AS 1 ao 6

AS 1 ao 6


DisciplinaBioestatística I3.736 materiais31.545 seguidores
Pré-visualização4 páginas
BIOESTATISTICA
AS UND 1
PERGUNTA 1
Sabemos que o pensamento científico ocorre a partir de uma linguagem teórica sobre conceitos e hipóteses científicas, porém a sua comprovação necessita de uma linguagem e método operacional. No seguinte exemplo de hipótese científica: \u201cQuanto maior a ingestão de açúcar, maior é a ocorrência de problemas odontológicos\u201d. Podemos afirmar que:
	
	a.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos, e que são métodos operacionais adequados para medir estes conceitos: quantidade diária em gramas de açúcar e número de dentes afetados por cárie por ano.
	
	b.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos suficientes para o pesquisador tomar uma decisão sobre o efeito de um conceito sobre o outro.
	
	c.
	Em linguagem operacional temos a seguinte hipótese estatística: \u201cQuanto maior a ingestão diária em gramas de açúcar menor é o número de dentes afetados por cárie em um ano.
	
	d.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos impossíveis de serem mensurados por métodos operacionais, o que inviabiliza totalmente a utilização do método estatístico neste exemplo.
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
As variáveis quantitativas permitem uma série de cálculos, pois são numéricas e permitem então operações matemática. É possível identificar que uma variável é quantitativa quando, ao se classificar os indivíduos, obtemos números e não nomes. São todos exemplos de variáveis quantitativas:
	
	a.
	Altura de indivíduos; número de filhos de um determinado casal; peso de animais de um experimento.
	
	b.
	Comprimento de sutura cirúrgica; sexo dos descendentes de um casal; número de reclamações de um serviço.
	
	c.
	Cor da pele dos indivíduos; sexo; valor de consulta.
	
	d.
	Quantidade de bactérias por mililitro de urina; Coloração da urina, concentração de glicose no sangue.
0,04 pontos   
PERGUNTA 3
O nível de mensuração das variáveis que se estabelece em uma população vai permitir a escolha de técnicas corretas de demonstração dos dados, de utilização de medidas comparativas e técnicas de inferência e tomada de decisão. Sobre os níveis de mensuração é incorreto afirmar:
	
	a.
	Quando estamos classificando a população por critérios como sexo e cor, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	b.
	Se desejar classificar uma população segundo o tamanho dos indivíduos e classificar em: Pequeno, Médio e Grande, estamos utilizando uma característica que se ordena
	
	c.
	A classificação utilizando como critério uma escala de temperatura dada pelo termômetro, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	d.
	A classificação de uma população a partir de uma característica que pode ser medida por uma aparelho, por exemplo, como o tamanho em centímetros, estamos utilizando uma característica mensurável com zero não arbitrário.
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
A base da bioestatística está na comparação de grupos a partir da identificação e estudo de variáveis que são características mensuráveis utilizadas para classificar indivíduos de uma população. Podemos então afirmar que:
	
	a.
	Variáveis são características mensuráveis como: peso, altura, sexo, cor e raça que nos permite diferenciar indivíduos dentro das populações.
	
	b.
	Quando se fala em comparar grupos fica desnecessário identificar variáveis com conseguir tal objetivo.
	
	c.
	A base da bioestatística está relacionada com a igualdade dos indivíduos de uma população o que torna impossível separá-los em grupos.
	
	d.
	Classificação é uma necessidade da bioestatística onde as características não devem ser medidas, somente identificadas.
0,04 pontos   
PERGUNTA 5
A partir da seguinte definição de Bioestatística: \u201cA ciência que trata com os planos e métodos de coleta, tabulação e análise de fatos numéricos nas ciências da vida.\u201d Podemos afirmar que:
	
	a.
	A bioestatística estuda como formular hipóteses científicas a partir de observações de fatos relacionados às ciências da vida?
	
	b.
	A partir da formulação de hipóteses científica relacionadas às ciências da vida, a bioestatística propicia que o pesquisador, através de um planejamento prévio, utilize dados numéricos para comprovar ou rejeitar esta hipótese.
	
	c.
	Praticamente não existe diferença entre bioestatística e estatística, sendo que ambas se ocupam exclusivamente com a tabulação de dados.
	
	d.
	O planejamento é fundamental na pesquisa, deve ser feito cuidadosamente de maneira a alcançar seus objetivos. A formulação da hipótese científica é o principal objetivo da bioestatística seguido da coleta de dados.
PERGUNTA 6
Após a formulação de uma hipótese é necessário que uma sequência de passos sejam seguidos até que se chegue a uma nova teoria. Assinale abaixo a afirmação incorreta a respeito deste método científico:
	
	a.
	A Inferência dedutiva é a idéia que surgiu após a pergunta do pesquisador a partir de seu conhecimento prévio e observacional.
	
	b.
	Organizar um plano para coleta dos dados e análise significa estabelecer onde e como vou conseguir as informações para minha pesquisa.
	
	c.
	Coletar dados significa estabelecer qual o parâmetro que vou utilizar após obtenção e análise dos resultados, para considerar que meus dados confirmam ou negam minha hipótese inicial.
	
	d.
	Chamamos de inferência indutiva quanto chegamos a uma verdade científica a partir da verificação da verdade ou falsidade da hipótese inicial através da análise estatística.
AS UNID. 2
PERGUNTA 1
Como os dados de um gráfico podem expressar os dados?
	
	a.
	De forma generalizada ou detalhas
	
	b.
	Somente generalizada
	
	c.
	Somente detalhada
	
	d.
	De forma generalizada na maioria das vezes
	
	e.
	De forma detalhada na maioria das vezes.
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
O que nos permite a elaboração de tabelas, gráficos.
	
	a.
	Bom senso.
	
	b.
	A classificação dos dados em uteis e inúteis
	
	c.
	A utilização de estética na confecção
	
	d.
	A classificação dos dados e aceitáveis e inaceitáveis.
	
	e.
	A classificação dos dados em variáveis
PERGUNTA 3
Todas as variáveis do grupo \u201cindicadores de acesso a serviços de saúde\u201d são:
Fonte: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(6):1575-1585, nov-dez, 2004
	
	a.
	Continua
	
	b.
	Discreta
	
	c.
	Nominais
	
	d.
	Ordinais
	
	e.
	Nda
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
O gráfico abaixo é: 
	
	a.
	Um gráfico de barras
	
	b.
	Um gráfico de setores
	
	c.
	Um gráfico de colunas
	
	d.
	Um gráfico de pontos
	
	e.
	Uma tabela gráfico
	
PERGUNTA 5
Analise o gráfico abaixo e responda:
 Fonte: Revista de Saúde Pública 2005;39(3):383-91
A variável que indica a incapacidade funcional em idosas (que está à esquerda do quadro) é uma variável
	
	a.
	Nominal
	
	b.
	Ordinal
	
	c.
	Discreta
	
	d.
	Contínua
	
	e.
	Razão
PERGUNTA 6
O gráfico abaixo refere a distribuição de internação quanto a especialidade médica e os valores na região SUDETS referentes ao SUS no ano de 2007. Analisando este gráfico, podemos dizer que: 
Fonte:Datasus Cadernos de Informação de Saúde, 2007
	
	a.
	Nesta tabela podemos perceber que o custo com clínica cirúrgica esta entre 40 e 60 milhões de reais, sendo que pelo menos 30 pessoas foram atendidas por esta especialidade.
	
	b.
	Este é um típico de gráfico de barras, onde para a variável estudada (especialidade) observamos na barra azul a quantidade de internações nesta especialidade e na barra lilás a proporção de valores gastos para isto.
	
	c.
	Este é um típico de gráfico de setores, onde para a variável estudada (valores) observamos na barra azul valor absoluto de internações nesta especialidade e na barra lilás a Reais investidos. ]
	
	d.
	Percebemos que o custo com pediatria é muito semelhante ao número de indivíduos atendidos por esta especialidade.