Buscar

Apols e provas - Administração de Marketing e Composto Mercadológico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/6 - Composto Mercadológico
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentar as vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
Nota: 16.7
	
	A
	Somente I, II e V estão corretas
	
	B
	Somente IV e V estão corretas
	
	C
	Somente III está correta
	
	D
	Somente V está correta
Você acertou!
Afirmativa I – incorreta, pois a interação direta entre vendedor e cliente é de nível zero, á a interação face a face.
Afirmativa II – incorreta, pois a propaganda procura sim estimular a venda do produto.
Afirmativa III – incorreta, pois a promoção de vendas é um meio pelo qual se procura estimular as vendas em curto prazo.
Afirmativa IV – incorreta, pois a publicidade é uma forma indireta de comunicar o produto.
Afirmativa V – correta, pois a propaganda deverá refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 2/6 - Composto Mercadológico
Maria, boa aluna de Marketing, leu um texto no qual era dito que o empresário deve criar uma estrutura de valor (utilidades) dos produtos/ serviços oferecidos no mercado para conquistar o consumidor. Maria concluiu que, para que as necessidades dos consumidores sejam atendidas, é preciso que: (EXAME 1997).
Nota: 16.7
	
	A
	Os produtos e serviços contemplem utilidades e forma, de modo que os processos decisórios de compra dos consumidores sejam idênticos no uso dos mesmos.
	
	B
	Os produtos e serviços ofereçam utilidades de forma, conceito e local, possibilitando que a organização se estruture matricialmente.
	
	C
	As utilidades de tempo e lugar sejam consideradas como as únicas relevantes nas estratégias dos produtos e serviços, permitindo a adoção de uma nova estrutura funcional de vendas.
	
	D
	As utilidades de forma, lugar, tempo e posse, identificadas através de diversas metodologias de pesquisa, sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing.
Você acertou!
Letra a – incorreta. Veja que no texto tem uma palavra chave que será fundamental para toda sua análise, é a palavra “conquistar”, portanto para conquistar o consumidor é necessário entregar mais que a utilidade de forma, ou seja, a função básica do produto.
Letra b – incorreta. Pois não é por meio de estrutura matricial que os consumidores serão conquistados, mas sim pela resposta rápida que a empresa poderá dar ao consumidor.
Letra c – incorreta. Pois não é somente as utilidade de tempo e de lugar as únicas relevantes na definição da estratégia.
Letra d – correta. Assim, quanto maior as utilidades atendidas por determinado produto, maior a probabilidade de a organização desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades e desejos do mercado resultando em estratégias assertivas de marketing.
Questão 3/6 - Composto Mercadológico
Até a década de 90, o mercado automobilístico no Brasil era composto por quatro empresas: Wolkswagen, Ford, Fiat e General Motors, esta situação de mercado pode ser caracterizado como_________. Assinale a opção correta:
Nota: 16.7
	
	A
	concorrência perfeita
	
	B
	monopólio
	
	C
	oligopólio
Você acertou!
Alternativa a – incorreta – a concorrência perfeita é quando há no mercado um grande número de fabricantes, sem que haja barreiras para entrada no mercado.
Alternativa b – incorreta – monopólio é quando há somente um fabricante para atender todo o mercado.
Alternativa “c” Correta - caracterizada como oligopólio, ocorre quando um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Alternativa e – incorreta, pois há concorrência entre as empresas.
	
	D
	concorrência nula
	
	E
	não há concorrência
Questão 4/6 - Administração de Marketing
Em reportagem realizada pelo Portal G1 sobre a volta de uma empresa ao Brasil, foram analisadas possíveis causas e consequências:
 “O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.”
“Dez anos após sair do Brasil, a rede americana volta a operar no Brasil com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local.”
Com base no texto e a análise do ambiente em marketing avalie as sentenças abaixo:
I - Mercados globais exigem produtos globais, isto é, propostas únicas de valor que ofereçam os mesmo atributos, independente do país.
II - Elementos como religião, língua, crenças e valores devem ser considerados por profissionais de marketing, pois afetam o comportamento de consumo.
III - O ambiente político-legal também deve ser avaliado pela empresa ao voltar para o Brasil, uma vez que as condições não se mantiveram inalteradas durante os dez anos.
 É correto o que se afirma em:
Nota: 16.7
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III apenas
	
	D
	II apenas
	
	E
	II e III apenas
Você acertou!
Letra E é a correta, pois para a oferta de valor em diferentes mercados, devemos considerar a cultura, uma vez que ela influencia a percepção de benefícios e custos, podendo alterar os atributos de um produto. A questão dois expõe fatores da cultura, isto é, conhecimento passado de geração para geração, que afetam o comportamento. Análise das exigências sanitárias para um restaurante ou lanchonete é essencial ou os direcionamentos do governo, por exemplo. Como o ambiente é dinâmico, é correto afirmar que uma nova análise deve ser realizada após dez anos.
Questão 5/6 - Administração de Marketing
Duas empresas competem no mesmo segmento de celulares pela satisfação dos clientes. Sobre cada uma delas os clientes destacaram benefícios tangíveis e intangíveis, que são compilados a seguir:
EMPRESA X: Diversidade de aplicativos, facilidade de uso, compatibilidade com outros dispositivos da marca, marca reconhecida e design.
EMPRESA Y: Recursos tecnológicos mais avançados, velocidade de processamento de informação, design e compatibilidade com outros dispositivos da marca.
Com base na comparação das empresas e o conhecimento em ambiente de marketing, avalie as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - Para propor vantagens competitivas, recursos devem entregar valor ao cliente, serem exclusivos e dificilmente copiados ou adquiridos pelos concorrentes;
II - A análise de clientes deve ser realizada de forma constante por ambas as empresas, uma vez que as necessidades e desejos variam em períodos de tempo;
III - Design e compatibilidade com outros dispositivos da marca podem ser considerados vantagens competitivas, uma vez que são valorizados
pelos clientes.
Nota: 16.7
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
Você acertou!
Letra D é a correta, pois a análise do ambiente deve ser constante uma vez que atua com dados variáveis. Além disso, a premissa de recursos para a vantagem competitiva exposta na questão I está correta, o que faz desconsiderar design e compatibilidade por não serem exclusivos. Isso não quer dizer que não sejam importantes, porque os clientes podem considerar indispensável, isto é, algo que necessariamente precisa estar no produto. Porém, a vantagem em relação ao concorrente será avaliada por algo que ofereça valor e os demais concorrentes não possuam e não consigam copiar facilmente.
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.
Questão 6/6 - Administração de Marketing
O macroambiente de marketing envolve elementos da sociedade que afetam o microambiente. Sobre a análise ambiental, observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 16.7
	
	A
	A economia afeta tanto a renda de clientes, quanto os investimentos em um país e a situação exposta pelo gráfico do FMI é favorável a esses elementos;
	
	B
	O setor de energia possuí grande desafio em relação à contenção de gases de efeito estufa, mas que não afetam a administração de marketing, uma vez que não estão atrelados ao produto;
	
	C
	A inovação no Brasil entre 2000 e 2011em empresas industriais foi ampliada devido ao foco em produtos;
	
	D
	Por serem variáveis incontroláveis, as organizações não conseguem influenciar questões naturais, tecnológicas ou econômicas;
	
	E
	A análise do ambiente foi intensificada nas organizações a partir dos anos 70 e para o marketing, questões econômicas, naturais e tecnológicas apresentadas nos gráficos devem ser avaliadas antes de propor a entrega e captura de valor.
Você acertou!
Letra E está correta, pois os gráficos expõem dificuldades econômicas ao Brasil quando comparado a outros países. Além disso, a inovação foi incrementada por processos nas empresas industriais e não produtos. O setor de energia possui um desafio que também é de marketing, pois pode afetar tanto a imagem quanto proposições de valor das organizações do setor. Já as variáveis incontroláveis podem ser influenciadas mesmo que indiretamente pela organização, exemplo disso são os 6% de emissão de gases. Nos anos 70 a teoria contingencial avaliou intensamente as questões ambientais, voltando à organização para um olhar mais abrangente. O mesmo ocorre com o marketing ao analisar o ambiente para avaliar oportunidades e ameaças.
Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Sendo o estabelecimento de preço, uma das operações mais importante das empresas, ela deve estar ciente das formas possíveis de se estabelecer o preço e aplicar a fórmula condizente a ela.
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial:
 
I - Baseada em valor.
II - Baseada em custos.
III - Baseada em Markup.
IV - Baseada na concorrência.
 ( ) Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico.
( ) A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores.
( ) Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda.
( ) Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III, II, IV.
	
	B
	III, II, I, IV.
	
	C
	II, I, III, IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a sequência correta. II – Baseada em custos: Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico. / I - Baseada em valor:  A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores. / III - Baseada em Markup: Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda. / IV – Baseada na concorrência: Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
	
	D
	I, IV, II, III.
	
	E
	IV, I, III, II.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Ao definir o preço de um produto ou serviço, a empresa, por meio de seus gestores, deve observar as variáveis que influenciam diretamente e as que influenciam indiretamente na formação do preço, pois não somente custos e despesas devem ser levados em consideração nessa definição.
 Ao realizar uma análise mercadológica, a empresa deve levar em consideração a:
Nota: 20.0
	
	A
	Análise dos impostos
	
	B
	Análise da concorrência
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ao analisar a concorrência estamos analisando os produtos ofertados por outras empresas, suas características, preço, promoção e ponto de venda, ou seja, os quatro P(s), produto, preço, praça e promoção, bem como verificando se há oportunidades para novos mercados.
	
	C
	Enquadramento tributário
	
	D
	Estrutura de custos fixos e variáveis.
	
	E
	Taxas de imposto de importação e exportação
Questão 3/5 - Administração de Marketing
(PROCEMPA – 2014). Os três tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) têm diferentes amplitudes. De um modo geral, os planejamentos podem ser descritos como segue: 
I. é macro-orientado, abrange a totalidade da empresa. 
II. aborda cada unidade da empresa separadamente. 
III. é micro-orientado, abrange apenas as tarefas da operação. 
Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, aos planejamentos
Nota: 20.0
	
	A
	estratégico, tático e operacional.
Você acertou!
Letra A está correta, pois conforme passamos do ponto de vista estratégico ao operacional, o esforço de planejamento vai de análises abrangentes para específicas. Isso ocorre também com o período de tempo para o qual são voltadas. Análises estratégicas abordam grandes períodos de tempo, as táticas – dividas entre as áreas funcionais - representam períodos moderados, enquanto as operacionais são ações em curto prazo.
	
	B
	tático, operacional e estratégico.
	
	C
	operacional, tático e estratégico.
	
	D
	estratégico, operacional e tático.
	
	E
	tático, estratégico e operacional.
Questão 4/5 - Administração de Marketing
Um gerente de marketing de uma marca de roupas realizou uma análise de diferentes lojas na cidade em que a empresa possui maior faturamento. Em sua análise, percebeu que poucos clientes são responsáveis por grande parte do faturamento, mas que não tinha informação suficiente sobre eles para realizar alguma ação voltada ao relacionamento.
Com base na teoria de marketing sobre valor e o cenário exposto anteriormente, analise as afirmações abaixo.
I - O valor monetário é apenas um dos elementos capturados no relacionamento de longo prazo com o cliente, sendo possível analisar como valores para a organização outros aspectos da lealdade, como a indicação;
II - Mesmo com poucas informações é possível gerenciar o valor do cliente, pois são cada vez mais restritos os canais pelos quais os clientes entram em contato com a organização;
III - Uma das ações possíveis para ampliar o valor percebido de um produto é a diminuição dos custos não monetários como esforço físico e psicológico.'
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas
	
	B
	I e III, apenas
Você acertou!
Letra B está correta, pois a lealdade traz outros valores para a organização como indicação, diminuição da pressão concorrencial e compra de outros produtos da marca, que são posteriormente convertidos em faturamento. No entanto, como vimos durante a rota e na indicação de artigos, sem informação e estrutura tecnológica para sustentar essa prática,
as ações são ineficientes. A questão II também é incorreta pois os canais de contato entre cliente e organização têm sido ampliados nos últimos anos por meios das tecnologias de informação e comunicação. O conceito de valor (V=B-C) nos informa que valor são benefícios menos custos. Sendo assim, uma das formas de ampliar valor, ao invés de oferecer mais benefícios ao cliente é diminuir os custos.
	
	C
	II e III, apenas
	
	D
	III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Administração de Marketing
(ENADE, 2012 - Marketing) O conceito de marketing de relacionamento como estratégia para manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade (manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do cliente com a empresa.
Fonte: SHAPIRO, B.; SVIOKLA, J. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1995 (adaptado).
Considerando que, no marketing de relacionamento, a empresa obtém diversos benefícios por se relacionar com seus clientes no longo prazo e, assim, obter a sua lealdade, avalie as afirmações abaixo.
I - Clientes leais são mais propensos a testar novos produtos e (ou) serviços da empresa.
II - Clientes leais estão mais dispostos a relevar eventuais erros de sua marca preferida.
III - Clientes leais consomem menos recursos de marketing, vendas e suporte, já que compram mais da empresa.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
A letra E está correta, pois a lealdade possibilita o aumento da compra de produtos da organização, a defesa da marca ou dos produtos mesmo em falhas eventuais e o contato facilitado com a organização uma vez que já possuem experiência e, por isso, consomem ao longo do tempo menos recursos, ainda que sejam necessários também investimentos para atuar de forma relacional.
Questão 1/5 - Administração de Marketing
Assinale a alternativa na qual o termo melhor completa a frase abaixo.
Uma empresa realiza a segmentação de mercado voltada para um _____ ao direcionar seu produto para um segmento muito específico e que gere alta rentabilidade.
Nota: 20.0
	
	A
	setor
	
	B
	nicho
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre o planejamento da demanda. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois a característica do nicho é ter um alto grau de especificação em relação às variáveis de segmentação, e em geral, é muito lucrativo por gerar alto valor para os consumidores.
 
	
	C
	mercado
	
	D
	diferenciação
	
	E
	indiferenciação
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
O
Kotler e Keller (2006), ao desenvolver o canal de Marketing, a empresa deve entender os níveis de produção de serviços desejados pelos clientes-alvo, sendo que os canais produzem cinco níveis de produção de serviços.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos canais de cinco níveis de produção de serviços:
( ) Tempo de espera: o tempo médio que os clientes esperam para receber as mercadorias.
( ) Conveniência espacial: o grau em que o canal dificulta a compra do produto para os clientes. 
( ) Tamanho do lote: o número de unidades que o canal permite que um cliente normal compre em determinada ocasião.
( ) Apoio de serviço: os serviços adicionais tais como: crediário, entrega, instalação, reparos entre outros que são oferecidos pelo canal.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
Você acertou!
: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde as 1, 3 e 4 são verdadeiras, pois apresentam como os canais produzem cinco níveis de produção de serviços. Logo, a única afirmativa incorreta é a 2, pois no caso da conveniência espacial, esta relata sobre o grau em que o canal facilita a compra e não o contrário.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
A empresa Margarita & Silva, por entender que nos dias atuais existem muitas empresas de varejo que não possuem loja, decidiu lançar um novo produto no mercado nesse varejo sem loja, pois ela sabe da comodidade para os clientes que não precisam sair do conforto do lar e enfrentar filas nos fins de semana para estacionar. Dessa forma, ela deve entender exatamente como funciona o ciclo de vida do produto para além de se analisar, analisar seus concorrentes.
 Tendo em vista desse lançamento, no ciclo de vida do produto o produto da Margarita & Silva estará na fase de:
Nota: 20.0
	
	A
	Declínio.
	
	B
	Introdução.
Você acertou!
: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois quando um produto é lançado no mercado, ele sempre se encontrará em introdução. A alternativa (a) está errada, pois no declínio os produtos têm queda nas suas vendas; a alternativa (c) está errada, pois é quando um produto já está consolidado no mercado; a alternativa (d) está errada, pois é quando o produto já está no mercado há algum tempo e tem crescimento em suas vendas; E por fim, a alternativa (e) está errada, pois longevidade não pertence as fases do ciclo de venda dos produtos.
	
	C
	Maturidade.
	
	D
	Crescimento.
	
	E
	Longevidade.
Questão 4/5 - Administração de Marketing
A questão a seguir baseia-se no seguinte minicaso:
(Adaptado de banco de questões do livro de Churchil e Peter (2006) disponíveis no site da editora)
Sônia projetou alguns bonitos utensílios de cozinha à prova de micro-ondas. Ela entende que jamais conseguirá capturar muita participação de mercado e sabe que o setor já cresceu quase tudo o que podia. Entretanto, todos os seus empreendimentos começaram com a ideia de "dar às pessoas que desejam objetos bonitos, artigos que normalmente não são considerados muito comuns". Entre seus empreendimentos passados incluem-se panelas com desenhos personalizados e objetos de decoração. Ela recentemente ouviu falar que um afamado fabricante de micro-ondas está procurando alguma coisa para incluir em seu produto que crie um diferencial para seus clientes. 
 
Considerando esse minicaso, analise as afirmações abaixo.
I – Sônia deve adotar a estratégia de segmentação de mercado, tendo em vista que diferentes utilidades para seus produtos, e diferentes gostos dos consumidores;
II – Pelo tipo de produto que vende Sônia não deve levar em consideração as variáveis psicológicas na estratégia de segmentação;
III – Sônia pode lançar novos produtos para aproveitar a oportunidade surgida com a necessidade de um novo fornecedor, atuando assim com estratégia de segmentação do mercado organizacional.
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II apenas.
	
	C
	I e III apenas.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre a busca de informações com qualidade através da segmentação. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois a afirmativa I está correta tendo em vista que a estratégia de Sônia se baseia na utilidade mas também na beleza e na originalidade dos seus produtos. Com isso pode atingir diferentes tipos de clientes que utilizam seus produtos para finalidades diferentes, bem como têm padrões de avaliação de beleza diferentes. A afirmativa III está correta porque como um novo fabricante de micro-ondas busca um fornecedor de produtos para oferecer aos seus clientes como um benefício a mais, Sônia pode passar a produzir seus
produtos para essa empresa, adotando assim a segmentação dos consumidores organizacionais. Por fim, a afirmativa II está incorreta pois a variável psicológica leva em conta estilo de vida, e a diferenciação do design dos produtos pode atingir segmentos diferentes de consumidores (por ex: tamanhos, cores, estampas, etc).
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Administração de Marketing
A segmentação de mercado atinge tanto os consumidores finais (B2C) quanto os consumidores organizacionais (B2B). Mais do que focalizar os produtos e serviços da empresa, o profissional de marketing deve focalizar o mercado, pois é lá que pode identificar os segmentos. A partir disso e com base na leitura realizada, identifique se cada uma das afirmações abaixo estão corretas ou incorretas.
Considerando esse processo, analise as afirmações abaixo.
I – Uma empresa que comercializa produtos de primeira necessidade também pode adotar a segmentação de mercado.
II – A segmentação do mercado de consumidores finais vem crescendo devido à variedade de produtos desenvolvidos pelas empresas.
III – As empresas raramente utilizam segmentação do mercado de consumidores e do mercado organizacional ao mesmo tempo, justamente para facilitar o trabalho.
 
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre os motivos de segmentar o mercado. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois a única afirmação correta é a I, onde temos que mesmo os produtos de primeira necessidade podem atender diferentes segmentos em função de fatores como preço, distribuição, entre outros. Há diferentes maneiras de se atender as necessidades básicas. A afirmação II está incorreta pois a relação é inversa: é devido ao uso de estratégias de segmentação, pela diversificação dos consumidores, que as empresas têm desenvolvido uma maior variedade de produtos. Já a afirmação III está incorreta pois em primeiro lugar muitas empresas precisam fazer isso pois têm que atender esses dois segmentos. Por exemplo, uma empresa de refrigerantes tem que atender os diversos segmentos de consumidores finais (famílias, jovens, diabéticos, etc), mas também precisam atender diferentes distribuidores (mercados de bairro, lanchonetes, restaurantes populares, redes de fastfood, grandes supermercados, entre outros).
	
	B
	II apenas.
	
	C
	III apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 1/5 - Administração de Marketing
A empresa Mons’F, fabricante de pneus para carros utilizados como taxi, acaba de contratar uma agência para elaborar sua marca. A empresa sabe que existem seis critérios na escolha nos elementos da marca.
 Um desses elementos é aquele que sugere algo sobre um ingrediente do produto ou o tipo de pessoa que poderia utilizar a marca, neste caso esse elemento é o:
Nota: 20.0
	
	A
	desejável.
	
	B
	adaptável.
	
	C
	memorável.
	
	D
	transferível.
	
	E
	significativo.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre a os elementos que devem ser levados em consideração na concepção da marca. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois o elemento significativo é aquele que questiona até que ponto o elemento de marca é digno de crédito e sugestivo para a categoria correspondente, e se ele sugere algo sobre um ingrediente do produto ou o tipo de pessoa que poderia utilizar a marca. A alternativa (a) está errada, pois o elemento desejável relata sobre se esteticamente, até que ponto os consumidores acham a marca cativante; a alternativa (b) está incorreta, pois esse elemento é aquele que questiona se a marca é adaptável e atualizável; A alternativa (c) está errada, pois este elemento discorre sobre a facilidade da marca é lembrado; e por fim, a alternativa (d) é errada, pois esse elemento é sobre se a marca pode ser usada para apresentar novos produtos na mesma ou em outras categorias.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), as marcas podem ser: nominativas, figurativas, mistas, sonoras, tridimensionais, compostas por slogan e coletivas. Conheça cada uma delas, a seguir.
Relacione a coluna A com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que descreve a sequência correta:
Coluna A
I - Marcas Nominativas
II - Marcas Figurativas
III - Marcas Mistas
IV - Marcas Sonoras
V - Marcas Tridimensionais
Coluna B
( ) São compostas apenas por elementos figurativos, como desenhos, imagens, ou ainda qualquer forma estilizada de letra e número.
( ) É considerada uma nova categoria na área de promoção, mais especificamente quando se trata da comunicação que cria uma identidade sonora.
( ) São compostas por elementos verbais e figurativos, ou seja, são constituídas pela combinação de alguns elementos nominativos e também figurativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada.
( ) São compostas pela forma do produto ou da respectiva embalagem.
( ) São compostas apenas por elementos verbais (palavras, incluindo nomes de pessoas, letras ou números). Ou seja, ela é constituída por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos.
Nota: 20.0
	
	A
	I – II – III – IV e V
	
	B
	II – IV - III – V e I
Você acertou!
A sequência correta é: II – IV – III – V e I, conforme material para impressão da rota 05.
	
	C
	III – IV – I – V e II
	
	D
	IV – III – I – V e II
	
	E
	V – IV – III – I e II
Questão 3/5 - Administração de Marketing
Segundo Kotler; Keller (2006, p. 88) para recuperar o sucesso, a marca precisa “retomar as suas raízes” e restaurar as fontes de brand equity perdidas, ou ainda estabelecer novas fontes de brand equity. Independentemente da abordagem adotada, as marcas na trilha da recuperação devem incluir mais mudanças revolucionárias.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. 12 ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2006.
 
Considerando as etapas para reposicionar a marca, avalie as afirmações seguintes:
 
I – Deve-se escutar o mercado e adapte-se.
II – Deve-se decidir qual caminho a marca vai seguir.
III – Deve-se entender como a marca está posicionada atualmente.
IV – Deve-se garantir que as mudanças de identidade não atinjam a marca.
 É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I, II e III apenas.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre o reposicionamento da marca. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois as afirmativas I, II e III representam como o se deve proceder com o reposicionamento da marca. A única afirmativa IV é equivocada, pois justamente o reposicionamento vai trazer mudanças para a identidade da marca.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/5 - Composto Mercadológico
Essas embalagens de sabão em pó encontram-se lado a lado nas prateleiras de diversos supermercados e são vendidas apenas em caixas de 1 kg. A marca desconhecida, identificada como MARCA XXXXX, vem, há vários anos, ultrapassando em vendas a MARCA FAMOSA em pontos de venda cujo público-alvo é a classe D. Uma pesquisa realizada pela empresa da MARCA FAMOSA identificou que o preço estava muito elevado para esse público de baixo poder aquisitivo. A pesquisa revelou também que esse público gostaria de consumir o sabão da MARCA FAMOSA, mas o preço era restritivo. O consumidor da classe D possui condições financeiras de comprar uma caixa do produto ao preço médio de R$ 1,50. Outra pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros prefere a MARCA FAMOSA a qualquer outro sabão em pó.
                  
Considerando esse contexto, avalie as seguintes estratégias de percepção de valor, para que a empresa que produz a MARCA FAMOSA possa atingir o consumidor da classe D.
I - Criar uma versão do produto com 500
g, cobrando o preço de R$ 1,50. Nesse caso, espera-se que os consumidores comprem pelo valor que eles atribuem ao produto, pelo valor que percebem que o produto tem e escolham comprar o produto com maior valor, até o limite das suas restrições financeiras.
II - Elaborar uma promoção especial, oferecendo o produto de 1 kg pela metade do preço, durante algumas semanas, para que o consumidor compre pelo preço reduzido. Nesse caso, espera-se que os consumidores comprem durante as semanas da promoção, experimentem, gostem e depois voltem a comprar pelo preço normal de R$ 3,00.
III. Modificar o slogan do produto para “o sabão que ajuda a economizar”. Nesse caso, pretende-se que o consumidor passe a entender, a partir do slogan, que a marca conhecida também traz economia na compra, pois, apesar de ser mais cara, seu preço é compatível com o rendimento do produto.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.                   
Você acertou!
Segundo Kotler (1998) o valor percebido pelo cliente é o resultado da diferença entre o valor total esperado e o custo total envolvido na transação, desse modo, se o consumidor considerar que o valor recebido foi maior que o esperado, ele ficará satisfeito com a aquisição, porém se o resultado for negativo ocorrerá o sentimento de frustração.
	
	B
	III, apenas.                   
	
	C
	I e II, apenas.             
	
	D
	II e III, apenas.           
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
A tendência em estreitar relações com os clientes e obter resultados significativos permite que as empresas adotem novas formas de comunicação. Seguindo essa tendência e necessitando relacionar-se melhor com seus clientes, a empresa XYZ Ltda, que atua no segmento de cosméticos, contratou um consultor que, imediatamente, sugeriu a implementação do marketing direto na empresa.
 
Considerando essa situação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Para que  a  empresa  XYZ  Ltda  obtenha  resultados satisfatórios, é primordial a implantação de um banco de dados de clientes, com atualizações frequente
 PORQUE
 Com a implantação de um banco de dados, a empresa pode enviar mala direta, e-mail marketing, catálogos, amostras de produtos, convites, realizar vendas por telefone, ou seja, comunicar-se diretamente com o consumidor e distribuir produtos de forma direta, sem intermediários.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Você acertou!
O marketing direto é uma ferramenta ou tipo de marketing que serve para promover um produto ou serviço a um consumidor individual específico, geralmente através de meios que permitem a comunicação direta com isso, como telefone, correio, fax, e-mail e Internet. A principal característica de marketing direto é que é dado de um para um, ou seja, vai diretamente a um único consumidor, ao contrário do marketing tradicional que é direcionado para um número de consumidores simultaneamente.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 1/5 - Administração de Marketing
O plano de marketing se divide em três etapas, sendo a etapa primeira o planejamento, a segunda a implementação, e a terceira que é a etapa de avaliação e controle do plano.
Considerando as etapas de elaboração de um plano de marketing, avalie as afirmações seguintes.
 
I – A etapa de planejamento é aquela que se baseia na análise ambiental.
II – A etapa de implementação é aquela que tem as metas e os objetivos do plano.
III – A etapa de implementação é aquela que tem o processo de executar as estratégias de marketing.
IV – A etapa de planejamento é aquela que tem as estratégias do composto mercadológico.
 É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre as etapas para elaboração de um plano de marketing. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois as afirmativas I, III e IV apresentam afirmações corretas sobre as etapas de elaboração de um plano de marketing, as afirmativas (a), (c) e (e) estão com afirmativas incompletas; A única afirmativa que está errada é a I, pois as  metas e os objetivos do plano devem constar na etapa de planejamento.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
A empresa Alfa é uma das concessionárias de automóveis mais atuantes da sua região e se destaca por seu pós-venda.
Segundo o gerente da empresa, hoje, a concessionária detém 12% do mercado de carros novos da região, contra 4% da marca em nível nacional. “Não perdemos negócios. Sempre procuramos valorizar ao máximo o veículo do cliente na troca e nosso pós-venda tem sido apontado como um dos melhores do mercado. Estamos sempre inovando para bem atender nossos clientes. Investimos muito na reforma da loja, procurando oferecer mais conforto e praticidade em serviços de qualidade prestados aos clientes”.
Manter um bom cliente hoje exige muito das empresas. A qualidade, o bom atendimento e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais de concorrência. A redução da diferenciação entre os produtos fez com que, hoje, as empresas procurassem uma nova forma de comunicar sua marca e seu produto. Uma das estratégias de diferenciação mais fortes no mercado é o pós-venda, que deve ser encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento de fidelização dos clientes.
 
Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmações seguintes.
 I - Os clientes esperam que o serviço pós-venda seja um atributo do produto tanto quanto a qualidade, o design e o preço.
II - A satisfação que um produto proporciona é relacionada ao produto em si, somada ao pacote de serviços que o acompanha.
III. A função da pré-venda é garantir a satisfação, ajudando a fidelizar o cliente e divulgar a boa reputação da empresa também para outros possíveis compradores.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente.” Uma vez alinhado o entendimento conceitual sobre serviço, podemos definir a Qualidade em Serviços como o grau em que as expectativas dos clientes são atendidas, por meio de mecanismos que favoreçam a identificação de suas necessidades e possibilitem a percepção sobre o serviço prestado.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que as franquias de alimentação são as que mais crescem e faturam. Em 10 anos, houve crescimento de 200% no número de lojas no mercado nacional. Em 2011, 19  mil  novas  unidades  de  franquias  foram  abertas
(53 franquias por dia ou 2 por hora). A pesquisa indicou ainda que  as  especializadas  em  sanduíches  faturam  o dobro das outras lojas de food service.
 
Ao entrar nesse sistema super concorrido, uma das primeiras medidas adotadas pelas empresas é conhecer o perfil do consumidor que frequenta as praças de alimentação e, assim, criar ofertas que fazem o cliente retornar. A disputa pelo consumidor em shoppings tem sido o maior desafio das franquias do setor, que investem em ações promocionais e adaptam o produto ao ponto de venda para atender a demanda do cliente.
 
Disponível em: <www.portaldofranchising.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).
 A partir da situação descrita, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O franqueado, sempre que necessário, deve adaptar seus produtos e serviços à realidade do local
de venda para satisfazer a clientela.
	
	B
	Existe uma real preocupação dos franqueadores em se adaptar ao novo consumidor, atender as demandas e estimular a fidelidade à marca.
Você acertou!
Franchising/Franquia é um sistema integrado de negócios em que o Franqueador concede uma licença ao franqueado para uso de sua marca e revenda de seus produtos e/ou para uso do seu formato de negócio nas unidades franqueadas. O Franqueador é uma pessoa ou empresa que concede uma franquia a outros.
	
	C
	O crescimento do setor de alimentação mostra que, em breve, ele se estabilizará e não haverá novos concorrentes na disputa desse mercado.
	
	D
	Uma franquia de sanduíches é muito mais barata e, por isso, mais lucrativa que as demais franquias da área de alimentação.
	
	E
	Toda  marca  de  alimentação  que  entra  no  ramo  de franquia deve ter ponto de venda em shopping, por ser mais lucrativo.
Questão 4/5 - Composto Mercadológico
A operação de fusão & aquisição é uma união ideal e um casamento para sempre e segue o mesmo e tradicional ciclo: Namoro / noivado / casamento e como toda relação geram muitas ilusões e expectativas e as vezes a pouca experiência em convivência e o difícil caminho direciona e ainda mais, fortalece a união estável e sustentável. E nesse sentido, também todos os processos de F&A são únicos.
 
Considerando essa situação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Para o sucesso no processo de fusão é necessário existir afinidade de valores; empatia entre os executivos e Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural;
PORQUE
Com a fusão ou aquisição de uma empresa que tenha essas características as chances de sucesso do processo em questão aumentam principalmente se as divergências pré-existentes forem supostas e tratadas de forma adequada. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A Aquisição por sua vez é a compra do controle acionário de uma empresa por outra, sendo que, no caso de aquisição global do patrimônio da empresa adquirida, a compradora assume o controle total e a empresa adquirida deixa de existir. Nesse caso: para o sucesso no processo de fusão é necessário existir afinidade de valores; empatia entre os executivos e preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural que se justifica com fusão ou aquisição de uma empresa que tenha essas características as chances de sucesso do processo em questão aumentam principalmente se as divergências pré-existentes forem supostas e tratadas de forma adequada.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Administração de Marketing
Após as etapas inicias do plano, dentro ainda da etapa de planejamento, a empresa passa a traçar seus objetivos e estratégias mercadológicas do plano de marketing.
 
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial:
I - Market Share.
II - Share of heart.
III. Share of mind.
 
( ) É o percentual de participação no mercado alvo. 
 ( ) O percentual de clientes que respondem: “ Qual o nome da 1ª empresa...”.
( ) O percentual de clientes que respondem: “Qual o nome da empresa que você prefere...”.
 Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, III, II.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre o estabelecimento de metas e objetivos. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a sequência correta. I – Market share: É o percentual de participação no mercado alvo. / III – Share of mind: O percentual de clientes que respondem: “ Qual o nome da 1ª empresa...”. / II – Share of heart: O percentual de clientes que respondem: “Qual o nome da empresa que você prefere...”.
	
	C
	II, I, III.
	
	D
	II, III, I.
	
	E
	III, I,  II.
Questão 2/10 - Administração de Marketing
A quantidade e a complexidadede elementos atrelados ao marketing muitas vezes tornam confuso seu processo de oferta ecaptura de valor. A Figura 1 sintetiza esse processo. “Hoje, o marketing não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda – mostrar e vender -, mas no novo sentido de satisfazer as necessidades dos clientes. Se o profissional de marketing entender a necessidade dos clientes, desenvolver produtos e serviços que ofereçam valor superior e definir preços, distribuir os produtos e promove-los de maneira eficiente, esses produtos serão vendidos com facilidade.” (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p. 4).
FIGURA 1: O PROCESSO DE MARKETING SIMPLIFICADO
FONTE: KOTLER E ARMSTRONG (2007, p. 4)
 
Sobre o tema exposto anteriormente, avalie as proposições a seguir:
I – Propor valor superior ao cliente depende da análise do ambiente, mas também das questões internas à organização.
II – A proposta de orientação ao mercado desenvolvida nos anos 90 entende o marketing como função de um departamento, propondo apenas ações operacionais para tornar ágeis as respostas da organização ao mercado.
III – O termo Miopia em Marketing preconizou a entrega de valor ao cliente ao reforçar que as pessoas estão mais preocupadas com a satisfação de necessidades e desejos do que com o produto ofertado.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III, apenas
Você acertou!
Letra A é a correta, pois o processo retrata o entendimento de fatores externos como o mercado e o cliente, mas também elementos internos como a definição de estratégias, que levam em conta os recursos da organização. Já a proposta de orientação para o mercado destaca o marketing com abrangência estratégica e não operacional e entende que toda a organização está envolvida nesse processo. A utilização do termo miopia em marketing reflete a negação do olhar para o cliente, focando apenas os produtos produzidos atualmente pela organização ao limitar o entendimento do negócio central. Ou seja, propõe a entrega de valor relacionada aos benefícios percebidos.
	
	B
	II e III, apenas
	
	C
	II, apenas
	
	D
	I, apenas
	
	E
	I, II e III
Questão 4/10 - Administração de Marketing
A segmentação de mercado é uma estratégia e deve ser tratada como tal. Sendo assim requer planejamento e acompanhamento de resultados.
 
I - O processo de segmentação de mercado começa com a definição do posicionamento
PORQUE
II - Ao decidir se voltar para um segmento específico, a organização deve estar preparada para produzir produtos ou serviços específicos para cada segmento.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre a importância da gestão do relacionamento com o cliente. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), uma vez que a afirmação 1 é falsa pois o posicionamento deve ser definido após a definição do segmento. O posicionamento depende das características do segmento escolhido. A afirmação II é verdadeira pois o propósito primordial da segmentação é atender cada segmento de forma mais específica.
 
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Questão 5/10 - Administração de Marketing
“Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças
e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.”
Fonte: Portal Terra (Trânsito)
Com base na noticia anterior sobre o transporte público no Brasil e o conhecimento em marketing, analise as sentenças que seguem.
I – Marketing pode ser aplicado também ao Governo, onde mantém seu escopo direcionado para satisfação de necessidades e desejos gerando e capturando valor.
II – Marketing pode ser aplicado também em organizações privadas, pessoas, lugares e causas.
III –As trocas não deixam de ser realizadas mesmo quando o produto ou serviço não é coerente aos desejos, pois a estrutura de marketing suporta essas questões por meio de propagandas positivas.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
Você acertou!
Letra D é a correta. Aqui vemos um exemplo claro da não utilização de marketing no âmbito público. Como visto anteriormente, marketing pode ser aplicado também em instâncias públicas. Neste caso, geraria valor com melhores serviços e capturaria impostos, votos, produtividade, menores custos com saúde e assim por diante. O texto exemplifica também que ofertas ruins são trocadas por outras com maior valor percebido, como as motos. Como o marketing engloba também a definição de produto, a oferta descomprometida com necessidades e desejos não se caracteriza como marketing.
	
	E
	Apenas a sentença III está correta
Questão 7/10 - Administração de Marketing
(LIQUIGÁS – 2013) A elaboração de um planejamento de marketing envolve pensar tanto em questões estratégicas quanto táticas. 
Para um planejamento estratégico de marketing, é necessário, durante a sua elaboração,
Nota: 10.0
	
	A
	analisar os ambientes externo e interno.
Você acertou!
Letra A está correta, pois é a única que trata de questões a longo prazo, analisadas em um contexto mais amplo (estratégia), as demais abordam questões táticas sobre o delineamento do composto de marketing, que refletem futuras ações em períodos curtos de tempo.
	
	B
	escolher os canais de distribuição.
	
	C
	decidir as características dos produtos (embalagem, rótulo, segurança, cores, entre outras)
	
	D
	tomar as decisões sobre o composto de marketing da empresa
	
	E
	decidir os preços a serem praticados para os produtos da empresa.
Questão 2/10 - Composto Mercadológico
Segundo Kolter e Keller (2006, p. 428), “o preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos”. Dessa forma deve estar claro os objetivos da precificação.
Considerando os objetivos da precificação, avalie as afirmações seguintes.
I - Geração de caixa.
II - Criação de valor para o acionista.
III - Ajustar a oferta à realidade de mercado.
IV - Sustentar a estratégia de Posicionamento.
 
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois todas as informativas estão corretas, apresentando os objetivos de precificação.
Questão 4/10 - Composto Mercadológico
Avalie as asserções abaixo:
 
I - Segundo KOTLER (2000) um canal de marketing transfere as mercadorias dos fabricantes para os consumidores.
 
PORQUE
 
II - Ele preenche as lacunas de tempo, local e posse que separam as mercadorias e os serviços daqueles precisam dessas mercadorias ou dos serviços que desejam.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada e justificada pela primeira. A alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-exemplo; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais