilitar cursos de atualizações para a sua equipe de profissionais e estar certo de que exercerão suas capacidades e competências assim que forem requisitadas.
( ) Tem como objetivo reduzir as desigualdades, não através da igualdade, mas tratando desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
( ) É a delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país, mas também contempla a delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() a) I - III - II - IV - VI - V.
() b) IV - V - VI - II - III - I.
() c) III - II - I - V - IV - VI.
(X) d) V - I - II - VI - III - IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais