Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 6 - 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Considerando o pensamento de Karl Marx é correto afirmar:
	
	
	
	A luta de classes é o motor da história, sendo a relação entre capitalistas e proletários uma relação de exploração. Na sociedade capitalista, a força de trabalho do assalariado se torna uma mercadoria e, ao final do mês, ele recebe salário correspondente às horas e ao lucro que gerou ao capitalista. O Estado, representante do povo, garante a inexistência da mais-valia.
	
	
	O cientista social pode guardar distância de seu objeto de estudo e realizar análise objetiva.
	
	
	As contradições da sociedade capitalista fazem parte da própria essência desse sistema. Contudo, Marx concordava com Durkheim quanto à necessidade de manutenção do sistema capitalista, que necessitaria apenas de algumas mudanças para atender a todos.
	
	
	O capitalismo é essencialmente contraditório. Todavia, através da ideologia burguesa, tem-se a visualização concreta da realidade. Ou seja, a ideologia permite ao cidadão constituir uma real consciência da dinâmica intrínseca ao funcionamento social e capitalista.
	
	
	Para Marx e Engels a educação escolar é uma importante ferramenta para perpetuar o processo de alienação e dominação existente na sociedade capitalista. Contudo, é igualmente possível que ela emancipe os trabalhadores de uma realidade de exploração.
	
Explicação: 
Valorizando a educação, a teria marxista reconhece nela um importante processo de aculturação, responsável pela formação de como o ser humano pode enxergar o mundo. Assim ela pode servir tanto para alienar os indivíduos quanto para ajuda-los em sua emancipação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a opção correta acerca do processo de produção e da produção de mais-valia, conforme a teoria de Marx.
	
	
	
	A mais-valia se origina do excedente quantitativo de trabalho em relação ao seu custo de reprodução.
	
	
	Como valor de troca, uma mercadoria torna-se meio de produção de outra. 
	
	
	O processo de trabalho é a atividade dirigida com a finalidade de produzir valores de troca. 
	
	
	A força de trabalho não é uma mercadoria, é a capacidade de produzir mercadorias. 
	
	
	O valor de troca de uma mercadoria é o resultado do trabalho efetivamente gasto para produzi-la. 
	
Explicação: 
A acepção da mais-valia está associada à exploração da mão de obra assalariada, em que o capitalista recolhe o excedente da produção do trabalhador como lucro
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marx acreditava na Educação que possibilitasse integralmente a formação dos indivíduos. Ele considerava injusto que alguns indivíduos trabalhassem apenas com a mente, desenvolvendo seu intelecto, enquanto outros passassem toda a vida presos a atividades manuais repetitivas e embrutecedoras, no que se refere ao espírito humano. Marx acreditava que a formação do sujeito deveria se apoiar em três dimensões.   São elas: 
	
	
	
	Educação Religiosa + Educação Profissional + Educação Física
	
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Física
	
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Moral
	
	
	Educação Moral + Educação Religiosa + Educação Física
	
	
	Educação Intelectual + Educação moral + Educação Física
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Num supermercado, os trabalhadores vivem uma rotina fatigante, onde não são valorizados e estão submetidos à baixa remuneração e precárias condições de vida. Eles são praticamente invisíveis aos olhos dos seus patrões, estão desumanizados. Diante disso tudo, alguns se relacionam com o trabalho como algo que lhes é alheio e adverso. Outros, no entanto, reconhecem que compartilham os mesmos problemas e se organizam para a defesa consciente de seus interesses. 
A que conceitos da teoria marxista, respectivamente, referem-se essas duas posições?
	
	
	
	Ideologia e Mais-valia
	
	
	Mais-valia e Consciência de Classe
	
	
	Consciência de Classe e Ideologia
	
	
	Alienação e Consciência de Classe
	
	
	Consciência de Classe e Alienação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o texto a seguir:
"Karl Marx conceituou Ideologia como um sistema de pensamento, ou seja, uma forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua atividade); "Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua atividade e o seu papel histórico; Não seria, para este pensador, um sistema de pensamento neutro, pois para ele a ideologia teria uma função que é a de legitimar, justificar e contribuir, ou para a manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação. Marx compreende a ideologia como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de idéias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção. Neste sentido, a ideologia (enquanto falsa consciência) geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante."
Acessado no  site : https://lousanuncamais.wordpress.com/2013/05/24/ideologia/ acesso em 16/11/2016.
Considerando o conceito de ideologia em Marx , indique a opção incorreta:
	
	
	
	Através da ideologia temos uma inversão da realidade.
	
	
	A ideologia é precisa e empírica.
	
	
	A ideologia gera inversão ou camuflagem da realidade.
	
	
	A ideologia é uma consciência deformada da realidade.
	
	
	A ideologia pode ser considerada uma ilusão ou falsa consciência.
	
Explicação: 
Para Marx, a ideologia é, então, um conceito crítico, diferente da terminologia criada por de Tracy (ciência precisa, empírica). Ideologia é a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência, a realidade é invertida e as ideias surgem como o verdadeiro motor da vida real.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Marx e Engels, não é possível falar de educação sem referir-se à realidade socioeconômica e à luta de classes que a caracteriza e sustenta. Desse modo, a educação perde todo o aspecto idealista e neutro. Assinale a alternativa que corresponde a visão marxiana sobre educação: 
	
	
	
	O autor pensa a educação baseada no princípio da plena realização humana. Trata-se de uma proposta educacional humanista, considerando tanto o desenvolvimento pleno do indivíduo, tanto da técnica quanto intelectual, ou seja, do âmbito das ideias. A educação nessas bases só seria possível em uma sociedade na qual os meios de produção fossem socializados.
	
	
	A educação para este autor é um processo que deve englobar a complexidade e a contextualidade. Ele estabelece em sua obra, sete saberes indispensáveis na edificação do futuro da educação. Deve-se valorizar o erro enquanto instrumento de aprendizagem, pois não se conhece algo sem primeiro cair nos equívocos ou nas ilusões e unir os mais diversos campos do conhecimento para combater a fragmentação. 
	
	
	A educação seria o processo pelo qual os indivíduos aprendem a ser membros da sociedade. Consequentemente, as práticas de educação adequadas, para este autor, seriam aquelas próprias ao meio moral compartilhado por cada um. 
	
	
	Para este autor a educação deve quebrar o paradigma funcionalista pois estes só reforçam as desigualdades de aprendizagem. A educação têm sua origem no aspecto social e cultural dos alunos. Esses aspectos, principalmente o capital cultural, estão associados à noção de conhecimento e às diversas formas de compreendê-lo, mas também
está voltado aos costumes e às culturas, produzidas e conservadas nos diferentes contextos. 
	
	
	A educação é a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência. Isso ocorre segundo interesses que nem sempre são conscientes ou voluntários.
	
Explicação: Para Karl Marx as praticas de educação deveriam assumir um sentido omnilateral, ou seja, deveriam possuir um caráter integral, estando ligadas ao trabalho e às práticas sociais da vida. Elas deveriam proporcionar uma formação acadêmica, tecnológica e física, para todos os membros da sociedade. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na concepção de Marx, as ideias que os indivíduos incorporam, na sociedade capitalista, implicam numa visão imprecisa ou falsa da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida tende a ser profundamente influenciada:
	
	
	
	pelos valores da correntes filosóficas
	
	
	pelos valores das classes oprimidas
	
	
	pelas teses e descobertas cientificistas
	
	
	pelos dogmas e rigidez das religiões 
	
	
	pelos valores das elites burguesas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O acesso a uma educação de qualidade, de caráter integral, permitiria ao indivíduo romper com as práticas de alienação, adquirir consciência dos seus direitos e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida. É injusto que alguns indivíduos trabalhem apenas com a mente, desenvolvendo seu intelecto, enquanto outros passem, toda a vida presos a atividades manuais repetitivas e embrutecedoras, no que se refere ao espírito humano. Este pensamento se aplica ao projeto Educacional de: 
	
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	August Comte
	
	
	Karl Marx 
	
	
	Lévi-Strauss 
	
	
	Karl Mannheim
		Segundo Max Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade; as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Cada sujeito age levado por um motivo que é dado: 
	
	
	
	Pela pressão social exercida pela consciência coletiva 
	
	
	Pela necessidade de imprimir alguma ordem às suas próprias ações
	
	
	Pela obrigatoriedade de seguir as leis, mesmo não concordando com elas 
	
	
	Pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade 
	
	
	Pela opressão social que caracteriza os conflitos de interesses 
	
Explicação: 
  Para Weber não existe oposição entre individuo e sociedade, as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em  cada individuo sob a forma de motivação, ou seja, o motivo orienta a ação do individuo. O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida  em que cada individuo age levando em conta a resposta ou a reação de outro indivíduos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão". 
A qual ação social Weber está se referindo?
	
	
	
	Ação social.
	
	
	Ação social afetiva.
	
	
	Ação social racional com relação aos fins.
	
	
	Ação social racional com relação ao regular.
	
	
	Ação social racional com relação a valores.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na visão de Weber, a ação social é:
	
	
	
	Qualquer ação humana.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada a outros indivíduos.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada aos animais.
	
	
	Ação humana específica na educação.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada ao mundo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O capitalismo é um sistema polarizador. No contexto da globalização é correto se afirmar que:
	
	
	
	O aumento de riquezas tem se concentrado num número cada vez menor de pessoas.
	
	
	A inclusão tem sido a principal característica do processo em vigor.
	
	
	A geração de riqueza tem conseguido reduzir a expansão da pobreza.
	
	
	O aumento de riquezas é igualitário para todas as pessoas.
	
	
	Temos nessa realidade ricos localizados e pobres globalizados.
	
Explicação: 
O capitalismo é um sistema polarizador, pois, contraditoriamente, o aumento constante de riquezas tem sido concentrado num número cada vez menor de ¿pessoas¿. Imensas riquezas são geradas, consoante à expansão da pobreza da maior parte da população mundial.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para Weber,  a sociedade se apresenta como uma grande teia formada por diversos tipos de ações sociais. A identificação do sentido subjetivo dessas ações, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou àquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva.   Segundo Max Weber "Ação Social é"? 
	
	
	
	toda conduta humana quando relacionada somente às questões de ordem política e ao comportamento individual. 
	
	
	todo tipo de conduta humana envolvendo as relações sociais restritamente no cotidiano escolar e familiar.
	
	
	toda conduta humana relacionada somente aos grupos sociais que são responsáveis pela educação dos indivíduos.
	
	
	todo tipo de conduta humana relacionada às manifestações espontâneas dos indivíduos nos grupos sociais que fazem parte. 
	
	
	todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Nos anos 30 entra em vigor a Legislação trabalhista que estabeleceu mudanças nas condições de trabalho. Neste período a educação foi efetivada para privilegiar que setor econômico?
	
	
	
	Pecuária.
	
	
	Industrial.
	
	
	Agricultura.
	
	
	Terciário.
	
	
	Comercial de importação.
	
Explicação: 
A educação foi repensada e algumas alterações foram feitas durante o governo Vargas, embora sem se dar conta da extinção do modelo classista e excludente que vigora até os dias atuais. A estrutura educacional, na prática, produz e reproduz a força e o trabalho para o setor industrial, bem como concorre para a manutenção da sociedade de classes, fazendo com que cada classe continue em seu lugar.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Buscando compreender a singularidade dos eventos sociais Weber desenvolve alguns conceitos-chave, entre eles, o de ação social. A ação social é definida por Weber como toda conduta humana dotada de um significado, sentido, orientada para/pela ação do outro. Ele define quatro tipos de ação segundo os sentidos que as orientam. Dentro da escola podemos vivenciar situações onde vários sentidos podem orientar as ações das pessoas, como um microcosmos social. Imagine uma situação em que você, como Coordenador Pedagógico, tem que organizar um grupo de trabalho. Sua ação (escolher os integrantes desse grupo) pode estar orientada por pelo menos quatro diferentes sentidos, na perspectiva Weberiana. Relacione cada possibilidade de escolha apresentadas abaixo ao tipo de ação social a que ele se refere, segundo a conceituação formulada por Weber.
A Escolher apenas os professores seus amigos
B Escolher os professores com currículo mais adequado ao projeto 
C Escolher os professores mais antigos, que costumam participar de projetos 
D Escolher os professores que se afinam ideologicamente com o projeto 
( ) Ação afetiva 
( ) Ação tradicional 
( ) Ação racional com relação a fins 
( ) Ação racional com relação a valores 
Assinale a alternativa que corresponde a sequencia correta 
	
	
	
	B, C, A, D 
	
	
	C, A, B, D
A, C, B, D 
	
	
	A, B, C, D 
	
Explicação: 
Weber faz distinção em relação a tipos ideais de ações sociais. É importante entender que o estabelecimento de tipos ideais, método comum da teoria weberiana, não busca construir tipologias fixas nem mesmo buscar classificar o objeto em questão. Eles nos servem como parâmetro de observação, um ¿boneco¿ com características fixas que serve apenas como ponto de comparação entre o que é observado e sua obra teórica. Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional. 
Uma ação social é considerada como sendo relacionada a fins quando é tomada tendo em vista um objetivo racionalmente estabelecido, no qual o autor da ação busca atingir um resultado e, para isso, utiliza os meios necessários. A conduta científica em busca do entendimento de um fenômeno é um exemplo.
Uma ação social é entendida como sendo relacionada a valores quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. O autor orienta o sentido de sua ação de acordo com o que acredita ser correto, o que pode ser observado no exercício das ações baseadas em crenças religiosas ou políticas.
A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim.
A ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo. O objetivo é mostrar sentimentos pessoais, como o choro do luto ou a risada de momentos alegres, sem, no entanto, levar em consideração os fins que se deseja atingir.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma "coisa" exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social aquela destinada a
	
	
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	
	
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos normais e desviantes que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo. 
	1a Questão 
	
	
	
	Nas organizações modernas, e dentre elas nas escolas, busca-se ao máximo reduzir a influência pessoal ou sentimental em seu funcionamento. Por isso, seus administradores são selecionados de acordo com suas competências e procedimentos legais, eles não podem fazer "tudo que querem", mas tem poder limitado por regras e exercido dentro de limites previstos de acordo com seu cargo. 
Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de: 
		
	
	Dominação ilegítima 
	
	Dominação formal 
	
	Dominação carismática 
	
	Dominação tradicional
	
	Dominação legal 
	Respondido em 12/06/2019 13:32:42
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Para Weber, a Pedagogia do Treinamento, imposta pela racionalidade da sociedade capitalista, reduz a formação generalista, que distingue o homem culto, a uma formação de especialidades, aquelas exigidas pela nova ordem econômica e social. Para ele, essa condição...
 I. É o que, considerando conhecimento científico altamente especializado que produz, levaria a libertação do homem, promovendo maior felicidade e realização humana. 
II. Apresenta-se como um forte obstáculo ao desenvolvimento do talento e da própria realização pessoal dos homens. 
III. Eleva o status da formação do homem culto, atribuindo-lhe novas habilidades e competências. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas a alternativa II está correta 
	Respondido em 12/06/2019 13:33:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Leia o trecho abaixo e responda.
 
"O título de monarca do Reino Unido é sucedido através de hereditariedade. Ao morrer, o rei (ou a rainha) deixa o lugar ao primogênito. Antigamente, só os homens tinham direito ao trono. Em 2011, por iniciativa do primeiro-ministro David Cameron, o primogênito da família real, não importando qual o gênero, pode ser o monarca desde que esteja na linha de sucessão. Só para constar, a rainha Elizabeth II tornou-se monarca do Reino Unido por não possuir irmãos. A sucessão do trono é feita imediatamente após a morte do atual monarca, sem necessidades de cerimônias ou confirmações." (http://blog.culturainglesa-ce.com.br/reino-unido/como-funciona-a-monarquia-no-reino-unido)
 
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a opção que apresenta o conceito que mais se aproxima do processo de legitimação de liderança descrito no trecho acima.
 
		
	
	Dominação carismática. 
	
	Dominação social. 
	
	Dominação racional legal.
	
	Dominação moral. 
	
	Dominação tradicional. 
	Respondido em 12/06/2019 13:34:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Weber defende que a sociedade capitalista provoca um ¿desencantamento do mundo¿. Este movimento implicaria em crescente abandono de concepções místicas e tradicionais sobre a realidade. O que ele quis dizer com essa expressão?
 I. Que a vida moderna trás uma série de problemas que provocam angustia, depressão e a perda da fé.
 II. Que a partir da Modernidade progressivamente abandonam-se as explicações "fantasiosas" para essas coisas em favor de um conhecimento racional e científico sobre a realidade.
 III. Que o modelo de produção capitalista exige a superação de costumes e tradições e uma organização racional do trabalho e da vida social. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas 
	
	Nenhuma das alternativas está correta 
	
	Apenas a alternativa I está correta 
	Respondido em 12/06/2019 13:36:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	"Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um pregador religioso e líder social brasileiro, que liderou o movimento de Canudos, na Bahia. Sob sua orientação e liderança, milhares de pessoas morreram vítimas dos ataques de soldados do governo brasileiro. (...) Conselheiro fazia pregações místicas e dava conselhos por onde passava, conquistando uma multidão de fanáticos. Para muitos, Conselheiro era um profeta enviado por Deus." (fonte: http://www.e-biografias.net/antonio_conselheiro/) 
 
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a ÚNICA opção que apresenta o conceito relativo à forma como a autoridade de Antônio Conselheiro era legitimada entre seus seguidores.
 
		
	
	Dominação moral.
	
	Dominação carismática.
	
	Dominação sociológica.
	
	Dominação tradicional.
	
	Dominação racional legal.
	Respondido em 12/06/2019 13:36:48
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Todo ano na formatura dos alunos do ensino médio da escola, uma das cerimônias que não pode faltar é a missa do padre Paulo. É um costume que remonta mesmo as origens das escolas no Brasil. Esse ano, alguns alunos questionaram a necessidade do evento dada a diversidade religiosa na escola. Mas Padre Paulo veio a escola fazer um discurso sobre a importância da religião em nossas vidas e sobre como a presença de Deus em momentos de consagração como esse é fundamental. Depois de muito debate, a força da tradição prevaleceu e no dia da formatura Padre Paulo estava lá proferindo a missa de agradecimento.
 Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de: 
		
	
	Dominação formal
	
	Dominação carismática
	
	Dominação ilegítima
	
	Dominação tradicional 
	
	Dominação legal
	Respondido em 12/06/2019 13:37:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Weber constrói uma tipologia, num sentido ideal, destinada a analisar as diferentes formas de dominação legítima. Segundo ele, existiriam três tipos puros ou ideais de dominação legítima. Conceitualmente são elas: 
		
	
	Tradicional - Racional - Racional Legal 
	
	Tradicional - Carismática - Racional Legal
	
	Tradicional - Carismática - Racional
	
	Racional - Educacional - Racional Legal
	
	Racional - Carismática - Racional Legal
	Respondido em 12/06/2019 13:38:53
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Dalai Lama é o dirigente máximo espiritual e político do povo tibetano. Tenzin Gyatso foi o 14º. dessa linhagem e teve uma educação primorosa. Filosofia budista, artes marciais, diplomacia, geografia, história, artes e idiomas foram apenas uma parte dos variados temas que ele estudou desde menino a fim de prepará-lo para ser o líder do Tibet. Em 1997, a história de sua vida foi adaptada para o cinema no filme "Sete anos no Tibet". Pensando nos tipos de práticas educacionais propostas por Max Weber, marque a opção a qual se pode associar a educação do Dalai Lama. 
		
	
	Pedagogia racional, que visa a formar profissionais bem sucedidos, conforme o talento de cada um.
	
	Pedagogia do cultivo, que ensina os indivíduos a agirem corretamente, segundo suas crenças, na sociedade moderna.
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a tornar os indivíduos mais conscientes das diferenças sociais, a fim de lutarem pelo que desejam.
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a formar profissionais especializados, peritos em funções específicas, de acordo com as necessidades do Estado e das empresas privadas.
	
	Pedagogia do cultivo, que visa a fornecer as informações necessárias para que as pessoas sejam cultas de acordo com a classe social a que pertencem, preparando-as, assim, para determinados comportamentos e situações.
	
		Diversos autores procuram demonstrar que não se pode analisar a cultura e a ideologia, de forma separada, particularmente, quando se trata do processo de dominação nas sociedades capitalistas.
 Em relação a essa questão, analise as afirmativas, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 1- Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, em que a ideologia é um elemento de dominação, através da força pelo Estado, mas também através dos elementos culturais de um povo.
 2- Bourdieu defende que é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, utiliza o conceito de violência simbólica para a aceitação de verdades que nem sempre existiram, ou seja, considerar natural determinados fenômenos, independente de serem bons ou ruins.
 3- Simmel desenvolveu o conceito de intensificação da vida nervosa, pois as pessoas nas sociedades modernas estão expostas frequentemente à estímulos, como imagens, cores, luzes, sons , desenvolvendo uma sensibilidade para lidar com outras culturas.
 4- Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para analisar a relação entre indivíduo e sociedade e apontaram a possibilidade de homegeneização das pessoas grupos e classes sociais, criando uma subjetividade uniforme, massificada.
 Em relação à análise anterior, a sequência correta é: 
	
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	F, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, F, F, F.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A escola não contribui, muitas vezes, para que os indivíduos deixem de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a):
	
	
	
	O sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.
	
	
	A evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
	
	
	O poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
	
	
	O destino é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
	
	
	A escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Indique a visão do pensador Pierre Bourdieu acerca do sistema escolar:
	
	
	
	Construção da igualdade e rejeição da hierarquia social.
	
	
	Reprodução da hierarquia social e construção da igualdade.
	
	
	Mecanismo de Igualdade Social e Cidadania Plena.
	
	
	Mecanismo de distinção social e de reprodução da hierarquia social.
	
	
	Mecanismo de distinção social e desconstrução da hierarquia social.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com a teoria de Pierre Bourdieu, a escola assume a função de:
	
	
	
	Legitimadora e mantenedora dos privilégios sociais e do capital cultural hegemônico.
	
	
	Promotora de igualdade de oportunidades
	
	
	Transmissora de valores e julgamentos comuns
	
	
	Provedora de emancipação social
	
	
	Instituição neutra perante os diferentes estudantes
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Bourdieu (A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 1976) introduz em sua teoria da reprodução o conceito de capital cultural. Esse conceito é inspirado na teoria sociológica clássica. Sobre capital cultural, é correto afirmar:
	
	
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir da Ética protestante e o espírito do capitalismo de Weber.
	
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de divisão do trabalho social de Durkheim.
	
	
	O conceito de capital cultural é construído da leitura de Capitalismo e sociedade rural na Alemanha de Weber.
	
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de capital econômico de Marx.
	
	
	O conceito de capital cultural é resultante de uma síntese feita por Bourdieu da sociologia de Marx e de Durkheim.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Indique a opção que caracteriza corretamente
a ideia de sistema escolar para Pierre Bourideu:
	
	
	
	Mecanismo de distinção social e reprodução da hierarquia social.
	
	
	Sistema caracterizado pela igualdade de oportunidades para todos que compõe a escola.
	
	
	Ideologia marcada pela igualdade social e de oportunidades iguais.
	
	
	O sistema escolar despreza a visão de uma sociedade meritocrática.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com Antonio Gramsci, era necessário desfazer a separação entre "intelectuais" e "pessoas simples", porque apenas aqueles tidos como intelectuais ocupavam postos de comando na administração do Estado e na sociedade civil, concentrando mais poder. Para o autor estes intelectuais representavam os interesses daquelas que seriam as classes dominantes. Para defini-los Gramsci elaborou o conceito de:
	
	
	
	Intelectual orgânico
	
	
	Pensador sistematizador
	
	
	Líder Carismático
	
	
	Intelectual tradicional
	
	
	Intelectual funcionalista
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O sociólogo Karl Mannhein no ensaio intitulado "O futuro" escreveu: "Queremos compreender nosso tempo, as dificuldades desta Era e como a educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem"
(RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.82). De acordo com a perspectiva teórica do autor:
	
	
	
	A educação teria um papel conservador, pois socializaria e adaptaria os indivíduos ao seu tempo histórico.
	
	
	A educação teria um papel econômico, pois sua função principal seria preparar os indivíduos para o mercado de trabalho.
	
	
	A educação teria um papel reformador, pois contribuiria para o aperfeiçoamento das instituições democráticas.
	
	
	A educação teria um papel reprodutor, pois ela reproduziria ideias pertencentes às classes sociais dominantes.
	
	
	A educação teria um papel transformador, pois seria parte integrante da disputa pela hegemonia nas sociedades democráticas. 
	
Explicação: 
Cabe a educação um papel reformador, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento das instituições democráticas.
		(Concursos- IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS ¿ EBTT). O renomado antropólogo Roberto da Matta formulou tese enfatizando o lado negativo da sociabilidade brasileira no que se caracteriza pelo chamado ¿jeitinho¿, o jeito de burlar regras formais e comuns a todos para obter vantagens pessoais.
 Essa tendência da cultura brasileira já fora apontada por Sérgio Buarque de Holanda em através do conceito de:
	
	
	
	 Antirrepublicanismo.
	
	
	Insolidarismo.
	
	
	 Homem cordial.
	
	
	Parasitismo. 
	
	
	 Patrimonialismo.
 
	
Explicação: 
È um conceito desenvolvido pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), no fim do século XIX, e aplicável tanto à disciplina de história quanto à sociologia. Esse conceito tem o objetivo de compreender um modo específico de dominação, ou de poder, que atinge as esferas econômica e sociopolítica.
Como o próprio termo indica, patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas. Assim sendo, um líder político é qualificado como patrimonialista quando, ao assumir um cargo na esfera pública (o de governador, por exemplo), acaba ¿instrumentalizando¿, isto é, criando mecanismos de controle, a estrutura estatal para satisfazer as suas necessidades pessoais, ou seja, privadas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha em Filosofia da Educação (2006), e educação é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho. Com base no acima exposto leia as afirmativas abaixo: 
a) A educação formal e a educação informal fazem parte do processo de socialização do ser humano. 
b) A essência inata do homem lhe confere sua humanidade, independentemente de sua adequação à sociedade. 
c) Quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada. 
d) A socialização é um aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte. Sobre a relação entre educação e sociedade, é correto o que se afirma nas alternativas:
	
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	
	Estão corretas as alternativas: a, c e d 
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	Está correta somente a alternativa b
	
	
	Estão corretas as alternativas: a e b
	
Explicação: O ser humano se humaniza durante o processo de socialização, deixando de ser um ser social e passando para um ser social, isso acontece pelos processos de educação formal e informal. Assim, quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada, pois a escola é um elemento de sociabilização formal e faz parte do processo de aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A escola é uma instituição socializadora que se baseia em valores e significados culturais.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Existem pedagogias sendo pensadas a partir da reflexão de que a escola não opera de forma neutra.
Porque  
II. O que se chama de universal, na verdade, corresponde a valores dominantes que obscurecem outras formas de viver considerando a cultura, o gênero e a sexualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
Explicação: 
A escola é uma instituição socializadora que se baseia em valores e significados culturais. Por muito tempo, tais valores e significados eram invisibilizados pelo pressuposto de que a escola operava de forma neutra, apenas utilizando conhecimentos tidos como universais. Hoje sabemos que o que se chama de universal, na verdade, corresponde a valores dominantes que obscurecem outras formas de viver considerando a cultura, o gênero e a sexualidade. Para tanto, há outras pedagogias sendo pensadas a partir dessas reflexões.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Paulo Freire (1998) em seu livro Pedagogia da Autonomia nos diz: "A questão da identidade cultural, de que fazem parte a dimensão individual e a classe dos educandos cujo respeito e absolutamente fundamental a pratica educativa progressista, é problema que não pode ser desprezado". Neste caso Paulo Freire está se referindo: 
	
	
	
	A prática de uma educação para este século.
	
	
	Respeito ao resultado individual.
	
	
	Ao respeito que devemos ter pelo indivíduo.
	
	
	A uma perspectiva multicultural de educação.
	
	
	A necessidade de cultivarmos a individualidade.
	
Explicação: 
Para este educador, ¿o que temos de fazer não é propriamente definir o conceito de tema, nem tampouco, tomando o que ele envolve como um fato dado, simplesmente descrevê-lo ou explicá-lo, mas pelo contrá- rio, assumir perante ele uma atitude comprometida¿ (FREIRE, 1982, p. 96). Essa contribuição multicultural, que o educador Paulo Freire sugere ao pensamento social contemporâneo, extrapola
a apropriação de conteú- dos múltiplos e diversos literatura especializada, comentários críticos e informações disponibilizadas na Internet.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Pensamos a escola como uma instituição libertadora , marcada pela missão de transmitir conhecimento aos alunos e formar cidadãos. Se formos observar a escola dentro da visão de Michel Foulcault poderíamos afirmar que ela;
	
	
	
	Se constitui de um complexo controle que visa à disciplina.
	
	
	Desfavorece o aspecto disciplinar e reforça a liberdade dos alunos.
	
	
	Orienta para a liberdade desde a retirada de mecanismos disciplinares.
	
	
	Orienta para a liberdade sendo avessa à disciplina dos alunos.
	
	
	Cria mecanismos de libertação dos alunos.
	
Explicação: 
Para Foucault  se tivermos um olhar atento aos mecanismos disciplinares da escola, percebemos que desde a arquitetura, os saberes pedagógicos e até à disposição dos funcionários, há um complexo controle que visa à disciplina. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Reflita sobre o poema de Manuel Bandeira e idetifique o problema social descrito:
O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. ( MANUEL BANDEIRA) A situação descrita no poema revela que problema brasileiro?
	
	
	
	O racismo.
	
	
	A exclusão social no país.
	
	
	As diferenças naturais do país.
	
	
	A diversidade cultural.
	
	
	As diferenças regionais.
	
Explicação: 
Ao se analisar os principais problemas brasileiros a fome e o abandono de muitos, devido às condições de miséria, promovem a exclusão social das pessoas que sobrevivem em condições desumanas descritas pelo poeta Manuel Bandeira.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considerando o analfabetismo podemos afirmar corretamente que:
	
	
	
	O analfabetismo permite a ascensão social sem obstáculos.
	
	
	As desigualdades sociais são irrelevantes para a geração do fenômeno do analfabetismo.
	
	
	A pobreza tem poucas relações com o analfabetismo.
	
	
	Os analfabetos situam -se em uma posição subalterna.
	
	
	Os analfabetos estão livres da situação de exclusão na sociedade atual.
	
Explicação: 
De acordo com Tomazi (1997), os analfabetos situam-se em uma posição subalterna, pois a nossa sociedade é toda voltada para pessoas que sabem ler e escrever, por menor que seja esse conhecimento. Necessitar de auxílio para ler uma placa indicativa, para saber sobre uma notícia de jornal exposta na banca ou mesmo para ler uma carta recebida de parentes é sempre uma situação desconfortável e acompanhada da pergunta: ¿Você não sabe ler?¿.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(ENADE 2011) Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escola novista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
II. Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa. 
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira. 
	
Explicação: 
Observe que o enunciado apresenta um pequeno texto, fazendo referências à educação, mencionando atuação dos Poderes Executivo e Legislativo e exemplificando legislação sobre Educação como direito de todos.
Em seguida, existem duas afirmativas ou asserções que se complementam entremeadas da palavra PORQUE.  Ao analisar as duas, você percebe que a primeira é justificada pela segunda do ponto de vista legal da educação como direito de todos,  que avançou  a partir do século XX  em decorrência das demandas sociais, conforme  destaca o texto do  enunciado: ¿ assegurando a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania¿.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais