Apols e provas - Administração de Marketing e Composto Mercadológico

Apols e provas - Administração de Marketing e Composto Mercadológico


DisciplinaAdministração de Marketing e Composto Mercadologico206 materiais455 seguidores
Pré-visualização7 páginas
Questão 1/6 - Composto Mercadológico
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentar as vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
Nota: 16.7
	
	A
	Somente I, II e V estão corretas
	
	B
	Somente IV e V estão corretas
	
	C
	Somente III está correta
	
	D
	Somente V está correta
Você acertou!
Afirmativa I \u2013 incorreta, pois a interação direta entre vendedor e cliente é de nível zero, á a interação face a face.
Afirmativa II \u2013 incorreta, pois a propaganda procura sim estimular a venda do produto.
Afirmativa III \u2013 incorreta, pois a promoção de vendas é um meio pelo qual se procura estimular as vendas em curto prazo.
Afirmativa IV \u2013 incorreta, pois a publicidade é uma forma indireta de comunicar o produto.
Afirmativa V \u2013 correta, pois a propaganda deverá refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 2/6 - Composto Mercadológico
Maria, boa aluna de Marketing, leu um texto no qual era dito que o empresário deve criar uma estrutura de valor (utilidades) dos produtos/ serviços oferecidos no mercado para conquistar o consumidor. Maria concluiu que, para que as necessidades dos consumidores sejam atendidas, é preciso que: (EXAME 1997).
Nota: 16.7
	
	A
	Os produtos e serviços contemplem utilidades e forma, de modo que os processos decisórios de compra dos consumidores sejam idênticos no uso dos mesmos.
	
	B
	Os produtos e serviços ofereçam utilidades de forma, conceito e local, possibilitando que a organização se estruture matricialmente.
	
	C
	As utilidades de tempo e lugar sejam consideradas como as únicas relevantes nas estratégias dos produtos e serviços, permitindo a adoção de uma nova estrutura funcional de vendas.
	
	D
	As utilidades de forma, lugar, tempo e posse, identificadas através de diversas metodologias de pesquisa, sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing.
Você acertou!
Letra a \u2013 incorreta. Veja que no texto tem uma palavra chave que será fundamental para toda sua análise, é a palavra \u201cconquistar\u201d, portanto para conquistar o consumidor é necessário entregar mais que a utilidade de forma, ou seja, a função básica do produto.
Letra b \u2013 incorreta. Pois não é por meio de estrutura matricial que os consumidores serão conquistados, mas sim pela resposta rápida que a empresa poderá dar ao consumidor.
Letra c \u2013 incorreta. Pois não é somente as utilidade de tempo e de lugar as únicas relevantes na definição da estratégia.
Letra d \u2013 correta. Assim, quanto maior as utilidades atendidas por determinado produto, maior a probabilidade de a organização desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades e desejos do mercado resultando em estratégias assertivas de marketing.
Questão 3/6 - Composto Mercadológico
Até a década de 90, o mercado automobilístico no Brasil era composto por quatro empresas: Wolkswagen, Ford, Fiat e General Motors, esta situação de mercado pode ser caracterizado como_________. Assinale a opção correta:
Nota: 16.7
	
	A
	concorrência perfeita
	
	B
	monopólio
	
	C
	oligopólio
Você acertou!
Alternativa a \u2013 incorreta \u2013 a concorrência perfeita é quando há no mercado um grande número de fabricantes, sem que haja barreiras para entrada no mercado.
Alternativa b \u2013 incorreta \u2013 monopólio é quando há somente um fabricante para atender todo o mercado.
Alternativa \u201cc\u201d Correta - caracterizada como oligopólio, ocorre quando um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Alternativa e \u2013 incorreta, pois há concorrência entre as empresas.
	
	D
	concorrência nula
	
	E
	não há concorrência
Questão 4/6 - Administração de Marketing
Em reportagem realizada pelo Portal G1 sobre a volta de uma empresa ao Brasil, foram analisadas possíveis causas e consequências:
 \u201cO cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.\u201d
\u201cDez anos após sair do Brasil, a rede americana volta a operar no Brasil com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local.\u201d
Com base no texto e a análise do ambiente em marketing avalie as sentenças abaixo:
I - Mercados globais exigem produtos globais, isto é, propostas únicas de valor que ofereçam os mesmo atributos, independente do país.
II - Elementos como religião, língua, crenças e valores devem ser considerados por profissionais de marketing, pois afetam o comportamento de consumo.
III - O ambiente político-legal também deve ser avaliado pela empresa ao voltar para o Brasil, uma vez que as condições não se mantiveram inalteradas durante os dez anos.
 É correto o que se afirma em:
Nota: 16.7
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III apenas
	
	D
	II apenas
	
	E
	II e III apenas
Você acertou!
Letra E é a correta, pois para a oferta de valor em diferentes mercados, devemos considerar a cultura, uma vez que ela influencia a percepção de benefícios e custos, podendo alterar os atributos de um produto. A questão dois expõe fatores da cultura, isto é, conhecimento passado de geração para geração, que afetam o comportamento. Análise das exigências sanitárias para um restaurante ou lanchonete é essencial ou os direcionamentos do governo, por exemplo. Como o ambiente é dinâmico, é correto afirmar que uma nova análise deve ser realizada após dez anos.
Questão 5/6 - Administração de Marketing
Duas empresas competem no mesmo segmento de celulares pela satisfação dos clientes. Sobre cada uma delas os clientes destacaram benefícios tangíveis e intangíveis, que são compilados a seguir:
EMPRESA X: Diversidade de aplicativos, facilidade de uso, compatibilidade com outros dispositivos da marca, marca reconhecida e design.
EMPRESA Y: Recursos tecnológicos mais avançados, velocidade de processamento de informação, design e compatibilidade com outros dispositivos da marca.
Com base na comparação das empresas e o conhecimento em ambiente de marketing, avalie as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - Para propor vantagens competitivas, recursos devem entregar valor ao cliente, serem exclusivos e dificilmente copiados ou adquiridos pelos concorrentes;
II - A análise de clientes deve ser realizada de forma constante por ambas as empresas, uma vez que as necessidades e desejos variam em períodos de tempo;
III - Design e compatibilidade com outros dispositivos da marca podem ser considerados vantagens competitivas, uma vez que são valorizados