Buscar

Av - Subst. 1 - Gestão do Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atualmente, as organizações funcionam com uma quantidade significativa de informação como elemento que incentiva as mudanças e garante permanência no mercado competitivo. As pessoas e organizações dependem da informação em seus processos decisórios. Porém, para ser usada estrategicamente, é primordial que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e competitividade organizacional. A ______________ é responsável por gerenciar os recursos internos e os externos à organização (SILVA e TOMAÉL, 2007).
Alternativas:
a)
Gestão electronica de documentos
b)
Gestão de conhecimento
c)
Processamento
d)
Conhecimento
e)
Gestão da Informação 
Alternativa assinalada
Página 3 da web aula 1
Abaixo, você pode acompanhar os detalhes de cada etapa do processo de gestão da informação (FILHO e MORAES, 2006):
I.determinação da necessidade de informação: abrange a compreensão das fontes e tipos de informações necessárias para um bom desempenho do negócio, bem como suas características, fluxos e necessidades;
II.obtenção: compreende as atividades referentes à coleta dos dados;
III.processamento: inclui as atividades de classificação e de armazenamento das informações obtidas;
IV.distribuição: abrange a escolha da metodologia inadequada para distribuir as informações, disponibilizando–a aos usuários por distintas formas e fontes e estilos;
V.utilização: logo após a distribuição da informação, vem a etapa de utilização que envolve a incorporarão às etapas de elaboração, execução e avaliação da estratégia empresarial, apoiando, deste modo, o processo de gestão estratégica.
VI.Realimentação:consiste na forma de reanalisar a informação de acordo com os requisites levantados, com o intuitode melhorar os processos dentro da organização, incluir novos processos, excluir processos que não mais satisfatório.
Alternativas:
a)
As alternativas I, II, III, V estão corretas.
b)
As alternativas I, II, III, V, VI estão corretas.
c)
As alternativas I, II, V, VI estão corretas.
d)
As alternativas I, II, III, IV, V, VI estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
As alternativas I, II, VI estão corretas.
I.O conhecimento ultrapassa os limites da informação, já que ele além de ter um significado tem uma aplicação. Pode ser entendido como o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. A informação é valiosa na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior, sendo capaz de contribuir na elaboração de novas ideais, mas a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto, o conhecimento exige do sujeito uma capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Pela lógica, se uma informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada (CORDELLA, 2015).
II.Os dados são fastos sem significados. O processamento de dados em um computador é limitado exclusivamente a manipulações estruturais dos mesmos por meio de programas. Exemplos de manipulações para casos de texto são: formatação, comparações de um texto com o outros, estatísticas de palavras, etc. (USP, 2015).
III.As Informações representam os dados tratados, resultantes do processamento de dados. Elas têm significado quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, de avaliação, de interpretação ou de organização, ou seja, estão presentes em um context. E ao considerá-las podemos tomar decisões ou fazer afirmações (LUIS, 2007).
 
Considere V-Verdadeiro e F-Falso, respectivamente e assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
F, F, F
b)
V, V, V
Alternativa assinalada
c)
V, F, V
d)
V, F, F
e)
F, V, F
A era do conhecimento pode ser entendida como um período marcado pela conjunção e cooperação entre inovações sociais, institucionais, tecnológicas, organizacionais e dentre outras, na qual a informação e o conhecimento desempenham um papel primordial e estratégico. As modificações percebidas estão relacionadas aos contextos econômicos e sociais (LASTRES; ALBAGLI, 1999).
Assinale cada item abaixo como: Dados, Informação e Conhecimento.
( )Estruturado
( )Facilmente obtido por máquinas
( )Quantificável
( )Transferível
( )Requer análise
( )Consenso sobre seu significado
( )Exige mediação humana
( )Dificuldade de estruturação
( )Dificuldade de captura em máquinas
( )Frequentemente tácito
( )Dificuldade na transferência
Assinale a opção correta, considerando D-Dado, I-Informação e C-Conhecimento, RESPECTIVAMENTE:
Alternativas:
a)
D, D, D, D, I, I, I, C, C, C, C
Alternativa assinalada
b)
D, I, D, D, I, I, I, I, C, C, C
c)
I, D, D, D, I, I, I, C, C, C, I
d)
I, D, D, D, I, I, I, C, C, C, D
e)
I, I, D, D, I, I, I, C, I, C, D
5)
I.A Gestão do Conhecimento (GC) vem se tornando um objetivo primordial para as organizações que desejam uma melhor administração do seu capital social e, também, a adoção de medidas que gerenciem a criação de conhecimento organizacional. Deste modo, o ser humano passa a ser considerado principal para os resultados das empresas, pois é a partir dele que o conhecimento é produzido e difundido.
II.A GC pode ser descrita como um processo que apoia as organizações na identificação, seleção, desorganização, disseminação, transferência e aplicação das informações e experiências essenciais que compõem a memória da organização e que usualmente residem dentro da organização de forma desestruturada (POTTER, RAINEI JR e TURBAN, 2005), possibilitando um ciclo contínuo e bem definido de conhecimento.
III.A GC na organização captura ou define as informações na forma digital e a possibilidade de torná-lama vantagem competitiva (BATISTA, 2004). Já Rosseti e Morales (2007) referem-se a GC como um processo com a finalidade de sustentação e promoção do desempenho da organização, baseando-se na criação e circulação da informação. Uma organização estruturada sob o conhecimento ganhará produtividade, facilidade de nivelamento da equipe e conhecimento compartilhado entre todos os envolvidos.
Considere C-Certo e E-Errado, respectivamente para as alternativas acima:
Alternativas:
a)
C, C, C
b)
C, E, C
c)
C, E, E
d)
E, E, E
Alternativa assinalada
e)
E, E, C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais