A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação 1 de representação temática

Pré-visualização | Página 2 de 2

de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens). Sobre a localização relativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: :
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros com novos assuntos sejam acrescentados, sem mudar a ordem lógica.
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros sejam anexados a outros materiais que contenham mesmos assuntos. 
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas perdendo suas posições na coleção.
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas sem perderem suas posições na coleção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Em 1815 fora adquirida a coleção de Thomas Jefferson, a Library of Congress, ou Biblioteca do Congresso (Estados Unidos - EUA), constituindo, assim, a nova biblioteca. Em 1897, os bibliotecários sentiram a necessidade de criar um sistema de classificação, que comportasse o crescente acervo. John Russel Young, James Hanson e Charles Martel tomaram por guia a Classificação Expansiva de Cutter, "introduzindo grandes modificações, especialmente quanto à notação" (PIEDADE, 1977 apud PEREIRA et al., 2009, p. 7). Sobre quais foram essas modificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As classes são publicadas independentemente umas das outras.
(    ) Introduziu o empréstimo domiciliar, a encadernação e a estruturação dos catálogos.
(    ) Implantou principalmente no arranjo de bibliografias, listas de livreiros e coleções particulares. 
(    ) Na notação, a classificação é mista, contendo letras maiúsculas e algarismos arábicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, E. N. et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS, 15., 2009, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf. Acesso em: 3 jun.
2019.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	O processo de classificação de livros implica agrupar os assuntos, trocando o nome ou termo por sinais ou símbolos correspondentes. Por isso, diz-se que a classificação é uma linguagem artificial. Sobre o nome desse agrupamento de símbolos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Notação do autor.
	 b)
	Notação da classificação.
	 c)
	Número de chamada.
	 d)
	Notação CDD.
Parte inferior do formulário