Buscar

AS 1 ao 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOESTATISTICA
AS UND 1
PERGUNTA 1
Sabemos que o pensamento científico ocorre a partir de uma linguagem teórica sobre conceitos e hipóteses científicas, porém a sua comprovação necessita de uma linguagem e método operacional. No seguinte exemplo de hipótese científica: “Quanto maior a ingestão de açúcar, maior é a ocorrência de problemas odontológicos”. Podemos afirmar que:
	
	a.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos, e que são métodos operacionais adequados para medir estes conceitos: quantidade diária em gramas de açúcar e número de dentes afetados por cárie por ano.
	
	b.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos suficientes para o pesquisador tomar uma decisão sobre o efeito de um conceito sobre o outro.
	
	c.
	Em linguagem operacional temos a seguinte hipótese estatística: “Quanto maior a ingestão diária em gramas de açúcar menor é o número de dentes afetados por cárie em um ano.
	
	d.
	Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos impossíveis de serem mensurados por métodos operacionais, o que inviabiliza totalmente a utilização do método estatístico neste exemplo.
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
As variáveis quantitativas permitem uma série de cálculos, pois são numéricas e permitem então operações matemática. É possível identificar que uma variável é quantitativa quando, ao se classificar os indivíduos, obtemos números e não nomes. São todos exemplos de variáveis quantitativas:
	
	a.
	Altura de indivíduos; número de filhos de um determinado casal; peso de animais de um experimento.
	
	b.
	Comprimento de sutura cirúrgica; sexo dos descendentes de um casal; número de reclamações de um serviço.
	
	c.
	Cor da pele dos indivíduos; sexo; valor de consulta.
	
	d.
	Quantidade de bactérias por mililitro de urina; Coloração da urina, concentração de glicose no sangue.
0,04 pontos   
PERGUNTA 3
O nível de mensuração das variáveis que se estabelece em uma população vai permitir a escolha de técnicas corretas de demonstração dos dados, de utilização de medidas comparativas e técnicas de inferência e tomada de decisão. Sobre os níveis de mensuração é incorreto afirmar:
	
	a.
	Quando estamos classificando a população por critérios como sexo e cor, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	b.
	Se desejar classificar uma população segundo o tamanho dos indivíduos e classificar em: Pequeno, Médio e Grande, estamos utilizando uma característica que se ordena
	
	c.
	A classificação utilizando como critério uma escala de temperatura dada pelo termômetro, estamos utilizando uma característica nominal.
	
	d.
	A classificação de uma população a partir de uma característica que pode ser medida por uma aparelho, por exemplo, como o tamanho em centímetros, estamos utilizando uma característica mensurável com zero não arbitrário.
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
A base da bioestatística está na comparação de grupos a partir da identificação e estudo de variáveis que são características mensuráveis utilizadas para classificar indivíduos de uma população. Podemos então afirmar que:
	
	a.
	Variáveis são características mensuráveis como: peso, altura, sexo, cor e raça que nos permite diferenciar indivíduos dentro das populações.
	
	b.
	Quando se fala em comparar grupos fica desnecessário identificar variáveis com conseguir tal objetivo.
	
	c.
	A base da bioestatística está relacionada com a igualdade dos indivíduos de uma população o que torna impossível separá-los em grupos.
	
	d.
	Classificação é uma necessidade da bioestatística onde as características não devem ser medidas, somente identificadas.
0,04 pontos   
PERGUNTA 5
A partir da seguinte definição de Bioestatística: “A ciência que trata com os planos e métodos de coleta, tabulação e análise de fatos numéricos nas ciências da vida.” Podemos afirmar que:
	
	a.
	A bioestatística estuda como formular hipóteses científicas a partir de observações de fatos relacionados às ciências da vida?
	
	b.
	A partir da formulação de hipóteses científica relacionadas às ciências da vida, a bioestatística propicia que o pesquisador, através de um planejamento prévio, utilize dados numéricos para comprovar ou rejeitar esta hipótese.
	
	c.
	Praticamente não existe diferença entre bioestatística e estatística, sendo que ambas se ocupam exclusivamente com a tabulação de dados.
	
	d.
	O planejamento é fundamental na pesquisa, deve ser feito cuidadosamente de maneira a alcançar seus objetivos. A formulação da hipótese científica é o principal objetivo da bioestatística seguido da coleta de dados.
PERGUNTA 6
Após a formulação de uma hipótese é necessário que uma sequência de passos sejam seguidos até que se chegue a uma nova teoria. Assinale abaixo a afirmação incorreta a respeito deste método científico:
	
	a.
	A Inferência dedutiva é a idéia que surgiu após a pergunta do pesquisador a partir de seu conhecimento prévio e observacional.
	
	b.
	Organizar um plano para coleta dos dados e análise significa estabelecer onde e como vou conseguir as informações para minha pesquisa.
	
	c.
	Coletar dados significa estabelecer qual o parâmetro que vou utilizar após obtenção e análise dos resultados, para considerar que meus dados confirmam ou negam minha hipótese inicial.
	
	d.
	Chamamos de inferência indutiva quanto chegamos a uma verdade científica a partir da verificação da verdade ou falsidade da hipótese inicial através da análise estatística.
AS UNID. 2
PERGUNTA 1
Como os dados de um gráfico podem expressar os dados?
	
	a.
	De forma generalizada ou detalhas
	
	b.
	Somente generalizada
	
	c.
	Somente detalhada
	
	d.
	De forma generalizada na maioria das vezes
	
	e.
	De forma detalhada na maioria das vezes.
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
O que nos permite a elaboração de tabelas, gráficos.
	
	a.
	Bom senso.
	
	b.
	A classificação dos dados em uteis e inúteis
	
	c.
	A utilização de estética na confecção
	
	d.
	A classificação dos dados e aceitáveis e inaceitáveis.
	
	e.
	A classificação dos dados em variáveis
PERGUNTA 3
Todas as variáveis do grupo “indicadores de acesso a serviços de saúde” são:
Fonte: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(6):1575-1585, nov-dez, 2004
	
	a.
	Continua
	
	b.
	Discreta
	
	c.
	Nominais
	
	d.
	Ordinais
	
	e.
	Nda
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
O gráfico abaixo é: 
	
	a.
	Um gráfico de barras
	
	b.
	Um gráfico de setores
	
	c.
	Um gráfico de colunas
	
	d.
	Um gráfico de pontos
	
	e.
	Uma tabela gráfico
	
PERGUNTA 5
Analise o gráfico abaixo e responda:
 Fonte: Revista de Saúde Pública 2005;39(3):383-91
A variável que indica a incapacidade funcional em idosas (que está à esquerda do quadro) é uma variável
	
	a.
	Nominal
	
	b.
	Ordinal
	
	c.
	Discreta
	
	d.
	Contínua
	
	e.
	Razão
PERGUNTA 6
O gráfico abaixo refere a distribuição de internação quanto a especialidade médica e os valores na região SUDETS referentes ao SUS no ano de 2007. Analisando este gráfico, podemos dizer que: 
Fonte:Datasus Cadernos de Informação de Saúde, 2007
	
	a.
	Nesta tabela podemos perceber que o custo com clínica cirúrgica esta entre 40 e 60 milhões de reais, sendo que pelo menos 30 pessoas foram atendidas por esta especialidade.
	
	b.
	Este é um típico de gráfico de barras, onde para a variável estudada (especialidade) observamos na barra azul a quantidade de internações nesta especialidade e na barra lilás a proporção de valores gastos para isto.
	
	c.
	Este é um típico de gráfico de setores, onde para a variável estudada (valores) observamos na barra azul valor absoluto de internações nesta especialidade e na barra lilás a Reais investidos. ]
	
	d.
	Percebemos que o custo com pediatria é muito semelhante ao número de indivíduos atendidos por esta especialidade.
e.
	A clínica cirúrgica é a variável qualitativa que dá mais prejuízos ao SUS e que investimentos em pediatria são os mais indicados.
AS UNID. 3
PERGUNTA 1
Sabemos que a média e a mediana são medidas de tendência central, cada uma delas com características próprias que devem ser exploradas pelo pesquisador. Sobre estas medidas, assinale a alternativa que melhor expressa a utilidade de cada uma:
	
	a.
	A mediana tem como característica levar em conta todos os valores da distribuição, enquanto a média se baseia somente nos valores centrais desta distribuição. Portanto a mediana sofre interferências de valores extremos em quanto a média não se altera com valores extremos. Estas características tornam a média uma boa medida para distribuições com n grande enquanto a mediana é adequada para n pequeno, onde n é o tamanho da amostra.
	
	b.
	A média tem como característica levar em conta todos os valores da distribuição, enquanto a mediana se baseia somente nos valores centrais desta distribuição. Portanto a média sofre interferências de valores extremos em quanto a mediana não se altera com valores extremos. Estas características tornam a média uma boa medida para distribuições com n grande enquanto a mediana é adequada para n pequeno, onde n é o tamanho da amostra.
	
	c.
	A média tem como característica levar em conta todos os valores da distribuição, enquanto a mediana se baseia somente nos valores centrais desta distribuição. Portanto a média sofre interferências de valores extremos em quanto a mediana não se altera com valores extremos. Estas características tornam a mediana uma boa medida para distribuições com n grande enquanto a média é adequada para n pequeno, onde n é o tamanho da amostra.
	
	d.
	A mediana tem como característica levar em conta todos os valores da distribuição, enquanto a média se baseia somente nos valores centrais desta distribuição. Portanto a mediana sofre interferências de valores extremos em quanto a média não se altera com valores extremos. Estas características tornam a mediana uma boa medida para distribuições com n grande enquanto a média é adequada para n pequeno, onde n é o tamanho da amostra.
	
	e.
	A média tem como característica levar em conta todos os valores da distribuição, enquanto a mediana se baseia somente nos valores centrais desta distribuição. Portanto a média sofre interferências de valores extremos em quanto a mediana não se altera com valores extremos. Estas características tornam a média e a Medina adequadas para qualquer situação.
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
Considere os tempos de ligação, em minutos, realizados em três grandes empresas do setor de ar-condicionado para a venda de aparelhos. A seguir, qual delas é a mais eficiente? 
Tabela 3: Tempos de ligações telefônicas efetuadas em três empresas do setor de ar-condicionado para a venda de aparelhos. 
	
	a.
	Podemos concluir que a empresa Y foi a mais eficiente, pois as medidas de dispersão apontam que os tempos de ligação possuíram pouca variabilidade. Quanto a análise das medidas de tendência central percebe-se que as três medidas, na empresa Y, foram sempre mais próximas se comparadas àquelas encontradas nas empresas X e Z.
	
	b.
	Podemos concluir que tanto a empresa X, Y ou Z são igualmente eficiente não havendo qualquer diferenças das medidas de tendência central ou de dispersão.
	
	c.
	Podemos concluir que a empresa X foi a mais eficiente, pois as medidas de dispersão apontam que os tempos de ligação possuíram pouca variabilidade. Quanto a análise das medidas de tendência central percebe-se que as três medidas, na empresa X, foram sempre mais próximas se comparadas àquelas encontradas nas empresas Y e Z.
	
	d.
	Podemos concluir que a empresa Z foi a mais eficiente, pois as medidas de dispersão apontam que os tempos de ligação possuíram pouca variabilidade. Quanto a análise das medidas de tendência central percebe-se que as três medidas, na empresa Z, foram sempre mais próximas se comparadas àquelas encontradas nas empresas Y e X.
	
	e.
	Podemos concluir que tanto a empresa X, Y ou Z são igualmente pouco eficiente não havendo qualquer diferenças das medidas de tendência central ou de dispersão.
0,04 pontos   
PERGUNTA 3
Qual dos três laboratórios garantiu medidas de tendência central mais semelhantes? 
	
	a.
	Laboratório A;
	
	b.
	Laboratorio B;
	
	c.
	Laboratório C;
	
	d.
	Laboratórios A e B;
	
	e.
	Laboratórios B e C.
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
Uma pesquisa foi conduzida para testar a vida média (anos de funcionamento) de baterias de carro. O experimento foi realizado por um período fixo de cinco anos. Os resultados amostrais (em anos) foram: 2,5; 3,4; 1,2; 5+; 5+ (sendo que + indica que a bateria ainda estava funcionando). O que se pode concluir sobre a vida média das baterias.
	
	a.
	Percebe-se que temos baterias boas e ruins no mercado.
	
	b.
	Percebe-se que a vida média das baterias aumentou ao longo dos anos, ao ponto de que, nos últimos 2 anos do experimento, as baterias permaneciam em funcionamento por, no mínimo, cinco anos. Isso indica que a evolução das mesmas chegou a um platô, ou de que o experimento precisa ser prorrogado mais anos.
	
	c.
	Percebe-se que a vida média das baterias diminuiu ao longo dos anos, ao ponto de que, nos últimos 5 anos do experimento, as baterias permaneciam em funcionamento por, no mínimo, cinco anos. Isso indica que a evolução das mesmas chegou a um platô, ou de que o experimento precisa ser prorrogado mais anos.
	
	d.
	Todas as baterias são iguais.
	
	e.
	Este teste não tem fundamento matemático
PERGUNTA 5
Um pesquisador resolveu determinar o valor médio do salário de um professor. Para isso, buscou investigar os salários de seus colegas de trabalho que se formaram em diversas universidades do país. Para isso, ele somou os salários de 50 professores, dividiu por 50 e encontrou o valor médio. Esse valor pode, então, ser considerado o salário médio nacional de um professor?
	
	a.
	Não. O cálculo da média, apesar de correto, não possui elementos (valores) que representem a variabilidade de salários em todo o país, pois é possível que em determinadas regiões o salário do professor seja alto e em outras, menor. Deveria existir nesse cálculo elementos (dados) que representassem todos os valores e que o tamanho amostral fosse maior.
	
	b.
	Sim. O raciocínio corretamente chega em um valor médio, então está absolutamente correto.
	
	c.
	Sim. O cálculo da média possui elementos (valores) que representem a variabilidade de salários em todo o país, é possível então este salário represente todos os valores.
	
	d.
	Não por que não é assim que se calcula a média
	
	e.
	Sim, não existe outra maneira de calcular o salário.
PERGUNTA 6
A fim de testar o efeito da música na aprendizagem, dois grupos distintos de ratos foram treinados e os tempos, em minutos, de execução dos exercícios anotados. O Grupo A estava em ambiente com música clássica e o B em Silêncio. É possível afirmar? 
	
	a.
	A média de A é 9,75 e B é 10,65, o desvio padrão de ambos os grupos foi próximo de 1,64. Provavelmente a música não auxilia no aprendizagem.
	
	b.
	A média de A é 3,01 e B é 2,8, o desvio padrão de ambos os grupos foi próximo de 1,64. A música provavelmente pode auxiliar no aprendizagem.
	
	c.
	A média de A é 9,75 e B é 10,65. A música pode auxiliar no aprendizagem.
	
	d.
	A média de A é 3,01 e B é 2,8. A música pode auxiliar no aprendizagem.
	
	e.
	A média de A é 9,75 e B é 10,65 com desvio padrão próximo a zero, portanto a música atrapalha o aprendizagem.
PERGUNTA 7
O uso da meditação para melhorar o desempenho intelectual e físico é muito discutido, porém, poucas evidências científicas existem sobre o assunto. Para tentar entender o efeito da meditação sobre a memória e aprendizado, um pesquisador conduziu o seguinte experimento: Montou dois grupos de estudantes com idade
de 20 anos, de uma mesma universidade, de um mesmo curso e com desempenho acadêmico semelhante. Ambos foram submetidos a uma avaliação sobre um determinado tema onde tiveram 48 horas para o preparo, um dos grupos utilizou a técnica da meditação antes das horas de estudo e antes da prova. A nota de cada um dos dez estudantes de cada grupo está apresentado na tabela abaixo, interprete o resultado: 
	
	a.
	O grupo que não utilizou a meditação conseguiu uma nota média de 7,65 com desvio padrão de 0,71. O grupo que utilizou meditação conseguiu uma nota média de 8,4 com desvio padrão de 2,37. O grupo que meditou conseguiu média superior onde podemos então atribuir esta melhora a variável em questão.
	
	b.
	O grupo que não utilizou a meditação conseguiu uma nota média de 7,65 com desvio padrão de 0,71. O grupo que utilizou meditação conseguiu uma nota média de 8,4 com desvio padrão de 2,37. Embora o grupo que meditou conseguiu média superior, o desvio padrão também foi superior, ou seja, a melhora não foi homogênea, alguns tiveram ótimas notas enquanto outros uma nota péssima, o que dificulta a atribuição desta melhora a variável em questão.
	
	c.
	O grupo que não utilizou a meditação conseguiu uma nota média de 8,4 com desvio padrão de 0,71. O grupo que utilizou meditação conseguiu uma nota média de 7,65 com desvio padrão de 2,37. Podemos afirmar que a meditação piora o desempenho intelectual.
	
	d.
	O grupo que não utilizou a meditação conseguiu uma nota média de 7,65 com desvio padrão de 0,71. O grupo que utilizou meditação conseguiu uma nota média de 9,4 com desvio padrão de 0,237. O grupo que meditou conseguiu média superior onde podemos então atribuir esta melhora a variável em questão.
	
	e.
	O grupo que não utilizou a meditação conseguiu uma nota média de 7,65 com desvio padrão de 0,71. O grupo que utilizou meditação conseguiu uma nota média de 8,4 com desvio padrão de 0,37. Embora o grupo que meditou conseguiu média superior, o desvio padrão foi inferior, ou seja, a melhora foi homogênea ressaltando então a importância desta técnica.
AS UNID. 4
PERGUNTA 1
Ao se lançar um dado, qual a probabilidade de cair face “6”?
	
	a.
	3/6
	
	b.
	1/6
	
	c.
	1/3
	
	d.
	1/2
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
Para se calcular a probabilidade de um evento basta:
	
	a.
	Dividir o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.
	
	b.
	Dividir o número de elementos do espaço amostral pelo número de elementos do evento.
	
	c.
	Multiplicar o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral
0,04 pontos   
PERGUNTA 3
Um check-up completo sobre a saúde humana envolve uma série de exames relacionados a parâmetros bioquímicos, cardiovascuolares e de doenças infecciosas. Um teste rotineiramente feito é a medição da quantidade d eglicose sérica ou a chamada glicemia. Temos como parâmetros de normalidade taxas glicêmicas de jejum entre 80 e 100mg/dL, sendo que os valores médios populacionais estão em 80 mg/dL com desvio padrão de 10 mg/dL. Uma empresa tem 1000 funcionários e vai fazer um exame periódico em todos eles. Quantos indivíduos podemos prever que possuirão taxa glicêmica dentro dos padrões normais?
	
	a.
	482
	
	b.
	342
	
	c.
	477
	
	d.
	437
	
	e.
	500
0,04 pontos   
PERGUNTA 4
Ao se lançar um dado duas vezes, qual a probabilidade de cair face “6” e face “5”?
	
	a.
	2/6
	
	b.
	1/12
	
	c.
	1/36
	
	d.
	2/36
0,04 pontos   
PERGUNTA 5
Sabendo que em uma bolsa temos três bolas azuis, duas verdes e cinco bolas brancas, qual a probabilidade de sair uma bola colorida?
	
	a.
	1/10
	
	b.
	3/10
	
	c.
	2/5
	
	d.
	1/2
PERGUNTA 6
Qual a probabilidade de, ao se lançar um dado, cair face “5”, sabendo que o número é ímpar?
	
	a.
	3/6
	
	b.
	1/6
	
	c.
	1/3
	
	d.
	1/2
AS UNID. 5
Erro tipo I é:
	
	a.
	Representa a opção por H1 sendo que o correto é H0
	
	b.
	Representa a rejeição de H0 sendo que o correto é H1
	
	c.
	Representa a opção por H0 sendo que o correto é H1
	
	d.
	Representa a rejeição de H1 sendo que o correto é H0
0,04 pontos   
PERGUNTA 2
Em um teste de hipótese utilizamos a seguinte representação:
	
	a.
	H1 representa a hipótese nula, ou seja, é a hipótese onde não existe diferença entre os grupos estudados. H0 é a hipótese que rejeita o H1 .
	
	b.
	H0 representa a hipótese nula, ou seja, é a hipótese onde não existe diferença entre os grupos estudados. H1 é a hipótese que rejeita o H0
	
	c.
	H0 representa uma hipótese incorreta, e H1 representa uma hipótese correta.
	
	d.
	H1 representa uma hipótese incorreta, e H0 representa uma hipótese correta.
PERGUNTA 3
As representações utilizadas em um teste de hipótese são H 0 e H 1 que significam respectivamente:
	
	a.
	A hipótese nula e a hipótese alternativa.
	
	b.
	A hipótese alternativa e a hipótese nula.
	
	c.
	A hipótese correta e a hipótese incorreta
	
	d.
	A hipótese incorreta e a hipótese correta
	
	e.
	A hipótese nula e a hipótese correta.
PERGUNTA 4
Um pesquisador está interessado em entender o efeito do excesso de carboidratos na glicemia. Para comprovar este hipótese ele pensou em três desenhos experimentais: 
A) Formar dois grupos com 50 pessoas cada um, um grupo vai receber alimentação com quantidades normais de carboidratos e outro grupo vai receber uma quantidade elevada. 
B) reunir 100 indivíduos normais, aferir a glicemia de cada um e oferecer alimentação com grande quantidade de carboidratos por um período e mensurar novamente. 
C) Sabendo que a glicemia média da população de 80 mg/dL, vai reunir 100 indivíduos normais e oferecer a alimentação com excesso de carboidratos. Para cada uma das situações na ordem apresentada, quais os testes indicados para confirmar ou rejeitar a hipótese:
	
	a.
	Teste de t pareado; Teste de t independente, teste de z
	
	b.
	Teste de χ2, Teste de t independente; Teste de t pareado
	
	c.
	Teste de z, Teste de t independente; Teste de t pareado
	
	d.
	Teste de t independente; Teste de t pareado, teste de z
	
	e.
	Teste de t independente; Teste de t pareado; Teste de χ2
PERGUNTA 5
Qual a alternativa que melhor explica o que é um teste de hipótese:
	
	a.
	é uma regra de decisão, onde se levam em conta uma série de interferências, com uma chance calculada de errar.
	
	b.
	é uma regra para, a partir de um sorteio, decidir se uma hipótese formulada está correta ou incorreta.
	
	c.
	é uma norma a ser seguida que diz qual é a hipótese correta sem chance de haver erros.
	
	d.
	é um tipo de erro relacionado a uma hipótese científica.
PERGUNTA 6
A probabilidade de optar por H 1 , sendo que esta opção é falsa e definida:
	
	a.
	Pelo beta
	
	b.
	Pelo H1
	
	c.
	Pelo H0
	
	d.
	Pelo erro tipo II
	
	e.
	Pelo erro tipo I
PERGUNTA 7
Em estatística analítica, uma regra de decisão com base em uma probabilidade de erro pode ser definida como:
	
	a.
	Uma análise descritiva
	
	b.
	Um teste de hipótese
	
	c.
	Uma regra
	
	d.
	Uma hipótese
	
	e.
	Um erro
AS UNID. 6
PERGUNTA 1
Podemos afirmar que quando o valor de p é menor que o valor de alfa , e se estivermos tratando de medias, haverá diferença entre as mesmas?
	
	a.
	Sim, haverá diferença significante;
	
	b.
	Não haverá diferença significante;
	
	c.
	Haverá indícios incertos de que a diferença poderá existir;
	
	d.
	Não podemos afirmar, pois há a necessidade de se conhecer o tamanho da população;
	
	e.
	Pode existir, desde que o tamanho amostral seja maior que 1000.
0,05 pontos   
PERGUNTA 2
Qual o teste mais indicado para verificar a relação entre duas variáveis quantitativas?
	
	a.
	Teste de Fisher;
	
	b.
	Teste de regressão;
	
	c.
	Teste t de Student;
	
	d.
	Anova;
	
	e.
	Teste qui-quadrado.
0,05 pontos
PERGUNTA 3
Quando o valor de “r” for negativo e maior que 0,7 (r=-0,79, por exemplo), podemos afirmar que:
	
	a.
	A correlação entre as duas variáveis é diretamente proporcional e fraca;
	
	b.
	A correlação entre as duas variáveis é diretamente proporcional e forte;
	
	c.
	A correlação entre as duas variáveis é inversamente proporcional e forte;
	
	d.
	A correlação entre as duas variáveis é inversamente proporcional e fraca;
	
	e.
	A correlação entre as duas variáveis é diretamente proporcional e inexistente.
0,05 pontos   
PERGUNTA 4
Qual o teste indicado para verificar a relação entre duas variáveis qualitativas?
	
	a.
	Teste de Fisher;
	
	b.
	Teste de regressão;
	
	c.
	Teste t de Student;
	
	d.
	Anova;
	
	e.
	Teste de correlação;
0,05 pontos   
PERGUNTA 5
Para utilizar testes paramétricos é condição essencial que as variáveis apresentem uma distribuição normal. Um pesquisador verificou o efeito da carga em mochilas comparada com a massa corporal. Considerando os resultados apresentados na tabela abaixo, pode-se afirmar que a distribuição das variáveis principais estudadas é normal? Quais dados permitem comprovar isso? 
Fonte: Revista Brasileira de Fisioterapia, 2008
	
	a.
	Sim. As medidas de media e mediana, respectivamente;
	
	b.
	Sim. As medidas de desvio-padrão e intervalo de confiança, respectivamente;
	
	c.
	Não. As medidas de media e mediana, respectivamente;
	
	d.
	Não. As medidas de desvio-padrão e intervalo de confiança, respectivamente;
	
	e.
	Não existe esse tipo de distribuição na tabela.
PERGUNTA 6
O teste de Fischer tem como aplicação:
	
	a.
	verificar a relação entre duas variáveis quantitativas
	
	b.
	verificar a relação entre duas variáveis qualitativas
	
	c.
	comparar médias
	
	d.
	comparar variâncias
	
	e.
	verificar correlação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais