Buscar

Sistema Circulatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Entregar na próxima aula
Fazer um mapa de conceito com um resumo de sistema linfático 
Responda as questões abaixo
1 Estudo dirigido
Homem, 40 anos, refere dispneia (falta de ar) aos grandes esforços há 4 anos, que evoluiu com dispneia de repouso associada a astenia (fadiga) há aproximadamente 2 semanas. Ao exame físico apresentou sinais de dilatação do ventrículo esquerdo além se sinais sugestivos de insuficiência mitral (valva do coração entre o átrio e ventrículo esquerdo) e edema de membros inferiores. Foi realizado um ecocardiograma com dopplerfluxometria que evidenciou regurgitação mitral importante com fração de ejeção de 50% (normal 80%) e volume sistólico final de 50 mm3 (normal 30 mm3 a 35 mm3) (Figura 16.7.1). Diagnosticada insuficiência mitral com indicação para tratamento cirúrgico, sendo realizado valvuloplastia da mitral.
Perguntas
1. O coração é responsável por bombear sangue para todos os tecidos do corpo. Quando não funciona bem pode faltar oxigênio para os tecidos levando ao sintoma de fadiga referido pelo paciente. Descreva a circulação do sangue no organismo nos trajetos da pequena e grande circulação. Cite os vasos sanguíneos envolvidos, câmaras cardíacas e tipo de sangue (rico ou pobre em oxigênio).
R- Grande circulação: O sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração. Essa circulação começa quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Da artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico. Após as trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior. As veias cavas levam o sangue para o coração, desembocando no átrio direito.
Pequena Circulação: A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se divide em artéria pulmonar direita e esquerda, que vão aos respectivos pulmões. Na pequena circulação, o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar e chega até os pulmões. No pulmão essa artéria se ramifica em artérias menos calibrosas, até os capilares que envolvem os alveolos pulmonares. Nos alveolos ocorrem as trocas gasosas (hematose), após o sangue segue pelas vênulas e posteriormente para as veias pulmonares, levando o sangue novamente ao coração pelo átrio esquerdo. 
2. Durante o ciclo cardíaco alguns sons podem ser percebidos na superfície do tórax. Estes sons denominam-se bulhas cardíacas e ocorrem durante o fechamento das valvas. Responda:
a) Os focos tricúspide e mitral correspondem aos sons de fechamento das respectivas valvas. Quais câmaras cardíacas são separadas por cada uma destas valvas, respectivamente?
R- A valva tricúspide separa o átrio direito do ventrículo direito e a valva mitral (ou bicúspide) separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Já a Valva do tronco pulmonar, separa a artéria tronco pulmonar do ventrículo direito. A Valva da Aorta, separa a artéria Aorta do ventrículo esquerdo.
b) Os focos aórtico e pulmonar correspondem ao fechamento das valvas da aorta e do tronco pulmonar. Em quais câmaras cardíacas estes vasos se originam?
R- A artéria Aorta se origina na no Ventrículo Esquerdo, a artéria Pulmonar se origina no Ventrículo Direito.
3. Além de bombear sangue para o corpo todo o coração bombeia sangue para ele mesmo, pois o miocárdio (músculo cardíaco) tem uma alta taxa metabólica. Isto ocorre através de quais vasos?
R- Os vasos que irrigam o coração são as artérias coronárias direita e esquerda.
4. O miocárdio é um tipo muscular especial do corpo humano. Dê suas características histológicas e defina que camadas compõem a parede do coração.
R- O miocárdio é a camada mais espessa do coração constituída pelo músculo estriado cardíaco, composto por feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado. Miócito é a célula do miocárdio, apresenta membrana plasmática (sarcolema), um núcleo central e várias fibras musculares (miofibrilas), as quais deslizam umas sobre as outras e se conectam através de discos intercalares. A unidade contrátil da célula cardíaca é chamada de sarcômero.
As camadas que compõem o coração são: Endocárdio (camada mais interna), Miocárdio (camada média e mais espessa) e Pericárdio (membrana serosa externa).
2 – O que é pressão de pulso?
R- Pressão de pulso (PP) corresponde à diferença entre pressão arterial sistólica e diastólica. É a dilatação pequena e sensível das artérias, produzidas pela corrente circulatória. A unidade de medida é mmHg.
3 - Por que é importante aferir o pulso?
R- Aferir o pulso possibilita avaliar a frequência cardíaca do paciente. É importante para detectar mudanças nos batimentos cardíacos, identificar arritmias e assim salvar vidas.
4 - Quais eventos fisiológicos podem alterar o pulso?
R- Os eventos fisiológicos que podem alterar o pulso são: as emoções, exercícios físicos, banho frio, digestão e certas drogas.
5 - Quais são os valores de referência para pressão arterial sistólica e diastólica pelo consenso brasileiro? 
R- Os níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg.
6 - Na estação o equipamento forneceu um valor fixo de pressão para insuflar o manguito, na opinião do seu grupo este é o procedimento correto? Justifique.
R- É correto para evitar congestão venosa e desconforto para o paciente.
7 - Descreva a origem, o trajeto e distribuição da artéria braquial e da artéria radial.
R- A artéria braquial: começa na margem inferior do tendão do músculo redondo maior, e, passando pelo braço, termina cerca de 1 cm abaixo da articulação do cotovelo, onde se divide em artérias radial e ulnar. Logo em sua origem, a artéria braquial está situada medialmente ao úmero. A medida que corre ao longo braço, ela passa a repousar gradualmente na face anterior desse osso, e sobre a articulação do cotovelo, fica situado bem no meio, exatamente entre os dois epicôndilos do úmero.
Artéria radial: A artéria radial é um dos ramos terminais da artéria braquial (além da artéria ulnar), tendo origem na fossa cubital. Em seu trajeto, emite a artéria recorrente radial e vários ramos para a mão. Também forma o arco palmar profundo, através de uma anastomose com o ramo profundo da artéria ulnar. 
É superficial na parte distal do antebraço, lateralmente ao tendão do músculo flexor radial do carpo, o qual serve de referência para ela. Suas pulsações podem nessa região serem percebidas facilmente. 
A artéria radial às vezes pode estar ausente, ter origem no braço e até mesmo na artéria axilar. Em alguns casos a artéria radial se apresenta superficial em todo antebraço.
8 - Descreva a função dos barorreceptores no controle da pressão arterial.
R- Os barorreceptores arteriais são terminações nervosas livres, densamente ramificadas, que se distribuem na camada adventícia. A função primordial dos barorreceptores é manter a pressão arterial estável, dentro de uma faixa estreita de variação, esteja o indivíduo em repouso ou desenvolvendo diferentes atividades comportamentais. Dessa forma, exercem uma importante regulação reflexa da frequência cardíaca, do débito cardíaco, da contratilidade miocárdia, da resistência vascular periférica e, consequentemente, da distribuição regional do fluxo sanguíneo. 
9 - Explique três disfunções endoteliais causadas pela hipertensão arterial .
R- A disfunção endotelial na hipertensão leva a desequilíbrio da produção/liberação dos fatores contráteis e relaxantes provoca diminuição da geração de óxido nítrico/aumento das espécies reativas de oxigênio, aumentando dessa forma o tônus vascular; contribui para o aumento da permeabilidade vascular levando à formação de edema subendotelial; aumenta a expressão de moléculas de adesão com conseqüente aumento da aderência leucocitária à parede vascular; acelera a coagulação intravascular; aumenta a proliferação de células musculares lisas, levando à hipertrofia/hiperplasia da parede vascular. Torna-se evidente
assim que o endotélio tem papel central na hipertensão, controlando a permeabilidade vascular, a adesão leucocitária, a proliferação de células musculares lisas, a coagulação e o equilíbrio entre fatores endoteliais
10 -Diferencie hipertensão arterial primária de hipertensão secundária.
R- Primária tem origem em fatores não específicos genéticos e de estilo de vida. Ex: o excesso de sal na dieta, excesso de peso, tabagismo e consumo de álcool.
Secundária têm origem em causas identificáveis, como doença renal crónica, estenose da artéria renal, doenças endócrinas ou uso de pílula contraceptiva.
11 - Explique a origem dos sons de Korotkoff
R- Os sons de Korotkov são os sons ouvidos durante a aferição da pressão arterial através de meios não-invasivos. S ó são audíveis com recurso a um esfigmomanómetro. Os sons ouvidos durante a medição não são os mesmos que aqueles produzidos pela vibração dos ventrículos no coração, e quando se coloca um estetoscópio sobre a artéria braquial não há nenhum som que seja audível. Quando se coloca o manguito do esfigmomanómetro no braço de um paciente e é insuflada a uma pressão superior à sua pressão arterial sistólica, não há ainda qualquer som audível. Isto ocorre porque a pressão do manguito é suficientemente alta que abafa por completo a pressão sanguínea. À medida que a manguito é esvaziado, no momento em que atinge o mesmo valor de pressão que a pressão sistólica do paciente, é audível o primeiro som de Korotkov (k1). À medida que o manguito continua a ser esvaziado, continuam-se a ouvir sons até à sua pressão ser coincidente com os valores de pressão diastólica do paciente (k2,k3,e k4), momento em que deixam de se ouvir sons (k5).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais